Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Uma noite inesquecível de São João em São Luís do Maranhão

Junho no Brasil é o mês de pedir a bênção dos santos. Principalmente na noite de São João de São Luís do Maranhão. Uma festa cheia de cor, música e alegria. Aliás, em todo o brasil é uma festa brasileira tão forte quanto o Carnaval. Aprendi isso visitando o MARANHÃO no final de junho no meu roteiro pela Rota das Emoções no nordeste brasileiro (leia o roteiro completo aqui). Fiquei encantada com o pouco que vi e senti. Sendo gaúcha, tudo para mim foi pura novidade: a melodia, os instrumentos, as imagens, a dança. Meu coração pulsou mais brasileiro ao ver tanta poesia nessa festa cheia de expressão. O São João que eu conhecia aqui do Sul é bem diferente do que vi no Maranhão.

No Centro Histórico de São Luís

Em junho, São Luís do Maranhão é sinônimo de festança. Toda a rotina da cidade é alterada para dar lugar as manifestações culturais e arraiais. A decoração está por todos os cantos. No principal ponto turístico da cidade, o Centro Histórico, as ruelas se enchem de bandeirinhas coloridas. É lindo ver os casarios coloniais dessa região tombada pela Unesco. Grande parte do acervo cultural de São Luís está reunida no Centro Histórico que está situado no bairro de Praia Grande. Eu peguei o final da festa, o derradeiro último dia, mas deu para sentir o clima.

O Centro Histórico de São Luís decorado para o São João

O Centro Histórico de São Luís decorado para o São João

Sao Luis São Joao Alexandra Aranovich (3)

Das amizades que fiz na viagem pela Rota das Emoções, conheci a maranhense Yndara Vasques. Foi ela quem fez um tour com a gente pelo Centro Histórico e nos contou que durante o São João o turista tem a chance de experimentar a tradicional e farta culinária maranhense em vários locais e arraias: torta de camarão, arroz de cuxa, caranguejo, entre outros. E a preços superjustos.

Sao Luis Maranhao Sao Joao Alexandra Aranovich

Nas festas do Governo do Maranhão

Em junho, o Governo do Maranhão organiza o “São João de Todos“. Trata-se de uma extensa programação de festas durante o período junino. Quem visita o estado nessa época pode conferir o calendário de atividades no site e tentar participar de alguma programação. Na capital do Maranhão, a festa acontece em vários locais mas o arraial da Praça Maria Aragão (Terreiro de Maria) é um dos destaques do São João.

O palco

O palco

Foi lá que tive a oportunidade de ver de perto uma apresentação muito autêntica e impressionante do CACURIÁ DE DONA TETÉ que ilustra grande parte deste post. A praça estava lotada e só consegui chegar perto assim do palco pois estava lá como convidada da imprensa, uma honra que agradeço. Foi o encerramento de uma viagem incrível que terminou com essa festa inesquecível.

a multidão na Praça Maria Aragão

a multidão na Praça Maria Aragão

Vale abrir um parênteses,  Dona Teté foi uma compositora e cantora brasileira. Detém o título de dama da cultura popular maranhense! Faleceu aos 87 anos. Pra quem quiser saber mais sobre o grupo, eles têm página no Facebook:  www.facebook.com/cacuriadedonatete


Sao Joao Maranhao Cacuria Dona Tete (7)

Sao Joao Maranhao Cacuria Dona Tete (8)

Foi difícil compreender tantos santos e culturas que se apresentavam naquela noite. Mas foi fácil entrar no embalo da dança contagiante do Cacuriá de Dona Teté. O grupo tem um gingado ora sensual, ora brincalhão. É divertido demais. Impossível não sair bamboleando, dando pulos mesmo sem fogueira de São João.  As cores hipnotizam tanto quanto a dança. É uma riqueza incrível.Sao Joao Maranhao CV
Cacuria de Dona Tete

Antes de participar da festa, tínhamos feito um city tour com  a Ponto a Ponto Tur (a empresa que recomendo). Nosso guia foi o professor Wagner (acho que o melhor da cidade). Ele nos revelou histórias curiosas sobre São Luís. Ele bem que tentou me explicar sobre os santos e a cultura da dança do São João e do Cacuriá de Dona Teté, mas no meio de tanta festa foi difícil compreender e anotar. O mais fácil  mesmo entrar foi no intenso embalo.

Sao Joao Maranhao Cacuria 2
Sao Joao Maranhao Cacuria 4
Sao Joao Maranhao Cacuria5
Cacuria de Dona Tete
Ao término da apresentação , tudo ficou mais brilhante com a marcante chegada do bumba-meu-boi. Antes disso, houve todo um enredo para a chegada do boi, uma manifestação rica e, para mim, era totalmente nova. Há muitos personagens nessa história: vaqueiros, índios, o assustador cazumbá, e muitos outros. Lindo de se ver e sentir.

a riqueza do figurino é impressionante

a riqueza do figurino é impressionante. Na foto, o chapéu de fita

segurar este chapéu de peso na cabeça não é fácil

segurar este chapéu de peso na cabeça não é fácil

Sao Joao Maranhao Cacuria Dona Tete (16)

Olha lá o boi!!!

Olha lá o boi!!!

Gostei tanto do que vi, que voltei para casa com um chapéu de fitas de vaqueiro que comprei no Centro Histórico de São Luís. Não é o mais nobre, mais é colorido e coube na minha mala.

Até a próxima, Maranhão e São João

Até a próxima, Maranhão e São João

Eu queria mesmo o chapéu de vaqueiro do modelo todo bordado em pedras coloridas, um trabalho artesanal e belíssimo. Mas esse chapéu custava por volta de 180/200 reais (em promoção!!). O meu chapéu de fitas saiu por R$ 80. Juntos com as fotografias e amizades que fiz, é a minha lembrança desse São João emocionante do Maranhão.

 

LEIA TAMBÉM NO BLOG SOBRE O MARANHÃO

 

 ROTEIRO COMPLETO  DA ROTA DAS EMOÇÕES : CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO (post índice)

 LENÇÓIS MARANHENSES – CIRCUITO LAGOA AZUL – EMOÇÃO DE LAVAR A ALMA

MURICI, A NOSSA DICA DE POUSADA EM BARREIRINHAS, PORTA DE ENTRADA DOS LENÇÓIS

DECK BISTRÔ – DICA DE RESTAURANTE EM BARREIRINHAS

PASSEIOS DE LANCHA PELO RIO PREGUIÇAS EM BARREIRINHAS

TUTÓIA –  DICA DE HOSPEDAGEM NA PRAIA DO MARANHÃO CONSIDERADA UMA DAS PORTAS DE ENTRADA PARA O DELTA DO PARNAÍBA

 

cafe viagem
SAIBA MAIS

 

SOBRE SÃO JOÃO
Uma das celebrações populares mais aguardadas. O período é o segundo mais festejado do País e fica atrás somente do Carnaval, de acordo com dados do Ministério do Turismo. Principalmente na região Nordeste, quando as ruas e bairros se enchem de bandeirinhas, fogueiras, fogos de artifício, dança, música e muita comida típica.
A programação no estado do Maranhão é grande. Veja aqui o calendário de festas e atividades: www.ma.gov.br/saojoao2016

——   SOBRE A ROTA DAS EMOÇÕES ——  
Rota que integra as principais atrações turísticas do Ceará, Piauí e Maranhão. Ponto alto: o Parque Nacional de Jericoacara (Ceará), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (Piauí) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (no Maranhão).  As cidades de TUTÓIA, PAULINO NEVES E BARREIRINHAS  no MARANHÃO são vizinhas e fazem parte do circuito de belezas da Rota das Emoções. De Tutóia à Barreirinhas são 70 km de distância.

São Luís do Maranhão foi a última cidade que visitei no roteiro que fiz pela Rota das Emoções. Cheguei na capital do Maranhão de ônibus logo após visitar Barreirinhas (cidade porta de entrada para os Lençóis maranhenses).

——  ONDE FICAR  ——

RECOMENDAÇÃO DE HOSPEDAGEM EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO:  HOTEL VELEIROS DO MAR.

——  TRANSPORTE E PASSEIOS——
Nosso passeio em São Luís do Maranhão foi com a PONTO A PONTO TUR 

*A autora viajou para a Rota das Emoções a convite do SEBRAE em parceria com empresários de turismo da Rota. Apesar do convite, as dicas e opiniões expressas no relato dessa experiência são totalmente pessoais e isentas.

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO