Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Onde comer em Belo Horizonte? Eis o primeiro da lista: Xapuri

Onde comer em Belo Horizonte ? Quando estive na cidade pela primeira vez este ano recebi uma indicação de uma amiga que vai todos os anos para lá: ” não deixa de ir no restaurante Xapuri, um dos meus lugares favoritos”. E eu fui, e ela tinha toda razão. O local é uma instituição da culinária mineira. Um dos restaurantes mais conhecidos de Belo Horizonte em uma casa incrível na Pampulha. Tipo assim: #temqueir , primeiro da sua lista. Pela comida, pelo lugar, por sua história afetiva com BH. A-do-rei, Aline Hellmann.

restaurante-xapuri-belo-horizonte-22

Antes de mais nada, uma dica. O Xapuri é um pouco afastado do Centro. Por isso, sugiro incluir o almoço por lá em duas situações próximas ao endereço do restaurante: uma visita ao conjunto da Pampulha (projetado Oscar Niemeyer e considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco) ou durante a chegada ou partida do seu voo de BH pois é caminho para o aeroporto. Got it?

Restaurante Xapuri Belo Horizonte

Depois ou antes de visitar o conjunto da Pampulha almoce no Xapuri

O Xapuri foi a última atração que visitei em Belo Horizonte em um domingo de sol. Ou seja, fechei com chave de ouro o roteiro. Nosso taxista Cadu (falei dele neste post aqui!) nos pegou no hotel Radisson em Savassi por volta das 11h. Colocamos as malas no carro dele e fomos dar uma volta pela Pampulha: Lagoa, Igreja, Casa de Baile, Museu de Arte e Tênis Clube.

Restaurante Xapuri Belo Horizonte

Por volta das 13h chegamos à simpática casa do Xapuri em um bairro residencial próximo à  Lagoa da Pampulha. A fila para conseguir uma mesa era grande, mas a espera não nos fez desistir. Pelo contrário, até nos deu mais desejo de conhecer.  Aproveitamos a espera para conhecer a lojinha do restaurante  com artesanato de Minas. E assim, o tempo passou bem rápido.

o painel dos clientes e famosos no Xapuri

o painel dos clientes e famosos no Xapuri

Antes da mesa ficar pronta, fui devorando todo o local com a minha câmera. O Xapuri é sempre destaque em diversas premiações gastronômicas. Desde 1999, é vencedor do prêmio de melhor comida mineira da Revista Veja e reconhecido pelo Guia Quatro Rodas.

restaurante-xapuri-belo-horizonte-13

A música surge de repente no Xapuri e alegra os comensais

MAIS DO QUE UMA REFEIÇÃO, UM PROGRAMÃO

O Xapuri é imenso e tem mesas e mais  mesas espalhadas em diversos ambientes, Dá para se perder lá dentro. O restaurante eecebe mais de 3,5 mil pessoas só no fim de semana.  E mesmo com tanta gente, a equipe não parece nada atrapalhada. Afinal, ninguém vai ao Xapuri só para comer. Vai pela experiência, pelo dia especial com amigos ou familiares. É mais do que uma refeição, é um programa.

Xapuri Restaurante Belo Horizont

Flavio Trombino, o Chef do Xapuri

A decoração do Xapuri tem um estilo rústico que faz a gente se sentir muito bem acolhido. Muitos objetos mineiros espalhados pelos ambientes, tudo encantador. É paixão ao primeiro olhar e ao respirar os aromas que exalam da cozinha.

Xapuri Restaurante

O motivo do colorido? Fui um dia depois da festa do Arraial, tava lindooooo

Tive a sorte grande de conhecer o Xapuri em um fim de semana que ele estava megacolorido. A razão? Aquele fim de semana o Xapuri havia feito um arraial. Em 2016 , a Quermesse de São Francisco aconteceu no dia 25 de junho com quitutes, brincadeiras para toda a família. Os convites são vendidos antecipadamente e comentam ser um dos grandes eventos do ano do restaurante.

restaurante-xapuri-belo-horizonte-5-copy

OS CHEFS: DE MÃE PARA FILHO

Mas não dá para falar do Xapuri sem falar da família Trombino.  Com minha câmera, fui até o atual mestre do local: o Chef Flávio Trombino. Tanto trabalho que ele quase nem respirava. Mas sorria de longe.

Xapuri Restaurante Belo Horizonte

Flávio é filho de Dona Nelsa Trombino, a grande responsável pelo brilho desse lugar incrível. Dona Nelsa foi a criadora do Xapuri e chef da casa, inaugurada em 1987, por muitos anos. Uma senhora simpática, popular e querida por todos.

Xapuri Restaurante Belo Horizont

Dona Nelsa, muito prazer!!

Dona Nelsa, anos atrás, foi entrevistada  no programa do Jô Soares.

Xapuri Restaurante Belo Horizonte

Dona Nelsa, anos atrás, no Jô Soares

Com o peso da idade, Dona Nelsa passou o comando da cozinha para o filho por volta do ano de 2013. Mas sempre esteve por lá, passando entre as mesas e cumprimentando seus comensais, mesmo com dificuldade para caminhar nos seus mais de 75 anos de idade. Dona Nelsa é daquelas pessoas que a gente sente vontade de abraçar, sabe?

Xapuri Restaurante Belo Horizont

Sorry, tive que pedir uma foto com Dona Nelsa ! E quase pedi autógrafo

Enfim,  o restaurante e o talento para a cozinha passou de mãe para filho.  Flávio ganhou recentemente um prêmio Dolmã de melhor chefe do Estado de Minas Gerais. Um reconhecimento por quem valoriza e preserva as raízes da cozinha mineira como ninguém. No Xapuri, Flavio ainda conta com a ajuda da irmã, Fernanda Trombino, gerente geral da casa.

 

AS CRIANÇAS NO XAPURI

Flávio já foi um profissional da equitação e por isso, até hoje, a casa do Xapuri mantém uma área imensa onde funciona um centro de equitação. Nos fins de semana a gurizada se diverte por lá dando uma volta à cavalo ou de charrete na pista.

Xapuri Restaurante Belo Horizonte

A gurizada tem muita diversão no Xapuri

Para dar uma ideia: o restaurante coladinho a pista de equitação

Para dar uma ideia:  pista de equitação nos fundos de Xapuri que deve provavelmente ocupar a quadra toda

E falando em criança, é o que não falta por lá. Há vários recantos especiais para a turma do barulho com jardim, pracinha e jogos. E ainda: monitores que coordenam atividades de pintura e  outras brincadeiras. Só alegrias!

restaurante-xapuri-belo-horizonte-31

A saber: para crianças de até 8 anos o restaurante Xapuri tem o prato kids mais amado do Brasil: arroz com feijão e ovo frito ou coxinha de frango e angu ou com bife , batata frita e saladinha.

tem até um cantinho de mesa

tem até um cantinho de mesa

Xapuri Restaurante Belo Horizonte

Monitores pintando com as crianças


PAIXÃO DA PRIMEIRA À ÚLTIMA GARFADA

Abrir o cardápio foi como descobrir um novo mundo. Difícil eleger um prato típico mineiro entre tantas receitas que pareciam excelentes: feijão tropeiro, picanha a palito, carret ao melaço, mexidão metido a besta, costelinha da sinhã, farofa com banana, torresmo a pururuca… o que escolher???

Xapuri Restaurante Belo Horizonte

O que vamos comer hoje…

as pimentas à mesa são pura diversão para quem curte emoções picantes

as pimentas à mesa são pura diversão para quem curte emoções picantes

Na dúvida, recorremos ao método tradicional: pedimos ajuda ao simpático garçom que, primeiramente, nos sugeriu as caipirinhas a casa.

Xapuri Restaurante Belo Horizonte

Um brinde ao Xapuri !! Dá para ver que eu tava mega feliz, certo?

Estávamos em três pessoas: eu, minha mãe e uma amiga dela. E iniciamos os trabalhos com entusiasmo. Pedimos a linguiça artesanal da casa com cebola e os famosos bolinhos de mandioca. Pensa em algo muito bom e multiplica por mil!

Xapuri Restaurante Belo Horizonte

Bolinhos de mandioca, yes!!

Xapuri Restaurante Belo Horizonte

Linguiça artesanal

Como éramos apenas damas à mesa, quando o prato principal chegou achamos que não íamos dar conta. Que nada. Mandamos bem. Experimentamos a farofa com jiló e carne seca …

farofa com jiló

farofa com jiló e carne seca, bom demais

… e o Prato da Boa Lembrança, o ” Porco, Porco, Porco” .

Xapuri Restaurante Belo Horizonte

Porco, Porco e Porco

Para quem não sabe o jiló é ingrediente típico da cozinha mineira. Dá um amarguinho exótico ao prato. Já o ” Porco, Porco, Porco” é uma criação mais atual do restaurante, obra de Flávio Trombino. Tem espetinho de porco em diversas versões com a carne se desmanchando. Acompanha molho barbecue, farofa com banana, arroz e feijão.

e mais : close no porco

e mais : close no porco

HORA DA SOBREMESA

É bom reservar um espaço para a sobremesa. No Xapuri, ela tem uma sala especial com toalha rendada. São cobradas por kilo. Estão lá os milhares de doces mineiros, queijos e outras especiarias.

restaurante-xapuri-belo-horizonte-16

Restaurante Xapuri

Sobremesas mineiras no Xapuri

A refeição com entradas, dois pratos principais, sobremesa para todas, caipirinhas e suco custou R$ 226, ou seja, R$ 75 por pessoa. 

Restaurante Xapuri

” Tudo vale a pena se a sobremesa não é pequena”

Dizem que a fama do mineiro começa pela cozinha. Eu suspeito que deva começar pela cozinha do Xapuri.  A dica do Café Viagem é começar ou finalizar o seu roteiro em Belo Horizonte por aqui. O Xapuri é incrível.

 

Veja + dicas de Minas Gerais no Café Viagem

 

ROTEIRO 4 DIAS EM BELO HORIZONTE COM BATE-VOLTA INHOTIM E OURO PRETO

RADISSON BLUE, NOSSA DICA DE HOTEL EM BH NO CORAÇÃO DE SAVASSI

INHOTIM, DICAS PARA CURTIR ESSE PARQUE DE SENSAÇÕES 

ALMOÇO EM INHOTIM NO RESTAURANTE TAMBORIL

CASA BONOMI – UM CAFÉ COM CHARME EM BELO HORIZONTE

VISITA AO MERCADO CENTRAL BELO HORIZONTE – EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA BEM BRASILEIRA


Fome de viagem Cafe viagem

SAIBAMAIS

 

RESTAURANTE XAPURI
Rua Mandacaru, 60 | Pampulha.
Próximo ao Zoológico na Pampulha.
BELO HORIZONTE – MINAS GERAIS
Brasil
PS: Xapuri não aceita reservas entre 12h e 18hs aos sábados, domingos e feriados.
Horário de funcionamento: terça à sábado das 12h às 23hs
Domingo e feriados das 12hs às 18hs
E-mail:reservas@restaurantexapuri.com.br
Telefone: (31) 3496-6198
Site: www.restaurantexapuri.com.br

 

SITES PARCEIROS DO BLOG QUE INDICAMOS PARA PLANEJAR A SUA VIAGEM

ONDE FICAR
PESQUISE E RESERVE: HOTEL EM  BELO HORIZONTE NO BOOKING
site que oferece melhores tarifas, sem taxa de reserva e a facilidade de cancelamento grátis.

SEGURO VIAGEM
FAÇA AQUI A SUA COTAÇÃO NA REAL SEGURO VIAGEM
site que faz uma busca entre as melhores seguradoras e oferece o melhor preço

ALUGUEL DE CARRO
PESQUISE AQUI MELHORES TARIFAS PARA ALUGUEL DE CARRO EM MG
site que faz uma busca entre as principais locadoras e oferece o melhor preço

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO