Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

O lado gourmet da Rua Coberta de Gramado

A Rua Coberta de Gramado é famosa entre os turistas, um dos pontos mais visitados da cidade. Mas afinal, o que será que atrai tanta gente nessa rua tão pequena ?

evento do Gastronômade durante o Festival de Gastronomia em Gramado

evento do Gastronômade Brasil  durante o Festival de Gastronomia em Gramado

Uma das primeiras atrações da rua é o endereço: está no centro e em frente ao Palácio dos Festivais , atravessando a rua principal de Gramado. Serve, inclusive, de refúgio para os turistas da chuva e do mau tempo.

Faça chuva, faça sol, a Rua Coberta é sempre um bom refúgio

Faça chuva, faça sol, a Rua Coberta é sempre um bom refúgio

Em segundo lugar, sempre bem decorada com flores, a rua se enfeita conforme a estação ou data festiva da cidade.  É palco de muitas atividades que acontecem na Serra como a Páscoa, o Natal Luz, o Festival de Gastronomia, entre outros. Ou seja, um ponto de encontro. Passear por ela é a garantia de saber o que acontece pela cidade e, quem sabe, acompanhar shows gratuitos.

Palco de festas: Páscoa, Natal, Gastronomia

Palco de festas: Páscoa, Natal, Gastronomia

Por fim, quando não é palco de festas, a Rua Coberta atrai mesmo os turistas é com a boa mesa. Saiba que a rua é feita principalmente de restaurantes com suas mesas ao ar livre, pelegos de ovelha e cobertores nas cadeiras, aquecedores, bandas e shows ao vivo. Ao meu ver, é esse o clima especial que encanta os visitantes: sentar entre os pelegos, tomar um café ou fazer uma refeição. Afora os restaurantes, há algumas lojas como as de chocolate (Caracol), artesanato, malharias e livrarias. No entorno da Rua Coberta também é possível encontrar bons endereços gourmets, como a tradicional Casa da Velha Bruxa, o Divino e o Atelier do Café.

Mesas ao ar livre na Rua Coberta - um ponto gourmet na cidade

Mesas ao ar livre na Rua Coberta – um ponto gourmet na cidade que virou o queridinho dos turistas

* 5  pontos gourmets na Rua Coberta e arredores *

O Café Viagem selecionou 5 endereços para quem quer fazer uma paradinha e se aquecer com os sabores da Rua Coberta e seus arredores. Confira abaixo a nossa lista:

Rua Coberta Gramado (8)

1. Bistrot Brillat

Pratos bem servidos, bom atendimento. O restaurante é dos mesmos proprietários do Divino e Pastaciutta, dois clássicos de Gramado. A gente provou o confit de pato e recomenda com louvor, uma delícia. Leva molho de ervas, purê de maça (que adoro) e cenoura baby glaceada. Ouvi falar muito bem do bacalhau. Há também opções de petiscos e da sopa no pão.
Rua Madre Veronica (Rua Coberta ), Gramado
Almoço e Jantar

Tel:(54) 3286-6900
Site:  www.bistrotgramado.com.br

Rua Coberta Gramado (4)

o pato delicioso do Bistrot

o pato delicioso do Bistrot

onde comer gramado rua coberta

música ao vivo no Bistrot

música ao vivo no Bistrot

2. Caracol Rua Coberta

Existem outros pontos do Chocolate Caracol, mas este é um dos mais tradicionais. Perfeito para o café ou a sobremesa. Não deixe de provar o chocolate quente, os sorvetes artesanais e ou o waffle com sorvete e calda de chocolate. A casa também serve refeições, mas nunca experimentei. Sempre curti sentar por lá para adoçar o passeio.
Rua Madre Veronica, 30 – (Rua Coberta), Gramado

Rua Coberta Gramado (10)

Caracol Chocolate (8)

3. Divino

O Divino fica quase em frente à Rua Coberta e ao lado da Igreja de Gramado. Tem um ambiente mais moderno com mesas na área interna e externa. Aliás, se o tempo estiver bom, as mesas ao ar livre são uma excelente pedida para curtir o astral do centro e coração de Gramado. Seu menu tem pratos mais elaborados com massas, frutos do mar, filés e risotos. E ainda: hambúrguer e saladas. A dica é não dispensar o antepasto com produtos de excelente qualidade (adoro os patês!). Como prato principal, o Stracotto de Cordeiro é de comer ajoelhado. Trata-se de uma paleta de cordeiro de respeito que se desmancha, cozida em baixa temperatura por horas, um molho acompanhado de risoto de açafrão.  O prato é divino, merecedor do nome do restaurante. Ah, não deixe de pedir um vinho tinto, o prato merece! Durante o almoço, oferece também a opção do prato executivo, com preços mais em conta. Para os turistas que sonham com fondue, a casa também tem esta opção (carne, queijo e chocolate). Assim como o Bistrot , o restaurante é dos mesmos proprietários do famoso Pastasciutta.
Av. Borges de Medeiros, 2659 – Gramado
Aberto do almoço ao jantar
Site: www.divinogramado.com.br

Atrás do relógio e em frente à Rua Coberta está o Divino

Atrás do relógio e em frente à Rua Coberta está o Divino

O escandaloso cordeiro do Divino

O escandaloso prato de cordeiro do Divino

 

4. Casa da Velha Bruxa

O clássico dos clássicos da Prawer, coladinho na entrada da Rua Coberta. Um dos pontos mais tradicionais da cidade. Quando eu era pequena essa casa já era o point de encontro em Gramado. O local sofreu reformas e atualmente o ambiente mudou bastante em relação ao antigo, mas os lanches continuam exatamente os mesmos. A torrada completa, o waffle e o cascão de chocolate são famosos e imperdíveis. São poucas mesas e, por isso, o local vive lotado.
Av. Borges de Medeiros, 772 Gramado
Site: www.prawer.com.br/bruxa

Casa Velha Bruxa (4)

Casa Velha Bruxa (3)
Casa Velha Bruxa (2)

Casa Velha Bruxa

 

5. Atelier do Café

A passos da Rua Coberta, um ponto para apreciar um simples café entre uma caminhada e a outra pela cidade. O Atelier me conquistou pelo bom cafezinho. Excelente local para relaxar em frente à praça Major Nicoletti, ao lado da Rua Coberta e próximo ao ponto de informações turísticas de Gramado.
Av. Borges de Medeiros, 2656 Gramado

Atelier Cafe

Atelier Cafe Gramado
No mapa abaixo, confira a localização de alguns pontos citados neste post e outras indicações do Café Viagem no entorno da Rua Coberta.

 

unnamed
SAIBA MAIS


RUA COBERTA DE GRAMADO

A Rua Coberta liga a Av. Bordes de Medeiros à Rua Garibaldi, e fica próximo ao Palácio dos Festivais. Está situada no centro de Gramado, rodeada de comércio e pontos gastronômicos

 

LEIA TAMBÉM NO CAFÉ VIAGEM

⇒  Post índice completo com dicas de Gramado e Canela | Serra Gaúcha

roteiro-gramado

 

 

Melhores sites planejar viagem

Conheça os parceiros do Café Viagem para pesquisar e fazer reservas para sua viagem.
Todos foram testados antes de serem sugeridos aqui no blog!

 

P A R A     A L U G U E L   D E   C A R R O 

PESQUISE AQUI MELHORES TARIFAS ALUGUEL DE CARRO SERRA GAÚCHA


P A R A    T R A N S L A D O ,   P A C O T E S    E   I N G R E S S O S
PESQUISE AQUI VÁRIAS OPÇÕES DE TOURS E PASSEIOS COM A BELA VIAGEM.
A venda é online e  de forma segura e pode ser PARCELADA NO CARTÃO DE CRÉDITO.

pacotes gramado 2

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO