Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Gramado – 16 dicas gostosas para curtir a cidade

(*post atualizado em fev. de 2015 ) Dicas de Gramado no inverno, para curtir a dois ou em família. Este post oferece sugestões de programas que combinam com um belo fim de semana tanto em Gramado quanto em sua vizinha Canela .  Não deixe de conferir também o nosso post índice de Gramado e Canela com todas as nossa dicas !

Gramado

rua de Gramado no Outono


1. HOTEL PARA NAMORAR

Varanda das Bromélias ,um hotel boutique para curtir a lareira no quarto e tomar um dos melhores cafés da manhã da sua vida.
Villa Bella,  hotel que acaba de passar por uma reforma. Tem uma vista privilegiada e um andar romântico e exclusivo para casais (lindo!)
Leia também: post com 24 hotéis e pousadas para namorar na Serra Gáucha

Suite casal no Villa Bella com vista privilegiada do Vale

Suite casal no Villa Bella com vista privilegiada do Vale

 

2. HOTEL PARA CURTIR EM FAMÍLIA
 Alpestre :  um pátio verde lindo e ótima recreação com monitores. Em datas especiais, oferece programação especial e temática na recreação. Leia mais no post do Café Viagem sobre o Alpestre, aqui e o post sobre facilidades kids aqui!  Reservas e ofertas do Alpestre, pesquise aqui!
Rita Höppner : o hotel do Mini Mundo. Quem é hóspede tem entrada livre no parque. E ainda: nos finais de semana pode aproveitar o incrível almoço alemão oferecido no restaurante do hotel. O espaço kids também é uma fofura. Leia aqui o post da nossa experiência no hotel. Reservas e ofertas do hotel, pesquise aqui!
Leia também, o post no Café Viagem sobre Hotéis com Crianças em Gramado e Canela.

A simpática casinha de atividades de recreação no hotel Rita Höppner

A simpática casinha de atividades de recreação no hotel Rita Höppner


3.
CAFÉ
 Josephina – Bistrô para um café ou uma refeição impecável e cheia de charme. Ao lado da Igreja.
Rua Pedro Benetti (ao lado da Igreja Matriz). Gramado. Tel.: (54) 3286-9778. Site: www.josephinacafe.com.br
Café com Leitecafé simples e delicioso.
R. Garibaldi, 580 – Gramado.
*Leia aqui o post do Café Viagem com uma seleção de cafés em Gramado e Canela!

Josephina, vitrine Arraial e capa de 04/05 do JG


4. RESTAURANTES DE MASSA 

Mamma Pasta  – italiano delicioso bem no centro de Gramado, do mesmo grupo da Caracol Chocolates. Leia aqui o post completo sobre o local.
Av. Borges de Medeiros, 2727 | Largo da Borges

uma das delícias do Mamma Pasta, o mil folhas de abobrinha de entrada

uma das delícias do Mamma Pasta, o mil folhas de abobrinha de entrada


5. 
SABOR RURAL 
Para um almoço de sábado ou domingo na zona rural da Linha Ávila – 3km do centro de Gramado. Belo churrasco, pratos campeiros e alguns quitutes da culinária italiana. Sr. Henrique Fiorezi atende seus clientes com a simpatia de um verdadeiro “nono”. Lugar encantador. Leia aqui o post completo sobre o Sabor Rural no Café Viagem!!

Rua João Scur, 1890. Linha Ávila Alta, Gramado /RS. Tele. (54) 9625-7454 (54) 8141-3164

sabor-rural Gramado


6
. COLONOS
Feira Orgânica e Pães dos Colonos ao lado da Rodoviária
A colonada mais querida e simpática da redondeza pilota os fornos de pães da Praça das Comunicações. O cheirinho no ar é indescritível. Não deixe de provar o pequeno pão com linguiça. Nas sextas e sábados pela manhã, uma adorável e minúscula feira de produtos orgânicos acontece ao lado da Casa do Colono.
Na Praça das Comunicações, ao lado da Rodoviária e em frente ao restaurante Pastaciutta



7. PARQUES (aviso: no momento o restaurante deste parque encontra-se fechado!)
Parque do Gaúcho  – ao lado do Gramado ZOO, um parque enaltece a cultura do RS com memorial, animais criolos, chimarrão, galpão mirim e almoço nos finais de semana com churrasco e pratos campeiros (atenção: atualmente o restaurante está fechado!!). Ótima pedida em dias de chuva já que o espaço indoor é amplo. Informações e reservas: (54) 3421 0800.
Gramado Zoo – O programa certeiro para quem vai em família para Gramado.
RS 115 Km 35 Várzea Grande – Gramado. Site: ww.gramadozoo.com.br

Churrasco no Parque do Gaúcho

Churrasco no Parque do Gaúcho

8. PIZZA OU FONDUE?
Um programa ideal com crianças: a pizzaria temática Cara de Mau (antiga Porto dos Piratas). Do mesmo proprietário, o Chateau de la Fondue  – na casa ao lado da Porto dos Piratas – oferece o tradicional e turístico fondue no cardápio.
Rua Coronel João Correâ, 434 Gramado. Site: www.carademau.com.br

9. COMPRAS
Caminhar pelas lojinhas da rua principal de Gramado: Arraial Casa, Arezzo, Chameleon, Rosa Carmina, Jorge Bischoff calçados, D|G Boutique, entre outras. Dica:  o aromatizador de ambiente “Armani” da Arraial.

10. LIVRARIA E LARGO DA BORGES
Um pequeno centro comercial coberto – com várias lojinhas – (em frente à Rua Coberta ). Há uma aconchegante livraria, a  Sucellus. Para quem tem crianças, a dica por lá é Chameleon Kids tem várias coisinhas lindas e até carrinhos para aluguel. Boa pedida para dias de chuva ou frio!

11. NEVE  NO SNOWLAND
O primeiro parque indoor de neve das Américas. Inaugurou no final de 2013 e, desde então, vive lotado. Oferece pista de gelo, restaurante e atrações na montanha de neve artificial, como tobogã, esquibunda e aulas de esqui e snowboard. Veja aqui o post do Café Viagem sobre o parque! 

A montanha da neve

As atrações na neve do Snowland

12. LAVANDA
 Le Jardin – Parque de Lavanda – 
Não crie grandes expectativas, assim você vai amar este lugar. Uma área s belíssima com lavandas e outras plantas. É possível comprar mudas e plantas em vasos, passear pelo jardim e fazer boas compras. A linha de aromatizantes “Le Jardin” é maravilhosa. Não experimentei, mas ouvi falar que o strudel do café da loja é delicioso. www.lavandasgramado.com.br


13.
 CHOCOLATE
Caracol,  Planalto ou Velha Bruxa? – 
Para waffle, sorvete, chocolate quente, lanches, chá e outras guloseimas típicas gramadenses. Essas três casas dividem opiniões sobre qual é a melhor no ramo. Todas estão localizadas na Borges de Medeiros, ao lado da Rua Coberta. E todas são uma delícia!

14. CHÁ DA TARDE
No hotel Ritta Hoppner – Chá da tarde com os quitutes alemães deste simpático hotel do MiniMundo. Todos os dias, a partir das 17h.

15. GALETO
Cantina Di Capo, Di Paolo ou no Nonno Mio. Todos clássicos.

o impecável galetinho do Di Paolo - com casa em Gramado, Bento, Caxias e Porto Alegre

o impecável galetinho do Di Paolo – com casa em Gramado, Bento, Caxias e Porto Alegre

16. GUIA ESSENCIAL GRAMADO E CANELA
Para conferir todas as dicas e endereços, leve com você o guia da editora Pulp que escrevi com todo o carinho. À venda nas principais livrarias do BrasilNo momento o guia está esgotado! Aguarde novas informações sobre lançamento de 2a edição!

Guia Gramado

unnamed
PESQUISE MAIS

 

LEIA AQUI O POST ÍNDICE DE GRAMADO E CANELA NO CAFÉ VIAGEM

—> ALUGUEL DE CARRO SERRA GAÚCHA, PESQUISE AQUI!

—> HOTÉIS SUGERIDOS EM GRAMADO  – PESQUISE AQUI TARIFAS E OFERTAS DE HOTÉIS

Tours Serra Gaucha

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Alexandra!!!! Como eu pude viver até agora, sem ter visto isso???
    Você tá mentindo, né? Esses lugares, essas paisagens, essas comidinhas e fotos não existem! Não pode ser! É tudo lindo demais, perfeito demais, desejável demais!
    A cada item sugerido, fico enlouquecida, querendo muito estar aí dentro do blog!
    Sério, é maravilhoso!
    Achei simplesmente apaixonante e adorável! Parabéns por esse post, e por seu bom gosto!
    Beijos!!!

    • Obrigada, Lígia! Como falei, o outono é mágico na Serra Gaúcha. Paisagens que fazem de qualquer um um bom fotógrafo, mesmo que a máquina seja o seu celular!
      Beijos grandes
      Alexandra

  • Ótimas dicas. Estou indo para Canela e Gramado em setembro e estou com uma dúvida se alugo carro, contrato guia, ando a pé…..
    Essa dica da bicicleta me interessou, sei que não dá para chegar a todos os lugares e tem também a questão de onde deixa-la ao adentrar nos locais, mas para um passeio deve valer a pena. Onde consegui-las para locação?
    Abraços e parabéns por compartilhar conosco suas experiências.

  • Alexandra:
    Obrigado pelas excelentes dicas. Visitei o Josephina. Gostei muito do Cafe com Leite (ótimos preços) e dos chocolates e sorvetes da chocolateria Prawer. Dexei comentarios para suas indicações em Canela.
    Abs.
    Junior

  • Alexandra, adorei as dicas!!! Estou indo essa semana e depois volto para contar como foi… :) Beijos!!!

      • Alexandra, só estou vendo hoje sua resposta! Peguei a época da Festa da Colonia e adorei! Os pães vendidos lá eram deliciososssss… Cervejas diferentes, geleias, queijos. Muito legal mesmo. Estava tudo lindo no Outono, voltei apaixonada. Não era época das lavandas do Le Jardin, mas mesmo assim me apaixonei pelo lugar. Ótimas dicas! Beijão

  • Gostei muito das dicas. Estou indo com meu marido em outubro para as serras gaúchas e gostaria de saber como e o clima e que tipo de roupa devo levar ( roupa de frio, pouco frio ou ainda muito frio) . Aguardo sua resposta . Bjs , Inês .

  • Boa tarde
    adorei as dicas
    estou indo com meus filhos em janeiro de 2016 para as serras gaúchas e gostaria de saber como é o clima e que tipo de roupa devo levar ( roupa de frio, pouco frio ou ainda muito frio)vou com crianças . Aguardo sua resposta . Bjs , Rena .

    • Oi Rena

      Tudo bem? Essa época é bme quente. Mas é claro, com o tempo louco é sempre bom levar um bom casaco. Já peguei frio em pleno verão. Contudo, de dia faz bastante calor. À noite, bate um friozinho (casaco moleton, calça jeans).
      Em breve, vou começar a vender roteiros personalizados da Serra Gaúcha aqui no blog caso tenha interesse.

      Beijos grandes
      Ale
      https://www.cafeviagem.com

  • Ola estarei indo c meu esposo no dia 12/07/15 q tipo d roupas levar onde ir já que queremos aproveitar o maximo e nos apaixonar os ainda mais .

  • Querida,
    Parabéns por mais um belissimo post.
    Esse hotel Villa Bella fica á qual distância do centro?

    Agradeço desde já :)

  • Olá!
    Bom dia!

    Estarei indo para gramado passar 6 dias em Janeiro de 2016, irei sozinha gostaria de dicas para almoço, janta, e noite pois irei de pct CVC. Sou de Santarém – Pa. Se tiver alguém também indo sozinho (a)… podemos trocar contatos ficarei no via serena.

    • Olá, adorei todas as dicas, estarei em Gramado a partir do dia 13/01/16, eu e minha filha. Warlany, ficaríamos muito feliz com sua companhia, pois você informou que está indo sozinha. Se quiser se juntar a nós para conhecer a serra gaúcha, entre em contato comigo por e-mail, aí combinamos tudo. E valquiriasousa@gmail.com. Um grande abraço.

  • Quanta maravilha, acho que sou sortuda? estou indo nov. 2015 para morar em Gramado..amei o blog…

  • Ola,boa noite?ajudar por favor estamos com vontade de mora em gramado iremos,em maio 2016.sou barbeiro e ela trabalha com bolos e salgados achamos lindo e gostamos do clima somos pernambucano querendo melhor sistema de vida morramos só nos dois se puder nos ajudar agradecemos que Deus te abençoe Amem!

    • Oi Gleyson

      Na verdade não moro me Gramado, por isso fica difícil ajudar ou dar esse tipo de dica. Vocês vão estranhar bastante o clima, isso eu tenho certeza. Desejo boa sorte no caminho de vocês e tudo de bom.
      Abraços
      Alexandra do https://www.cafeviagem.com

  • Olaaa, estarei indo com minha família agora no começo de Novembro, ficaremos no hotel Cabanas Tio Muller.
    Gostaria de saber como está o tempo por aí?
    Pois tenho um filho de dois aninhos e muito friento rs
    E gostaria descaber se esse hotel é muito longe do centro
    Obrigada pelas dicas

  • Muito bom seu blog! parabéns!!! Gostaria de saber se vc tem noticia de alguma programação no mês de março. Estou querendo ir a gramado de 13 a 19 de março de 2016, ou seja, uma semana antes da semana santa. Tem alguma programação especifica já nessa data? vi que a pascoa em gramado vai de 04 a 27 de março.

  • Olá Alexandra!!
    Estou indo para Gramado em novembro de 2016,e vou fazer o tour da uva e vinho com o trem Maria Fumaça, mas tenho que escolher e agendar agora esses dias… e estou muiiiito na dúvida!!
    Qual vinícula visitar,Tone com a Garibaldi no mesmo passeio, tonet e aurora ou a Milantino somente? Qual vinícula escolher…
    Me ajuda por favorrrr!!

  • Olá Alexandra!! Qual vinicula visitar!
    Estou indo para Gramado em novembro de 2016,e vou fazer o tour da uva e vinho com o trem Maria Fumaça, mas tenho que escolher e agendar agora esses dias… e estou muiiiito na dúvida!!
    Qual vinícula visitar,Tone com a Garibaldi no mesmo passeio, tonet e aurora ou a Milantino somente? Qual vinícula escolher…
    Me ajuda por favorrrr!!

  • Gente estou indo passar uma temporada em Gramado agora em novembro 2017. De tanto que fui passear que gostei.

  • Ja assinei a newsletter do cafeviagem, mas não encontrei no blog uma curiosidade que me ajudará a programar minha visita ao Vale dos Vinhedos.
    Como será ma visita de um dia, gostaria de aproveitar da melhor maneira este passeio.
    No blog há 3 sugestões para o roteiro: com 1 , 2 , ou 3 paradas , na tourneé da Citral.
    Me interessa a opção de 3 paradas, sendo uma na Vinícula Miolo.
    Como não sei o sentido de percurso do microonibus da Citral, ao circular o vale, e no sentido dos ponteiros do relògio ou sentido contrário,
    não sei a ordem das 3 paradas sugeridas.
    No blog a ordem é: 1- Vinícula Almaúnica, 2- Mamma Gema Tratoria, 3- Vinícula Miolo.
    Pergunta: 1) a ordem acima é a ordem em que o onibus passa?
    2) O intervalo de tempo em que o onibus passa no local de parada de qualquer usuário que desembarca seria mais ou menos a metade do tempo total do circuito, ou seja +- 1 hora a 1:30 hs , após o passageiro fazer um desembarque ?

DEIXE SEU COMENTÁRIO