Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

A Feira Internacional de Vinhos em Bento surpreendeu o público que já aguarda a edição de 2019

A Feira Internacional de Vinhos Wine South America em Bento Gonçalves surpreendeu o público que já aguarda ansioso a próxima edição em 2019.

A primeira edição da Wine South America em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, foi um sucesso. A Feira Internacional do Vinho reuniu 250 marcas de 10 países, compradores, consumidores e profissionais do setor. Um evento único. Eu participei de 3 dias de feira, palestras, Master Classes e muitas experiências nos estandes, além de inúmeras degustações gratuitas. Quem foi voltou animado para comparecer a próxima edição em setembro de 2019. É imperdível, reserve a data!

Viagem ao mundo dos vinhos em 3 dias de Feira

Da organização ao espaço e decoração, tudo estava impecável na Wine South America. Fiz uma viagem ao mundo dos vinhos em uma caminhada pela feira. Degustei Áustria, Suíça, Itália, Chile, Uruguai, Argentina, Eslovênia e, é claro, muito Brasil.

Feira Internacional de Vinhos Wine South America

Para compradores, produtores e, simplesmente, apreciadores

Apesar da Feira Internacional do Vinho ser voltada aos compradores, aviso que há muita diversão e conhecimento para quem, como eu, é apenas consumidor e ama vinho. Das palestras as degustações orientadas, muitas delas gratuitas, o evento gerou incontáveis aprendizados.

A seguir, alguns destaques da feira e o vídeo dos melhores momentos.

DESTAQUES DA PRIMEIRA WINE SOUTH AMERICA

 

1. Degustar em um único dia os principais vinhos brasileiros

 

Sim, as grandes marcas da serra gaúcha e do Brasil estavam presentes na primeira edição da Wine South America. Na entrada você ganhava a sua taça e saia pela Feira degustando nos estandes das marcas de pequeno a grande porte. A chance de provar lançamentos da Miolo, Pizzato, entre outras marcas, também era outro destaque. Santa Catarina também mandou bem na Feira e, entre os diversos rótulos, o simpático e refrescante estande da Vale da Uva Goethe com a única IGP do Brasil (Indicação Geográfica de Procedência).


2. Vinhos de países como Áustria, Eslovênia e Suíça

Que tal um Chassela da Suíça, Riesling da Áustria, Furmint da Eslovênia? Sim, a Wine South America proporcionou uma incrível diversidade de sabores e países.

3. Forte presença da Itália na Feira

O estande de Vêneto era um dos mais concorridos da Wine South America pois oferecia uma degustação gratuita de vinhos da região. Entre os vinhos degustados estava o famoso Amarone della Valpolicella. Te mete!

Feira Internacional de Vinhos Wine South America

Estande de Vêneto no Wine South America

Feira Internacional de Vinhos Wine South America


4. Amanti D’Abruzzzo da Cooperativa italiana Cantina di Ortona

O estande na Feira da Cooperativa italiana Cantina di Ortona era pequeno, mas os rótulos impressionaram. Participei de uma Master Class da Amanti D’Abruzzo onde provei 5 rótulos. Os vinhos desta vinícola foram um dos meus favoritos da feira, principalmente o Amanti Cerasuolo D’Abruzzo (tinto que parece rosé) e o Amanti Pecorino (branco).

Feira Internacional de Vinhos Wine South America

Meus vinhos preferidos da Wine South America foram esses italianos da Amanti D’Abruzzo

5. Uruguai em peso

Amo os rótulos de vinho do Uruguai, e o país estava em peso na Feira. Tive a chance de provar um dos vinhos que também destaco da feira e amei: o Prelúdio 2011 da Família Deicas.

Feira Internacional de Vinhos Wine South America


6. Aula com Master of Wine britânico

Para ser ser um Master of Wine – degrau máximo do mundo do vinho –  é preciso entrar para uma instituição britânica que prepara só os mais feras no assunto. Até hoje, apenas um brasileiro conseguiu essa conquista. O inglês Alistair Cooper , jornalista e Master of Wine, estava presente na Wine South America, e pela primeira vez na serra gaúcha, degustando espumantes brasileiros junto com uma turma de sortudos no qual me incluo. Ele chamou a aula de “live tasting” já que estava degustando muitos dos espumantes pela primeira vez. Foram 9 rótulos degustados. Maior parte dos espumantes surpreenderam  o mestre do vinho. No entanto,  me arrisco a dizer que o Sur Lie Casa Valduga e o Cave Geisse Brut Rosé foram os que mais arrancaram suspiros de Alistair Cooper.

O simpático Master of Wine também deixou algumas dicas aos espumantes brasileiros:

  • é preciso ter embaixadores do espumante brasileiro fora do país. O mundo não tem ideia da qualidade dos espumantes brasileiros.
  • para ser reconhecido pela qualidade dos seus espumantes, o ideal é o Brasil focar no método tradicional
  • mercado deve sempre focar em qualidade e não em quantidade
  • é preciso rever e melhorar a tributação sobre o vinho, custos de importação que elevam os preços de forma absurda
    Alistair Cooper na Wine South America

    O Master of Wine Alistair Cooper conduzindo a degustação de espumantes brasileiros na Wine South America

Para a hora da degustação do vinho, gostei da dica do Mestre:

taste like a detective

argue like a lawyer

ou seja,

Deguste como um detetive, argumente como um advogado!

Feira Internacional de Vinhos Wine South America7. Experiências singulares na Wine South America

Além do contato com as pessoas, produtores e amantes do vinho, a Wine South America proporcionou experiências singulares como:

Taça e Trufa: excelente harmonização de espumantes com chocolates Devorata no estande da Cooperativa Vinícola Garibaldi. Um produto novo que a vinícola está lançando para quem visita o varejo em Garibaldi. Quem passou pela feira provou em primeira mão a nova experiência.

Degustação do Terroir de Pinto Bandeira: o estande de Pinto Bandeira promoveu degustações de 5 rótulos das diferentes vinícolas situadas em sua região reconhecida pelos excelentes espumantes em método tradicional.

Feira Internacional de Vinhos Wine South America

Feira Internacional de Vinhos Wine South America

Curso Sommelier


SAIBA
MAIS

A Feira Wine South America aconteceu em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Em 2018, foi a primeira edição. E está confirmado uma segunda edição em setembro de 2019. A primeira edição da Feira registrou 6 mil visitantes de 25 estados brasileiros e 16 países. Quem esteve por lá também se surpreendeu com o potencial turístico dessa incrível região de enoturismo da serra gaúcha. Boa época para turistar e aprender mais sobre vinhos, fica a dica!

Ama vinho? Não perca por nada no mundo a próxima edição da Wine South America em setembro de 2019.

 Wine South America 2018 – Feira Internacional do Vinho.

setembro, durante 4 dias, das 12h às 21h

Local: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (alameda Fenavinho, 481)

Informações e ingressos: www.winesa.com.br

Veja mais dicas e roteiros da serra gaúcha e vinhos na página Amo Serra Gaúcha do Café Viagem


HOTEL
–  ONDE FICAR EM BENTO GONÇALVES

Melhores pousadas e hotéis em Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO