Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!

5 festas da Gastronomia Alemã no Rio Grande do Sul

As festas com  gastronomia alemã no Rio Grande do Sul são variadas. Grande parte tem, além da gastronomia, bandinha alemã, cerveja, trajes típicos e, é claro, muito chope. Porco, cucas, chucrute, bolinho de batata, salsicha bock e linguiça, eisbein (joelho de porco), cerveja e embutidos não podem faltar, né? A seguir, confira algumas festas com o sabor da gastronomia alemã no Rio Grande do Sul.

gastronomia alemã no Rio Grande do Sul

1. Oktoberfest em Igrejinha e Santa Cruz do Sul

Desde 1988, Igrejinha, cidade situada a 90 quilômetros de Porto Alegre e a 32 km de Gramado, realiza a sua Oktoberfest celebrando a cultura germânica com shows musicais, chope, jogos germânicos, gastronomia, bandinhas típicas e desfiles.
Saiba mais em www.oktoberfest.org.br

Em Santa Cruz do Sul, a festa também é muito festejada durante o mês de outubro. Mais antiga do que a de Igrejinha. Também mescla história, cultura e tradição, além de música e chope, claro.

Saiba mais em oktoberfestsantacruz.com.br

gastronomia alemã no Rio Grande do Sul

Oktoberfest Igrejinha. Foto Juliano Arnold

2. Suinofest em Encantado

“A carne de porco saiu do chiqueiro e ficou chique”. E não sou eu que estou afirmando isso. É a matéria da revista Veja de junho. Já faz um tempo que a carne suína vem passando por melhorias e se transformando em iguaria nas mãos dos Chefs. Logo, não é de se espantar que a cidade de Encantado tem uma das maiores festas gastronômicas do Rio Grande do Sul que gira ao redor do porco, a Suinofest. E apesar da cidade ter sido colonizada por imigrantes italianos, Encantado é pioneira na produção e exportação de suínos.

Em 2019, a Suinofest acontece dias 7, 8 e 9 e 14, 15 e 16 de junho.

E já que a carne de porco é muito popular na cultura alemã e protagonista nos pratos típicos, entrou para essa lista de eventos da gastronomia germânica no Rio Grande do Sul. A festa é um prato cheio para quem quer comer  carne suína em diversos estilos: de receitas elaboradas a típicas: costelinha molho barbecue, minishchnitzel, pernil temperado, salames, linguiça, picanha suína, copa, torresmo, entre outros.

O ingresso na Suinofest dá direito a mais de 50 opções de comida e uma carta com 40 tipos de bebidas, incluindo chopp artesanal, vinhos, sucos, água, entre outros. À noite também haverá espumante. O ingresso dá direito a 4 horas de permanência no Salão Gastronômico com comida e bebida liberada.

E mais: o Suínofest também tem Espaço Cultural, Festival de Compras, Praça de Alimentação, brinquedos infláveis, seminários e produtos de agroindústrias da região, além de artesanatos.

DESCONTO DE 5% NO INGRESSO PARA LEITORES DO CAFÉ VIAGEM

Insira o CUPOM   > CAFEVIAGEM < no link da compra do ingresso online e receba 5% de desconto para aproveitar a festa.

Saiba mais em www.suinofest.com.br

Suinofest Encantado

3. Festival do Chucrute em Estrela


Realizado anualmente na cidade de Estrela entre os meses de abril e maio. Tem gastronomia germânica, desfile e bailes típicos

Saiba mais em festivaldochucrute.com.br

 

4. Festa do Café, Cuca e Linguiça em Picada Café

A festa acontece em agosto e tem a gastronomia seu carro-chefe. O banquete é servido nos pavilhões do Parque Jorge Kuhn em Picada Café: cucas, pães, roscas, pretzel, linguiças, salames e queijos. Afora os quitutes, também oferece café colonial e almoço típico. A cultura alemã também se faz presente com bandinhas típicas,danças e jogos germânicos.

Saiba mais em www.picadacafe.rs.gov.br

 

a do Café, Cuca e Linguiça em Picada Café

Foto divulgação: Maira Wickert


5. Festa da Colônia em Gramado

Uma das festas mais gostosas e autênticas da serra gaúcha é a Festa da Colônia de Gramado. Une a cultura dos imigrantes da Itália, Alemanha e até Portugal.  Ou seja, vai ter muita dança e pratos típicos alemães e feitos pelo pessoal da colônia e zona rural de Gramado. A festa acontece no período de maio, todos os anos.
+ Leia aqui o post sobre a Festa da Colônia em Gramado no Café Viagem

Festa da Colônia de Gramado

Festa da Colônia de Gramado – foto divulgação

Outras festas da gastronomia alemã no Rio Grande do Sul


Katoffelfest em Santa Maria do Herval
Tradicional festa da batata
www.facebook.com/pg/kartoffelfestsantamariadoherval

Festival Nacional do Kerb de Estância Velha
No mês de abril em Estância Velha, cidade integrante da Rota Romântica, também tem alegria alemã com fogos de artifício, apresentações culturais, chope, bandas e música.


Kuchenfest de Rolante

Sabia que Rolante é a Capital Nacional da Cuca?  
Saiba mais em www.facebook.com/Kuchenfest

gastronomia alemã no Rio Grande do Sul

Pesquise mais dicas do Rio Grande do Sul no post índice do Café Viagem:

Post índice com todas as dicas do Rio Grande do Sul 

Siga @amoserragaucha e @cafeviagem no Instagram  e acompanhe as dicas da Serra Gaúcha

 

Mais dicas de gastronomia alemã no Rio Grande do Sul no site Café Viagem:

 + Leia também: 7 endereços imperdíveis  para comer comida alemã na Serra Gaúcha

 

Passeios de Agroturismo Gramado e Canela

+ Tour Linha Bela – passeio Agroturismo Gramado e Canela.

Tour Raízes – Passeio Agroturismo Gramado e Canela

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO