Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

5 motivos para visitar Emilia Romagna na Itália

Motivos para visitar Emilia Romagna na Itália não faltam. Eu visitei a região e amei. Voltaria certo. Abaixo, descrevo algumas das razões para se apaixonar por este cantinho delicioso da Itália.

O motivo do Foo Fighters para visitar Emilia Romagna

Em 2015, um vídeo emocionante da pequena cidade de Cesena em Emilia Romagna na Itália bombou nas redes sociais (veja abaixo o vídeo). Um grupo de fãs italianos apaixonados pelo Foo Fighters chamou a atenção do mundo de forma criativa e impressionante. O vídeo era dirigido à banda americana, mas acabou, é claro, impactando todo o mundo para essa região cheia de entusiasmo e paixão na Itália. O que eles queriam? Que Dave Grohl tocasse em Emilia-Romagna. Ao som de “Learn to Fly” mais de 1000 italianos selecionados pelo organizador do feito (e sonhador), Fabio Zaffagnini, arrasaram. O projeto ganhou o nome de #Rockin1000 . Vendo o vídeo, dá vontade de dançar, chorar e se juntar a  essa galera. A multidão de músicos foi regida pelo maestro Marco Sabiu, que já trabalhou com artistas como Pavarotti (para quem não sabe, o tenor Luciano Pavarotti era de Modena, em Emilia Romagna!). Não demorou muito para Dave Grohl enviasse a sua resposta a essa galera (e em italiano!)

afirmando que  Foo Fighters irá a Cesena>  

Pois então, vendo o vídeo bateu uma saudades imensa, gigante da viagem que fizemos à Emilia-Romagna em 2013 no projeto BlogVille (por sinal, outro baita sucesso nas redes sociais de Emilia-Romagna!). Nessa viagem, aprendi a amar essa região da Itália que não é tão procurada por turistas. Todo mundo quer ver Roma, Veneza e Florença. Mas acaba passando sem perceber a energia e a paixão que habitam Emilia-Romagna.

Os meus 5 motivos para visitar Emilia Romagna 

Em Bologna, Modena, Parma, Montese ou Cesena é possível sentir a paixão pela música, pela gastronomia, pelos carros, pelo ecoturismo e por todo o legado histórico e cultural desse pedaço da Itália. Emilia-Romagna não é só a terra da Ferrari ou da Lamborghini como também do Parmigiano Reggiano, do Pavarotti, das universidades históricas e das melhores escolas de música do mundo. Tem o contraste da antiga arquitetura dos prédios com a alegria dos jovens universitários. A região pulsa em criatividade como demonstra o vídeo do Rock In 1000. Toca o coração. Não nasci italiana por detalhe!  Mas pelo menos, casei com um italiano da Serra Gaúcha. Não é, Mojo?

Learn to Fly in Emilia-Romagna!!!

Learn to Fly in Emilia-Romagna!!!


Abaixo, 5 motivos para você visitar Emilia-Romagna junto com Dave Grohl !
 
Ci vediamo a presto
, Cesena! 5 passos para aprender a voar (Learn to Fly!) in  Emilia Romagna.

1. A gastronomia de Emilia Romagna
amor a primeira mordida

Comer e beber em Emilia-Romagna é tudo de bom. Só a gastronomia da região já vale a visita.
Leia Aqui a matéria completa com dicas do que provar em Emilia Romagna!

Emilia-Romagna-food

2. Os Montes Apeninos

Descubra a importância histórica de Montese para o Brasil e a incrível paisagem da região.
Leia aqui a matéria completa com um roteiro de bicicleta pelos montes Apeninos da Itália !

Montese-Italia-19

3. A antiga e jovem Bolonha

Cidade que pulsa com clube de jazz, noite forte, prédios históricos, restaurantes e a primeira universidade ocidental, fundada em 1088. O termo “universidade”, aliás, vem de sua criação
Leia aqui a matéria completa com dicas de Bolonha !

Boonha Torre (9)

4. Queijo Parmigiano Reggiano e bike em Parma

Parma para comer queijo Parmigiano Reggiano e prosciutto e pedalar com charme e elegância
Leia aqui a matéria completa com o Roteiro de Parma !Parma-25

 

5.  Modena para os apaixonados por carros e aceto Balsamico


Modena é a cidade dos motores, das máquinas como a Ferrari. E ainda: para os apaixonados por carros, pelo aceto Balsamico e pela  alta gastronomia do Chef Massimo Bottura. Sua Catedral, a Torre Civica  e Piazza Grande são consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO
Leia aqui a matéria completa com roteiro e dicas de Modena na Itália !

ferrari_06-1

 

unnamed-1

SAIBA MAIS


Post índice de Emília Romagna no Café Viagem, leia aqui
Sobre o Rock In 1000, clique aqui!

Hotéis indicados em Emilia-Romagna, pesquise aqui!
Hotéis indicados, tarifas e resevas em Emilia Romagna : Parma | Bologna | Modena |Montese

Special thanks to the tourism board of Emilia Romagna
for inviting Café Viagem to the Blog Ville project.

O Café Viagem foi um dos blogs brasileiros convidados pelo Turismo de Emilia Romagna para conhecer essa região da Itália em maio/2013 representando a RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem). Independente do convite  – que proporcionou  a hospedagem em Bolonha e alguns passeios na região – , as opiniões são todas bem pessoais e isentas.

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Comentário Recente
  • Que delíciaaaaaa!
    Adorei a matéria, muito explicativa.
    As fotos também estão incríveis, parabéns.

DEIXE SEU COMENTÁRIO