Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

O que fazer em Trancoso em 1 dia – dicas e roteiro

Procurando dicas sobre o que fazer em Trancoso em 1 dia?  Neste post, conto a nossa experiência de bate e volta em família a partir de Arraial D’ Ajuda na Bahia. Como estávamos hospedados em família no Arraial D’ Ajuda Eco Resort resolvemos fazer um passeio de 1 dia inteiro para conhecer Trancoso que fica por volta de 35 km de Arraial. Então, nosso ponto de partida foi Arraial D’Ajuda, ao lado de Porto Seguro, que inclusive tem vans do transporte público ao lado da balsa. E como estávamos em família e queríamos conforto,  alugamos um carro em Arraial d’ Ajuda ao lado do hotel.

o que fazer em Trancoso

o que fazer em Trancoso

o que fazer em Trancoso

o charme dos restaurantes na Praça do Quadrado

Como Chegar em Trancoso

Bate e Volta Arraial D’ Ajuda a Trancoso

Trancoso está a 47 km de Porto Seguro na Bahia. Como já falei acima, partimos bem cedo de Arraial D’ Ajuda rumo a Trancoso em um carro que alugamos. É possível pegar vans do transporte público e de agências de turismo. Mas como estávamos em 5 pessoas (3 adultos e 2 crianças), achamos mais em conta e confortável alugar um carro.

Pegamos a estrada de terra que falaram ser o caminho mais curto, por volta de 20 km. Aviso: não recomendo este caminho pois a estrada está em péssimas condições e será preciso andar a quase 10km por hora. Juro. Um horror! Demora uma hora para percorrer 20 km. Mas se quiser fazer o trajeto, é o seguinte: saindo de Arraial D’ Ajuda pegue a BA-001 no sentido a Trancoso. Lá pelo km 6 você vai encontrar um caminho alternativo, a Estrada Velha de Trancoso  (15 km até Trancoso – os mais longos da sua vida!). O caminho passa pelo famoso Club Med de Trancoso .


Como não aprovamos a estrada de terra, voltamos de Trancoso à noite pelo trajeto mais longo e asfaltado na BA -001. A pista é simples e é preciso estar atento aos buracos na pista (vários por sinal!). O trajeto tem 45km e dura em torno de 1 hora de carro (para sua segurança, não ultrapasse os 70 km por hora).

o que fazer em Trancoso

A ida para Trancoso foi pela estrada de terra que é mais curta mas que não recomendo, muito buraco

TRANCOSO: Quando ir?

Trancoso recebe turistas brasileiros e estrangeiros o ano inteiro. O agito acontece mais na alta temporada e feriados. Durante o ano novo, é claro, é um dos destinos mais procurados. E uma das datas mais animadas e alegres para estar por lá e nos dias 2 e 3 de fevereiro quando acontece a Festa de São Brás. (leia aqui). Oxalá!!

o que fazer em Trancoso Bahia

o visual de Trancoso na Pousada El Gordo onde fizemos em brinde e lanche

Sobre Trancoso

Trancoso é um vilarejo rústico-chique pequeno na Bahia, a poucos km de Porto Seguro e com 11 mil habitantes. Está situado no litoral sul da Bahia e faz parte do distrito de Porto Seguro. Seu pequeno povoado tem origem em uma aldeia jesuíta (São João Batista dos Índios, fundada em 1586). A vila começou a ser descoberta nos anos 70, quando a praia virou reduto dos hippies. Anos mais tarde, o destino virou febre entre chiques e famosos e vive hoje uma certa badalação e ostentação. O bom é que ainda preserva seu lado rústico e nativo. Matthew McConaughey, Beyoncé e até Kate Moss já passaram por lá! Elba Ramalho (a moradora mais famosa) e Bruna Lombardi tem casa em Trancoso.

Grande parte dos turistas chegam de avião pelo aeroporto de Porto Seguro e pegam um transfer para Trancoso. O melhor meio de locomoção dentro do vilarejo é a pé ou de moto táxi. E não se preocupe: é extremamente fácil percorrer o centrinho da vila em poucas horas de caminhada.

Os pontos turísticos famosos próximos de Trancoso são:
Caraíva
está a 1h30min de carro.
Arraial D’Ajuda e Porto Seguro, a 40 ou 1 hora de carro.
Praia do Espelho, a meia hora de carro

O que fazer em Trancoso em 1 dia

*** O NOSSO PASSEIO ***

Antes de mais nada, se você está chegando de carro como a gente, logo na entrada do centrinho vai encontrar estacionamento pago. É mais tranquilo e próximo deixar o carro nesses estacionamentos. Depois, o melhor é usar as pernas e caminhar por tudo (ou quase tudo!).

Passear pelo Quadrado de Trancoso

O coração de Trancoso é a famosa Praça do Quadrado, onde tudo acontece. É o centrinho da praia com uma linda igrejinha, campo de futebol e casinhas coloridas e charmosas que cercam a praça e onde funcionam os restaurantes, bares e o comércio que atraem os turistas e os nosso olhares. Tudo é muito charmoso por lá. Caminhar por esta área é obrigatório e muito prazeroso.

o que fazer em Trancoso

o que fazer em Trancoso

o que fazer em Trancoso

O Quadrado à noite

Igreja e Mirante de Trancoso

A pequena e charmosa igreja de São João de Trancoso foi erguida em 1656. Ao fundo da Igreja está o Mirante de Trancoso que tem uma linda paisagem para o mar. Muitos turistas acordam cedo para ver o sol nascer neste mirante.

o que fazer em Trancoso

o que fazer em Trancoso

o que fazer em Trancoso Bahia

Curtir as Praias de Trancoso

As praias são, é claro, são uma das grandes atrações de Trancoso. Com apenas 1 dia não conseguimos visitar uma das paradisíacas praias da região e um pouco mais distante do centro, a Praia do Espelho. A grande dica que recebi é que nesta praia é preciso ir cedo, quando a maré está baixa (cedo mesmo!). É o local ideal para ver peixes e corais de snorkel. Aviso: a Praia do Espelho fica a meia hora de carro de Trancoso!

o que fazer em Trancoso

Praia dos Coqueiros em Trancoso

A praia mais próxima do Quadrado é a Praia dos Coqueiros. Para visitá-la basta seguir morro abaixo a partir do centrinho do Quadrado. A caminhada é bem gostosa e você vai passar por uma passarela até chegar à praia.

Quando você chegar lá em baixo vai ver que há várias motos-táxi que fazem o trajeto de volta da subida da praia ao centrinho. Se tiver pouco tempo como eu, nem pense duas vezes. Use pague a moto-táxi para voltar (a subida pode ser um pouco puxada!). Não deixe de negociar o valor com os motoristas.

o que fazer em Trancoso

Praia dos Coqueiros em Trancoso

É na Praia dos Coqueiros que está situado o famoso Uxuá Beach Bar (ou Uxuá Praia). Gente bonita e espaço aconchegante na areia, perfeito para um drink ou ceviche.o que fazer em Trancoso

Ao lado da Praia dos Coqueiros está a Praia dos Nativos, também muito apreciada pelos turistas já que é a praia de chegada em Trancoso (a partir de Arraial e Porto Seguro). É onde a maioria das vans levam os turistas e, talvez por isso,  achei a praia muito povoada. Tem várias barracas à beira mar, algumas mais charmosas (e com consumação mínima para sentar!) e outras mais populares.

O que fazer em Trancoso

Praia dos Nativos em Trancoso

Boa Gastronomia em Trancoso

Apesar de ter várias dicas de restaurantes e bares, não chegamos a fazer refeição em Trancoso, apenas lanches e petiscos. Entramos por volta das 16h/17h na Pousada El Gordo. no Quadrado de Trancoso e curtirmos ao ar livre uns comes e bebes. Tomamos espumante em taça e pedimos duas entradas: ceviche e camarão. Tudo delicioso, mas o ápice do local é mesmo a vista da praia, linda.

Onde comer em Trancoso

Outros lugares famosos para fazer uma boquinha que tinha anotado são:

Capim Santo – restaurante para jantar no Quadrado (um dos mais famosos da região)

Maritaca (para pizza)

UXUA Quadrado

No TripAdvisor, o mais bem avaliado é um lanche de tapioca, a Tapioca da Elma. Queria muito ter provado! Fica a dica. Acabei dando apenas uma de phyna no El Gordo, kkk. Mas valeu a pena!o que fazer em Trancoso

o que fazer em Trancoso

Festas em Trancoso

No fim de tarde, acompanhei a oferenda à Iemanjá pois visitei Trancoso no dia 2 de fevereiro. O vilarejo tem uma festa imperdível na noite do dia 2 de fevereiro, a festa de São Brás. Contei tudo neste post : Dia de Iemanjá e Festa de São Brás em Trancoso

Iemanjá em Trancoso

 

Partimos de Trancoso de volta para o Arraial D’ Ajuda por volta das sete horas e meia da noite. Não aconselho pegar a estrada à noite. Mesmo na asfaltada, pois tem muito buraco.

Mais de 1 dia em Trancoso…

Se estiver programando uma visita à região, vale a pena dormir pelo menos uma noite em Trancoso para curtir os restaurantes e clima do Quadrado. Eu achei ruim se despedir de Trancoso no melhor horário. Senti falta de passar à noite por lá. Por isso, fiz também uma lista de pousadas abaixo para ajudar na sua pesquisa.

Além de ficar uma noite em Trancoso,  queria muito ter visitado a vila de Caraíva , atualmente considerada uma das mais charmosas da Bahia (apesar de ser pacata e bem primitiva!). Tenho um amigo que tem uma hospedagem diferente no camping de Caraíva, a Casa-cubo. Ficou para próxima!

o que fazer em Trancoso

Eu triste por partir de uma noite tão linda e colorida em Trancoso

Onde ficar em Trancoso?

Trancoso tem pousadas em várias categorias. As mais bem localizadas no Quadrado e luxuosas são Uxuá Casa Hotel & Spa e El Gordo.
Um pouco mais distante do Quadrado, mas coladinha na praia, está um das pousadas mais famosas de Trancoso, a Estrela D’Água.

Onde ficar em Trancoso

Pousada El Gordo no Quadrado de Trancoso

As mais bem avaliadas no TripAdvisor pelos internautas são: Quarto Crescente, Enseada do Espelho, Jardim das Margaridas, Pousada do Bosque, Capim Santo, Hospedaria do Quadrado, Calypso e Big Bambu.

Foto divulgação Pousada Big Bambu

Quase nos hospedamos em Trancoso e cheguei a fazer uma reserva (com possibilidade de cancelamento) para a família na Big Bambu. Nossa casa na pousada era para até 5 pessoas (Casa com Vista do Jardim), 2 quartos e cozinha completa. A diária ficaria R$ 900 (para fevereiro – preço em 2017) com café da manhã.

Clique aqui e consulte as tarifas promocionais do Booking.com em Trancoso !
com a possibilidade de cancelamento gratuito da reserva em alguns quartos!

Veja + dicas da Bahia no blog:

Fizemos uma viagem em família pela Costa do Descobrimento na Bahia onde visitamos: Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Santo André da Bahia e Santa Cruz de Cabrália. Abaixo, algumas dicas que escrevi sobre esta viagem:

Dia de Iemanjá e Festa de São Brás em Trancoso

Como é se hospedar no Arraial D’Ajuda Eco Resort

Tudo sobre a vila de SANTO ANDRÉ NA BAHIA

ONDE COMER EM SANTO ANDRÉ NA BAHIA

CAMPO BAHIA – O HOTEL QUE HOSPEDOU A SELEÇÃO DA ALEMANHA NA COPA DO MUNDO

 

O que fazer em Trancoso

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO