Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

São Luís do Maranhão – uma volta e muitas provas

Minha visita a São Luís do Maranhão durou menos que 24 horas. Mas foi o tempo suficiente para conhecer um pouco a cidade, provar muitas comidinhas típicas e deixar umas dicas especiais por aqui de restaurante, hotel e um rápido tour no Centro Histórico. A capital do Maranhão foi o nosso último destino na viagem pela Rota das Emoções.  Você confere o roteiro completo dessa incrível viagem pelos principais pontos turísticos do Ceará, Parnaíba e Maranhão neste link aqui! 

Sao Luis do Maranhao Alexandra Aranovich

São Luis decorada de São João

São Luis decorada de São João

 

——- Dica de hotel em São Luís

A partir de Barreirinhas, após conhecer os Lençóis Maranhenses, fomos de ônibus a São Luis (320 km de distância) onde chegamos no fim do dia e nos hospedamos no ótimo Hotel Veleiros do Mar.  Um hotel padrão executivo, quartos confortáveis e bem equipados.

sao-luis-do-maranhao-o-que-fazer-1

sao-luis-do-maranhao-o-que-fazer

O café da manhã deixou saudades. Havia muita coisa boa, principalmente um pudim com bolo (dos deuses!) e a rabanada. Nada diet, eu sei. Mas quem conta calorias em uma viagem volta sem ter o que contar, correto?veleiro-do-mar-sao-luis

O hotel fica na avenida dos Holandeses, Quadra 14, Lotes 1-2. A 300 metros da Praia da Ponta D’Areia. Os quartos incluem TV LCD e, alguns vista para o mar.  Diárias no Booking a partir de 160 reais.

veleiro-do-mar-sao-luis-do-maranho

tive que dar um close no bolo-pudim, amei!!

tive que dar um close no bolo-pudim, amei!!


——- City tour, Praia do Calhau e jantar no Feijão de Corda

Ao entardecer fizemos um rápido City Tour com a empresa que recomendo:  Ponto a Ponto Tur . Nosso guia foi o professor Wagner que entendia muito da cultura, da história e de personalidades do Maranhão como Ana Jânsen que um dia ainda vai virar minisérie da Globo. Ana Joaquina Jânsen Pereira era uma comerciante que acumulou fortuna e teve forte influência na vida social, administrativa e política da cidade no século 19. As lendas em torno de Ana Jânsen assustam os moradores e os turistas. O city tour finalizou na PRAIA DO CALHAU onde fomos jantar em um restaurante famoso por seus pratos típicos, o  FEIJÃO DE CORDA. 

casquinha de caranguejo

casquinha de caranguejo

O restaurante oferece comida típica nordestina com pratos a base de carnes, peixes e famoso feijão de corda. Provamos muitos pratos pois haviam várias pessoas à mesa. Da casquinha de caranguejo ao camarão na moranga e peixe (capote ao leite de coco). Os famosos pastéis com geleia de pimenta. E ainda: o arroz de cuxá.

sao-luis-do-maranhao-o-que-fazer-6

sao-luis-do-maranhao-o-que-fazer-4

Meu prato favorito foi a Carne de Sol de Filé. IMPERDÍVEL. Se joga nela!

meu prato favorito: a carne de sol de filé

meu prato favorito: a carne de sol de filé

O Feijão de Corda fica na rua São Bernardo, 15o. O site é www.restaurantefeijaodecorda.com. Depois do jantar, fomos conferir a festa de SÃO JOÃO na Praça Maria Aragão com o Cacuriá de Dona Teté (contei tudo neste post aqui sobre São João).

sao-luis-do-maranhao-o-que-fazer-2


——-  
Centro Histórico e comidinhas típicas

No dia seguinte, a manhã teve uma intensa programação, Uma querida moradora do Maranhão, que conhecemos na viagem, nos apresentou não só o Centro Histórico como também o Mercado das Tulhas e suas peculiaridades, tudo muito próximo e fácil de ser percorrido a pé. Mas aviso: fui alertada para ter cuidado nessa região com minha bolsa e máquina fotográfica. Por precaução só tirei fotos com celular.

sao-luis-do-maranhao-o-que-fazer-22

Um dos pontos turísticos que vale a pena visitar na capital do Maranhão, principalmente para os que adoram um roteiro gastronômico, é o Mercado (ou Casa) das Tulhas.

sao-luis-do-maranhao-o-que-fazer-23

Em seu entorno há bares, lojas e a riqueza do centro histórico com inúmeros imóveis tombados pelo patrimônio histórico estadual. Parte da área foi declarada Patrimônio Mundial em 1997 devido ao seu conjunto arquitetônico colonial português adaptado ao clima do local. São Luís é a cidade dos azulejos e eles estão espalhados por essa área.

sao-luis-do-maranhao-turismo

O mercado é pequeno e as cachaças exóticas com bichos do mar estranhos dentro da garrafa chamam a atenção. Os peixes e frutos do mar também atraem os olhos.sao-luis-do-maranhao-o-que-fazer-38

Alguém me indicou que eu precisava comprar e provar o Doce de Espécie – iguaria da cidade histórica de Alcântara, também no Maranhão. O sabor é semelhante a  um bombocado e é uma delícia. Não se avexe e leve logo várias bandejas para presentear os amigos.casa-das-tulhas-sao-luis

Estão à venda também as farinhas, o famoso Guaraná Jesus (o refrigerante rosa), as frutas típicas, a pamonha, o beiju, entre outras especialidades gourmets locais.sao-luis-do-maranhao-o-que-fazer-12

Prove os sucos e sorvetes com frutas típicas como bacuri, cajá, caju, bacuri, entre outras tantas. Mas nada foi tão diferente ao meu paladar quanto experimentar às onze horas da manhã uma iguaria típica do mercado e da cidade: camarão seco com açaí e farinha. A combinação tem um nome especial: juçara com camarão (juçara é o nome do açaí!).

sao-luis-do-maranhao-o-que-fazer-41

sao-luis-do-maranhao-o-que-fazer-18
Não tive tempo ou chance de provar algumas especialidades gourmets maranhenses como a famosa torta de camarão (espécie de omelete). Fizemos uma leve caminhada pelos pontos turísticos do Centro Histórico e suas ruelas charmosas.  Aliás, um patrimônio visivelmente mal conservado, uma pena e um vexame para todo o turismo do Brasil que, muitas vezes, cuida assim de sua história. Que descaso, que tristeza.

sao-luis-do-maranhao-o-que-fazer-21
sao-luis-do-maranhao-o-que-fazer-25
Passamos pelas obras paradas do  Museu de Gastronomia de São Luís. Será que um dia vai abrir?sao-luis-do-maranhao-o-que-fazer-26

Não deixe de passar também pelo Beco Catarina Mina, em homenagem à escrava Catarina Rosa Pereira de Jesus, famosa por sua beleza e que, a custa de muito trabalho e “favores” prestados aos ricos portugueses,  conseguiu reunir dinheiro para comprar a sua alforria. O beco inicia-se na avenida Pedro II e termina no Beco da Alfândega. Tem uma escadaria muito antiga.sao-luis-do-maranhao-o-que-fazer-20

O beco inicia-se na Avenida Pedro II e termina no Beco da Alfândega. Bastante aladeirada e estreita, a via possui uma escadaria de 35 largos de degraus em predas de lioz, datadas do século XVIII.  Em 1930, o lugar teve seu nome mudado para Rua Djalma Dutra, em homenagem a um dos heróis da revolta do Forte de Copacabana em 1922. O nome original, contudo, ainda é o mais usado pela população.
Percorremos rapidamente as ruelas e, mais adiante, o Palácio dos Leões (sede do governo do estado) e a Matriz da Sé (que tem seu altar de ouro tombado).sao-luis-do-maranhao-o-que-fazer-28

sao-luis-do-maranhao-o-que-fazer-27

matriz-da-se-sao-luis

O fenômeno das marés de São Luís

Próximo ao Palácio dos Leões há um mirante para observar algo muuuuito peculiar em São Luís: o fenômeno da maré alta e maré baixa. É incrível: a cidade convive com uma diferença de marés da noite para o dia e precisa programar tudo em torno dela. O mar recua logo nas primeiras horas no litoral do Estado. Era quase meio-dia e só se via a areia preta onde, pouco antes , passavam barcos.

sao-luis-do-maranhao-o-que-fazer-29
sao-luis-do-maranhao-o-que-fazer-30


****** LEIA TAMBÉM NO CAFÉ VIAGEM SOBRE O MARANHÃO ******

SÃO JOÃO EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO

LENÇÓIS MARANHENSES – CIRCUITO LAGOA AZUL – EMOÇÃO DE LAVAR A ALMA

MURICI, A NOSSA DICA DE POUSADA EM BARREIRINHAS, PORTA DE ENTRADA DOS LENÇÓIS

DECK BISTRÔ – DICA DE RESTAURANTE EM BARREIRINHAS

PASSEIOS DE LANCHA PELO RIO PREGUIÇAS EM BARREIRINHAS

TUTÓIA –  DICA DE HOSPEDAGEM NA PRAIA DO MARANHÃO CONSIDERADA UMA DAS PORTAS DE ENTRADA PARA O DELTA DO PARNAÍBA

ROTEIRO COMPLETO  DA ROTA DAS EMOÇÕES : CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO

 


Cafe viagem
SAIBA MAIS

SÃO LUÍS DO MARANHÃO
MARANHÃO – BRASIL 
Única cidade brasileira fundada por franceses, em 1612, tendo sido posteriormente invadida por holandeses Em seguida, foi colonizada pelos portugueses. Possui a maior coleção de azulejos portugueses da América Latina. Situada no Nordeste e muito próxima da Amazônia. A péssima conservação do seu centro histórico, considerado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, decepciona muitos que visitam a cidade.

São Luís do Maranhão foi a última cidade que visitei no roteiro que fiz pela Rota das Emoções. Cheguei na capital do Maranhão de ônibus logo após visitar Barreirinhas (cidade porta de entrada para os Lençóis maranhenses).


——  ONDE FICAR EM SÃO LUÍS  ——
Nossa indicação é o  HOTEL VELEIROS DOI MAR


——  TRANSPORTE E PASSEIOS——
Nosso passeio em São Luís do Maranhão foi com a PONTO A PONTO TUR

 

*A autora viajou para a Rota das Emoções a convite do SEBRAE em parceria com empresários de turismo da Rota. Apesar do convite, as dicas e opiniões expressas no relato dessa experiência são totalmente pessoais e isentas. 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Comentário Recente
  • Boa tarde.

    Estarei indo a São luis e posteriormente barreirinhas, agora em agosto. Eu e minha esposa também somos apaixonados por viajar. Também temos uma pagina de viagens “Tripcasal20” Gostamos da parte HISTÓRICA e já observei a TRISTEZA com o desleixo com o centro HISTÓRICO , realmente é uma pena que os POLÍTICOS não valorizem essa RIQUEZA!!! Parabéns pelas dicas.

    Sucesso, saúde e paz em vossa vida.

    Abraço, joão vieira.

DEIXE SEU COMENTÁRIO