Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

A cozinha orgânica e biodinâmica do Locanda di Lucca no Caminhos de Pedra

Locanda di Lucca é um restaurante no roteiro Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves (RS), inaugurado em maio de 2016. Sabe aqueles lugares para ter uma autêntica e memorável experiência gastronômica? Sim, o Locanda di Lucca é o lugar certo. Quase como um segredo bem guardado em um dos desvios do roteiro Caminhos de Pedra por uma estrada que vai dar em Pinto Bandeira. Cheio de encantos e delicadezas que começam na recepção de Edgar Giordani tocando sua sanfona.

Locanda di Lucca Caminhos de Pedra

Locanda di Lucca Caminhos de Pedra

Sobre o Locanda di Lucca no Caminhos de Pedra

A bela casa de pedra centenária, que já abrigou o artista Bez Batti e suas obras, foi restaurada para dar vida ao projeto do casal Edgar Giordani e Marilei. São eles junto com o filho Lucas que fazem tudo no restaurante: cozinham, servem e atendem os comensais.

Locanda di Lucca

Edgar é énologo, com especialização em agricultura biodinâmica. É  produtor e entusiasta de alimentos orgânicos e biodinâmicos. Sua esposa, Marilei, é arquiteta e doutoranda em Paisagem Cultural Vitícola na Serra Gaúcha pela UFRGS. É ela a responsável pela cozinha e pelos detalhes lindos da decoração da casa. Cada mobília ou canto da bela casa de pedra merecem uma foto. Tudo muito charmoso. Aliás, o charme não está só na mobília antiga como também na escolha das louças à mesa. Impossível não comer com os olhos no Locanda di Lucca com tamanha beleza e poesia em cada prato.

Edgar logo se apresenta e emociona com suas palavras sinceras. Oferece um espumante de boas-vindas e apresenta a proposta da casa que preserva a cultura e amor à terra. Conta também sobre seus estudos e produção de vinhedos biodinâmicos. Alguns produtos produzidos por ele são vendidos no local como o delicioso mel. A cozinha tem o conceito slow food, com destaque para ingredientes locais, orgânicos e biodinâmicos, grande parte oriundos da produção de Edgar.

 

Os pratos do Locanda di Lucca

É o comensal quem dá o start para iniciar o preparo da sequência de pratos que vão sendo servidos à mesa. O menu é sazonal e são por volta de 5 pratos com a sobremesa. Pedimos um espumante da região, Cave Geisse, para harmonizar com a refeição. 

A caponata com banana servida com lascas de pão orgânico.impressionou. 

Locanda di Lucca

Cada prato era uma pintura à mesa. Na sequência, um caldo de abóbora levinho …

Locanda di Lucca Caminhos de Pedra
… e uma salada fresquíssima
com mix de flhas verdes, figos, laranja, lascas de parmesão, molho de mel e mostarda.  

Locanda di Lucca Caminhos de Pedra

Um ovo pochê acompanha um pão de fermentação natural.

Locanda di Lucca Caminhos de Pedra

Sabe a refeição perfeita e sem pressa? Uma trilha gostosa de fundo acompanhava a delicadeza dos pratos. E o dia lá fora iluminava nossa janela deixando a experiência ainda mais charmosa. Very romantic!!

E eu nem precisava do prato principal para ser feliz, uma carne de porco servida com arroz biodinâmico, com coco, cenoura, pimentão e cúrcuma.Locanda di Lucca Caminhos de Pedra

A sobremesa, outra aquarela: um sorvete artesanal com maracujá negro.

Locanda di Lucca Caminhos de Pedra

Quanto custa?

A refeição finalizou com um café passado na hora em uma louça que as mulheres se derretem. O valor do almoço (sem bebidas) é R$ 98 por pessoa (preço janeiro 2018 – inclui todos os pratos e espumante de boas vindas!). Preço mais do que justo para este banquete da natureza com a delicadeza do serviço e da cozinha do casal de proprietários. Concorda?

Locanda di Lucca Caminhos de Pedra

Certamente, uma experiência gastronômica cheia de afeto e sabor para viver sem pressa. Ah, é imprescindível reservar a sua refeição por telefone ou por mensagem na Fanpage do Locanda di Lucca.

Locanda di Lucca Caminhos de Pedra

Dica: não vá embora sem uma fotinho na janela da casa de pedra

 

Procurando hotel ou pousada em Pinto Bandeira ou Bento Gonçalves?

Clique aqui e confira o post do Café Viagem com seleção de
hotéis e pousadas em Bento Gonçalves e arredores


SAIBA MAIS


Locanda di Lucca
Distrito de São Pedro, Linha Palmeiro, 330

Caminhos de Pedra – Bento Gonçalves, RS
Reservas: +55 (54)99175-8744 –   (54)3455-6277
Almoço aos sábados e domingos. Para almoço nos demais dias da semana ou jantares, somente sob agendamento.
Site: www.locandadilucca.com
Facebook: www.facebook.com/locandadilucca

 

VEJA + DICAS DE BENTO NO BLOG

10 programas em Bento Gonçalves com crianças

10 atrações imperdíveis da Vindima de Bento Gonçalves

Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra |  um roteiro de onde ficar, comer e beber

Onde comer no Caminhos de Pedra

Como é o passeio de trem Maria Fumaça – dicas 

ROTEIRO FIM DE SEMANA: Vale dos Vinhedos com amigas

Onde comer no Vale dos Vinhedos

Onde comer em Garibaldi  

Todas as dicas e roteiros de Bento Gonçalves e Arredores

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO