Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Um segredo no Litoral Norte Gaúcho: Fazenda Pontal

O post do Hotel Fazenda Pontal no litoral gaúcho faz parte de uma Série Especial do Café Viagem com Guia de Praia LITORAL NORTE RS – dicas para curtir ao máximo a região.  A Fazenda Pontal é um programa especial , além da praia, para aproveitar com a família ou amigos. Trata-se de um lugar lindo, às margens da Lagoa das Malvas ( a 10 Km de Capão da Canoa na RS 407) e com várias atividades de fazenda e esporte.

chegando na Fazenda Pontal...

chegando na Fazenda Pontal…

A Fazenda Pontal é mais do que um espaço de lazer para passar o dia ou realizar um evento. É também um hotel e restaurante. Para mim, foi paixão à primeira vista. Na entrada do portão pela estrada ERS 407 em Maquiné, já curti o astral desse refúgio secreto coladinho no Litoral Gaúcho.

Fazenda Pontal Guia de Praia Baril (7)

Fazenda Pontal Guia de Praia Baril (25)

Fazenda Pontal Guia de Praia Baril (34)

Cheguei em pleno horário do café da manhã e cai completamente de amores pelo clima rústico e mágico da fazenda. Fui apresentada ao Land (apelido do Adelandre) que administra o hotel e o complexo.

me dei bem, cheguei na hora do café da manhã!

me dei bem, cheguei na hora do café da manhã!

Fazenda Pontal Guia de Praia Baril (5)

Fazenda Pontal Guia de Praia Baril (35)

 

Fazenda Pontal RS 2

Já cedo, ele também administrava com maetria o churrasco de fogo de chão que seria servido no almoço aos hóspedes e sortudos que haviam feito reserva (para desfrutar o almoço é imprescindível ligar e reservar!). Não cheguei a provar a carne, mas o cheirinho no ar estava tentador. Aliás, a carne de ovelha é uma das especialidades gastrônomicas da fazenda. O almoço gira em torno de 50 reais por pessoa. Além do churrasco, a fazenda também tem opção (mais econômica)  de almoço com massas e galeto.Fazenda Pontal Guia de Praia Baril (32) Fazenda Pontal Guia de Praia Baril (28)

Minha sugestão é reunir um grupo e organizar uma visita com almoço ao local. Afinal, além do almoço, a Fazenda oferece inúmeras atrações para curtir a natureza e o clima gaudério do Sul: cavalgadas, passeio de charrete, trilhas na fazenda, lareira no galpão, casa na árvore, entre outros.

Fazenda Pontal Guia de Praia Baril (9)

Fazenda Pontal Guia de Praia Baril (17)

Além das atividades de fazenda, o visitante encontra caiaques e Stand Up Paddle para curtir a lagoa. Ou então, o espaço da piscina para mergulhar e ser refrescar do calor. O cenário é realmente encantador.Fazenda Pontal Guia de Praia Baril (30)

Quem paga o day-use também pode usar os quiosques com churrasqueiras e fazer o seu próprio churrasco. Mas aviso: nesse caso as bebidas devem ser adquiridas no restaurante da fazenda. A Fazenda também tem uma capela que vale a visita para agradecer o dia!Captura de tela 2016-01-25 às 16.10.34

A primeira atividade que fiz e adorei foi uma voltinha de charrete. O carinhoso cão da fazenda vai na frente e acompanha o trajeto.Fazenda Pontal Guia de Praia Baril (13)

Fazenda Pontal Guia de Praia Baril (16)

Sobre as acomodações…
eu visitei as casas mais simples e menores, pois os chalés grandes estavam ocupados. Um deles, com a família  do ator global e gaúcho Werner Schünemann (um fã do local). Todas as acomodações têm cozinha e lareira. A decoração é bem rústica. O ambiente é confortável mas sem grandes luxos. O grande lance aqui é aproveitar a rua, a natureza, a varanda. Aliás, alguns chalés tem churrasqueira na varanda (leve a carne!).

Este é um dos chalés grandes

Este é um dos chalés grandes

Fazenda Pontal Guia de Praia Baril (24)

E este a versão menor e compacta

A Casa da Lagoa, o espaço mais novo e moderno da fazenda  infelizmente estava fechado pois as chuvas de 2015 causaram enchentes na região e acabaram afetando bastante a casa que foi contruída bem às margens da lagoa, uma pena!! Se ela estivesse disponível, diria que era lá que eu queria ficar pois afora o design tem localização privilegiada na fazenda.

Uma pena estar desativada.

Uma pena estar desativada.

Fui embora já com vontade de voltar com os amigos. Aliás, certamente voltarei. É um lugar para estar com uma turma de amigos e curtir muito o fim de semana.Fazenda Pontal Guia de Praia Baril (18)

Fazenda Pontal Guia de Praia Baril (8)

Dica: é  imprescindível reservar hotel, almoço ou day-use com com antecedência, principalmente durante o verão.


unnamed-1


SAIBA MAIS


HOTEL FAZENDA PONTAL

Rodovia Morro Alto Capão da Canoa
ERS 407 Km 2,5 – Maquiné | RS  Brasil
( a 10 Km de Capão da Canoa, na RS 407, e a 125 Km de POA)

Tel.  (51) 9864-460  Site:  www.fazendapontal.com.br
Valor para day-use: R$ 45 por pessoa (inclui todas as atividades e banho de piscina)
Almoço: entre R$ 40 a 55 por pessoa sem bebida.

—> Para tarifas de hospedagem com cancelamento grátis, confira no Booking aqui!  

 

Curtiu ? Confira todas as dicas
do Litoral Norte RS no Blog


5 paradas obrigatórias na estrada do Litoral Norte RS

Mirante da Rota do Sol – uma parada obrigatória da Serra rumo ao Litoral Gaúcho

5 Programas além da praia para curtir no Litoral Norte

Fazenda Pontal – um segredo no Litoral Norte RS, um programa além da praia

Comida de praia da barraca da Mariquinha em Atlântida

5 lugares pra comprar uma boa carne para o churrasco no Litoral Norte

Doce da Praia – uma padaria e lancheria imperdível em Capão da Canoa

Um café com charme em Torres: Café Monsieur  

O paraíso das cucas na praia: Cantina das Cucas

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Lindo lugar, ótima descoberta. É bom saber que existem lugares legais no meio da confusão que é o nosso litoral. Beijo!

  • Que lindeza de lugar. Estou, por aqui, aprendendo com você sobre nossa região. Vou mostrar para minha mãe as lindas árvores recobertas por barba-de-pau, que temos em casa e ela odeia. Lindas fotos e, confesso, cheguei a sentir o cheirinho do churrasco daqui! Hummm…. BjO!

DEIXE SEU COMENTÁRIO