Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Mirante da Rota do Sol – uma parada obrigatória da Serra rumo ao Litoral Gaúcho

Mirante da Rota do Sol – uma parada obrigatória da Serra rumo ao Litoral Gaúcho

*Série Especial Guia de Praia – Mirante da Rota do Sol no Litoral Norte RS

Para quem está chegando agora, este post faz parte de uma Série Especial com dicas e roteiros do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.  Abaixo, uma dica especial na estrada da Rota do Sol rumo ao Litoral.

Temos um post no Café Viagem que foi um dos campeões de acesso em janeiro de 2016. Trata-se das 5 PARADAS OBRIGATÓRIAS NA ESTRADA PARA O LITORAL NORTE RS. Acontece que depois de mais algumas voltas pelo Rio Grande do Sul nesse verão, senti a obrigação de incluir uma parada obrigatória que não estava presente nesta lista: o MIRANTE DA ROTA DO SOL.

A estrada de Caxias do Sul ao Litoral Gaúcho

A estrada de Caxias do Sul ao Litoral Gaúcho

Mirante Rota do Sol (1)

A Rota do Sol

Quem vem de Caxias, Bento Gonçalves ou Gramado em direção ao Litoral Norte costuma pegar a estrada da Rota do Sol até a BR 101. Essa estrada também leva à Cambará do Sul,  cidade dos cânions. Mas é descendo rumo ao Litoral, na direção esquerda, próximo à Itati (na Serra do Pinto), que está situada a parada com uma das paisagens mais lindas de toda a Rota do Sol. Se o tempo estiver bom, pare e contemple o visual espetacular.

Mirante Rota do Sol (4)

Eu vinha dirigindo de Bento Gonçalves rumo à Capão da Canoa. Foram por volta de três horas de viagem. Sem planejar, peguei o fim de tarde chegando ao Mirante (que é o quase no final da Rota, antes de chegar à BR 101). Acredito que não existe melhor horário para fazer essa paradinha por lá.

Mirante Rota do Sol Itati

O Mirante da Rota do Sol

No local, há um restaurante (o Mirador) e dois pontos imprescindíveis para uma foto ou selfie: o mirante de madeira e a pedra. Particularmente, acho que a pedra rende fotos melhores.

Mirante Rota do Sol (7)

Mirante Rota do Sol (6)

Mirante Rota do Sol (11)

Há um vendedor simpático de cuias no mirante. Ele oferece chimarrão aos turistas. É dele a cuia que peguei emprestada para as fotos.

Mirante Rota do Sol (8)

A vista merece um brinde, nem que seja com um bom chimas, não acha?

Não cheguei a entrar no restaurante, mas sei que serve comida caseira e lanches como misto quente de pão colonial.

Mirante Rota do Sol

O único defeito do local é que eles precisam consertam a placa de estacionamento urgenteeee…

Mirante Rota do Sol (5)

Restaurantes da Rota do Sol

Um pouco mais adiante na estrada (rumo ao Litoral) há outro ponto para apreciar a vista. Contudo, a do Mirante é mais ampla e bonita. Mas se quiser conferir, o outro ponto é o do restaurante Galpão Criolo. Eu acabei parando nos dois locais. A vista é a mesma, porém de ângulos diferentes.Mirante Rota do Sol (9)

O visual do restaurante do Galp'ão Criolo, outra parada para apreciar a vista além da do Mirante

O visual do restaurante do Galp’ão Criolo, outra parada para apreciar a vista além da do Mirante

 

 

SAIBA MAIS

 

SOBRE A ROTA DO SOL
RIO GRANDE DO SUL | SERRA E LITORAL GAÚCHO

A Rota do Sol é um importante elo de ligação entre a Serra Gaúcha e o Litoral do Rio Grande do Sul. O trajeto começa na RS-486, na cidade litorânea de Capão da Canoa, cruza a BR-101, atravessa a cidade de Terra de Areia, famosa pela produção de abacaxis, e continua por Itati até a cidade de Tainhas. A partir desse  ponto a três direções: pela RS-020 que segue pela rota dos Campos de Cima da Serra  (leia-se Cambará do sul e cânions), pela RS-020 que  passa por São Francisco de Paula, Canela, Gramado indo até São Leopoldo (Rota Romântica) ou, seguindo em frente, pela RS-253, segue-se até Caxias do Sul e Bento Gonçalves pela Rota Do Vinho e da Uva.

MIRANTE ROTA DO SOL
ITATI | RS
Do Mirante a Capão da Canoa são por volta de 50km.

Curtiu ? Quer mais dicas do Litoral Norte RS?
 Veja aqui todas as dicas já publicadas

Rota do Sol

Amo Serra Gaúcha – letreiro no Mirante da Rota do Sol. Foto blog Felipe o Pequeno Viajante para Amo Serra Gaúcha

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Muito lindo mesmo este lugar já o fizemos esta rota a anos atrás e não sabíamos deste mirante vamos conferir.
    Pena não ter nesta pg lugar para compartilhar fotos tenho uma em especial sentado ao lado do restaurante do crioulo olhando para ao vale tomando um café, a foto ficou espetacular.
    Sérgio e luciane de Estância Velha RS.

  • Eu estava vendo as paisagem muito lindas sou Gaúcho, mais ainda não conheço, mais um dia quero conhecer, muito lindo….

  • Pasamos todos los años de camino a Floripa. Viniendo de Gramado . Es un espectáculo. La mano de Dios.

  • Estou indo para o Rio grande dia 01 de maio. Desceremos em porto alegre e seguiremos para praia grande. gostaria de fazer uma parte da rota do sol .é POSSÍVEL?

  • OLÁ Alexandra!

    vou para Cambará do Sul a partir de poa e talvez faça uma rota que passe por esse mirante. obrigado pela dica.

    A propósito, vai uma: sugiro alterar o texto em que você diz que “A Rota do Sol é um importante elo de ligação entre a Serra Gaúcha e o Litoral do Rio Grande do Sul”. Ficará melhor se você colocar ” A rota do sol é um importante elo entre a serra gaúcha…” já que todo elo é de ligação.

    Abraço.

    alexandre

DEIXE SEU COMENTÁRIO