Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

5 motivos para aproveitar o Festival de Cinema de Gramado

Turistando no tapete vermelho do Festival de Cinema de Gramado

Muita gente não sabe, mas o Festival de Cinema de Gramado é uma oportunidade incrível para turistar pela cidade e, de quebra, assistir a muitos filmes concorrentes, debates e (ou) participar das inúmeras festas que acontecem nesse período na serra gaúcha. E detalhe: não precisa ser artista, imprensa (blogueiro!) ou de uma equipe da filmagem para participar do Festival de Cinema de Gramado. Basta querer visitar Gramado, ser cinéfilo ou, no caso das baladas, festeiro. Neste post, conto a minha experiência no Festival que ajudou a transformar Gramado num dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. E os motivos que me fazem acreditar que é uma época perfeita para visitar Gramado. Vai por mim!! 

Festival de Cinema de Gramado dicas

 

5 motivos para participar do Festival de Cinema de Gramado

 

1.  O Festival de Cinema faz parte da história de Gramado

O Festival de Cinema faz parte da história da cidade desde a década de 60, quando surgiu como uma pequena amostra. O 1º Festival do Cinema Brasileiro de Gramado aconteceu em janeiro de 1973. Anos mais tarde, o Festival passou a acontecer no mês de agosto. Além de sua importância para a cidade, o Festival de Cinema de Gramado também tem indiscutível relevância para a cultura e a indústria cinematográfica da América Latina. Aliás, foi desde sua 20ª edição, em 1992, que o Festival passou a incluir também produções de origem latina, e não somente brasileiras.

Kikito de Gramado

O famoso Kikito é o símbolo da premiação do Festival de Gramado. A artesã Elisabeth Rosenfeld, natural de Gramado, foi a responsável pela criação da estatueta dos vencedores.

2.  Museu do Festival de Cinema de Gramado

O Museu do Festival de Cinema está aberto o ano todo desde 2016 quando foi fundado. No entanto, parece que ganha um brilho especial nesse período do ano quando também recebe visita de artistas, imprensa e profissionais do cinema. Situado dentro do Palácio dos Festivais, o local retrata obras cinematográficas, artistas e profissionais que marcaram o Festival ao longo dos anos.  

Anote:

O Museu fica na Av. Borges de Medeiros, 2659 – no Palácio dos Festivais. Funciona de segunda a sábado, das 10 às 18h. O ingresso é de 20 reais em dias úteis e 30 reais nos finais de semana e feriados. Gramadenses não pagam, o acesso é livre com apresentação de documento de identidade e comprovante de residência www.museufestivaldecinema.com

Museu do Festival de Cinema de Gramado

 

3. A programação gratuita do Festival de Cinema de Gramado

Acho que muita gente não sabe que o visitante ou morador de Gramado pode conferir os filmes da amostra e até participar de todo o festival. Pelo menos eu não sabia até conferir de perto a edição de 2018. Bom saber que o Festival tem muita programação gratuita. Afora os filmes (longas e curtas) participantes, que reprisam no dia seguinte da exibição oficial e têm entrada cortesia, há painéis bem interessantes e abertos ao público. Olha que oportunidade cultural!

4. Desfilar no Tapete Vermelho e ver os artistas

Esse bem que podia ser dois motivos: ver os artistas e também desfilar no tapete vermelho ao lado deles. Isso porque se você quiser ver os filmes que concorrem ao Festival de Cinema junto com os atores e profissionais na sessão oficial de cinema no Palácio dos Festivais e, de quebra, desfilar no tapete vermelho, basta comprar os ingressos. Simples assim! A bilheteria, programação e todas as informações sobre o Festival de Cinema de Gramado estão localizadas no Hotel Serra Azul, no centro de Gramado e a passos do Palácio dos Festivais.

Quem não compra ingressos, aplaude a produção e equipe dos filmes do lado de fora do tapete vermelho. O tapete vermelho passa por toda a Rua Coberta até o Palácio dos Festivais.

Longas e curtas nacionais e estrangeiros

Em 2018, a entrada do Festival de Cinema de Gramado custava R$ 50 para ver 2 curtas, 1 filme nacional e um filme estrangeiro – tudo na mesma noite. É possível, também, comprar ingresso para a grande noite de premiação. No Festival de 2018, vi na mesma noite 2 filmes ótimos: 10 Segundos para Vencer (brasileiro) e Violeta al Fin (México).

Dica esperta:

Nas sessões noturnas, a dica é se alimentar (ou fazer um lanche) antes pois os restaurantes fecham cedo em Gramado e Canela, principalmente durante a semana

 

5. As famosas festas do Festival de Cinema de Gramado

É durante o Festival de Cinema  que acontecem os eventos e festas badaladas do ano em Gramado. Elas acontecem em clubes, hotéis, entre outros. E detalhe: quase sempre com a presença dos atores que estão por lá divulgando seus filmes. As festa concentram uma faixa etária mais jovem. Antes de casar e ter filhos, fui em muitas dessas festas, kkkk

Festival de Cinema de Gramado

E aí, será que você também concorda comigo que essa uma época legal de passear em Gramado?

Garanta já o seu hotel pelo melhor preço

Eu voltei encantada com o Festival de Cinema e deixo a dica aqui para quem quiser aproveitar Gramado nesse período. Amei pisar no tapete vermelho e ver os filmes concorrentes ao lado dos atores, diretores e comentaristas. Só lembre que é uma temporada bem concorrida e é bom garantir seu hotel ou pousada antecipadamente. Neste link do Booking.com é possível reservar com descontos e com cancelamento gratuito na maioria dos quartos.  Eu fiquei hospedada no Casa da Montanha, hotel bem central, no coração de Gramado. Fiz tudo a pé. Vale a pena escolher hotéis centrais (próximos do Palácio dos Festivais) para sentir a cidade pulsando nesse período e, quem sabe, ver os artistas de perto. Outra dica central e charmosa é o Wood Gramado, que pertence ao Grupo Casa da Montanha.  

Festival de Cinema de Gramado 2019

O 47º Festival de Cinema de Gramado acontece de 16 a 24 de agosto e homenageia, com o Troféu Cidade de Gramado, o desenhista, roteirista e pai da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa. O gaúcho Marcos Santuario e Rubens Edwald Filho (o famoso comentarista do Oscar) são os curadores do Festival de Cinema de Gramado. A programação de 2019 logo estará no site www.festivaldegramado.net

Festival de Cinema de GramadoSAIBA MAIS


FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO 
Em 2019 de 16 a 24 de agosto
O festival oferece programação gratuita e venda de ingressos no tapete vermelho (no Hotel Serra Azul) para os filmes concorrentes.
Site: www.festivaldegramado.net


 

Organize a sua Viagem para Gramado e Canela

+ Guia completo de Gramado e Canela – post índice com todas as dicas

+ Guia completo Serra Gaúcha- post índice com todas as dicas

+ Guia completo de Gramado e Canela com Crianças

+ Encontre Hotéis e Pousadas em Gramado com até 50% de desconto

+ Encontre Hotéis e Pousadas em Canela com até 50% de desconto

+ Alugue carro em Gramado e Canela em até 12x

+ Acompanhe o @amoserragaucha –  nosso perfil no Instagram só com dicas da serra gaúcha

 
Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • OLÁ, BOA TARDE!

    VOU A GRAMADO EM AGOSTO E TENHO BASTANTE INTERESSE EM ASSISTIR PELO MENOS 1 FILME NO FESTIVAL, GOSTARIA DE SABER SE AS SESSÕES GRATUITAS (DO DIA SEGUINTE) TEM MUITA DISPUTA POR ENTRADA, SE É PRECISO PEGAR SENHA/FILA OU É SÓ CHEGAR NO PALÁCIO DOS FESTIVAIS E ENTRAR.

    OBRIGADO!

DEIXE SEU COMENTÁRIO