Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

O que comer em Munique: 5 comidas para sentir o sabor da Baviera

O que comer em Munique: 5 comidas para sentir o sabor da Baviera

Logo que soube que iria conhecer a capital da Baviera na Alemanha comecei a pesquisar onde e o que comer em Munique. Certamente, a cidade é uma das mais divertidas da Alemanha para um roteiro gourmet. As opções são inúmeras, das delícias de rua e mercados aos restaurantes mais sofisticados. Munique é famosa por seus biergärten (os jardins da cerveja) que são excelentes locais para provar os pratos típicos da culinária bávara. Para provar de tudo no mesmo lugar, dê um pulo no imperdível mercado Viktualienmarkt (coração gastronômico de Munique) ou no elegante Dallymarayr Delicatessen.

A culinária alemã da Baviera tem alimentos mais pesados: porco, vitela, batatas e muitas salsichas. Tudo bem temperado e pedindo uma das seis principais marcas de cervejas locais: Hofbräu, AugustinerHacker-PschorrSpaten, Paulaner, e Löwenbrau. A cervejaria Hofbräuhaus e a Augustiner (a mais antiga em funcionamento) são as mais famosas de Munique.

Feliz da vida e comendo bem em Munique!

Viktualienmarkt – onde é possível provar de tudo, da culinária típica bávara a especialidades internancionais

Salsichas são um clássico na Alemanha, sempre!

 

1. Weißwurst ou Weisswurst

a salsicha Branca servida com a mostarda adocicada !
Onde comer: no Viktualienmarkt, no restaurante Donisl e em várias cervejarias

Um dos ícones da cozinha bávara é a salsicha branca, confeccionada a partir de carne de vitela. Ela tem até horário para ser degustada: normalmente é servida no típico café da manhã bávaro que acontece principalmente nos fins de semana por volta das 11 horas. Reza a lenda que a salsicha deve ser comida até o meio-dia pois não pode ouvir os sinos das igrejas.

Como comer a salsicha: não esqueça de retirar a pele e colocar a mostarda típica da região que é deliciosa e adocicada. Pode ser servida também acompanhada de pretzel (ou brezel em alemão)

mostarda típica de Munique que comprei no Viktualienmarkt e é maravilhosa!

Dica:

prove também a versão da salsicha na salada, a Bavarian Sausage Salad, presente na maioria dos menus de cervejarias e restaurantes.

Outras salsichas:

Existem outros tipos de salsicha famosos em Munique e na Alemanha, mas a Weisswürst é a mais tradicional. Gosto muito também da currywürst (um ícone de Berlim mas servido). Normalmente é servido com batatas fritas e a salsicha leva um molho vermelho com curry e levemente picante. Além da currywürst, você também vai encontrar a saborosa Bratwurst de Nuremberg, uma salsicha pequena e e servida com pão branco crocante semelhante ao nosso pão francês. 

esta salada com salsicha branca do restaurante Donisl de Munique é MARA – se atira!

 

2. Bröt e Brezel

os Pães e o Pretzel
Onde comer: nas padarias espalhadas por Munique e nas cervejarias. Na Hofbräuhaus que serve um pretzel gigante!

Em toda a Alemanha, os pães são assunto série e me encantam. Deliciosos, cheirosos e insuperáveis. São em grande parte integrais e repletos de grãos, adoro. Mas nessa região da Alemanha o branquinho Pretzel  (em alemão, brezel) é um dos símbolos da culinária bávara. Sempre presente nos biergartens e cervejarias, este pão que se enrosca é polvilhado com sal grosso. Também é possível encontrar esse pão em padarias e no café da manhã do seu hotel em Munique.

3. Eisbein (Schweinshaxe)

O joelho de porco
Onde comer: Haxnbauer – considerado o melhor restaurante de Munique para joelho de porco. Fica na rua Sparkassenstraße 10 (bem próximo à Marienplatz). Ou na cervejaria Augustiner-Bräu Wagner

O Eisbein, assado ou frito, é um dos grandes ícones da cozinha tradicional da Baviera e servido em vários restaurantes e cervejarias de Munique. Já o semelhante Schäufele (ombro de porco) é um prato mais típico da região da Franconia (na vizinha próxima de Munique, em Nuremberg!). Ambos são pedaços imensos de carne, com uma capa crocante e carne suculenta. Os acompanhamentos podem ser repolho (Sauerkraut), bola de batata cozida (Knödel) e salada de batata.

a vitrine do restaurante Haxnbauer que chama a atenção (e a fome!) dos turistas com seu espeto de joelho de porco.

 

4. Kaffee und Kuchen e sobremesas

Tortas/bolo e café – e sombremesas
Onde provar: no Café Maelu, Rischart  (na Marienplatz ), no empório e delicatessen Dallmayr (que tem um espaço só para bolos e café)

Assim como todo alemão, à tarde Munique também celebra a hora do bolo com café “Kaffee und Kuchen” .  E tem vários cafés e padarias para provar tanto sobremesas com um bom café com bolo.

 

doces do cafe Maelu de Munique

tortas e bolos da delicatessen Dallmayr de Munique – um templo gourmet

Doces alemães

As sobremesas e doces alemães não são muito carregados no açúcar. Muitos levam especiarias ou maça, como o famoso apfelstrudel.  Um prato adocicado bávaro que vale a pena experimentar nessa região é, de origem austríaca. Um doce típico é o creme  bávaro, feito de creme de leite batido, gelatina, gemas, baunilha e açúcar.

germknödel, sobremesa de origem austríaca e famosa em Munique

Adorei isso: Kaiserschmarrn

5. Spargelzeit


Aspargos brancos frescos
Onde provar: no Viktualienmarkt, no restaurante Donisl e em várias cervejarias

Durante a primavera (de abril a junho), essa iguaria típica da Alemanha é oferecida fresca em vários mercados e cardápios de restaurantes como acompanhamento e até prato principal. Para mim, foi um dos sabores mais especiais da viagem. Prove mil vezes se tiver a oportunidade. A forma mais clássica e servida em vários restaurantes é com molho holandês e presunto cru.

 

 PARA BEBER: as Cervejas de Munique

Prove as  6 grandes marcas de cervejas de Munique são: Hofbräu, AugustinerHacker-PschorrSpaten, Paulaner, e Löwenbrau. A cervejaria Hofbräuhaus e a Augustiner (a mais antiga em funcionamento) são as mais famosas de Munique. Outra cerveja da Bavaria (produzida a 25 km de Munique) e com mais de 500 anos de tradição que vale a visita e brinde e a Ayinger Brewery ( que fica em frente à celebrada Hofbräuhaus.

— > Para melhores biergartens de Munique, clique aqui! 

Feliz da vida no biergarten

O vinho Riesling

Nem só de cerveja vive a Baviera. O vinho branco alemão riesling é muito apreciado para acompanhar os pratos dos restaurantes ou durante os happy hours.

TODAS AS DICAS DE MUNIQUE NO CAFÉ VIAGEM

ONDE FICAR : UM HOTEL DESING DE CHARME E MUITO BEM LOCALIZADO EM MUNIQUE

O QUE FAZER: ROTEIRO DE 2 A 4 DIAS EM MUNIQUE COM PRINCIPAIS ATRAÇÕES

ONDE COMER: 10 RESTAURANTES EM MUNIQUE PARA FAVORITAR

O QUE PROVAR EM MUNIQUE: 5 COMIDAS TÍPICAS PARA PROVAR EM MUNIQUE

DICA DE RESTAURANTE:  A COZINHA DA BAVIERA NO DONISL EM MUNIQUE

DICA DE TOUR E TRANSPORTE: TOUR GUIADO EM MUNIQUE E DICAS DE TRANSPORTE

JOGO DO BAYERN: DICAS PARA IR AO JOGO DO BAYERN DE MUNIQUE NA ALLIANZ ARENA

MELHORES BIERGÄRTEN: 7 BIERGÄRTEN IMPERDÍVEIS EM MUNIQUE 

ENTENDA O QUE É UM BIERGARTEN: SOBRE A TRADIÇÃO DO BIERGARTEN NA ALEMANHA 

SOBRE A OKTOBERFEST: A EXPERIÊNCIA DE IR À MAIOR FESTA DA CERVEJA NO MUNDO

POST ÍNDICE MUNIQUE : TODAS AS DICAS DE MUNIQUE NO CAFÉ VIAGEM

COMO VIAJAR CONECTADO NA ALEMANHA – A MINHA EXPERIÊNCIA COM CHIP PRÉ-PAGO DE CELULAR COM INTERNET LIVRE

POST ÍNDICE ALEMANHA: TODOS OS ROTEIROS E DICAS DE VIAGEM NA ALEMANHA

Site oficial de turismo em Munique WWW.MUENCHEN.DE/INT

Site oficial do Turismo alemão em português: WWW.GERMANY.TRAVEL/PT

Fanpage: ALEMANHAPAISTURISTICO

A autora do Café Viagem viajou para a Alemanha a convite do Turismo da Alemanha. Foi selecionada para um roteiro gastronômico em Munique, Nuremberg, Stuttgart e Hannover. Pagamos  parte das experiências gastronômicas do nosso bolso

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Quantas delícias!
    Já anotei algumas pra experimentar.
    Parabéns pelo site.

DEIXE SEU COMENTÁRIO