Hotel Casacurta – uma longa história de amor para um curto fim de semana em Garibaldi

Por Alexandra Aranovich

A experiência no Hotel Casacurta em Garibaldi (Serra Gaúcha -RS), a Capital Brasileira do Espumante, superou todas as nossas expectativas. Sempre que comemoramos o nosso aniversário de casamento, planejamos uma viagem romântica, mesmo que curta. Nos últimos anos, fomos ao Uruguai e a Belém do Pará. E, esse ano, ao receber o convite para conhecer o evento Garibaldi Vintageachei que seria apropriado esticar o fim de semana e brindar as nossas bodas na Capital do Espumante.

garibaldi-1
Mas afinal, o que tem em Garibaldi ou no Hotel Casacurta de tão especial para um fim de semana romântico? Então, vem comigo que eu te conto.

hotel-casacurta
Ao planejarmos o nosso roteiro (veja no fim deste post um resuminho da programação), só tínhamos três planos certeiros: namorar no hotel com espumante (óbvio), jantar em um restaurante legal  e visitar o antigo Bar Joe, um bar clássico de rock and roll onde meu marido saudosista curtiu algumas noites de sua juventude quando ia visitar um amigo em Garibaldi. Afora essas atividades, o resto seria lucro. E nessa lógica, acho que voltamos ricos já que a programação foi intensa e maravilhosa.

garibaldi

Foto de Kais Ismail Musa

♥ ♥ ♥ ♥  Desde 1953, uma referência em receber com charme

Não dava para imaginar o quanto nos apaixonaríamos pela pequena e tão preservada Garibaldi, começando pela hospedagem  que harmoniza charme, história e tradição. O hotel de 1953 foi fundado pela  família Casacurta,  imigrantes italianos que chegaram na região em 1870. A construção é inspirada em castelos do Vale do Loire da França e, durante muito tempo, o hotel foi símbolo de elegância, hospitalidade e lua de mel na serra gaúcha.hotel-casacurta

Quando postei nas redes sociais do Café Viagem que estávamos no Hotel Casacurta choveram comentários do tipo ” meus pais passaram a lua de mel neste hotel”  ou  “aproveitem, adoro este hotel” . Enfim, deu para sentir que é um lugar carregado em memórias afetivas.

hotel-casacurta-garibaldi-27

No entanto, como tudo na vida, ouvi falar que os anos acabaram castigando um pouco o visual da casa que precisava ser renovado junto com as acomodações. Para sorte de todos e do hotel, uma outra família apaixonada por esse capítulo da história de Garibaldi decidiu dar sequência ao belo trabalho da família Casacurta. Assim, há três anos, o hotel ganhou nova administração de Cesar Nicolini e foi restaurando com extremo bom gosto, preservando ao máximo a essência de sua trajetória e arquitetura.

hotel-casacurta-4

É emocionante ver como Cesar, o atual proprietário, e sua equipe deram ainda mais vida e conforto ao espaço.

Num cafezinho na chegada, conheci o Cesar

Num cafezinho na chegada, conheci o Cesar e a querida Denise, gerente do hotel

hotel-casacurta-garibaldi-rs

Da hospedagem à gastronomia com a filosofia slow-food do restaurante (a Hostaria Casacurta), tudo é encantador com detalhes primorosos como a bela e nova piscina externa ou as orquídeas, cultivadas pela mãe de Cesar,  que enfeitam com delicadeza e poesia os ambientes do Casacurta.

hotel-casacurta-o

O piso de parquet muito bem preservado é outra particularidade do hotel que salta aos olhos dos hóspedes.

casacurta-hotel-garibaldi
Entre os toques e acréscimos pessoais dos novos proprietários ao hotel,  um ” senhor simpático” que anima as crianças e adultos: o Barão, o tranquilo mascote da recepção.  

hotel-casacurta-serra-gaucha

Barão é uma espécie de hostess que transita livre pelos salões. Tem até um quadro dele enfeitando um cantinho.

hotel-casacurta-rs

O salão principal do café da manhã foi o meu ambiente preferido. Foi como abrir uma passagem pelo tempo. O mobiliário antigo e as luminárias de cristal se integram em harmonia com a mesa em design moderno de madeira.
hotel-casacurta-garibaldi-11

Logo se percebe algumas outras relíquias decorando mesas e espaços.

hotel-casacurta-garibaldi-16
Afora a piscina e o restaurante, há uma excelente e completa sala de ginástica. E ainda: ambientes que não passaram por uma restauração, como salas de estar ou de jogos mas que, segundo a equipe do hotel, logo entrarão na lista de prioridadades.

 Academia, sala de jogos e um close em um dos quadros do hotel que mostra o hotel antigamente


Academia, sala de jogos e um close em um dos quadros do hotel que mostra o hotel antigamente

Para eventos, há um enorme salão que foi totalmente reconstituído. Imagino que o local deva ser palco de muitos casamentos pelas redondezas.

hotel-casacurta-2

+ Booking.com | Pesquise aqui o seu hotel em Garibaldi na Serra Gaúcha

——- Os quartos: uma passagem tranquila no tempo

Chego no quarto e sou recebida com flores e um querido cartão da gerente do hotel parabenizando o casal pela data. Uma gentileza que conquista.hotel-casacurta-garibaldi-5
O quarto tem tons pastéis, que dão um toque antigo e ao mesmo tempo  proporcionam uma espécie de leveza a todo o ambiente. Ao abrir a janela, a luz natural que entra junto com o som da natureza me tranquilizam ainda mais.

hotel-casacurta-garibaldi-4

Em nossa janela, fomos agraciados com barulhinho da chuva à tarde e os passarinhos pela manhã.  Ah, e volta e meia ouvíamos os motores V8 de carros que estavam pela cidade para o Encontro de V8 que acontecia naquele fim de semana. Ainda contarei sobre esse evento aqui no blog!

hotel-casacurta-garibaldi-6


♥ ♥ ♥ ♥  A gastronomia do Casacurta e os encantos do café da manhã

Na conversa que tive com Cesar Nicolini logo na chegada  ao hotel, soube que ele passou um tempo na Europa antes de voltar a Garibaldi e abraçar a administração do Casacurta. Cesar é sommelier e um entusiasta da gastronomia, graduado na Escola de Gastronomia UCS-ICI (Flores da Cunha – RS). Durante sua viagem a Europa, aproveitou para  ampliar seu conhecimento enogastronômico.

hotel-casacurta-garibaldi-24

No Casacurta, a gastronomia desperta cedo no café da manhã. Tudo fresquinho, apresentação caprichada e com várias delícias caseiras.

hotel-casacurta-garibaldi-13
O suco de laranja e a geleia vem da horta do hotel.

hotel-casacurta-cafe-da-manha

Muita atenção aos bolos caseiros, são imperdíveis.

hotel-casacurta-garibaldi-19
hotel-casacurta-garibaldi-15Principalmente o de especiarias…hotel-casacurta-garibaldi-20

hotel-casacurta-garibaldi-14

♥ ♥ ♥ ♥   A enogastronomia do Casacurta e o restaurante

Eu admito: antes de chegar ao hotel eu não sabia que encontraria um restaurante por lá. E o melhor: com o clima perfeito para um jantar a dois e uma carta de vinhos e espumantes com o melhor da região.

hostaria-casacurta-1

Aviso aos famintos: só abre à noite para jantar

Tipo: uau, que lugar é esse que eu não tinha ouvido falar, tô nas nuvens!!

hostaria-casacurta-6

No porão de pedra, com ares de taberna medieval, a Hostaria Casacurta tem um conceito slow food e mescla pratos da cozinha francesa com a italiana, além de destacar os vinhos e ingredientes da serra gaúcha. A horta orgânica do hotel também abastece a cozinha do restaurante que conta com os dotes da Chef Simone Carvalho.

hostaria-casacurta-4
As paredes do restaurante ostentam as menções, prêmios e estrela do Guia Quatro Rodas.  Ao avisarmos que nossa reserva teria uma comemoração especial de aniversário de casamento, tivemos uma surpresinha linda: nossa mesa estava decorada com pétalas. LINDOOO

hostaria-casacurta-3
Como queríamos provar um pouco de tudo, escolhemos o menu “Experiência Casacurta”  com couvert, entrada, prato de massa, prato de carne e sobremesa.  Os valores são honestíssimos para o banquete que é oferecido: R$ 80 por pessoa ou R$ 110 por pessoa com harmonização. É claro que elegemos a opção harmonizada que foi im-pe-cá-vel. Pense em um jantar muito bom!!

um prato com muitas memórias gustativas, com certeza!

um prato com muitas memórias gustativas, com certeza!

hostaria-casacurta-7

O timing em que os pratos foram sendo servidos foi perfeito. Após o couvert, uma salada do Chef com queijo de cabra e uma salada Luigi com prosciuto e molho pesto (essa foi a minha preferida!).hostaria-casacurta-8

Salada do Chef

Salada do Chef

Salada Luigi

Salada Luigi com prosciuto

Como Primeiro Prato, elegemos duas massas clássicas da casa: o ravióli de vitela com molho shitake e o ravióli verde com manteiga e sálvia. Ambas divinos, mas a de vitela – com cognac, vinho branco e creme de leite – se destacou!

hostaria-casacurtaCabe aqui uma curiosidade que adorei saber: as massas do Casacurta são feitas há muitos anos pela mesma cozinheira, Dona Josefina, que atualmente tem mais de 70 anos de idade. Ela trabalhou por longos anos no hotel e segue produzindo as massas que são servidas até hoje no restaurante. Bravo!

hostaria-casacurta-12

No Terceiro Prato, mais uma apresentação primorosa: Filé ao Molho Dijon com batatas (aliás, segundo Cesar, um  dos pratos clássicos da casa junto com a sopa de cebola!) e  um salmão em crosta de gergelim e ervas com purê de mandioquinha.

Filé Dijon

Filé ao molho Dijon

salmão com ervas - difícil eleger melhor

salmão com ervas – difícil eleger melhor

Para fechar com chave de ouro, um leve crème brulée, tradicionalmente francês, com uma casquinha crocante.

hostaria-casacurta-16

 

♥ ♥ ♥ ♥   Uma longa história de amor para um curto fim de semana

Comemorar 17 anos de casados em um hotel como o Casacurta foi memorável. Voltei encantada com o hotel e com a cidade de Garibaldi. Não escondo que a região, atualmente, é a minha ” queridinha da serra gaúcha”.  É para se apaixonar e ter a sua longa história de amor mesmo que em um curto fim de semana. Vai por mim, é destino para namorar, para casar e brindar. Um patrimônio histórico e romântico. Tim-tim!

Entre uma degustação de vinhos na Milantino e uma espumante Courmayeur no quarto do hotel

Entre uma degustação de vinhos na Milantino e uma espumante Courmayeur no quarto do hotel, a gente aproveitou muito!


Nossa sugestão de roteiro para fim de semana
In Love na Capital do Espumante

 

———- Sexta-feira
Check in Hotel Casacurta 17h
Caminhada pelo centro histórico (a passos do hotel)
Garibaldi Vintage 19h até 23h (como o evento só acontece 2 vezes ao ano, como plano B sugiro: jantar no restaurante Primo Camilo e/ou noite no Retrô Bar ao lado do hotel)

———- Sábado
Visita à Madrelustre (onde pode-se ver de perto a arte da fabricação dos vidros)
Almoço na Estrada do Sabor – Vinícola Família Vaccaro (para almoço é preciso fazer pré- reserva)
Rota dos Espumantes (visita às vinícolas mais distantes do centro como a própria Vaccaro, a Chandon, Don Laurindo, Milantino, Courmayeur)
Jantar especial na Hostaria Casacurta
Drinks e rock and roll no clássico Bar Joe
PS: além do almoço na Vaccaro, sugiro outros dois locais excelentes que necessitam de pré-reserva: Osteria Della Colombina na Estrada do Sabor  e Valle Rústico . Para um café visite a Padaria Santa Gula e para doces, a Devorata ou a Dolce Mattina, todos no centro da cidade.

———- Domingo
Caminhada no centro histórico com visita ao museu do imigrante
Rota dos Espumantes (visita às vinícolas no centro de Garibaldi: Peterlongo e Cooperativa Garibaldi
Almoço no restaurante da Fenachamp que fica aberto até as 16h

A sacolinha fofa demais com Kit de Boa Viagem que os hóspedes recebem na partida: maças e água para viagem. Amei

A sacolinha fofa demais com Kit Boa Viagem que os hóspedes recebem na partida: maças e água. Amei

*O Café Viagem participou do Garibaldi Vintage a convite do Turismo de Garibaldi e ficou hospedada no Hotel Casacurta também a convite. Agradeço a oportunidade e a hospitalidade. TIM-TIM !


cafe-viagem
SAIBA MAIS

HOTEL CASACURTA
Rua Luiz Rogério Casacurta, 510 – Centro
Garibaldi | RS  – 
Brasil
Tel. (54) 3462.2166 
Site: www.hotelcasacurta.com.br
—-> Tarifas a partir de R$ 280 : pesquise aqui no Booking.com ofertas econômicas para o Hotel Casacurta


Sobre Garibaldi
Situada na serra gaúcha a 113 km de distância de Porto Alegre (RS) – entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa – , Garibaldi é conhecida como a Capital Brasileira do Espumante. Além de ser um dos destinos de Enoturismo mais importantes do Brasil, tem um patrimônio histórico riquíssimo de sua colonização italiana. Oferece os seguintes roteiros turísticos: Rota dos Espumantes, Estrada do Sabor, Via Orgânica, Passadas (arquitetura preservada no centro histórico).   Site de Turismo Garibaldi: www.turismogaribaldi.com.br

 

♥ ♥ ♥ LEIA TAMBÉM NO CAFÉ VIAGEM ♥ ♥ ♥

Nossas melhores viagens e hotéis românticos 

Post índice com todas as dicas e roteiros do Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves e arredores 

 

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
26
out
16
Deixe o seu comentário!
  1. Sara Maria da Costa Canto03/02/2017 - 14:07

    Amei os depoimentos sobre Garibaldi, Hotel Casacurta, Vintage Festa!!!!
    Aceitei, inclusive, o convite e vou a Garibaldi no próximo dia 17 de março.

    Parabéns pelos posts!!! Detalhes preciosos, fotos encantadoras, e energia vibrante!!!

    Sara CAnto

    • Alexandra Aranovich10/02/2017 - 14:17

      Oi Sara

      Que legal!! Espero que goste tanto quanto eu. Aliás,estarei por lá também, no Casacurta e no Vintage. Vamos torcer pelo tempo bom.
      Beijos grandes e obrigada pelo depoimento
      Alexandra do Café Viagem