Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Cerveja e os melhores biergärten de Munique na Alemanha

Tive sorte e peguei dois dias sol em plena primavera e pude curtir alguns dos melhores biergärten de Munique, capital da Baviera. Fiquei tão encantada com a experiência que conhecer um autêntico biergarten na Alemanha é, ao meu ver, uma das atrações mais imperdíveis para os viajantes na terra da cerveja (mesmo que você não aprecie a bebida!). Se você estiver em Munique na primavera ou verão, sugiro fortemente procurar o seu lugar entre as árvores de um biergarten para se sentir como um nativo. Vai por mim, a atmosfera é especial, animada e, algumas vezes, com um astral de piquenique em família.

Psiu: para entender um biegarten na Alemanha, não deixe de ler este post!

Principais cervejas de Munique

As 6 grandes marcas de cervejas de Munique são: Hofbräu, AugustinerHacker-PschorrSpaten, Paulaner, e Löwenbrau. A cervejaria Hofbräuhaus e a Augustiner (a mais antiga em funcionamento) são as mais famosas de Munique.  Na lista abaixo, inclui uma cerveja da Bavaria (produzida a 25 km de Munique) com mais de 500 anos de tradição que também merece um brinde e toda a sua atenção: a Ayinger Brewery , com cervejaria em frente à celebrada Hofbräuhaus. A Ayinger é constantemente eleita uma das 10 melhores cervejas do mundo.

biergarten em Munique é pura alegria, vai por mim!

Pedalando pelas cervejarias de Munique

Você pode pegar o metrô, o tram ou ir caminhando até os principais biergärten de Munique. Eu tinha pouco tempo, um dia lindo de sol e, por isso, decidi pedalar. Adorei. Não é a toa que Munique é conhecida como a cidade de ciclistas e dos jardins de cerveja. Foi tão gostoso pedalar pelos jardins da cerveja que resolvi incluir neste post (no final)  um mapa com  roteiro de bicicleta pelos melhores biergärten de Munique. 

Porque os jardins da cerveja e o astral de Munique combinam com bike . Visitei 4 dos locais citados neste post de bicicleta

Dica de onde alugar bicicleta em Munique

A bicicleta que usei, peguei emprestada como cortesia do hotel em que fiquei hospedada em Munique, mas a dica para quem quiser alugar facilmente é o Munich Bike Rental & Tours (na Heilliggeistr. 1 – bem próximo à Marienplatz e ao Viktualienmarkt). O dia de aluguel de bicicleta por lá é de 16 euros.

Confira abaixo,  biergärten imperdíveis em Munique 

 

1. Biergarten da Chinesischer Turm | Englischer Garten 

Animadíssimo! Esse biergarten fica no coração do Englischer Garten (Jardim Inglês), parque principal de Munique e um dos maiores parques urbanos do mundo. O biergarten está situado na Torre Chinesa, atração dentro parque (em alemão, Chinesischer Turm). Você pode chegar até lá caminhando, pedalando ou pegando um taxi-bike.

melhores biergarten de Munique

A Torre Chinesa do  Englischer Garten

Uma bandinha dá show dentro da Torre Chinesa. Todas as idades frequentam o biergarten do parque e grande parte do público leva a sua comida de casa e faz uma espécie de “piquenique” à mesa com amigos ou família. O espaço acomoda até 7.000 pessoas sentadas. Além do biergarten, o local também tem um restaurante.

biergarten de Munique

biergarten de Munique
Tem crianças? Nesse biergarten da Chinesischer Turm há um playground
 e até um carrosel antigo bem legal ao lado das mesas.

Alguns biergarten tem música, outros até espaço para as crianças como o do Englishert Garten na Torre Chinesa em Munique e o do Tiergarten em Berlim

carrossel para crianças na área do biergarten da Chinesischer Turm de Munique

ANOTE:

Chinesischer Turm Restaurant & Biergarten
Site: /www.chinaturm.de
Restaurante: todos os dias, entre 11h30 e 18 horas
Biergarten: com tempo bom, aberto diariamente a partir das 10h
ônibus: 54 ou 154, sai na Torre Chinesa, ao lado do restaurante
Tram: 18, Tivolistraße parada + 3 minutos a pé
Metro (U-Bahn:): U3 ou U6, estação Giselastraße + 10 minutos a pé
PS: eu cheguei pedalando no parque, acho que é a melhor forma de percorrer e visitar o Biergarten

melhores biergarten de Munique


2. Biergarten Viktualienmarkt

Esse biergarten descontraído, cercado de árvores e excelentes opções gastronômicas, fica dentro de um mercado gourmet de Munique ao ar livre, sensacional e imperdível, o Viktualienmarkt. O biergarten funciona desde 1970 e reúne locais e turistas.

o delicioso e imperdível biegarten do mercado de Viktualienmarkt

Sábado é o dia mais cheio e animado e o horário de pico é entre 11 e 15 horas. As lojas do mercado fecham por volta das 18h. A grande dica é pegar uma das comidinhas ou iguarias das inúmeras bancas e levar para comer nas mesas do biergarten. É um dos melhores locais para provar a culinária bávara (com muitas salsichas e mostardas típicas da região, o pratos com carne de porco). Não curte comida alemã? Sem problemas, o mercado também oferece sabores internacionais e para todos os gostosos, inclusive frutos do mar e vinhos.

melhores biergarten de Munique

Biergarten do Viktualienmarkt – turistas e locais, todas as idades frequentam o mercado e biergarten

melhores biergarten de Munique

Cervejas do Biergarten do Viktualienmarkt

Um das características únicas do Biergarten do Viktualienmarkt é ser o único que oferece as seis  marcas famosas de cerveja de Munique. Não são todas de uma só vez, as marcas fazem rodízio e trocam de posto a cada semana . Quando estivemos por lá a cerveja que estava sendo vendida era a Hofbräu. As outras marcas que entram no rodízio são: Augustiner, Hacker-Pschorr, Löwenbräu, Paulaner e Spaten.

melhores biergarten de Munique

Uma cerveja no copo gigante (gigante mesmo) no Viktualienmarkt custa por volta de € 7 ,60 (preço maio de 2017).

O biergarten Viktualienmarkt acomoda até 600 pessoas sentadas na área self-service (mesas sem tolha) e mais 200 pessoas na área com serviço de comida e bebida (mesas com toalha onde não é permitido levar a sua comida).

ANOTE:

Biertgarten da Viktualiernmarkt
A poucos passos da Marienplatz (área central de Munique)
Vá entre 11h e 15h , almoce por lá!
Site: www.biergarten-viktualienmarkt.de

melhores biergarten de Munique

Biergarten do Viktualienmarkt

 

3. Hofbräuhaus

O templo da cerveja, uma instituição em Munique. A Hofbräuhaus, também chamada carinhosamente de HB, foi fundada em 1589 para fabricar a cerveja do Duque Wilhelm V da Bavária. Foi aberta ao grande público em 1830. A pintura do salão principal, onde uma banda típica alemã anima os clientes, é muito bonita. Saiba que por volta de 1920 , a HB foi palco do primeiro grande evento político do partido do Hitler. Foi lá que Hitler fez o seus discurso apresentando o “programa de 25 pontos” (fundamentos base para o futuro partido nazista). Durante a Segunda Guerra, a cervejaria foi completamente destruída e reerguida em 1958.

melhores biergarten de Munique

o ambiente interno da HB de Munique

Dito por duas pessoas que vivem em Munique: os turistas apreciam e freqüentam mais a cervejaria Hofbräuhaus dos que os moradores da cidade. Os salões são imensos e o Biergarten da HB com dois andares é o espaço preferidos dos torcedores de futebol e dos fumantes. A casa oferece a típica gastronomia alemã e bávara. Mas é possível  sentar no biergarten e pedir apenas a sua cerveja e o tradicional pretzel gigante da casa.

ANOTE:

Hofbräuhaus
Platzl 9 (bem próximo a Marienplatz)
Diariamente, das 9h às 23h30
Site: www.hofbraeuhaus.de
Menu em inglês

melhores biergarten de Munique

Biergarten da HB em dia de jogo do Bayern

Biergarten da HB em Munique à noite, tomando a saideira

4. Biergarten da Neues Rathaus | nova prefeitura de Munique

O prédio mais parece uma catedral gótica, mas na verdade é o prédio da nova prefeitura no centro de Munique, na Marienplatz. O local reserva dois segredos: um elevador (paga-se uma taxa para subir) que vai até a torre onde se tem uma vista fantástica da cidade e um jardim interno (no primeiro andar) com um biergarten animado.

ANOTE:

Neues Rathaus 
Marienplatz 8
Site: www.muenchen.de/rathaus/Stadtinfos/Rundgang-durch-das-Neue-Rathaus.html

melhores biergarten de Munique

Vista do biergarten da torre da Neues Rathaus em Munique (prédio da nova prefeitura)

5. Ayinger Wirsthaus

A filial da cervejaria e restaurante da Ayinger em Munique fica em frente a famosa Hofbrauhaus. O biergarten é pequeno, na fachada, em frente ao prédio com as mesas na praça Platz .  Este local vale a pena para quem quer apreciar uma cerveja de qualidade (foi a que mais gostamos). Ouvi comentários que foi a marca que fez a primeira cerveja orgânica da Alemanha, mas não tenho 100% de certeza. De qualquer forma,  é uma cerveja diferenciada e top!

ANOTE

Ayinger Wirsthaus
Platzl 1A
+49 89 23703666
Todos os dias, das 11h a 1 am

Site: www.ayingers.de/wirtshaus-ayingers

cervejas de Munique

6. Augustiner Keller

É considerada uma das melhores cervejarias de Munique. E tem um dos Biergärten mais populares da cidade (e o segundo em tamanho)

ANOTE

Na Arnulfstr. 52 | Site: www.augustinerkeller.de

 

7. Hirschgarten

O restaurante Hirschgarten é famoso por ter o maior biergarten do mundo com capacidade para 8000 pessoas, fundado em 1791. A cerveja é da Augustiner. Aviso: o local não está situado em uma área muito central de Munique. Ou seja, só vá de bike se tiver tempo e disposição.


ANOTE

Hochstrasse 77 | Site: www.hirschgarten.com

 

+ DICAS DE MUNIQUE NO BLOG

ONDE FICAR : UM HOTEL DESING DE CHARME E MUITO BEM LOCALIZADO EM MUNIQUE

O QUE FAZER: ROTEIRO DE 2 A 4 DIAS EM MUNIQUE COM PRINCIPAIS ATRAÇÕES

ONDE COMER: 10 RESTAURANTES EM MUNIQUE PARA FAVORITAR

O QUE PROVAR EM MUNIQUE: 5 COMIDAS TÍPICAS PARA PROVAR EM MUNIQUE

DICA DE RESTAURANTE:  A COZINHA DA BAVIERA NO DONISL EM MUNIQUE

DICA DE TOUR E TRANSPORTE: TOUR GUIADO EM MUNIQUE E DICAS DE TRANSPORTE

JOGO DO BAYERN: DICAS PARA IR AO JOGO DO BAYERN DE MUNIQUE NA ALLIANZ ARENA

MELHORES BIERGÄRTEN: 7 BIERGÄRTEN IMPERDÍVEIS EM MUNIQUE 

ENTENDA O QUE É UM BIERGARTEN: SOBRE A TRADIÇÃO DO BIERGARTEN NA ALEMANHA 

SOBRE A OKTOBERFEST: A EXPERIÊNCIA DE IR À MAIOR FESTA DA CERVEJA NO MUNDO

POST ÍNDICE MUNIQUE : TODAS AS DICAS DE MUNIQUE NO CAFÉ VIAGEM

COMO VIAJAR CONECTADO NA ALEMANHA – A MINHA EXPERIÊNCIA COM CHIP PRÉ-PAGO DE CELULAR COM INTERNET LIVRE

POST ÍNDICE ALEMANHA: TODOS OS ROTEIROS E DICAS DE VIAGEM NA ALEMANHA

 


SAIBA MAIS

Site oficial de turismo em Muniquewww.muenchen.de/int

Site oficial do Turismo alemão em português: www.germany.travel/pt

Fanpage: AlemanhaPaisTuristico

A autora do Café Viagem viajou para a Alemanha a convite do Turismo da Alemanha. Foi selecionada para um roteiro gastronômico em Munique, Nuremberg, Stuttgart e Hannover. Saiba mais sobre o roteiro neste post

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO