Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Onde comer no Caminhos de Pedra – roteiro de Bento Gonçalves

Neste post, apresento duas dicas de onde comer no Caminhos de Pedra de Bento Gonçalves, serra gaúcha. A 6 km do centro da cidade de Bento, em direção à Pinto Bandeira, duas rotas repletas de charme e história se descortinam. São elas: a Rota do Caminhos de Pedra (com suas casas antigas e restaurantes) e, logo adiante, a Rota dos Espumantes de Pinto Bandeira . No Caminhos de Pedra você vai encontrar a Casa da Ovelha, a Casa da Erva Mate, a Casa da Tecelagem, entre outros pontos turísticos. Particularmente, acho que vale muito a pena combinar um passeio por lá com um bom almoço. Abaixo, sugiro dois restaurantes que já experimente e recomendo. São os principais do percurso. Um deles é bem rústico com sequência de pratos típicos (o Nonna Ludia)  e outro um pouco mais sofisticado e com menu à la carte (a Casa Vanni).
Bom passeio!!Casa Vani Caminhos de Pedra d copy

Onde comer no Caminhos de Pedra

1. Casa Vanni

O ambiente, o jardim e decoração da Casa Vanni (situada em frente à Casa da Tecelagem) chamam a atenção do turista que passa de carro. É realmente um lugar encantador. Aliás, não é nada desagradável esperar a sua mesa por lá (demora um pouco nos finais de semana) curtindo o imenso pátio com rede, mesas do jardim e brinquedos para as crianças. Cenário de filme. Bom avisar que o restaurante fica nos fundos da casa. Mas não deixe de visitar a cafeteria na porta da frente, um charme! O cardápio do restaurante é enxuto, com poucas opções como risoto, massas e o carro-chefe que recomendo fortemente: o filé mignon com mostarda e presunto de Parma envolto em massa folhada e acompanhado de ravióli de berinjela na manteiga de sálvia. Pedida certeira com um bom vinho. Todas as porções são individuais e, para o tamanho da minha fome, não achei tão bem servidas. O meu risoto estava um pouco sem graça, mas o Filé da Casa junto com o astral do ambiente e jardim é que fizeram este almoço ser realmente inesquecível.Casa Vani Caminhos de Pedra d2 copy

Entrando pelos fundos da Casa Vani no jardim

Entrando pelos fundos da Casa Vani no jardim

Esse é o astral do lugar...

Esse é o astral do lugar…

dando início aos trabalhos com uma salada verde de radiche

dando início aos trabalhos com uma salada verde de radiche

O prato mais recomendado: Filé da Casa

O prato mais recomendado: Filé da Casa

o risotto de carne de panela eu achei fraquinho

o risotto de carne de panela eu achei fraquinho

Casa Vani Caminhos de Pedra (10)

Não deixe de visitar o primeiro andar da casa com a cafeteria!!

Não deixe de visitar o primeiro andar da casa com a cafeteria!!

 

2. Nonna Ludia

Nonna Ludia. (Casa Bertarello) é um dos restaurantes mais visitados na rota do Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves. Minha filha tinha seis meses quando visitamos pela primeira vez o local com amigos. Depois disso, voltamos mais duas vezes ao restaurante A casa de pedra, onde hoje está o restaurante, foi construída por volta de 1880. E só a casa e a “árvore-caverna” e centenária já valem a visita. O cardápio é bem gringo, serve pratos típicos italianos da colônia.  A sequência à mesa inclui: tábua de frios, pão colonial, sopa de capeletti, radiche, massas, salada de batata, polenta, galeto e um manjar dos deuses, o pien. O vinho servido em uma jarra é da vinícola da rota do Caminhos de Pedra, a Salvati. As sobremesas são clássicas da região, é claro: sagu, ambrosia e pudim.

A casa de pedra do Nonna Ludia

A casa de pedra do Nonna Ludia

Caminhos de Pedra Nona Ludia52
 Caminhos de Pedra Nona Lucia15
Ambiente para eventos e grupos grandes

Ambiente para eventos e grupos grandes

família feliz depois da farta refeição!

família feliz depois da farta refeição!

Caminhos de Pedra Nona Lucia49

unnamed-1

ANOTE


CASA VANI
Na rota Caminhos de Pedra
(em frente à Casa da Tecelagem)
Linha Palmeiro 795 – Distrito de São Pedro

Tel. (54) 3455-6383
www.casavanni.com.br
Aberto diariamente para almoço (exceto quartas-feiras).

Preço médio por pessoa: 80 reais

 

NONA LUDIA
Na rota Caminhos de Pedra 
Bento Gonçalves – Serra Gaúcha / RS
Tel: (54) 3454.9756
Horário: quarta a sexta, das 11h30 às 14h. Finais de semana e feriados, até as 15h.
Preço médio por pessoa: 70 reais | 
Aceitam cartão de crédito
Cafe Viagem Instagram
Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Estava olhando algumas dicas do site e não pude deixar de comentar um detalhe…
    Quando puderes, prove as delícias do restaurante Casa Ângelo no Caminhos de Pedra, sou fá daquele lugar, alem de ser muito aconchegante,o atendimento é espetacular e comida… hunnn deliciosa…

    *Sou fã do teu blog..

DEIXE SEU COMENTÁRIO