Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Museu Mercedes-Benz na Alemanha – viagem através do tempo e dos motores em Stuttgart

Este post sobre o incrível Museu Mercedes-Benz em Stuttgart na Alemanha, na cidade de Stuttgart, faz parte de uma blogagem coletiva da #MuseumWeek de blogueiros da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem). Durante a semana da Museum Week, museus do mundo todo fazem uma forte ação coletiva de divulgação e programação especial. E os blogueiros de viagem dão uma ajudinha. O Café Viagem selecionou o este museu da Alemanha que conta mais do que a história de uma marca de automóvel famosa no mundo todo. Conta também muito sobre a história do século XX, todo o processo de industrialização e acontecimentos marcantes como a Segunda Guerra Mundial.  Uma viagem através do tempo e dos motores.Museu Mercedes-Benz Alemanha

Engana-se quem pensa que é preciso ser amante de automóveis para visitar o Museu da Mercedes-Benz na Alemanha. Eu, que nem sou fã de carro, fui acompanhando meu marido e adorei. Quando chegamos à cidade de Stuttgart ( Alemanha), o dia estava nublado e com chuva. Logo, tratamos de fazer uma atração ideal com chuva quando se está viajando: visitar museus.

Museu Mercedes-Benz Alemanha

A cidade de Stuttgart tem uma boa oferta de museus interessantes para os turistas. De castelos e galerias de arte arte a dois museus ícones do mundo automobilístico: o museu da Museu Mercedes-Benz e o Museu da Porsche. Dica: para amantes do vinho tem até o museu da Vinicultura (Weinbaumuseum).Museu Mercedes-Benz Alemanha

Como o primeiro museu da nossa lista de preferências em Stuttgart era o Museu Mercedes-Benz, largamos as malas no hotel e nos deslocamos de metrô direto para lá.

Como chegar ao Museu Mercedes-Benz

A partir da estação central de trem (Hauptbahnhof) são aproximadamente 25 minutos até o Museu da Mercedes-Benz. De metrô, pegue o S-Bahn S1 – na estação central em direção à Kirchheim (Teck). Desembarque na estação Neckarpark (Mercedes-Benz). A partir da estação, siga à placas que indicam o caminho. Será preciso dar uma caminhada de 800 m para chegar ao Museu (8 minutos).  Como estava chovendo, pegamos guarda-chuvas emprestados no hotel em que nos hospedamos e que recomendo fortemente (Le Méridien ). 

DICA: perto do Museu Mercedes-Benz está situada o Mercedes-Benz Arena , estádio de futebol e atletismo de Stuttgart! O turismo de Stuttgart oferece um ônibus turístico com Citytour Hop-on Hop-off. Todo o tour é guiado áudio, explicando cada atração. É possível descer em grande parte das atrações do tour, inclusive no museu e Arena da Mercedes-Benz. Para quem tem pouco tempo na cidade, vale a pena investir num giro com o ônibus (entre 12 a 25 euros).

Museu Mercedes-Benz Alemanha

Mercedes-Benz Arena fica próximo ao museu!

Sobre a marca Mercedes-Benz

Logo no início do tour do Museu da Mercedez, você fica sabendo como surgiu a marca alemã Mercedes-Benz. Sua trajetória está ligada aos primeiros capítulos da motorização veicular no mundo. Gottlieb Daimler e Karl Benz construíram paralelamente os primeiros automóveis motorizados do mundo. O sonho da “carruagem sem cavalos” se tornaria realidade em 1886, graças a Gottlieb Daimler e Carl Benz, reconhecidos como os verdadeiros pais do automóvel. A Mercedes-Benz foi fundada em 1926, resultado da fusão entre a Benz & Cia (de Karl Benz) e da Daimler-Mercedes. Mercedes tem origem no nome da filha de Emil Jellinek ( Mercédès Jellinek). Ele era um rico industrial que investiu na tecnologia do automóvel junto à Daimler.

A Mercedes-Benz é uma das mais antiga empresas de automóveis e veículos comerciais da Alemanha e do mundo.

Os primeiros “carros”  eram carruagens. E algumas estão expostas no museu

Sobre o Museu Mercedes-Benz

Do lado de fora, o prédio moderno do Museu já impressiona. No formato de uma hélice dupla, o prédio foi projetado por um renomado escritório de arquitetura de Amsterdã (UN Studio). Em 2016, o museu completou 10 anos.

Na recepção você pode pegar  um audioguia que orienta toda a visita de forma cronológica. Vale a pena. Não há versão em Português, somente em alemão, inglês, italiano, francês, espanhol, chinês, japonês e russo.

Museu Mercedes-Benz Alemanha

Não deixe de observar o elevador do prédio que mais parece uma cápsula futurista. É ele que transporta o visitante ao último andar, onde inicia o tour no Museu.

O que ver no Museu da Mercedes-Benz

O tour dentro do museu é cronológico. São 9 andares em um espiral onde o visitante vai descendo e acompanhando passo a passo da história dos carros e da marca Mercedes-Benz junto aos fatos que marcaram o mundo. São mais de 125 anos de história automotiva apresentando a lendária marca Mercedes com mais de 160 veículos em exposição e outras 1500 peças.

Museu Mercedes-Benz Alemanha

Museu Mercedes-Benz Alemanha

Tem desde a primeira carruagem com motor Benz (patenteada em 1886) aos emblemáticos veículos da década de 50.Museu Mercedes-Benz Alemanha

Algumas galerias são incríveis como a galeria dos carros de viagem (Galerie der Reisen). Claro que está foi a minha área favorita.Museu Mercedes-Benz Alemanha

Museu Mercedes-Benz Alemanha

Museu Mercedes-Benz Alemanha

Mas há também a galeria dos carros de corrida de diversas categorias da Fórmula 1. Muitos ficam boquiabertos nessa hora.Museu Mercedes-Benz Alemanha

Museu Mercedes-Benz Alemanha

Entre as curiosidades expostas, há um Mercedes vermelho da princesa Diana.

Impossível não destacar também as peças expostas, como este motor Mercedes-Benz.Museu Mercedes-Benz Alemanha

Museu Mercedes-Benz Alemanha

Ou ainda, as fotos que associam a evolução do carro com os acontecimentos mundiais. Inclusive quando o Brasil era visto lá fora como um país do futuro…

Na legenda desta foto de 2008  no Museu: “a falência no sistema bancário leva os mercados financeiros internacionais e a economia global à beira do colapso. Enquanto o Velho Mundo lutava contra a estagnação e uma recessão, países como Brasil, Rússia, Índia e China lideraram o caminho para sair da crise..”

Onde ficar em Stuttgart:

Procurando dica de hotel em Stuttgart na Alemanha? Nos hospedamos no Le Méridien e gostamos muito. Mas neste link do Booking.com você encontra boas ofertas e a facilidade do cancelamento gratuito na maioria dos quartos de hotéis e pousadas. Não tem taxa de reserva e geralmente o pagamento é feito somente no check in ou check out.

 

Onde fica o Museu Mercedes-Benz Alemanha
SAIBA MAIS

Museu Mercedes-Benz

(Mercedes-Benz Museum)

Mercedesstraße 100

Stuttgart |Alemanha

De terça a domingo das 9h às 18h. Fechado às segundas-feiras.

Venda de ingressos na bilheteria fechas às 17h

Ingressos a €10, adultos. Crianças até 14 anos é grátis.

Estudantes e Acima de 60 anos, 5 €.

Site:  www.mercedes-benz.com/en/mercedes-benz/classic/museum/

Site de turismo oficial de Stuttgart

Em inglês: www.stuttgart-tourist.de/en

Em espanhol: www.stuttgart-tourist.de/es

Veja mais dicas da Alemanha no blog

GUIA ALEMANHA – POST ÍNDICE COM TODAS AS DICAS DO CAFÉ VIAGEM DE:
Munique, Nuremberg, Colônia, Frankfurt, Dusseldorf, Berlim, Hannover e Stuttgar 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO