Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Ferradura dos Vinhedos – a rota turística do vinho em Santana do Livramento

(post atualizado em outubro de 2017 após uma segunda visita à Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento na Fronteira gaúcha com o Uruguai). 
A rota da Ferradura dos Vinhedos é hoje uma das atrações imperdíveis para quem ama vinho e visita a dupla Livramento e Rivera na Fronteira. A combinação de uma série de variáveis fazem desta área da Campanha Gaúcha um terroir promissor no mundo da vitivinicultura. A região está situada na mesma faixa de latitude de prestigiadas áreas vitivinícolas como a da Austrália, da África do Sul, da Argentina e do Chile. Trata-se do famoso paralelo 31°.

Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (6)
Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (87)

Os Vinhos da Campanha Gaúcha

E é pelo famoso paralelo 31°, com clima temperado que permite altas temperaturas no verão e invernos marcados por geadas, que estão atualmente propriedades com vinhedos entre as cidades de Dom Pedrito (como a Dunamis e a Guatambu), Candiota, Rosário do Sul (com a Routhier & Darricarrère), Uruguaiana (com Bodega Sossego), Bagé (com a Vinícola Batalha e Peruzzo) e Santana do Livramento (com Salton, Almadén, Nova Aliança e Cordilheira Santana).

Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (84)

Terra de estancieiros, da carne de primeira e de fatos históricos da Revolução Farroupilha, a Campanha Gaúcha sempre teve sua tradição voltada para a agropecuária. Diferente da Serra Gaúcha (RS), que tem a tradição na produção de vinho de seus antepassados italianos (imigrantes que chegaram ao Brasil em meados de 1875), na Campanha Gaúcha foi só no início dos anos 90 que a região percebeu a vocação da terra, clima e geografia para vinicultura. É a área do Brasil com mais horas de luz e a maior amplitude térmica do país, com a maior variação de temperatura entre o dia e a noite, característica excelente para o plantio da uva.

Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (109)

O grupo do tour festejando a tarde

O grupo do tour festejando a tarde na Ferradura dos Vinhedos

Foto versão comportada

Agora, a mesma foto versão comportada

A Ferradura dos Vinhedos a nova rota turística da Campanha Gaúcha

Apesar das grandes distâncias entre as vinícolas da Campanha Gaúcha, já existe em SANTANA DO LIVRAMENTO ( fronteira com o Uruguai) uma rota turística que concentra algumas atrações interessantes. Trata-se da FERRADURA DOS VINHEDOS, um roteiro (lançado em 2014, começando a operar em 2015) que passa por vinícolas, paisagens dos pampas e produtores rurais.

Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (135)

Como atração turística, a nova rota ainda engatinha mas está a caminho de se tornar uma grande programação dessa fronteira que hoje tem muito mais a oferecer do que compras em Free Shops de Rivera. Foi por causa do seu formato em “U” que o caminho recebeu o nome de Ferradura dos Vinhedos. São 60 km de estrada, grande parte de terra, e dez pontos principais bem sinalizados por placas. O ideal é percorrer o trajeto com um carro 4×4 já que em muitos trechos a Ferradura dos Vinhedos mais parece um Rally dos Vinhedos.

Em alguns trechos a Ferradura vira Rally dos Vinhedos

Em alguns trechos a Ferradura vira Rally dos Vinhedos

Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (81)

Uma curiosidade: Livramento é o segundo município do Rio Grande do Sul com maior extensão territorial (só perde para Alegrete).

Dica de receptivo e guia em Livramento

É possível contratar um receptivo com carro e guia para fazer a Rota. Em nossa primeira viagem, fizemos a rota com a Agência Fronteiras. Já em um segundo momento, fomos guiado pela Agência de Turismo Corticeiras (que tem parceria com o Grupo Verde Plaza Hotéis).

Grande parte das atrações e vinícolas da Ferradura dos Vinhedos só abrem para visitas com agendamento prévio, principalmente nos fins de semana. Por isso, reservar com antecedência seu passeio, guia e os locais deseja visitar é imprescindível nesse roteiro. No final desse post você encontra os contatos das empresas citadas acima.

Nossa guia na Pampa e Fronteira

Nossa guia pela Ferradura dos Vinhedos

4x4 nesta rota é essencial

4×4 nesta rota é essencial

Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (92)


Principais atrações da Ferradura dos Vinhedos

As principais vinícolas da rota são Nova Aliança, Cordilheira, Almadén e Salton. Das quatro vinícolas, apenas a Salton ainda não abre para visitação do turista (apenas para visitas técnicas). Outro grande destaque do roteiro são os seus dois cartões postais: o Cerro Palomas e o Cerro da Cruz, colinas famosas da paisagem que acompanham o visitante no trajeto pela rota

Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (13)

Além do vinho 

Afora as vinícolas, a Ferradura dos Vinhedos também tem as agroindústrias (com queijos, hortaliças, iogurtes, biscoitos), a produção de noz-pecã (atividade que vem sendo desenvolvida) e as oliveiras (com a promessa dos azeites gaúchos). Cafés da manhã e lanches com produtos artesanais feitos na região podem ser agendados para dar um sabor especial a esse passeio rural.Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (69)

Como percorrer a Ferradura dos Vinhedos

A Ferradura dos Vinhedos desemboca na BR 158. Você pode iniciar o roteiro pelo famoso Cerro Palomas ou pela Vallagarina (Horto Vitivinícola). O ideal é iniciar pela Vallagarina (mais próximo da entrada do centro de Santana do Livramento) que simboliza o nascedouro dos vinhedos e finalizar com uma trilha no Cerro Palomas para admirar a paisagem do fim de tarde. Nosso grupo bem que tentou fazer isso, porém chegamos ao anoitecer, o que impossibilitou a trilha pelo Cerro.

Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (73)

 

Abaixo, destaco os principais pontos a serem visitados na FERRADURA DOS VINHEDOS. Não esqueça: essa é uma rota de turismo rural. Grande parte dos estabelecimentos só abre com agendamento prévio. É preciso ligar para os estabelecimentos ou contratar um receptivo como Pampa e Fronteira Turismo.

1. Horto Vitivinícola Vallgarina

No início da Ferradura, está situado um dos maiores viveiros de mudas viníferas do continente americano. As mudas são vendidas para o Rio Grande do Sul e todo o Brasil. Apenas 10% das mudas são vendidas para os vinhedos de Santana do Livramento.

Ferradura dos Vinhedos Vallagarina

2. Vinícola Salton

Um dos maiores produtores de vinho do Brasil e maior produtora de vinho da Serra Gaúcha, a Salton também tem vinhedos na Campanha. Contudo, por aqui as visitas oferecidas são, por enquanto, técnicas. Para o futuro, existe um projeto com posto de varejo e degustação para receber o turista.

Salton ainda não abre para visitas turísticas

Na Rota dos Vinhedos, a Salton ainda não abre para visitas turísticas

Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (64)

*Passo do Guedes

No mapa da Ferradura, o Passo do Guedes não tem número. O local é um marco histórico de Santana do Livramento, foi lá que os farrapos Jacinto Guedes da Luz e Bento Martins se desafiaram para um duelo. No entanto, Guedes fugiu antes da peleia acontecer dando nome ao córrego que passa por essa área.

3. Vinícola Nova Aliança

A  Cooperativa Vinícola Nova Aliança, que elabora linhas de vinhos finos e espumantes, tem as marcas Santa Colina e Aliança. Seu suco de uva orgânico é famoso. A cooperativa é de Flores da Cunha na Serra Gaúcha.

Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (65)

4. Cerro da Cruz

Uma formação geológica, cartão postal, marco da história fronteiriça, que testemunhou guerras por demarcações, revoluções e paz.Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (68)

5. Cemitério da Cruz

Considerado patrimônio histórico, cultural e religioso, o cemitério foi feito por uma família de portugueses.

Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (77)

Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (76)

 

6. Passo da Cruz

Apenas uma área com bela paisagem e uma estrada desativada  de ferro. Vale um pit stop para belas fotos!

Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (96)

Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (101)

7. Olivo Pampa – azeites

Se a região da Campanha tem o terroir adequado para produção de uvas, ela também tem se destacado pelo crescimento da olivicultura. Que o diga as cidades gaúchas que estão inserindo os olivais no mapa da agricultura, a exemplo de Livramento com o Olivo Pampa. Localizado no Passo do Guedes, faz parte da Ferradura dos Vinhedos, e é comandado por um casal simpático, apaixonado pelo ofício.

A história do Olivo Pampa

O engenheiro agrônomo Fernando Rotondo, peruano de nascimento, vive no Brasil desde 1992. Percorreu o mundo antes de mudar-se com a esposa Sibele para o sul do país, em meados de 2008, trabalhando como consultor em olivicultura. Em 2009, iniciou seu viveiro de mudas, tendo a primeira colheita em 2014. Atualmente, ocupa uma área de cerca de 30 hectares, produzindo azeitonas de mesa e azeites monovarietais e blendeds, que mesclam de duas a três variedades da fruta, recebendo o nome Ouro de Sant’Ana.

Rotondo também presta consultoria para outros produtores. Em nossa visita, fomos recepcionados com uma degustação de azeites e azeitonas.

Com agendamento prévio.
Estrada Passo do Guedes, S/N
Tel: (55) 99658-0868
Site :  olivopampa.com.br

Ferradura dos Vinhedos
 

8. Vinícola Almadén

Desde o início dos anos 70,  a Vinícola Almadén está em Santana do Livramento. É a mais antiga vinícola da Campanha Gaúcha. Tem a maior área plantada de uvas da América Latina (em torno de 585 hectares de viníferas). Faz um tour (mediante a agendamento antecipado) de uma hora e trinta minutos com curso de degustação, visita a fábrica e varejo. Desde 2009, o Grupo Miolo é a maior acionista da Almadén, tornando-se, então, a maior produtora nacional de vinhos finos.

Sobre Tour Almadén

No tour, acompanhado pelo engenheiro agrônomo e gerente industrial, Fabrício Domingues, o visitante conhece as vinhas e processo produtivo, seguido de degustação. A área tem vistas lindas, incluindo o Cerro Palomas.

Na Avaliação Nacional de Vinhos de 2017,  o Chardonnay 2017 da Almadén foi selecionado entre as 16 amostras dos melhores vinhos do Brasil. Acompanhei de perto, junto com Alexandra, que conta aqui a experiência.

Segundas a dexta: das 8h30 às 12h e das 13h às 16h 
Sábados, domingos e feriados: apenas para grupos acima de 15 pessoas, com agendamento prévio.
Tel.: (55) 3241-8226 3241-8200
Site: www.miolo.com.br/enoturismo/complexo_enoturistico_almaden

Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (16)

Ferradura dos Vinhedos Almaden

Almaden Santana do Livramento

grupo nos vinhedos da Almadén – Foto Matias Moura

9. Vitivinícola Cordilheira de Santana

Uma vinícola boutique. Dentre as principais vinícolas da Rota Ferradura, é a mais fácil de agendar a visita. Quase sempre está de portas abertas ao turista oferecendo degustação, tour e varejo. Tem uma vista panorâmica privilegiada do Cerro Palomas. Rende fotos lindas. É comandada por uma mulher que é extremamente criteriosa na produção do vinho, a proprietária e enóloga da vinícola Rosana Wagner.

Degustação

Fizemos uma degustação de 15 reais que dá direito a provar 3 vinhos: branco Gewürztraminer, o Merlot 2008 e o Tannat 2005. Além do Gewurztraminer (um dos melhores do Brasil), a vinícola produz o Tannat, Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Merlot e assemblages com cortes dessas uvas.O tour acompanha visitação à cave e área externa. Também é possível realizar almoços harmonizados e happy hours por agendamento com preço sob consulta.

Segunda a sexta: das 8h às 18h30
Sábados, domingos e feriados das 9h às 18h
Tel.: (55) 99973-2620
[email protected]
Site: www.cordilheiradesantana.com.br

 

Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (103)

Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (115)

Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (113)

Cordilheira Santana

10. Cerro de Palomas

O Cerro de Palomas é o outro grande  cartão postal de Livramento, símbolo da região. Do Cerro de Palomas é possível ver o Cerro da Cruz, o Cerro Chapeu (do Uruguai), o Cemitério da Cruz, e a Ferradura dos Vinhedos.

O Cerro Palomas visto da varanda da vinícola Cordilheira Santana

O Cerro Palomas visto da varanda da vinícola Cordilheira Santana

Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (35)

o Cerro entre os vinhedos

o Cerro entre os vinhedos

PROCURANDO HOTÉIS EM LIVRAMENTO E RIVERA

O Café Viagem indica :  Rivera Casino Resort , Hotel Verde Plaza,
Hotel Portal , EmiratesHotel Jandaia e Posada del Bosque

 

 

Cafés Campeiros na Ferradura dos Vinhedos

A rota oferece opções gastronômicas (com agendamento prévio) com produtos da região e caseiros. Indicamos duas paradas para um café Campeiro:

1. No Café do Centro de Tradições Rincão Criolo.

Chegamos bem no fim de tarde para o café, mas recomendo chegar mais cedo para que seja possível curtir o campo e (se estiver com crianças) fazer passeios de cavalo. Provamos uma inesquecível cuca de bergamota (feita com geleia de tangerina/bergamota), requeijão e pão caseiro, tudo acompanhado de um bom café passado na hora.

O entardecer no café quentinho com delícias caseiras no Rincão Criolo

As geleias são feitas com frutas colhidas no local. Tudo pode ser comprado para levar para casa (geleias, pão e cuca).

Nossa anfitriã que faz as delícias do café que também são vendidas no local

Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (45)

 

2. O café da propriedade da Família Perez

Local onde o visitante é convidado a degustar um café campeiro delicioso com uma variedade de bolos caseiros excelentes em formato de ferradura. Mesa farta de gulodices, anfitriões atenciosos, o lugar também oferece demonstração de encilha, tiro de laço e lidas campeiras, além de cavalos mansos para montar ao lado de umas ovelhinhas caminhando pelo campo.

O espaço é uma boa opção para crianças conhecerem como vive uma família numa área rural, onde quase tudo que se consome é produzido ali.

Com agendamento prévio pelo telfone (55) 3242-9300 99919-3202 99685-6346

essa cuca é tudo de bom!

Sobre Livramento na Revolução Farroupilha

Esse roteiro mescla parte da nossa viagem pela Rota Farroupilha no Rio Grande do Sul em 2016 e uma nova visita ao local em 2017. No caso da Rota Farroupilha, a ideia era não só conferir fatos e locais históricos da Guerra dos Farrapos (1835 – 1845) como também atrações turísticas das cidades do Caminho Farroupilha. No período da revolução, Santana do Livramento fazia parte da cidade de Alegrete. A região não teve grandes batalhas na Guerra dos Farrapos mas serviu de ponto estratégico para que as tropas se instalassem nos cerros (colinas) da fronteira.

Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (41)
Paixão Côrtes

A grande importância de Livramento está relacionada a um dos fundadores do movimento tradicionalista gaúcho : Paixão Côrtes. O santanense, folclorista, compositor e pesquisador foi pioneiro no resgate das tradições do Rio Grande do Sul ( a partir de 1950). Antes desse resgate, ninguém celebrava a Semana Farroupilha, data que, atualmente,  é uma das principais (e mais comemoradas) no calendário gaúcho.

É o período em que se celebra as tradições gaúchas, o folclore e os ideais da Revolução Farroupilha.

Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (42)

Um dos pontos turísticos de Santana do Livramento relacionados ao período da Revolução Farroupilha é casa tombada do General David Canabarro que se uniu tardiamente à guerra. Canabarro foi o responsável por negociar a paz com Duque de Caxias. É possível apenas visitar a fachada da casa que atualmente se encontra fechada.

Agradecemos imensamente a historiadora e professora santanense Vera do Prado Lima Albornoz que recebeu o nosso grupo de blogueiros em Santana do Livramento para uma gostosa conversa sobre a Revolução Farroupilha e Livramento. Vera nos contou que todos os anos Santana do Livramento e Alegrete disputam para ver quem tem a melhor festa de 20 de Setembro e o maior número de cavalheiros.  Foi dela também o relato sobre Canabarro, Paixão Côrtes e sobre os hábitos da população da fronteira no século 19 quando era mais fácil ir à Montevidéu de trem do que a capital de Porto Alegre à cavalo. Tudo isso influenciou na cultura do gaúcho, principalmente do Campanha.

As blogueiras da Rota Farroupilha com a historiadora Vera Albornoz

As blogueiras da Rota Farroupilha com a historiadora Vera Albornoz de Santana de Livramento

Este post faz parte da série Rota Farroupilha – uma viagem pelo Rio Grande do Sul que deu origem a um Guia completo de 18 cidades gaúchas e 1 da fronteira, incluindo Livramento e Rivera.  Veja aqui!

Guia Rio Grande do Sul


SAIBA MAIS

 

FERRADURA DOS VINHEDOS
Santana do Livramento| RS – Brasil
Rota de 60 km em formato de “U” (ferradura)

Sobre os Vinhos da Campanha Gaúcha
www.vinhosdacampanha.com.br

 

********* PARA CONTRATAR UM GUIA/RECEPTIVO

PAMPA E FRONTEIRA TURISMO
Rua dos Andradas, 129 Galeria Planela sala 13.
Contato: [email protected] ou telefone (55) 3243.4999.

AGÊNCIA DE TURISMO CORTICEIRAS
Rua Manduca Rodrigues, 747 – Santana do Livramento
Contato: por telefone  (55) 3242-9300 

Reserve com antecedência para garantir a visita aos locais, bem como experiências gastronômicas.

*********  ONDE FICAR

O Café Viagem indica os seguintes hotéis para hospedagem na região: Rivera Casino Resort , Hotel Verde PlazaHotel Portal , EmiratesHotel Jandaia e Posada del Bosque

Clique aqui e confira todas as ofertas do Booking em Rivera e Santana do Livramento , nosso parceiro, que oferece a facilidade do cancelamento gratuito na maioria dos quartos.

 

******* LEIA TAMBÉM: 

POST ÍNDICE COM TODAS AS DICAS DO URUGUAI NO CAFÉ VIAGEM

POST ÍNDICE COM TODAS AS DICAS DO RIO GRANDE DO SUL NO CAFÉ VIAGEM

 

 A viagem #RotaFarroupilha foi um projeto do Territórios em parceria com As Peripécias de uma FlorCafé ViagemMochilinha Gaúcha e participações especiais de Andarilhos do Mundo e da jornalista Criz Azevedo. O roteiro teve o apoio de empresas regionais como BC&M ADVOGADOS e AGROPECUÁRIA SALLABERRY, além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A viagem usou como base o  Caminho Farroupilha elaborado pelo Sebrae RS  e oferecido como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo 
Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Assisti no jornal do almoço a matéria sobre esse roteiro, e gostei muito.
    Pretendo em breve fazê-lo.

  • Bom Dia!

    Sou Turismólogo em Santa Maria/RS, gostaria de fazer esse roteiro com um grupo de amigos.
    Gostaria de mais informações. a Saber:
    Distancia a ser percorrida em estrada de chão?
    Teria um guia local para acompanhar?
    Valores por px?
    Teria uma pousada para acomodar um grupo em torno de 20 px?

    A ideia seria num final de semana, faria o roteiro no sábado e deixaria o pessoal livre para compras no domingo (ou vice versa)
    Aguardo retorno!
    Att.
    PITTHAN, Oscar Beckmann
    (55) 99989-4422

DEIXE SEU COMENTÁRIO