Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Estrada do Sabor e a “Caminhada da Vindima” do hotel Casacurta

Acabo de fazer a “Caminhada da Vindima na Estrada do Sabor” – uma das atrações da temporada da colheita da uva e verão em Garibaldi na serra gaúcha. A atividade é organizada pelo hotel que adoro e que sempre indico aos amigos, o Hotel Casacurta (veja aqui o post sobre o hotel!). Esta já é a 6a caminhada que o Hotel Casacurta organiza para hóspedes, turistas na região e moradores da região apaixonados pelo esporte. Gostei tanto, mas tanto da programação que deixo aqui no blog a dica para quem adora caminhadas em destinos de belas paisagens como as da Capital Brasileira do Espumante. É ENERGIZANTE!

Estrada do Sabor Garibaldi Vaccar

Ainda mais durante a Vindima quando a paisagem dos parreirais carregados de uva é fantástica e o cheiro de uva no ar sensacional. Sem falar das flores e outros frutos como figo, maças, entre outros que encontramos no percurso.

Sobre as Caminhadas do Hotel Casacurta 

Particularmente, achei a ideia de um hotel da serra gaúcha organizar caminhadas como a deste post fantástica. Une esporte com turismo e lazer. A sensação é muito boa. Durante o ano, o hotel planeja caminhadas temáticas, sempre procurando rotas diferentes no entrono da região. A caminhada inclui guia, transporte (quando necessário de ida e volta até o local da caminhada) e lanches. É preciso se inscrever antecipadamente e pagar uma taxa. A caminhada da Vindima foi R$ 65.

Os percursos e distâncias sempre priorizam a participação de vários níveis de “atletas-turistas”. Do “caminhante” mais iniciante (mas com boa energia) aos mais avançados. Quem cansa no percurso ou joga a toalha pode pegar carona no carro de apoio que acompanha todo o percurso da caminhada.  Mas aviso: é bem tranquilo. Nada puxado. Na turma do passeio que fiz, tinha gente mais velha, duas adolescentes, e até algumas atletas mais “equipadas” e habituadas com longos trajetos.

Tem uma pessoal que caminha mais rápido e outros que ficam mais para trás tirando fotos (várias vezes aconteceu comigo!) ou porque caminham mais devagar mesmo. De qualquer forma,  ninguém nunca fica sozinho ou é esquecido.

Estrada do Sabor Garibaldi

Sim, eu fiz muitas paradas para fotos, kkkkk!

Segundo me contou a querida gerente do Hotel, Denise Nunes, a ideia é sempre inovar nos roteiros pois quem já faz a caminhada do Hotel Casacurta sempre volta para a próxima e pede por novos percursos. Mas, torço para que a caminhada que fiz pela Estrada do Sabor ganhe uma segunda edição pois a rota foi linda e os locais onde paramos, incríveis (Osteria della Colombina e Vinícola e Família Vaccaro).


Para saber sobre futuras datas de caminhadas como a que fiz deste post pelos vinhedos e paisagens cinematográficas da serra gaúcha, é preciso acompanhar no Facebook a página do Hotel Casacurtaa. Eles sempre publicam por lá a programação. Esta foi a segunda edição da Caminhada da Vindima, pois o hotel fez a primeira caminhada em 2017.

Sobre a Estrada do Sabor de Garibaldi na serra gaúcha

A Caminhada da Vindima que fiz com o hotel Casacurta no último domingo fez um trajeto de 11 km pela Estrada do Sabor. A rota é um dos roteiros turísticos de Garibaldi (RS) que une lindas paisagens rurais, costumes das famílias dos imigrantes italianos, vinho e gastronomia. O turista pode visitar na rota uma das 5 propriedades familiares que pertencem a rota da Estrada do Sabor. Cada uma das famílias oferece uma atração que vai do vinho a agroindústria. Já contei aqui no blog em dois posts sobre a  Família Mariani e  Família Odete Bettú Lazzari e a Família Vaccaro.

Estrada do Sabor Garibaldi

Sobre a Caminhada da Vindima na Estrada do Sabor

A caminhada começou as 7 horas da manhã com uma turma de 70 inscritos. O Hotel Casacurta serviu café para os hóspedes participantes (e atletas!)  mais cedo. Todos se encontraram em frente ao hotel onde dois ônibus nos deslocaram até a Gruta do Araripe, lugar do início da caminhada de 11 km pela Estrada do Sabor. Após um breve alongamento, iniciamos o percurso.

Ponto de partida: Hotel Casacurta Garibaldi

Estrada do Sabor

A previsão prometia chuva, mas para nossa sorte não caiu nenhuma cota e o tempo nublado fez a caminhada ficar ainda mais agradável sem o sol forte, típico dessa época na serra gaúcha. Foi um dia perfeito pois tinha até vento para refrescar no caminho. Sem falar que no final da caminhada o sol apareceu, contrariando todas as previsões. Mesmo com chuva, a caminhada sairia e muitos participantes (menos eu!) estavam preparados com capas de chuva.

Estrada do Sabor

Grande parte do trajeto foi feito por estradas de terra contornando lindas paisagens de casas rurais, vinhedos, milharais, jardins floridos, mato, araucárias e figueiras carregadas de frutas.

Estrada do Sabor Garibaldi

Dados do percurso:

Distância aproximada: 11 km
Ganho de elevação: 346 m
Elevação máxima: 619 m

Estrada do Sabor Caminhada da Vindima Garibaldi

Quando a gente caminha, cada detalhe pode ser observado com mais tranquilidade. Sem falar do som e dos aromas no percurso. É como se fosse possível dar um zoom na paisagem apenas com o nosso olhar

Lanche na Osteria della Colombina

Nossa parada para sombra, água fresca e lanche foi na Osteria della Colombina. Por lá, fomos apresentados à família Bettú Lazzari. Visitamos a propriedade rural que tem selo orgânico e acaba de receber aval biodinâmico. 


Foi oferecido uvas frescas, sanduíche colonial e água (e na garrafa de plástico na foto abaixo, alguém levou pinga e grapa!!)

Dona Odete Bettú Lazzari recebendo homenagem e cantoria do coral da Associação Italiana Giuseppe Garibaldi, presente na caminhada

Revigorados, voltamos para a caminhada por volta das 10h . Andamos mais 4 km até a propriedade da Família Vaccaro, nossa linha de chegada.

Brinde na Família Vaccaro

Na Família Vaccaro, por volta das 11h30, fomos recebidos por Francisco, Natalina e o filho. O encerramento foi com espumante Vaccaro, mais uvas e figos colhidos no local.

Estrada do Sabor Garibaldi

Cesar Nicolini, proprietário do Hotel Casacurta, agradecendo a participação de todos na caminhada e abrindo os brindes ao lado de Francisco Vaccaro

Adorei a programação e recomendo a todos que visitam a região ou moram por perto e querem fazer um programa revigorante. Comecei a semana cheia de energia. Parabéns, Hotel Casacurta pela iniciativa. A ideia é demais! Quem venham mais roteiros de caminhada !

Estrada do Sabor Garibaldi Vaccaro


SAIBA MAIS

Caminhadas do Hotel Casacurta
Saída: normalmente em frente ao hotel
Percurso: o percurso varia conforme o roteiro. Na Caminhada da Vindima da Estrada do Sabor foram 11 km.
Valor: R$ 65 (incluso: taxa de inscrição, lanche, transporte de ida e vinda até até o Hotel e Seguro).
Inscrições: através do e-mail [email protected]
Idade mínima: 12 anos (com responsável presente).
Post no Café Viagem sobre o Hotel Casacurta e restaurante Osteria Casacurta

SOBRE O HOTEL CASACURTA 

HOTEL CASACURTA
RUA LUIZ ROGÉRIO CASACURTA, 510 – CENTRO
GARIBALDI | RS  – 
BRASIL
TEL. (54) 3462.2166
SITE: www.hotelcasacurta.com.br
—-> Hotel Casacurta no Booking.com – pesquise aqui ofertas

VEJA MAIS DICAS DE GARIBALDI NO CAFÉ VIAGEM

 INFORMAÇÕES SOBRE GARIBALDI, CONSULTE TAMBÉM O SITE DA SECRETARIA DE TURISMO: WWW.TURISMOGARIBALDI.COM.BR
Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO