Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

La Paloma cheia de dicas da Paola Barbieri

As Dicas de La Paloma são da Paola Barbieri, colaboradora do Café Viagem no Uruguai. Ela é minha grande amiga e contribui muito com suas dicas ótimas de La Paloma. Não pensei que tinha tanta coisa legal pra fazer em La Paloma. Tuas dicas mereciam uma capa de revista de viagem, Paola. Obrigada.


Texto da Paola
Eu sou suspeita pra falar de qualquer lugar do Uruguay, que dirá de La Paloma. Então resolvi dividir com os leitores do Café Viagem algumas dicas  pra que desfrutem bien.

Dica básica: reserve um dinheiro extra pra torrar no Chuí.
O maior free-shop de lá, o Neutral, abriu agora o Neutral mega store. Tem tudo: lojinha da Victoria Secret, Nike, Lacoste, Adidas, milhões de coisas pra criança, vários modelos de Ray Ban, todos os cremes, shampoos, maquiagens e perfumes. Além de bebidas super baratas e eletrodomésticos de pequeno porte porém de grande importância (ferro de viagem, mixer, chapinhas, etc.). O paraíso e, pra mim, uma novidade: você pode fazer na hora, e sem custos, o cartão fidelidade Neutral que dá descontos nas compras. Não é tudo?

Alugue uma casa com toda infraestrutura ou fique num hotel bem confortável.
Como La Paloma não tem muitas opções de entretenimento é importante estar bem hospedado. Seguem algumas dicas de lugares, mas a melhor de todas: se pretende voltar, dê uma pedalada por lá e fotografe as casas que mais você gosta. Assim, a próxima temporada tá garantida.

Para os mais aventureiros, La Paloma tem um hostel aparentemente super cool. Fica bem na frente do Punto Sur, motivo suficiente pra eu achar que esse hostel é legal. www.labalconadahostel.com

BEACH HOSTEL

Pegar praia na Balconada
. Pra mim é a praia mais bacana de todas. Sempre vamos nela, cheia de gente legal e silenciosa. Tem um barzinho delícia, bem na baixada principal da praia, que serve empanadas, bebidas e milho. Não deixe de ver o pôr-do-sol da Balconada. Um mais lindo do que o outro. Tão lindo que as pessoas até batem palmas. Buena onda total.
La BALCONADA_1
Alugar bicicletas pra não precisar sair de carro. La Paloma é plana e se pode ir pra todo lugar de bicicleta: super, panaderia, carniceria, passear por la playa Serena, Anaconda ou La Aguada. Ande por tudo de bicicleta. existem 3 lojinhas pra alquilar. Fomos na Pinón Fijo, na rua do Los Molles, e adoramos. 15 dias, 600 pesos. Regalado! Calle Aries, casi con calle Antares.
Supermercado Los Molles.
Amo supermercados em qualquer lugar do mundo e esse é o melhor de La Paloma. Os fiambres são uma perdição: todo e qualquer queijo é uma delíca, todo e qualquer jamón, ou bondiola (copa) ou salame, ou seja lá o que for é uma delícia. E o melhor é que eles cortam fatias beeem fininhas. Prove todos. Além disso, independente da hora que você chegar vai ter uma baguete (flautas, como dicem) recém saída do forno. Só o cheiro já te mata. E antes de voltar pro Brasil, ranchinho de importados: Stella Atrois de litro, latinhas de Pilsen, vários potes legais de temperos, Mostaza Ssavora, farinha de Fainá e Pomelo são meus preferidos. Sempre voltam conosco. Calle Aries con calle Delfín.
Comprar Malboro en paquete de diez.
Aqui tem umas caixinhas que tem só dez cigarros. Além de você fumar menos, as caixas ainda são super charmosas. Compre um estoque e leve pra sua cidade para quando for a alguma festa ou para deixar em cima da mesa pros convidados num jantarzinho qualquer em casa. (nos Molles tem).
Comprar bizcochos na Confiteria La Paloma.
Bizcochos são as medias lunas, porém sem recheio. Todo mundo compra pra comer junto com o mate (chimarrão). E esse lugar, em especial, é o melhor da praia. Chegue de manhã cedinho e peça dulces e salados (o saquinho que vem já é um charme). Pegue seu chimarrão e vá bizcochar (que é comer bizcochos e charlar) por aí. Calle Del Navio, esquina calle Canopus
CONFITERIA MI PALOMA_2-1

Comprar as melhores e autênticas pastas uruguayas na fábrica de pastas OGGI.
Massas caseiras da melhor qualidade. Simplesmente tudo de bom. Se compra por quantidade, tipo 100 ravioles, 200 capeletti. Você escolhe. Amo ravioles de espinaca. Cozinhe e coma só com queijo ralado (que também vendem lá) e azeite de oliva. Uma delícia. Na rua do Lo de Pocho.PASTAS OGGI_1

PASTAS OGGI_2


Tem duas carnicerias ótimas mas que eu não lembro o nome. Ficam na rua do lado dos Molles, na calle Delfín. Foi o único lugar do mundo que eu vi que os açougues são limpos, a carne é boa e o ambiente climatizado. Toma.

Tomar uma cerveja no balcão do Lo de Pocho: um mercadinho/restaurante bem “pé sujo” que tem um balcão do lado de fora. O lugar é bem simples, mas bem gostosinho pra uma tomar uma checha fria rápida e ver o movimento.
Almoçar no Perla Negra.
A primeira vista o lugar é meio estranho, mas dê a volta e sente numa mesinha na rua, de frente pro mar. A comida é ótima e é um dos únicos lugares que a cerveja já vem em um balde com gelo. Perfeito.
PERLA NEGRA_1
PERLA NEGRA_3-1

Comer pizza na El Sargo.
É uma pizzaria meio bastantão, mas uma delícia. Pra ir de noite comer mussarela con azeituna e tomar cerveja. No final da calle del Navio.

• Rotiseria Parada 7.
A gente nunca foi mas sempre passo pela frene e acho super legal. Vai lá e depois nos conta se eu tava certa. É na calle dos los Molles.

• Pollo y Playa.
Da série “a gente não foi mas queria ir”. Lugar que vende só frango, cru e pronto pra comer. O cheirinho é uma delícia e o nome ótimo. Bem na frente do los Molles.

Só por curiosidade, visitar o Vivero de La Paloma. Uma das bandas pra se dar de bici. O lugar é super legal, cheio de luminárias, bancos, namoradeiras e coisas legais rodeado por flores e plantas amontoadas.

•Subir no Faro e ver La Paloma 360º.
Lindo de mais, tem que ir. A vista é sensacional e o pôr-do-sol impagável.

•Comer churros na churreria Dan Yis.
O melhor churros do mundo. não deixe de comer o tradicional churros relleno con dulce de leche e o melhor de todos: o simples, que é só a massa frita dentro de um saquinho, cheio de açúcar e canela. Hum…. O horário é super estranho: das 17h às 0h. Quase na frente do Ancap, na saída de La Paloma.

De dia ou de noite, aproveitar o Punto Sur.
Um restaurante sensacional na beira da Balconada. Pra ir depois da praia e curtir a vista do mar ou pra jantar. Desde o shanduíche caliente até a paella para “compartir”, tudo é uma delícia. O Punto Sur é nosso refeitório em La Paloma. Calle Centauro s/n

PUNTO SUR_2

PUNTO SUR La Paloma

• Almoçar ou jantar despretenciosamente no 7 Candelas.O lugar é bem bacaninha e a comida é uma delícia. Pescado del dia e ensalada verde é minha sugestão. Calle Mercutio y Saturno.

• Jantar no restaurante do Hotel Bahia.
O hotel é o mais antigo de La Paloma e a chef de cozinha é ótima. O lugar não é lá muito charmoso, mas a comida é maravilhosa. Sente numa das mesinhas perto das janelas de vidro, peça um bom vinho uruguayo e desfrute! Ah! Av. Del Navío, s/n.


• Comer sorvete na Pop. é a sorveteria artesanal de La Paloma que já tem filial em La Pedrera e Punta. O sorteve é uma delícia. recomendo os de fruta (durazno, coco e limón), o de chocolate amargo e o de dulce de leche granizado. Os copinhos coloridos são uma graça. Pra trazer na mala.

• jantar e ouvir música no El Hinden.
O nome é em homenagem ao navio chamado El Hilden que naufragou em Cabo Polônio e virou símbolo de corajosos marujos que lutavam não sei pelo que. O lugar é um charme total e a comida é ótima. Quase toda noite tem show acústico de um músico uruguayo de bom gosto. Tudo de bom.

tomar vinho branco ou cerveja no Buscavientos, en los Botes.
O lugar tem uma vista maravilhosa da praia e é super charmoso. Sentar numa mesinha de madeira e ficar olhando pro mar é maravilhoso. Nos aventuramos, sem sucesso, na comida. minha dica: é um lugar só pra beber. www.buscavientos.naturaluruguay.com

BUSCAVIENTOS_1
• ir visitar Cabo Polonio
. É fácil de chegar. saindo de la paloma, tem que entrar na ruta 9, que vai pra la pedrera e águas dulces. quando se chega na entrada da reserva, que dá mais um menos uns 40 minutos, tem que deixar o carro no estacionamento e partir pra uma aventura deliciosa a bordo de um caminhão cheio de bancos, que carrega umas 25 pessoas. espere ser o primeiro da fila pra poder sentar no melhor banco de todos: o que fica bem cima da cabine do motorista. Imperdível.

• tomar Zillertal e petiscar no Los Gitanos.Fica en La Aguada, sempre seguindo pela rua Principal. O lugar tem vários cantinhos super charmosos no meio de um jardim. Super agradável.

Dicas de La Paloma

Los Gitanos em La Paloma

 Dicas de La Paloma

• visitar a Laguna de Rocha. É lindo. Saindo de La Paloma, entrar à esquerda bem na frente da entrada da ruta 10. Pra quem gosta de praticar esportes aquáticos (ou pescar) o lugar é ideal. É um belo passeio.

LAGUNA DE ROCHA_3

• se hospedar ou jantar no Pueblo Barrancas em La Pedrera. Simplesmente maravilhoso. Lindo, natural, moderno, chique. Olhe as fotos, entre no site e não deixe de ir lá.

PUEBLO BARRANCAS_1
Dicas de La Paloma
Dicas de La Paloma

Pueblo Barrancas

• almoçar ou jantar em La Pedrera. a 7 km do centro de La Paloma, é uma praia cheia de restaurantes charmosos. Dá pra pegar praia lá e depois almoçar; ou só ir almoçar ou só jantar. qualquer hora é bom.
LA PEDRERA_2
• almoçar em algum dos milhares de lugares legais de Punta del Este. Mas agora a grande dica: quem vem de La Paloma pela ruta 10, entrar na entrada que vai para José Inácio. A estrada é de chão, linda. E tem vários condomínios de estâncias sendo construídos por ali. Um mais lindo que o outro. Vale a pena pegar esse caminho.
• Tomar café ou almoçar no Café Zinc, em Punta del Este. E essa é a minha única dica de Punta. O lugar é simplesmente maravilhoso. Um galpão antiquário com um café/restaurante lá dentro. lindo. Pra quem gosta de antiquários como nós, não pode deixar de ir. Fica quase em frente a Medialunas Calentitas, na primeira rótola, após a ponte ondulada na Barra.
CAFE-ZINC-PUNTA_2


SAIBA MAIS


DICAS
CONSULTE O POST ÍNDICE:   TUDO DO URUGUAI NO CAFÉ VIAGEM!

ONDE FICAR
EM LA PALOMA OU LA PEDRERA, o Café Viagem indica: Zen Boutique Apart. Hotel ,  Las Eduardas La Paloma e Pueblo Barrancas
Dicas La Paloma
Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Estaremos indo ao Uruguai de moto eu minha esposa e um casal de amigos,
    suas dicas serão muito uteis

  • OI, GOSTARIA DE SABER SE É POSSÍVEL ALUGAR UMA CASA MOBILIADA EM LA PALOMA PRÓXIMO AO MAR, SOMOS 2 AADULTOS E 2 CRIANÇAS, GOSTRIA DE FICAR EM UMA CASA, COMO FAÇO NO LITORAL BRASILEIRO

  • Ola Alexandra, nos ficamos em Las Eduardas em 2012 mas nao recomendo. O melhor para familias em la Paloma é Sotavento onde ficamos em 2011, tem duas piscinas e restaurante, é otimo, eu reservei todo com http://www.indooruruguay.com e paguei com boleto bancario em reais. Se vai de carro, lembrar, nunca ande com faróis apagados. Seja dia ou noite. Faróis sempre acessos. Obrigada pelas dicas e vou acompanhar sempre. Marcio

    • Oi Marcio
      Obrigada pela dica!! É que temos uns amigos que ficaram no Las Eduardas e gostaram muito (mais foi em 2010). Passamos por lá em fev. de 2013 e curtimos (mas não nos hospedamos). Mas está anotada a tua dica em família.
      Valeu!
      Abraços e louca para que chegue o verão.
      Alexandra

  • Olá!

    Sabe dizer como êh lá paloma na páscoa? Será que os restaurantes abrem, se tudo funciona?
    Obrigada!

    • Oi Manoela

      Infelizmente não sei responder ao certo. Mas muita gente do RS vai para lá na Páscoa. Eu acredito que os restaurantes principais ficam abertos. Segue umas dicas fresquinhas da minha amiga Paola Barbieri que acabou de voltar de lá no Carnaval.
      Abs
      Ale do https://www.cafeviagem.com

      EM LA PALOMA

      * Punto Sur: um clássico na beira da Balconada. Pra ir a qualquer hora do dia ou da noite. A comida não tem erro e o visual é sensacional. A gente ama.
      * Hotel Bahia: comida com paladar sofisticado, o restaurante do Bahia tem seu charme. Pra jantar e tomar um bom vinho. Uma ótima pedida.
      * Pizza del Sur: o lugar é bem simples mas a pizza feita no forno a lenha é maravilhosa: massa e molho maravilhoso. Grande descoberta desse ano. Bem em frente a igreja.
      * Heladeria Popi: sorveteria artesanal deliciosa com os copinhos coloridos mais fofos da face da terra. Pra comer vários sabores levar várias cores de copinhos pro Brasil. Na rua principal.
      * Confiteria Mi Paloma: melhores bizcochos do Uruguay. Pra fazer um mate e comprar um saquinho pardo cheinho deles. Hum!
      * Supermercado Los Molles: com os melhores frios (cortados muito fininhos) e um monte de coisas uruguayas de enlouquecer. Pra carregar o carro.
      * Carnicerias: na rua lateral dos Molles tem 2 Carnicerias de respeito: Lo de Pia e El Novillo. Dá uma olhada e vê a que mais te agrada. A parilla agradece um tradicional assado de tira.
      * Churreria DanYis: perto da feira de artesãos, um churros de dar inveja aos do Manolo. O horário é das 17h as 22h. Deliciosos!

      EM LA PEDRERA

      * Pueblo Barrancas. Sempre indico esse lugar e quem vai, ama. Fica na estrada entre La Paloma e La Pedrera e o lugar é maravilhoso. Na verdade é um hotel e tem um restaurante sensacional pra ir de dia ou de noite e passar horas por lá. A gente vai sempre. NÃO DEIXE DE IR.
      * Delapanza Focacceria. Bem na entrada de La Pedrera. Um restaurante charmossíssimo e super moderno com um menu muito bom.
      * Restaurán Lajau: bom, esse é uma emoção pura: ótima comida, ótimo ambiente, atendimento (pelo simpático dono) perfeito. sempre ficamos horas curtindo cada cantinho e cada gostinho. Imperdível.
      * Perrillán: bem no finalzinho de la calle principal, com o visual lindo. O lugar sinceramente é meio sujinho, mas a comida é buenissima e a vista impagável.

      Bom, é isso. Espero que aproveitem e tragam alguma coisa quente na mala. Tem feito bastante frio a noite.
      DICAS BY Paola Vescovi Barbieri.

  • Olá Alexandra, pode me informar qual a melhor forma de andar com dinheiro, se em real ou peso e onde trocar? Devemos ir a Paloma em janeiro e suas dicas ajudam a ter referencias. Abraço, Roseli

    • Olá Roseli
      Você pode levar reais e trocar nas casas de câmbio sem problemas. Mas a dica é usar o cartão de crédito que no Uruguai vale muuuito a pena já que eles dão descontos para os turistas que pagam no cartão e compensam o IOF. O desconto é de 18,5% . Muitas vezes pagando no MasterCard ou Visa (ou Itaú) os descontos em restaurantes podem chegar até 30% e vem na sua conta.
      Ou seja, sempre que der, prefira usar o cartão e aproveitar os descontos.
      Beijos
      Alexandra

  • Oi Alexandra sabe me dizer como são as praias lá? Se são de água limpa, se é boa para o banho ou não? Na época do verão tem banhista?
    Teu blog ta muito show. Parabéns.

  • Oie,

    Estou pensando em ir a La Paloma em setembro, gostaria de saber se tem apart hotel na cidade e o nome.
    Pelo que li, La Paloma é mais agitado que La Pedrera certo?
    Vou ficar uns dias em Montevideo e queria aproveitar para conhecer o litoral.
    bjus

  • Fomos a La Paloma em 2016 e almoçamos no Parada 7.as do as são umas senhoras uruguaias muito simpáticas. Tem boas milanesa, peixe com salada e também é uma rotisserie bem procurada pelos moradores locais.

  • Alexandra adorei suas dicas, estou saindo do parana em novembro, tenho 7 dias para conhecer colonia, Montevideo, punta del leste, la paloma , cabo polonio. Gosto de CURTIR coisas antigas, em MONTEVIDEO vou ficar na cidade velha. Vou alugar um carro pra fACILITAR e GANHAR tempo. Em la paloma terei q pernoitar uma vez. Foi útil ler o q vc postou, mas se puder contribui com mais agradeço. Parabéns pelo post.

DEIXE SEU COMENTÁRIO