Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

“O Lado B da Serra”- matéria publicada em Zero Hora, Caderno Viagem

No dia 4 de dezembro, o Caderno Viagem do jornal Zero Hora do Rio Grande do Sul publicou uma matéria que escrevi sobre a Serra junto com as informações sobre o novo  Guia Essencial Gramado e Canela e datas de lançamento em POA e em Canela. Segue o texto na íntegra do jornal para os leitores do Café Viagem. É um roteiro alternativo para quem vai passar o final de semana na região no período do Natal Luz: “O Lado B da Serra.” E ainda: os endereços dos locais citados na matéria. Boa viagem!

CONVITE:  
quem estiver pela Serra, superconvidado para o lançamento do Guia Gramado e Canela no Empório Canela no dia 14/12 a partir das 19 horas com a presença da Pati Papp (sócia da Pulp, autora do livro “Como Viajar com seus Filhos sem Enlouquecer” e do blog Coisas de Mãe).



Além do Natal Luz – um final de semana de espetáculos também à luz do dia

(texto enviado para Caderno Viagem Zero Hora, publicado em 4 de dezembro de 2012)

Enquanto muitos brasileiros sonham em sentir de perto a emoção do Natal mais festejado do país, nós, gaúchos, podemos realizá-lo num bate-volta clássico de final de semana. Mas será que vale a pena enfrentar multidões? Diárias caríssimas? Filas em restaurantes? Estacionar o carro quase em Nova Petrópolis (desculpe o exagero)? Uma vez na vida – principalmente para quem tem crianças – a “maratona feliz natal” de Gramado encanta os olhos e espalha purpurina e fantasia em nosso fim de ano. Ruas iluminadas, enfeitadas, fogos, desfiles, enfim, o clima é de que o Papai Noel realmente existe.

Durante esse período, a sugestão para aproveitar um final de semana sem estresse e correria é uma dose de equilíbrio na programação. Como assim? Separe bem a noite do dia com atrações distintas: espetáculos de Natal (noite) e espetáculos da boa mesa e da natureza (dia).

À noite, permita-se enfrentar o grande e respeitável público para curtir os espetáculos e a decoração envolvente das ruas. Vá a pelo menos uma das atrações principais como Nativitaten, Grande Desfile de Natal ou a Fantástica Fábrica de Natal. Não conseguiu ingresso de última hora? Nada de desespero. Faça como os moradores da região: nos shows ao ar livre, chegue cedo ao local e pegue uma boa posição para assistir de pé (ou acampado!) por trás das arquibancadas. Lembre-se de verificar o calendário no site do Natal Luz para planejar as suas noites iluminadas, afinal grande parte dos eventos não acontece diariamente. E mais: abuse das atrações gratuitas. Algumas são simples, porém brilhantes, como o Show de Acendimento (todos os dias às 21h, na av. das Hortênsias com Borges de Medeiros), Concertos de Natal (Rua Coberta) e até mesmo o show de iluminação da Catedral de Pedra de Canela (atração que não faz parte do Natal Luz, mas que merece muito ser apreciada!).

Show Acendimento do Natal Luz em Gramado, todos os dias às 21h

Durante o dia, finja que não é Natal e dirija-se rumo à tranquilidade da área verde do seu hotel ou de programas de agro e ecoturismo. Experimente um rafting refrescante no rio Paranhana em Três Coroas, um passeio poético pela zona rural com o tour da Linha Bella ou um relax nas redes da varanda do impecável bistrô Bêrga Motta dentro da reserva florestal do Ecoparque Sperry. Se o dia estiver quente, leve toalha e repelente para uma trilha (com direito a mergulho!) até as cascatas do parque. Finalize o passeio com chave de ouro almoçando no bufê fenomenal do bistrô. Importante: faça reserva.

Trilhas e cascatas no Ecoparque Sperry

Com crianças a bordo, dê uma voltinha na montanha russa e no trenó do Alpen Park de Canela e, logo após, perca-se pela estrada Morro Calçado. Nesse caminho, você vai encontrar os deliciosos pastéis caseiros do Paradouro Rural, a pequena vinícola Jolimont e até um alambique, o Flor do Vale. Leve a turminha para almoçar na fazenda da Família Fioreze na Linha Ávila (3km do centro de Gramado). Por lá, o restaurante Sabor Rural oferece um banquete de pratos italianos, um bom churrasco e um bufê de sobremesas que inclui fondue de chocolate e deliciosos doces campeiros. A gurizada adora o imenso “playground” verde om animais da fazenda.

Estrada Morro Calçado – zona rural Canela

Se o objetivo for simplesmente comer bem sem precisar sair do centro de Gramado ou Canela , mas escapando do circuito tradicional e turístico , eis alguns achados gastronômicos: 1. os lanches, refeições e petiscos do Bodega (não deixe de provar a casquinha de siri!); 2. na categoria BBB – Bom, Bonito e Barato – , o surpreendente Café com Leite; 3. o charme especial do Empório Canela (café-livraria-bistrô-artesanato, lindo de morrer) e 4. as maravilhas da colônia na Praça das Comunicações, incluindo uma simpática feira orgânica aos sábados pela manhã.

Charme, livros e comidinhas na Empório Canela

Por fim, não esqueça que todo o grande espetáculo (de dia ou à noite!) merece bis. Volte no ano que vem para aproveitar outras atrações e outros restaurantes em um novo bate-volta serrano natalino. Feliz Natal Luz!

GRAMADO

Tour Linha Bella– saída na Praça das Comunicações às 8h, em frente a Casa do Colono. Reservas: (54) 9101 5194.

Sabor Rural – João Scur, 1890 – Linha Ávila Alta. Reservas: (54) 9625 7454.

Produtos da Colônia e Feira Ecológica – Praça das Comunicações, av. Borges de Medeiros (ao lado da rodoviária).

Bodega – São Pedro, 810.

Café com Leite –Garibaldi, 580. Fecha aos domingos e não aceita cartões.

CANELA

Ecoparque Sperry e Bêrga Motta – Linha 28, acesso principal na estrada entre Gramado e Canela (esquina do Outlet Sierra e Chocolate Prawer). Reservas restaurante: (54) 9629 8765.

Alpen Park – Rodovia Arnaldo Oppitz, 901. Diariamente, das 9h às 18h.

Paradouro Rural – Estrada Morro Calçado (no mesmo caminho para Alpen Park, Jolimont e Alambique Flor do Vale)

Empório Canela –Felisberto Soares, 258. De quarta a segunda, das 11h às 23h30.

 

Raft Adventure – Reservas: (51) 3346 5731

JM Rafting – Reservas: (54) 3282 1255

Sobre Natal Luz e programação, confira no site: www.natalluzdegramado.com.br

O Guia também está disponível em versão digital, confira no link:  www.livrariasaraiva.com.br

Sobre o Guia:

Ficha Técnica
Nome: Guia Essencial Gramado e Canela – descubra os encantos da Serra Gaúcha

Autor: Alexandra Aranovich
Editora: Pulp Edições (www.pulpedicoes.com.br)
Tamanho: 192 páginas – 14x21cm
Preço de capa: R$ 29,90
Onde comprar: CulturaSaraivaEmpório Canela,Lezanfan, LikeStore Pulp (e, em breve, numa livraria perto de você!)

Disponível também em formato digital 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Olá Alexandra, comprei essa semana o guia e adorei, conheci a região da Serra ano passado e neste final de ano volto apresentar as preciosidades da região aos meus pais.
    Procuro uma loja de roupas em Gramado, que fica em uma rua deserta, só tem ela ali, e na entrada servem um chá delicioso, que vende no local. Fui com uma agência de viagem, e por conta disso não me recordo a loja e tampouco o nome da rua. Não encontrei nos eu guia nenhuma informação sobre o chá. Será que você conhece essa loja? Obrigada, Beijos e excelente final de ano.

    • Oi Gisele
      Muito obrigada! Espero que o guia seja realmente útil. Bem, o melhor chá que conheço da Serra é o do Castelinho (que é um museu e casa de chá). Loja de roupas eu conheço a Chameleon, a Arraial, entre outras. Mas não lembro de nenhuma que tenha e venda chá. Se me deres mais pistas (próximo de algo…) posso tentar descobrir para ti. Afinal, adoro descobrir novos cantinhos especiais por lá.
      Abraços grandes
      Alexandra

DEIXE SEU COMENTÁRIO