Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

O que fazer em Genebra: passeios e atrações imperdíveis

O que fazer em Genebra: veja as principais atrações para montar o seu roteiro

Procurando dicas do que fazer em Genebra? Minha viagem pela Suíça começou por Genebra, cidade que me encantou. Para ter uma ideia geral sobre Genebra, recomendo um pulinho no post que fiz como ponto de partida: Conhecendo Genebra.  E neste post aqui, conto como cheguei na “Capital da Paz” desembarcando em Zurique com a Swiss International Air Lines. Mas agora se você quer ir direto ao roteiro de Genebra, leia o post abaixo que está bem completo, garanto!

Lago Leman d

Mas se quiser ir direto ao assunto sobre “o que fazer” na cidade, leia abaixo alguns passeios e pontos turísticos da cidade.  Dois ou três dias são o suficiente para percorrer  os principais pontos de Genebra. A cidade é pequena e fácil de se locomover a pé ou através do seu transporte público. Bom passeio, boa viagem!!


Procurando hotéis em Genebra?
Clique aqui
e confira as ofertas do Booking com facilidade de cancelamento gratuito
na maioria dos quartos e sem taxa de reservas

O que fazer em Genebra na Suíça
Confira abaixo as dicas

 

 

1.   VOLTA PELO LAC LÉMAN

Lago Léman é o coração, a praia, o lazer dos genebrinos. É por onde você deve caminhar  (em ambos os lados do lago, cruzando a pé ou de mouette – espécie de táxi aquático) para sentir o astral da cidade. O principal símbolo é o Jet d’eau” – um jato d’água de 140 metros de altura cravado no centro do lago. Apenas no verão, o Bains de Pâquis (com sauna, massagem, café e banhos de lago e piscina) se transforma em praia com várias atrações para os moradores e visitantes. Aliás, a praia de Pâquis é uma instituição na cidade.

No lado da Cidade Velha, não deixe de percorrer o “ Promenade du Lac”. E ainda, aproveite a vista do lago para admirar o panorama dos Alpes franceses que cercam a paisagem de Genebra, como o Mont-Blanc, o mais alto da Europa.
=> Para um tour de barco de 45 minutos pelo visual espetacular do Lago de Genebra consulte: www.swissboat.com
=> Informações sobre o Bain des Pâquis no verão (Qua du Mont-Blanc, 30), consulte: www.bains-des-paquis.ch
=> Pescaria no lago:  www.genevaboats.com
=> Tours gastronômicos pelo lago : www.cgn.ch/en-gb/idees-loisirs/

Genebra (2)

O mouette, o táxi-barco que cruza o lago

O mouette, o táxi-barco que cruza o lago

2. CIDADE VELHA E  CATEDRAL SAINT PIERRE

A Cidade Velha

A Vieille-VilleCidade Velha na parte alta de Genebra, é onde nasceu a cidade. É um local lindo para percorrer a pé e admirar seus prédios históricos, cafés, restaurantes, museus, entre outras atrações importantes. Por lá,  estão localizados a Catedral, a Prefeitura, o Hôtel de Ville, a Praça do Bourg-de-Four, a Casa Travel, o Colégio Calvino e o Museu de Arte e História de Genebra.

Subindo a caminho da Catedral pelas ruelas charmosas da Cidade Velha

Subindo a caminho da Catedral pelas ruelas charmosas da Cidade Velha

A Catedral

A Catedral é um dos pontos (bem ao topo) mais visitados dessa área. Foi erguida entre 1150 e 1250. Por volta de 1535, durante o  período da Reforma Protestante, a Catedral de Genebra (Cathédrale Saint-Pierre) se tornou um lugar de culto protestante. Nessa época, os religiosos (iconoclastas) retiraram todas as imagens sacras do local e até hoje a Catedral permanece uma igreja “limpa”, ou seja, sem a presença de estátuas ou santos. Apesar de toda a sua história, a Catedral é muito apreciada pelos turistas devido a sua vista panorâmica de 360 graus da cidade. Vale a pena subir os vários degraus até o topo da torre para admirar a paisagem. Não perca também o sítio arqueológico localizado embaixo da Catedral.

Um pouco do astral da caminhada pela área histórica da cidade...

Um pouco do astral da caminhada pela área histórica da cidade…

Anote:

—> Endereço Catedral: Place Bourg-Saint-Pierre, 1204 – Cidade Velha. Saiba mais em www.saintpierre-geneve.ch. Ingresso para subir na torre: 5 CHF (2 CHF para crianças e grupos acima de 15 pessoas).
— > Museu Arqueológico – embaixo da Catedral. Aberto diariamente das 10h às  17h. Saiba mais em:  www.site-archeologique.ch. Ingresso: 8 CHF
—> Outros pontos de interesse nesta região: Maison TavelMuseu Internacional da Reforma Protestante  , Auditório de Calvino e Espaço Jean-Jacques Rousseau  (na mesma rua do Espaço Rousseau, está localizada a casa onde viveu e morreu o escritor argentino Jorge Luis Borges)

Catedral vista por dentro

Catedral vista por dentro

Vista da torre da Catedral

Vista da torre da Catedral

área da Catedral

área da Catedral

Espaço Rousseau na Grand Rue (rua que também concentra atrações literárias

Espaço Rousseau na Grand Rue (rua que também concentra atrações literárias 

Museu de Arte de Genebra

Museu de Arte de Genebra

 

3. CIDADE DOS RELÓGIOS: MUSEU PATEK PHILIPPE

Desde o século XVI, a Suíça é famosa por seu indústria de relógios de alto padrão. Genebra tem um de seus cartões postais feito com mais de 6 mil flores, no Jardim Inglês, o Relógio das Flôres (Horloge Fleurie).
Para os amantes de relógios, o Museu Patek Philippe é um tesouro. Conta a história dos relógios no mundo, com várias relíquias da realeza europeia. E ainda: a trajetória da marca mais famosa e sofisticada no mundo, a Patek Philippe. Para quem realmente está interessado no assunto, a dica é investir no tour guiado.
=> Museu Patek Philippe : Rue des Vieux-Grenadiers, 7. Aberto de terça a sábado. Ingresso: 10 CHF. Site: www.patekmuseum.com

Genebra relogio

 

 

4. RUA DE COMPRAS EM GENEBRA

No caminho para a subida a Cidade Velha, a partir do Relógio das Flores, é impossível não cruzar com o movimento das lojas da ruas principais de compras de Genebra: a Rue du Rhône e a Rue de Rive. Não deixe de percorrer também as ruas paralelas. A Manor e a Globus (na rua du Rhône 48) são as duas grandes lojas de departamento com tudo que você pode imaginar, inclusive supermercado.

A loja de departamento Globus que além de roupas, perfumes e coisas para casa tem uma adega e supermercado

A loja de departamento Globus que além de roupas, perfumes e coisas para casa tem uma adega e supermercado

5. PAREDE DOS REFORMADORES NO PARQUE DOS BASTIÕES

Os mais importantes reformadores protestantes da Europa são homenageados com estátuas gigantes no belo Parque dos BastiõesGuilherme Farel (1489 – 1565), João Calvino (1509 – 1564),Teodoro de Beza (1513 – 1605) e João Knox (1513 – 1572). O parque está situado em uma região bem central (próxima ao centro histórico) e é um excelente local para repor as energias entre longas caminhadas.Genebra parque

O Parque dos Bastiões, um dos mais centrais dos 20 parques de Genebra

O Parque dos Bastiões, um dos mais centrais dos 20 parques de Genebra e onde está situado a Parede dos Reformadores

 

6. ONU E  MUSEU DA CRUZ VERMELHA

Ambas as atrações estão bem próximas uma da outra. O prédio sede das Nações Unidas na Europa está em Genebra. Foi construído entre 1929 e 1936 e representa a diplomacia mundial. O edifício pode ser visitado todos os dias. Endereço: Palais des Nations, 1211. Saiba mais em : www.unog.ch. O Museu Internacional da Cruz Vermelha (Musée de la Croix Rouge) emociona contando em ordem cronológica os 150 anos de das atividades e trabalho humanitário. Endereço: avenue de la Paix, 17. Saiba mais em www.redcrossmuseum.ch

 

 

7. CAROUGE – A ITÁLIA AO LADO DE GENEBRA

Todos os sábados, o mercado de Carouge amanhece colorido com seus produtos típicos e a alegria dos moradores do vilarejo que é vizinho de Genebra (coladinho). A pequena cidade (projetada por arquitetos italianos) tem restaurantes, bares, cafés, lojas autênticass e uma atmosfera mediterrânea. Vale a pena visitar! Veja o post do Café Viagem sobre Carouge, clique aqui.

A doce e simpática Carouge e seu mercado em frente à Igreja

A doce e simpática Carouge e seu mercado em frente à Igreja

Carouge

 

8.  GIRO DE TAXI BIKE

O veículo está tomando conta das grandes cidades da Europa. E é divertido. Eu fiz um tour de taxibike pelas principais atrações de Genebra à noite e adorei. Perfeito para duas pessoas. Recomendo. Saiba mais em www.taxibike.ch | info@taxibike.ch ou pelo fone +41 78 607 1010 | 792 9599. Preços variam entre 12 francos a 50 francos.

voltinha à noite de taxi-bike!!

voltinha à noite de taxi-bike!, bem divertido!

9. NOITE E AGITO EM GENEBRA


O antigo mercado de Genebra foi tranformado em ponto de encontro bem no meio do Rio Rhône, é o Brasserie des Halles de l’Ile  (Place de l’Ile 1 – próximo a Praça Bel-Air)um espaço singular que tem programação com música, bares e restaurantes. Saiba mais em: www.brasseriedeshallesdelile.ch. Outro local que vale uma visita no happy hour para ver a vista do lago é o Rooftop 42.

Vista do Rooftop 42

Vista do Rooftop 42


OUTROS PONTOS E PASSEIOS :

—> Para tour guiados por Genebra, entre em contato com o Centro de Informações Turísticas da cidade. Confira os roteiros de tour guiados em www.geneve-tourisme.ch/en/seeing-doing/guided-tours/

 

+ DICAS DE GENEBRA NO BLOG

Antes de partir: dicas gerais de Genebra

Onde ficar: dica de hotel em Genebra

Ofertas de hotéis em Genebra

O que fazer: atrações imperdíveis 

Onde comer: dicas de restaurantes e comidinhas 

Compras: dicas de lojas e souvenirs para levar na mala

Carouge – a vizinha com alma italiana de Genebra


⇒ Post índice SWISS Experience com toda a viagem, dicas e roteiros. Leia aqui!

 

Hotel Suica

SITES PARA PLANEJAR A SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARRO
RentalCars
 : site que faz a cotação das principais locadoras e indica o melhor preço

ONDE FICAR
Hotéis indicados no Booking
 com ofertas e a facilidade de cancelamento grátis

www.myswitzerland.com
Site oficial em português de turismo na Suíça


www.geneve-tourisme.ch

Site oficial do turismo de Genebra

CONFIRA TODA A SÉRIE SWISS EXPERIENCE NO CAFÉ VIAGEM 


O post índice

Genebra
 | Carouge |  Lausanne | Interlaken | Jungfraujoch |  Zurique |  Lavaux | Montreux
Roteiro Pré-Alpes Fribourg: Trem do Chocolate + Gruyère + Broc + Charmey

Voando de econômica com a Swiss Internacional Air Lines 

Voando de executiva com a  Swiss Internacional Air Lines
A facilidade de viajar pela Suíça com o SWISS PASS

Emoções de um Verão na Suíça

Sobre a  SWISS Experience, leia aqui.
O Roteiro completo de 7 dias pela Suíça francesa (Friburgo e Lago de Genebra)


SOBRE A SWISS EXPERIENCE

Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem, viajou para a Suíça a convite da Swiss International Air Lines com o apoio da Switzerland Tourism no projeto  SWISS ExperienceA data foi 10 a 17 de agosto de 2014. Junto com ela, estiveram presente outros 3 blogueiros percorrendo, cada um, um roteiro específico da Suiça: Hypeness,  Aprendiz de Viajante e Viajar é Tudo de Bom

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO