Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Hotel Casacurta – uma longa história de amor para um curto fim de semana em Garibaldi

(Atualizado em março de 2019 ) A experiência no Hotel Casacurta em Garibaldi (Serra Gaúcha -RS), a Capital Brasileira do Espumante, superou todas as nossas expectativas. Sempre que comemoramos o nosso aniversário de casamento, planejamos uma viagem romântica, mesmo que curta. Nos últimos anos, fomos ao Uruguai e a Belém do Pará. E, esse ano, ao receber o convite para conhecer o evento Garibaldi Vintageachei que seria apropriado esticar o fim de semana e brindar as nossas bodas na Capital do Espumante.

Para quem quiser ver o post novo do Hotel Casacurta com os quartos restaurados em 2018, clique aqui!

garibaldi-1
Mas afinal, o que tem em Garibaldi ou no Hotel Casacurta de tão especial para um fim de semana romântico? Então, vem comigo que eu te conto.

hotel-casacurta
Ao planejarmos o nosso roteiro (veja no fim deste post um resuminho da programação), só tínhamos três planos certeiros: namorar no hotel com espumante (óbvio), jantar em um restaurante legal  e visitar o antigo Bar Joe, um bar clássico de rock and roll onde meu marido saudosista curtiu algumas noites de sua juventude quando ia visitar um amigo em Garibaldi. Afora essas atividades, o resto seria lucro. E nessa lógica, acho que voltamos ricos já que a programação foi intensa e maravilhosa.

garibaldi

Foto de Kais Ismail Musa

♥ ♥  Desde 1953, uma referência em receber com charme

Não dava para imaginar o quanto nos apaixonaríamos pela pequena e tão preservada Garibaldi, começando pela hospedagem  que harmoniza charme, história e tradição. O hotel de 1953 foi fundado pela  família Casacurta,  imigrantes italianos que chegaram na região em 1870. A construção é inspirada em castelos do Vale do Loire da França e, durante muito tempo, o hotel foi símbolo de elegância, hospitalidade e lua de mel na serra gaúcha.hotel-casacurta

No Booking.com o Casacurta está avaliado como Fantástico. Aliás, quando postei nas redes sociais do Café Viagem que estávamos no Hotel Casacurta choveram comentários do tipo ” meus pais passaram a lua de mel neste hotel”  ou  “aproveitem, adoro este hotel” . Enfim, deu para sentir que é um lugar carregado em memórias afetivas.

hotel-casacurta-garibaldi-27

♥ ♥   A restauração do Hotel Casacurta 

No entanto, como tudo na vida, ouvi falar que os anos acabaram castigando um pouco o visual da casa que precisava ser renovado junto com as acomodações. Para sorte de todos e do hotel, uma outra família apaixonada por esse capítulo da história de Garibaldi decidiu dar sequência ao belo trabalho da família Casacurta. Assim, há três anos, o hotel ganhou nova administração de Cesar Nicolini e foi restaurando com extremo bom gosto, preservando ao máximo a essência de sua trajetória e arquitetura.

hotel-casacurta-4

É emocionante ver como Cesar, o atual proprietário, e sua equipe deram ainda mais vida e conforto ao espaço.

Num cafezinho na chegada, conheci o Cesar

Num cafezinho na chegada, conheci o Cesar e a querida Denise, gerente do hotel

hotel-casacurta-garibaldi-rs

 

♥ ♥   Os ambientes apaixonantes do Hotel Casacurta

Da hospedagem à gastronomia com a filosofia slow-food do restaurante (a Hostaria Casacurta), tudo é encantador com detalhes primorosos como a bela e nova piscina externa ou as orquídeas, cultivadas pela mãe de Cesar,  que enfeitam com delicadeza e poesia os ambientes do Casacurta.

hotel-casacurta-o

O piso de parquet muito bem preservado é outra particularidade do hotel que salta aos olhos dos hóspedes.

casacurta-hotel-garibaldi
Entre os toques e acréscimos pessoais dos novos proprietários ao hotel,  um ” senhor simpático” que anima as crianças e adultos: o Barão, o tranquilo mascote da recepção.  

hotel-casacurta-serra-gaucha

Barão é uma espécie de hostess que transita livre pelos salões. Tem até um quadro dele enfeitando um cantinho.

hotel-casacurta-rs

♥ ♥  O Café da Manhã do Hotel Casacurta

O salão principal do café da manhã foi o meu ambiente preferido. Foi como abrir uma passagem pelo tempo. O mobiliário antigo e as luminárias de cristal se integram em harmonia com a mesa em design moderno de madeira.
hotel-casacurta-garibaldi-11

Logo se percebe algumas outras relíquias decorando mesas e espaços.

hotel-casacurta-garibaldi-16

♥ ♥  Estrutura do Hotel Casacurta

Afora a piscina e o restaurante, há uma excelente e completa sala de ginástica. E ainda: ambientes que não passaram por uma restauração, como salas de estar ou de jogos mas que, segundo a equipe do hotel, logo entrarão na lista de prioridadades.

 Academia, sala de jogos e um close em um dos quadros do hotel que mostra o hotel antigamente


Academia, sala de jogos e um close em um dos quadros do hotel que mostra o hotel antigamente

Para eventos, há um enorme salão que foi totalmente reconstituído. Imagino que o local deva ser palco de muitos casamentos pelas redondezas.

hotel-casacurta-2

+ Booking.com | Pesquise aqui o seu hotel em Garibaldi na Serra Gaúcha

♥ ♥   Os quartos: uma passagem tranquila no tempo

Chego no quarto e sou recebida com flores e um querido cartão da gerente do hotel parabenizando o casal pela data. Uma gentileza que conquista.hotel-casacurta-garibaldi-5
O quarto tem tons pastéis, que dão um toque antigo e ao mesmo tempo  proporcionam uma espécie de leveza a todo o ambiente. Ao abrir a janela, a luz natural que entra junto com o som da natureza me tranquilizam ainda mais.

hotel-casacurta-garibaldi-4

Em nossa janela, fomos agraciados com barulhinho da chuva à tarde e os passarinhos pela manhã.  Ah, e volta e meia ouvíamos os motores V8 de carros que estavam pela cidade para o Encontro de V8 que acontecia naquele fim de semana. Ainda contarei sobre esse evento aqui no blog!

hotel-casacurta-garibaldi-6

♥ ♥  A gastronomia do Casacurta e os encantos do café da manhã

Na conversa que tive com Cesar Nicolini logo na chegada  ao hotel, soube que ele passou um tempo na Europa antes de voltar a Garibaldi e abraçar a administração do Casacurta. Cesar é sommelier e um entusiasta da gastronomia, graduado na Escola de Gastronomia UCS-ICI (Flores da Cunha – RS). Durante sua viagem a Europa, aproveitou para  ampliar seu conhecimento enogastronômico.

hotel-casacurta-garibaldi-24

No Casacurta, a gastronomia desperta cedo no café da manhã. Tudo fresquinho, apresentação caprichada e com várias delícias caseiras.

hotel-casacurta-garibaldi-13
O suco de laranja e a geleia vem da horta do hotel.

hotel-casacurta-cafe-da-manha

Muita atenção aos bolos caseiros, são imperdíveis.

hotel-casacurta-garibaldi-19
hotel-casacurta-garibaldi-15Principalmente o de especiarias…hotel-casacurta-garibaldi-20

hotel-casacurta-garibaldi-14

♥ ♥ O restaurante: Hostaria Casacurta 

Eu admito: antes de chegar ao hotel eu não sabia que encontraria um restaurante por lá. E o melhor: com o clima perfeito para um jantar a dois e uma carta de vinhos e espumantes com o melhor da região.

hostaria-casacurta-1

Aviso aos famintos: só abre à noite para jantar

Tipo: uau, que lugar é esse que eu não tinha ouvido falar, tô nas nuvens!!

hostaria-casacurta-6

No porão de pedra, com ares de taberna medieval, a Hostaria Casacurta tem um conceito slow food e mescla pratos da cozinha francesa com a italiana, além de destacar os vinhos e ingredientes da serra gaúcha. A horta orgânica do hotel também abastece a cozinha do restaurante que conta com os dotes da Chef Simone Carvalho.

hostaria-casacurta-4
As paredes do restaurante ostentam as menções, prêmios e estrela do Guia Quatro Rodas.  Ao avisarmos que nossa reserva teria uma comemoração especial de aniversário de casamento, tivemos uma surpresinha linda: nossa mesa estava decorada com pétalas. LINDOOO

hostaria-casacurta-3

♥ ♥ O menu harmonizado da Hostaria Casacurta

Como queríamos provar um pouco de tudo, escolhemos o menu “Experiência Casacurta”  com couvert, entrada, prato de massa, prato de carne e sobremesa.  Os valores são honestíssimos para o banquete que é oferecido: R$ 80 por pessoa ou R$ 110 por pessoa com harmonização. É claro que elegemos a opção harmonizada que foi im-pe-cá-vel. Pense em um jantar muito bom!!

um prato com muitas memórias gustativas, com certeza!

um prato com muitas memórias gustativas, com certeza!

hostaria-casacurta-7

O timing em que os pratos foram sendo servidos foi perfeito. Após o couvert, uma salada do Chef com queijo de cabra e uma salada Luigi com prosciuto e molho pesto (essa foi a minha preferida!).hostaria-casacurta-8

Salada do Chef

Salada do Chef

Salada Luigi

Salada Luigi com prosciuto

Como Primeiro Prato, elegemos duas massas clássicas da casa: o ravióli de vitela com molho shitake e o ravióli verde com manteiga e sálvia. Ambas divinos, mas a de vitela – com cognac, vinho branco e creme de leite – se destacou!

hostaria-casacurtaCabe aqui uma curiosidade que adorei saber: as massas do Casacurta são feitas há muitos anos pela mesma cozinheira, Dona Josefina, que atualmente tem mais de 70 anos de idade. Ela trabalhou por longos anos no hotel e segue produzindo as massas que são servidas até hoje no restaurante. Bravo!

hostaria-casacurta-12

No Terceiro Prato, mais uma apresentação primorosa: Filé ao Molho Dijon com batatas (aliás, segundo Cesar, um  dos pratos clássicos da casa junto com a sopa de cebola!) e  um salmão em crosta de gergelim e ervas com purê de mandioquinha.

Filé Dijon

Filé ao molho Dijon

salmão com ervas - difícil eleger melhor

salmão com ervas – difícil eleger melhor

Para fechar com chave de ouro, um leve crème brulée, tradicionalmente francês, com uma casquinha crocante.

hostaria-casacurta-16

♥ ♥ Uma longa história de amor para um curto fim de semana

Comemorar 17 anos de casados em um hotel como o Casacurta foi memorável. Voltei encantada com o hotel e com a cidade de Garibaldi. Não escondo que a região, atualmente, é a minha ” queridinha da serra gaúcha”.  É para se apaixonar e ter a sua longa história de amor mesmo que em um curto fim de semana. Vai por mim, é destino para namorar, para casar e brindar. Um patrimônio histórico e romântico. Tim-tim!

Entre uma degustação de vinhos na Milantino e uma espumante Courmayeur no quarto do hotel

Entre uma degustação de vinhos na Milantino e uma espumante Courmayeur no quarto do hotel, a gente aproveitou muito!

 

Nossa sugestão de roteiro para fim de semana “in Love” na Capital do Espumante

———- Sexta-feira

Check in Hotel Casacurta 17h
Caminhada pelo centro histórico (a passos do hotel)
Jantar no restaurante lindo da Tabacaria Benvenuto (a passos do hotel) ou no Primo Camilo. Ambos necessitam reserva!

———- Sábado

Passeio de Tim Tim (11h – pelo centro histórico) ou Visita à Madelustre (onde pode-se ver de perto a arte da fabricação dos vidros)
Almoço na Estrada do Sabor – reservar antecipadamente nOsteria Della Colombina ,   Valle Rústico ou na Vinícola Família Vaccaro
Visita Cooperativa Garibaldi
  e/ou Vinícola Peterlongo (ambas no centro da cidade)
Visita à loja da Devorata (em frente à Cooperativa Garibaldi)
Jantar especial na Hostaria Casacurta (dentro do Hotel Casacurta)
Se quiser um agito, drinks na Tabacaria Benvenuto ou drinks e rock and roll no clássico Bar Joe


———- Domingo

Rota dos Espumantes (visita às vinícolas mais distantes do centro como a própria Vaccaro, a Chandon, Don Laurindo, Milantino, Courmayeur) 
Almoço no Vale dos Vinhedos (veja aqui o post sobre Onde Comer no Vale dos Vinhedos)

A sacolinha fofa demais com Kit de Boa Viagem que os hóspedes recebem na partida: maças e água para viagem. Amei

A sacolinha fofa demais com Kit Boa Viagem que os hóspedes recebem na partida: maças e água. Amei


SAIBA MAIS
 

HOTEL CASACURTA
Rua Luiz Rogério Casacurta, 510 – Centro
Garibaldi | RS  – 
Brasil
Tel. (54) 3462.2166 
Site: www.hotelcasacurta.com.br
—-> Tarifas a partir de R$ 280 :
Pesquise e Reserve aqui no Booking.com ofertas econômicas
para o Hotel Casacurta


Sobre Garibaldi

Situada na serra gaúcha a 113 km de distância de Porto Alegre (RS) – entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa – , Garibaldi é conhecida como a Capital Brasileira do Espumante. Além de ser um dos destinos de Enoturismo mais importantes do Brasil, tem um patrimônio histórico riquíssimo de sua colonização italiana. Oferece os seguintes roteiros turísticos: Rota dos Espumantes, Estrada do Sabor, Via Orgânica, Passadas (arquitetura preservada no centro histórico).

 

MAIS DICAS PARA CURTIR GARIBALDI 

ONDE FICAR:  

HOTEL CASACURTA post novo após restauranção dos quartos
HOTEL CASACURTA  –
 experiência romântica

O QUE FAZER:  
16 motivos para se apaixonar por Garibaldi

ONDE COMER
Onde comer em Garibaldi – mais de 10 lugares para ser feliz 
HOSTARIA CASACURTA – 5 motivos para provar 
OSTERIA DELLA COLOMBINA – os encantos da Estrada do Sabor
VALLE RÚSTICO – COZINHA DA NATUREZA
POST ÍNDICE TODOS AS NOSSAS DICAS DA SERRA GAÚCHA

VINHOS E VINÍCOLAS: 
10 vinhos e espumantes para degustar em Garibaldi 

VINHOS VACCARO E GASTRONOMIA – na Estrada do Sabor
COOPERATIVA GARIBALDI – VISITA E DEGUSTAÇÃO O BAR DA SABEDORIA  
Espumante Biodinâmico  – lançamento

ROTA ESTRADA DO SABOR
ESTRADA DO SABOR E CAMINHADA DA VINDIMA

EVENTOS IMPERDÍVEIS EM GARIBALDI 
NATAL BORBULHANTE – A FESTA DE NATAL EM GARIBALDI

FENACHAMP – tudo sobre a festa e roteiro para aproveitar Garibaldi 
GARIBALDI VINTAGE – UMA FESTA ÍMPAR

MAIS DICAS DA SERRA GAÚCHA
GUIA VALE DOS VINHEDOS, BENTO GONÇALVES E ARREDORES
GUIA SERRA GAÚCHA – TODOS AS NOSSAS DICAS DA SERRA GAÚCHA

 

 Informações sobre Garibaldi, consulte também o site da Secretaria de Turismo: www.turismogaribaldi.com.br

♥ ♥ ♥Mais viagens românticas no Café Viagem♥ ♥ ♥

Nossas melhores viagens e hotéis românticos 

*O Café Viagem participou do Garibaldi Vintage a convite do Turismo de Garibaldi e ficou hospedada no Hotel Casacurta também a convite. Agradeço a oportunidade e a hospitalidade. TIM-TIM !

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Amei os depoimentos sobre Garibaldi, Hotel Casacurta, Vintage Festa!!!!
    Aceitei, inclusive, o convite e vou a Garibaldi no próximo dia 17 de março.

    Parabéns pelos posts!!! Detalhes preciosos, fotos encantadoras, e energia vibrante!!!

    Sara CAnto

DEIXE SEU COMENTÁRIO