Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Enoturismo no Vale do Rio São Francisco – Wine Tour no sertão com Miolo e Gol

O milagre do vinho no sertão  – confira o incrível Wine Tour com Miolo e Gol pelo nordeste brasileiro

O Grupo Miolo e a GOL Linha Aéreas são parceiras nos ares. E agora, também, no enoturismo. A dupla acaba de promover o primeiro Wine Tour aos vinhedos do Brasil. E o destino fugiu do lugar comum. Fomos conhecer o Vale do Rio São Francisco no nordeste brasileiro. O Café Viagem teve a honra de estar entre os convidados para visitar esse terroir inusitado e ímpar não só no Brasil como no mundo. Afinal, a região de clima semiárido apresenta o bioma da Caatinga (único no mundo), a fruticultura irrigada e os vinhedos tropicais. E, acima de tudo, conta com o gigante Velho Chico (Rio São Francisco) que une tudo isso proporcionando até duas safras e meia de uva por ano. Tim-Tim!

Enoturismo no Vale do Rio São Francisco

O Enoturismo no Sertão – os vinhedos da Caatinga irrigados pelo Rio São Francisco

NOSSO ROTEIRO NO VALE DO RIO SÃO FRANCISCO 

O grupo do Wine Tour ficou hospedado em Petrolina (PE) em um hotel de ótimo padrão e serviço com vista para o Rio São Francisco, o Nobile Suites del Rio. Pela manhã, visitamos os vinhedos da vinícola Terranova Miolo onde fizemos colheita da uva, degustação dos rótulos da casa e visita guiada com enólogos. Conhecemos também uma Fazenda de frutas, a Grand Valle, onde provei a melhor manga da minha vida.

roteiro vinícolas Vale do Rio São Francisco

café da manhã com produtos da Terranova Miolo na chegada no hotel Nobile Suites del Rio em Petrolina

À tarde, fizemos um passeio no Vapor do Vinho pelo Lago de Sobradinho onde tivemos excelente almoço regional com bufê de pratos nordestinos, banho de lago e um pôr do sol memorável. À noite, fomos ao Restaurante Capivara em Petrolina que serviu jantar harmonizado com vinhos e espumantes da Miolo. A viagem foi curta mas intensa em emoções e aprendizado.

O início da viagem: voo Gol de Guarulhos SP a Petrolina

O Wine Tour Miolo e Gol começou na Sala Vip da Gol de Guarulhos de São Paulo com a apresentação de alguns rótulos da Miolo que são servidos nos voos internacionais para a classe Gol  Premium. Meu preferido foi o Seival sauvignon blanc da Mioloda Campanha Gaúcha. Vinho jovem, fresco, boa acidez. Após os brindes, pegamos um voo da Gol de São Paulo (Guarulhos) a Petrolina em Pernambuco.

De Petrolina a Vinícola Terranova Miolo no Vale do Rio São Francisco

Petrolina (Pernambuco) está a cerca de 40 km de distância da Vinícola Terranova do Grupo Miolo em Casa Nova na Bahia. O complexo enoturístico da Terranova foi inaugurado em 2008. A vinícola elabora vinhos, espumantes, destilados e suco de uva. Está situada no Vale do Submédio São Francisco. Atualmente, o Vale do São Francisco abriga as seguintes vinícolas além da Terranova Miolo: Botticelli, Bianchetti, Mandacaru, Terroir do São Francisco, vitivinícola Rio Sol e Vitivinícola Quintas São Braz. As propriedades estão distribuídas entre os municípios próximos de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria em Pernambuco e Casa Nova na Bahia.

 

A viagem de ônibus de Petrolina à propriedade da Terranova Miolo foi bem tranquila. Chegamos por volta das 9h30 da manhã para visita aos vinhedos com o gerente da Terranova, Adauto Quirino Junior. Já a visita aos tanques e barricas foi conduzida pelos enólogos da vinícola Raphael Loura e Eloísa Nogueira. Tivemos a honra da participação de Adriano Miolo – superintendente do Grupo Miolo – durante todo o tour. Foi ele quem conduziu a degustação junto com o enólogo Raphael.

Vinicolas do Vale do Rio São Francisco

Chegando à vinícola Terranova Miolo no Vale do Rio São Francisco

 

Os vinhedos do Vale do Rio São Francisco possuem a mais avançada viticultura tropical do mundo. Além do Vale do São Francisco, atualmente só encontramos essa viticultura em algumas áreas da Índia e Tailândia.  – Adriano Miolo

O que faz o Vale do São Francisco ser um vinhedo tão único ?

 

O milagre do vinho no Sertão

Foi Adauto quem explicou algumas das peculiaridades desse terroir extremo onde a mata branca da caatinga se transforma em paisagem verde. E a pergunta que não quer calar: como um solo seco, argiloso e pedregoso em uma região plana de altas temperaturas, onde quase nunca chove, representa hoje um potencial gigante de produção de frutas ? Só pra se ter uma ideia, as propriedades do Vale do Rio São Francisco são, hoje, responsáveis por 90% da produção de uvas de mesa do Brasil. A região também tem a maior produção de manga do país. Ou seja, a fruticultura move a economia, movimenta as exportações e está formando uma das regiões que mais gera renda e emprego.

Quem vê de perto se espanta com o contraste da mata branca e da paisagem verde das plantações irrigadas.

Vinhedos Irrigados

E onde está o segredo? A mágica está na irrigação com o sistema de gotejamento, tecnologia que vem de Israel e da Califórnia. Já a captação da água no Vale do Rio São Francisco vem do Lago de Sobradinho, um dos maiores lagos artificiais do mundo. O Lago foi construído na década de 70 com o represamento das águas do Velho Chico.

Vale do Rio São Francisco

captação da água do Lago de Sobradinho que irriga os vinhedos da Terranova Miolo

 

O Ciclo da Videira: do verão ao inverno em apenas 1 dia

No Wine Tour Vale do Rio São Francisco o nosso maior impacto foi ver no mesmo dia, e em poucos metros ou km de distância, os vinhedos na fase do outono, do inverno, da primavera e do verão. Nesse terroir é a ação do homem que determina o ciclo da videira (repouso, poda, brotação, colheita) através do controle da água. Na maior parte do mundo o ciclo dura 1 ano. Mas no Vale do Rio São Francisco, dura apenas 4 meses, o que resulta em até duas safras e meia por ano. Assim, o resultado é que quase sempre tem colheita em algum lote dos vinhedos. Então, anote: para ver as videiras carregadas de uvas tem colheita na Terranova Miolo de abril a agosto e de outubro a fevereiro.

Vinhos do Vale do Rio São Francisco

No mesmo dia, vimos os vinhedos do Vale do Rio São Francisco em todas as Fases e estações. Aqui na primavera – Terranova Miolo

Vinhos do Vale do Rio São Francisco

E nesta foto, os vinhedos do Vale do Rio São Francisco no Outono

Grande parte dos vinhedos da Terranova é em espaldeira. O pérgola (ou latada) é usado somente no cultivo do Moscato Itália que faz o espumante Moscatel Terranova (onde fizemos a colheita nas fotos abaixo).

Terranova Miolo Vale do Rio São Francisco

colheita uva Moscato Itália na Terranova Miolo no Vale do Rio São Francisco

Uvas mais doces no Vale do Rio São Francisco

O sol brilha 300 dias por ano no Vale do Rio São Francisco. O calor intenso e os dias ensolarados deixam as uvas –  e outras frutas cultivadas nesta região – bem mais doces. Uma prova disso são os sucos de uva. Prove o Sunny Days da Miolo pra sentir quanta doçura em um suco que não é adoçado !

Terranova Miolo Vale do Rio São Francisco

Terranova Miolo Vale do Rio São Francisco

o suco que parece adoçado mas não é. São as uvas da região que são incrivelmente doces e saborosas

Visita e Degustação vinhos e espumantes na Terranova Miolo

Após a visita aos vinhedos e colheita da uva, percorremos os tanques e barricas da vinícola onde provamos o vinho base para espumante Moscatel. Também conhecemos a área onde é produzido o destilado Miolo Brandy Imperial.

Terranova Miolo Vale do Rio São Francisco


Espumantes Terranova Miolo

Na sala de degustação provamos 5 rótulos da Terranova Miolo. Os espumantes da Terranova são refrescantes e têm aromas e sabores mais frutados e aromáticos. Apresentam variedades como Chenin Blanc, Sauvignon Blanc, Verdelho, Moscato Itália e Grenache. Um dos mais famosos é o Terranova Rosé de Noir – Brut Rosé com aroma de frutas vermelhas. Na degustação provamos também o espumante Brut Terranova e o Moscatel.

Terranova Miolo Vale do Rio São Francisco

degustação dos vinhos Terranova Miolo Vale do Rio São Francisco

 

Tintos Terranova Miolo

A uva tinta emblemática do Valle do Rio São Francisco é a Syrah, seguida da Tempranillo. É com a Shyrah que a Terranova produz o ícone da casa, o vinho Testardi, estruturado, com aromas de frutas e notas defumadas. Recentemente, a Miolo lançou a linha Single Vineyards, vinho de um único vinhedo, procurando expressão máxima de cada terroir onde está presente. Do Vale do Rio São Francisco, a linha apresenta o Single Vineyard Syrah Miolo que traz aromas de frutas maduras e notas defumadas.

Castas Brancas da Terranova Miolo

Na Terranova Miolo as castas brancas principais são: Moscato Itália, Chenin Blanc, Sauvignon Blanc e Verdellho.

Terranova Miolo Vale do Rio São Francisco

Os rótulos da vinícola Terranova Miolo Vale do Rio São Francisco que degustamos no nosso Wine Tour

Feliz por fazer parte do primeiro Wine Tour Miolo e Gol

Sou apaixonada por viagens com vinho no roteiro. Quem me acompanha no Café Viagem sabe que essa paixão me levou pra sala de aula. Desde o início do ano estou fazendo o curso de sommelier da ABS-RS na serra gaúcha. Logo, fiquei muito feliz com a oportunidade de conhecer a moderna viticultura em um local improvável do Brasil. De quebra, fui apresentada à paisagem da caatinga e conheci o Rio São Francisco – um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul que passa por 5 estados (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas). Viagem de lindas surpresas nesse emocionante roteiro de enoturismo no sertão. Valeu, Gol e Miolo!

Sabe aquela música…

O sertão vai virar mar, dá no coração
O medo que algum dia o mar também vire sertão
Vai virar mar, dá no coração
O medo que algum dia o mar também vire sertão

O trecho da música acima (Sobradinho) é de Sá e Guarabira. Foi composta com o objetivo de protestar contra a construção da usina de Sobradinho no interior da Bahia na década de 70. Os compositores se basearam na profecia de Antônio Conselheiro para apontar os impactos causados pela construção do lago de Sobradinho. Em contrapartida, anos depois, é evidente que a barragem de Sobradinho garantiu o crescimento econômico de toda a região, melhorando as condições de trabalho e vida da população.

Assim, p povo se divide. E por enquanto eu diria que …

O sertão vai  virar mar …de uvas

POR FIM, DICAS  PRECIOSAS PARA TURISTAR NO VALE DO RIO SÃO FRANCISCO:

1. Nos voos de Petrolina para outros destinos do Brasil (mesmo com conexão), é possível levar até 6 garrafas na mão no avião. Eu vi gente carregando também caixas de frutas e me arrependi de não ter comprado um estoque das mangas maravilhosas que provei na Fazenda Grand Valle.

2. Para ter uma experiência completa, consulte o post do Café Viagem sobre o  Vapor do Vinho que inclui a visita à Terranova Miolo, passeio de barco e almoço regional.

3. Leve roupas bem leves, chapéu e protetor solar.

4. Agende sua visita às vinícolas

5. Tome muuuuita água, o clima é seco.

 

Veja o vídeo com melhores momentos do Wine Tour Vale do Rio São Francisco

SAIBA MAIS

VINÍCOLA TERRANOVA

BR 235 km 40
Casa Nova Bahia
Visitas de segunda a sexta, das 9h às 14h. Fim de semana e feriados somente com agendamento antecipado.

Valor da Visita: R$ 15 (visita vinícola, vinhedos e degustação).
O ingresso 
dá um bônus R$ 5,00 para compras de vinhos, espumantes e destilados na loja da Vinícola Terranova.

Informações e agendamento: vistaterranova@miolo.com.br ou pelos telefones:
(74) 3536-1132
(74) 3527-4243
(74) 3527-4002

Sites: www.miolo.com.br | loja.miolo.com.br

O Wine Tour Vale do Rio São Francisco foi um convite do Grupo  Miolo e Gol Linhas Aéreas Inteligentes. Agradeço a oportunidade.

Sobre o Grupo Miolo

O Grupo Miolo possui projetos em 4 regiões do Brasil com vinhedos próprios: em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos – Vinícola Miolo (100 hectares); em Candiota (RS), Campanha Meridional – Vinícola Seival (200 hectares); em Santana do Livramento (RS), Campanha Central – Vinícola Almadén (450 hectares); e em Casa Nova (BA), Vale do São Francisco – Vinícola Terranova (200 hectares).

Sobre a Gol Linhas Aéreas Inteligentes

GOL Linhas Aéreas Inteligentes é a maior companhia aérea do Brasil. Atualmente, opera 700 voos diários para 64 destinos (Brasil, América do Sul, Caribe e, em breve, Estados Unidos). A companhia mantém alianças estratégicas com a Delta Air Lines, Air France e KLM.

Mais informações: www.voegol.com.br


Veja mais roteiros de enoturismo no Brasil no Café Viagem:

 

Vapor do Vinho – o grande atração do Vale do Rio São Francisco

Roteiro de Vinho na Fronteira do Campanha Gaúcha 

Roteiro Vale dos Vinhedos de carro – 2 dias dicas de vinícolas, restaurantes e hospedagem

Roteiro Vale dos Vinhedos com amigas – roteiro completo com vinícola, hospedagem e restaurantes

Roteiro Romântico Vale dos Vinhedos | roteiro a dois para um fim de semana.

Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra |  um roteiro de onde ficar, comer e beber. E o visual do outono, período imperdível por lá

VERÃO: 10 atrações imperdíveis da Festa da Vindima de Bento Gonçalves

Cave Geisse – a rainha dos espumantes

Cantina Strapazzon

Vinícola Casa Valduga – Vale dos Vinhedos

Pizzato Vinhas e Vinhos – um merlot referência da região e uma vinícola imperdível no Vale dos Vinhedos

Wine Garden Miolo – um espaço muito charmoso no jardim da Miolo com lanchinhos e bebidinhas

Vinícola Salton – uma das maiores produtoras de espumante e vinhos do Brasil com localização cênica para tours e degustações

Vinícola Cristófoli  – vinícola que oferece degustação, almoço harmonizado e a incrível experiência do Edredom nos Parreirais e Tour Vinho e Paisagem

Vinícola Cainelli – uma vinícola para se apaixonar na rota do Vale do Rio das Antas , próximo à Salton. Tem museu, degustação e atividades imperdíveis durante a Vindima.

Estrelas do Brasil – vinícola com vista única para o Vale Aurora

Dal Pizzol – vinícola com parque, EcoMuseu da Cultura do Vinho, loja de varejo e restaurante. Na Linha Faria Lemos na Rota das Cantinas Históricas.

Cooperativa Vinícola Aurora  patrimônio da colonização italiana no centro de Bento Gonçalves

Vinhos Vaccaro – na Estrada do Sabor

Cooperativa e Vinícola Garibaldi – visita e degustação às cegas

Vinícola Luiz Argenta em Flores da Cunha – impressionante vinícola que também oferece almoço harmonizado em seu elegante restaurante

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO