Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Passeio em Carlos Barbosa na Serra Gaúcha

Quer um roteiro diferente para SERRA GAÚCHA? Que tal um passeio em CARLOS BARBOSA ? Esses dias fizemos um bate-volta no sábado (a partir de Porto Alegre) com amigos para estacidade vizinha de Garibaldi e Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul. O principal motivo do passeio era ver a turma de futebol do meu filho jogar na ACBF CARLOS BARBOSA  (Psiu: para quem não sabe é o único clube brasileiro Campeão Mundial de Futsal pela FIFA). Então, aproveitei o evento para organizar um passeio bem legal que deixo aqui no blog para os leitores, principalmente para os gaúchos em busca de um programa legal em família para o fim de semana. Olha só que descobrirmos…

turma de pais que viaja para ver o jogo de futebol dos filhos e aproveita pra fazer turismo, comer bem e passear pelo RS

turma de pais que viaja para ver o jogo de futebol dos filhos e aproveita pra fazer turismo, comer bem e passear pelo RS


SOBRE CARLOS BARBOSA -RS

Pequena e pacata, Carlos Barbosa tem lá os seus segredinhos. É conhecida como a cidade com o “a faca e o queijo na mão”.  Os queijos vêm da Cooperativa Santa Clara assim como de outros fabricantes espalhados pela região. Aliás, Carlos Barbosa realiza todos os anos o Festiqueijo. E a faca? Fácil, não adivinhou? A faca vem da Tramontina, fabricante de facas para churrasco, talheres, panelas e uma infinidade de outros produtos. Carlos Barbosa é a cidade onde a empresa começou em 1911. A cidade tem uma loja imensa da marca Tramontina onde muitos turistas visitam diariamente (no Tour Vale dos Vinhedos há uma visita à loja e a uma queijaria, veja aqui!).

na área rural de Carlos Barbosa, região dos produtores de queijo

na área rural de Carlos Barbosa, região dos produtores de queijo

o jardim do restaurante

o jardim do restaurante em Carlos Barbosa

 

COMPRAS E UM CAFÉ NA ESTRADA
Partimos bem cedo do Porto Alegre  uma van que contratamos (me inscreve que indico o motorista!). Foi preciso programar um pit-stop para café da manhã na estrada. O local eleito foi a FRUTEIRA SÃO VENDELINO em plena RS 122, que além de lancheiria é também um armazém repleto de delícias coloniais e produtos típicos da região como queijo, salame, massas, farinha de polenta, pinhão, biscoitos, entre outros. Abre todos os dias e pelo movimento é um local amado por todos que pegam a estrada entre POA-Caxias ou Bento. Pedimos café passado (no clássico copo de vidro), torrada com salame, pastel de queijo e carne e os morangos com creme batido, nhamy! Veja aqui o post completo sobre a Fruteira São Vendelino no Café Viagem!Fruteira-São-Vendelino-4

Fruteira-São-Vendelino-d

Procurando hotéis na Serra Gaúcha?
PESQUISE AQUI TARIFAS HOTÉIS E POUSADAS EM BENTO GONÇALVES


VISITA À GRANJA CICHELERO
Antes da partida de futebol, ainda sobrou um tempinho fazer um desvio na estrada e visitar  uma queijaria que, ao meu ver, produz o melhor queijo colonial que já comi no Rio Grande do Sul, a GRANJA CICHELERO.  A julgar pelas vaquinhas bem tratadas da granja, o leite utilizado na fabricação dos queijos é de muita qualidade. A Granja Cichelero industrializa toda a sua produção de leite e, além do queijo colonial, também produzem queijo coalho, minas, ricota, entre outros queijos frescos. Para fazer a visita é preciso agendar ligando para os produtores. Admito que não foi muito fácil encontrar o caminho da Linha Doze onde está situada a queijaria, mas valeu a pena. Além do queijo delicioso, o passeio pela região é lindo e fica bem próximo do restaurante que fomos almoçar (veja mais abaixo).

Daniel Cichelero apresentando os seus queijos

Daniel Cichelero, engenheiro de alimentos, apresentando os seus queijos

Granja Cichelero (1)

Granja Cichelero (3)

 

ASSOCIAÇÃO CARLOS BARBOSA DE FUTSAL
Por volta das 11h da manhã, chegamos (turma dos pais) ao ginásio da ACBF para curtir a superpartida de futebol do nosso time do coração: os filhos. Para eles, foi tudo jogar no ginásio da campeã ASSOCIAÇÃO CARLOS BARBOSA DE FUTSAL. O time da casa era forte e mais velho do que o nosso. E ainda: treinam quase todos os dias. Resultado: foi a primeira vez que o nosso time de craques do coração perdeu uma partida (buáá). Mas, como todos falam, faz parte do aprendizado das crianças saberem perder, certo? Após o jogo eles ainda fizeram um treinamento no belo ginásio com piso de madeira do clube e foram almoçar com os professores. Já a turma dos pais, foi almoçar em outro restaurante perfeito para levar as crianças (sim, ficamos tristes que eles não foram junto conosco. Mas felizes que estavam se divertindo e jogando com os amiguinhos). Para quem quiser levar uma lembracinha, há uma loja do time da ADBF no ginásio e na loja gigante da Tramontina em Carlos Barbosa (patrocinadora do clube!)

A partida

A partida

Os craques

Os craques

 

ALMOÇO NO NONO OTÁVIO
O restaurante NONO OTÁVIO foi uma grata surpresa em nosso roteiro. Assim como a Granja Cichelero, o restaurante está localizado na Linha Doze, área rural de Carlos Barbosa a 5 km do centro da cidade. O ambiente é simples, mas no maior capricho. Sem falar que a propriedade da família Bertotto é linda com ampla área de lazer. No pátio há um laguinho com vara para pescar, brinquedos e vários recantos para curtir o visual enquanto aguarda a sua mesa. Há também um campinho e futebol e a casa do Nono Otávio, preservada pelos proprietários. No menu e servido um bufê de pratos típicos italianos: galeto, sopa de capeletti, massa, pien, linguiça, polenta, fortaia e carne lessa (esse último, uma novidade para mim, é a carne que se faz o caldo da sopa de capeletti). Os atendentes são simpáticos e tem roupas características. Lugar onde a alegria impera. Há uma mesa com sobremesas típicas inclusas no valor do bufê.
Dica: peça uma mesa próxima a janela de vidro para curtir a paisagem rural incrível do local. Ah, o vinho da casa era incrivelmente bom, pode pedir!

A casa do Nono

A casa do Nono

e o restaurante ao lado da casa

e o restaurante ao lado da casa

o astral do lago e do jardim

o astral do lago e do jardim

Nono Otavio Carlos Barbosa (2)

Nono Otavio Carlos Barbosa (6)

Restaurante Nono Otavio
Restaurante Nono Otavio 2

sobremesas

sobremesas

Nono Otavio Carlos Barbosa (8)

COMPRAS
A gente voltou cedo, logo depois do almoço. Mas para quem quiser dar mais uma voltinha em Carlos Barbosa, vale a pena visitar a imensa loja da Tramontina e a Queijaria Fetina Di Formaio. Veja aqui o post do tour Vale dos Vinhedos que fiz com a Brocker que inclui este rápido passeio para compras.

a área da faca e do churrasco na loja da Tramontina

a área da faca e do churrasco na loja da Tramontina

MAIS DICAS DO LEITOR E LOCAL DE CARLOS BARBOSA
Dica de Egon Müller (treinador profissional de Futsal): na mesma rua da Loja de Varejo Tramontina está o restaurante Alambique, para almoço ou jantar (preferido do proprietário da Tramontina). Outro restaurante bem recomendado em Carlos Barbosa é a Casa Borsói, que oferece grelhados e massas feitos na hora.

Cafe viagem
SAIBA MAIS


Carlos Barbosa, cidade produtora de queijo e da empresa Tramontina, situada a 15 km de Bento Gonçalves na Serra Gaúcha. Faz parte do roteiro do trem Maria Fumaça e do Tour Vale dos Vinhedos da Brocker Turismo. Veja aqui o post índice no Café Viagem com dicas de BENTO GONÇALVES | VALE DOS VINHEDOS e/ou  GRAMADO E CANELA

⇒ FRUTEIRA SÃO VENDELINO
Rodovia RS-122, 2.800, km 39 |  São Vendelino – RS
Tel.: (51) 3639-1057. Funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h30. Sábados das 7h às 19h e domingos das 8h às 19h.

⇒ QUEIJARIA GRANJA CICHELERO
RS 470 Km 239 – a 5 km do Centro de Carlos Barbosa
Fica na Linha 12 (zona rural de Carlos Barbosa) – conhecida também como Linha Sobra
Tel(54) 3433 2678. Site : www.granjacichelero.com.br
Direção: depois da fruteira São Vendelino no caminho para Carlos Barbosa, é preciso pegar o  trevo à esquerda no sentindo Barão e Montenegro. A quejaria fica na Linha 12 , próxima ao restaurante Nono Otavio.

⇒ GINÁSIO ASSOCIAÇÃO CARLOS BARBOSA DE FUTSAL
Rua Ubaldo Baldasso, 650 – Bairro: Ponte Seca.
Carlos Barbosa RS  Site: www.acbf.com.br
Tel.: (54) 3461-6002

⇒ RESTAURANTE E CAFÉ COLONIAL NONO OTÁVIO
RS 470, Km 238 | Linha 12
Carlos Barbosa RS
Tel.: (54) 3433 2662 (54) 9951 5876
Site: www.nonootavio.com.br
De terças-feiras a domingos, das 8:00 às 18:00.

⇒ VAREJO TRAMONTINA (Queijaria Fetina fica em frente à loja)
Rua Maurício Cardoso, 193 – Centro
Carlos Barbosa – RS
De segunda à sexta-feira das 9h às 18:30h (Não fecha ao meio-dia)
Sábados das 9h às 17:30h (Não fecha ao meio-dia). Não abre aos domingos e feriados.

⇒ RESTAURANTE ALAMBIQUE
R. Rio Branco, 229, Carlos Barbosa
Tel.: (54) 3461-1694

⇒ CASA BORSÓI
 RST 470, Km 233 – Rodovia São Vendelino – Centro, RS
Tel. :(54) 3461-5222 Site: www.casaborsoi.com.br

⇒ SOBRE FESTIQUEIJO
Festival em Carlos Barbosa que acontece uma vez por ano reunindo os principais produtores de queijo da região. Paga-se o ingresso e se come à vontade. Saiba mais em www.festiqueijo.com.br

Central de Reservas Serra Gaucha

PESQUISE AQUI TARIFAS HOTÉIS E POUSADAS EM BENTO GONÇALVES

PESQUISE AQUI TARIFAS HOTÉIS E POUSADAS EM GRAMADO  E/OU CANELA

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO