Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

O mercado de Frankfurt: os sabores especiais de Kleinmarkthalle

O mercado de Frankfurt na Alemanha é um daqueles lugares vibrantes para os turistas que adoram emoções gastronômicas. Se você faz parte do time que vibra com novos sabores, não pode deixar de visitar este mercado pulsante de Frankfurt  o Kleinmarkthalle (separe as palavras e ficará mais fácil pronunciar: Klein Markt  Halle). Com certeza, um must go apreciado por inúmeros locais. Ah, e com alguns segredinhos que descobri e revelo aqui para os leitores do Café Viagem. Vem comigo…

mercado de Frankfurt

A entrada principal do mercado num dia de sábado. No segundo piso, o terraço com winebar.

Visitei o mercado duas vezes na mesma viagem. A primeira, durante a semana quando o movimento é bem tranquilo. A segunda, durante o sábado quando o Kleinmarkthalle vira uma festa e se enche de vida.

mercado de Frankfurt Kleinmarkthalle

a visão das bancas no segundo piso no mercado de Frankfurt – Kleinmarkthalle

O Kleinmarkthalle está localizado em um pavilhão coberto (por volta de 1500m2) na área central e histórica da cidade, entre as ruas de compras Zeil e a Römerberg Platz.Kleinmarkethalle mercado de Frankfurt

Assim como em muitas áreas da Alemanha, o mercado foi completamente destruído durante a Segunda Guerra Mundial em 1944. A população da cidade o amava tanto que tratou de reconstruí-lo em 1954.

Kleinmarkethalle mercado de Frankfurt

Kleinmarkethalle (21)

Encontra-se de tudo um muito em Kleinmarkthalle , especialidades regionais e de vários outros países. Muitas barracas oferecem provinhas de seus produtos.

mercado de Frankfurt Kleinmarkthalle

queijos e mais queijos no mercado de Frankfurt Kleinmarkthalle

provinhas ...

provinhas …

mercado de Frankfurt Kleinmarkthalle

cogumelos fantásticos no mercado de Frankfurt

Kleinmarkethalle (27)

tem algumas bancas que até parecem a Itália

algumas bancas que até parecem a Itália

mercado de Frankfurt Kleinmarkthalle

No subsolo há um mercado de peixe. Já no segundo piso, açougue, vinnhos, lanches e o primeiro segredinho deste post: um terraço animado com winebar  (dica: sábado o winebar bomba de gente a partir das onze da manhã!).

Esse winebar no terraço é bem animado!!

Esse winebar no terraço é bem animado!!

Logo na entrada principal do mercado, você vai ver uma lojinha com o nome de Hassen Shop (dica básica: entre!). Vale muito a pena dar uma conferida, é o outro segredinho do mercado de Frankfurt. O espaço é pequeno mas repleto de souvenirs da cidade e de muitas especialidades gourmets locais como: o típico molho verde (feito com ervas frescas), as salsichas de Frankfurt, a mostarda produzida por uma senhora proprietária de uma das bancas mais famosas do mercado, o pó de café de uma das cafeterias mais amadas da cidade (Wackers Kaffee ), geleias caseiras de maça, entre outros. Um dos ícones de Frankfurt, os jarros do vinho da maça, estão à venda e também fazem a alegria dos visitantes na Hassen Shop.
mercado de Frankfurt Kleinmarkthalle

A Hassen Shop na entrada do mercado

A Hassen Shop na entrada do mercado

produtos típicos e souvenirs reunidos na Hassen Shop

produtos típicos e souvenirs reunidos na Hassen Shop

mercado de Frankfurt Kleinmarkthalle

a mostarda mais famosa do mercado de Frankfurt

Por fim (hello, foodies!!), o lanche certeiro em uma das bancas consideradas uma instituição em Frankfurt: procure pelo cantinho da Sra. Ilse Schreiber (Frau Schreiber). A fila que se forma na hora do almoço comprova a fama. Suas salsichas são um dos lanches mais típicos e adorados do mercado. Tudo muito simples: come-se por ali de pé, com um guardanapo. São quatro (ou cinco) tipos de salsicha acompanhadas de mostarda artesanal e duas fatias de pão. Por indicação de uma alemã que estava na fila comigo (fã de Frau Schreiber), experimentei a salsicha do tipo “Gelbwurst” – de cor branca amarelada (tradicional da Baviera, com carne de porco, vitela e mistura de especiarias).

A fila de 10 minutos que peguei por volta das 11h30 deu ainda mais vontade de provar

A fila de 10 minutos que peguei por volta das 11h30 deu ainda mais fome e vontade de provar a tal salsicha

a minúscula banca e a senhora Ilse ao fundo

a minúscula banca e a senhora Ilse Schreiber ao fundo

Minha “colega de fila” também sugeriu que eu pedisse no balcão para tirar a pele da salsicha. Contou-me, também, que a mesma salsicha (da própria senhora Ilse Schreiber) é vendida em diversas bancas dentro do mercado, mas todos preferem comer na banca que é considerada o ponto de encontro da cidade. Até a chancelar alemã Angela Merkel, já esteve por lá saboreando e aumentando a fama da salsicha.

mercado de Frankfurt Kleinmarkthalle

Um lanche famoso do mercado de Frankfurt que custa por volta de 2 a 4 euros!

Para finalizar, há um café delicioso e pães artesanais ao lado da banca da salsicha.

Para finalizar, há um café delicioso e pães artesanais próximo à banca da salsicha.

A experiência do mercado Kleinmarktthalle e da salsicha da senhora Ilse deu um gostinho autêntico a minha visita. Recomendo com louvor para todos que passam por Frankfurt.

8 mercados gastronômicos imperdíveis na Alemanha

 

unnamed-1
SAIBA MAIS


KLEINMARKTHALLE – Mercado gourmet de Frankfurt
Hasengasse 7
Frankfurt am Main| Alemanha
Horários: de segunda a sexta das 8 às 18h. E sábados, das 8 às 16h.
Site: www.kleinmarkthalle.de

=> 3 segredinhos revelados neste post sobre o mercado: o Weingut (bar de vinhos no terraço do mercado), a loja Hassen Shop – que reúne vários produtos típicos da região – e a banca Metzgerei Schreiber, com as salsichas consideradas instituição em Frankfurt.
OBS: a banca da salsicha Metzgerei Schreiber , fica no Stand 8 do Mercado, próximo à escadaria que leva ao segundo piso.

 

+ Dicas de Frankfurt Am Main no Café Viagem

6 atrações imperdíveis em Frankfurt

MUSEUMSUFERFEST – uma data especial de agosto e imperdível pra visitar a cidade

Dica de hotel bem localizado e 5 estrelas em Frankfurt : Intercontinental

Post Índice sobre Alemanha no blog

 

—> PESQUISE AQUI:  MELHORES TARIFAS DE HOTÉIS INDICADOS  EM FRANKFURT
SEM TAXA DE RESERVA E CANCELAMENTO GRATUITO NA MAIORIA DOS QUARTOS

 

 

SOBRE A VIAGEM

Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem, viajou para a Alemanha a convite do Turismo da Alemanha. Foi selecionada para o circuito “lifestyle & shopping” de Colônia-Düsseldorf-FrankfurtA data da viagem foi de 23 a  30 de agosto de 2014. Confira outros blogs que viajaram para outros destinos da Alemanha:  Viaje na ViagemSundaycooks e  Gastrolândia.

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO