Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Onde comer em Jericoacoara: restaurantes e comidinhas

A Rota das Emoções (roteiro que integra as principais atrações turísticas do Ceará, Piauí e Maranhão) reserva muitas surpresas gastronômicas. E comer em Jericoacoara foi um dos meus  programas favoritos. Estamos no nordeste e, é claro, os frutos do mar são o carro-chefe assim com as frutas nativas. Para descobrir a identidade de cada Estado, nada melhor do que provar as suas iguarias e temperos locais. E um dos lugares desse roteiro  que adorei foi JERICOACOARA NO CEARÁ. Voltei  com uma listinha de dicas para os leitores do blog e com gostinho de quero mais.

Saiba que, para uma pequena vila de apenas duas ou três ruas principais (e de areia), Jeri (como é carinhosamente chamada) apresenta excelentes opções de restaurantes, lanchonetes, pizzarias e até sorveterias. Os preços, mesmo nos restaurantes mais sofisticados, não são nada assustadores. Dá para encarar numa boa.

Olha aí: a turma atacando no camarão delicioso do Azul do Mar no Preá, praia vizinha de Jeri

Olha aí: a turma atacando o camarão delicioso do Azul do Mar no Preá, praia vizinha de Jeri

A cena gastronômica se concentra ao redor da praça principal, no Beco do Forró, Rua Santo Antônio e Beco do Guaxelo. E ainda: nos hotéis e pousadas mais sofisticadas como Jeribá e Rancho do Peixe.

No fim da tarde, as barraquinhas de bebidas entre a Rua Principal e a beira da praia

No fim da tarde, as barraquinhas de bebidas entre a Rua Principal (de areia!) e a beira da praia

 

♥  ONDE COMER EM JERICOACOARA 

Dicas de comidinhas e restaurantes em Jeri

 

A torta de banana da Dona Angelita, a lagosta grelhada, o camarão no abacaxi, a moqueca de arraia, a sobremesa com cupuaçu ou castanha de cajú, o baião de dois, os pescados frescos, o caranguejo, a tapioca e os sucos, sorvetes e frutas da estação. Os pães da simples Padaria Santo Antônio são famosos, mas não deu tempo de experimentar.

Eu e Dona Angelita, figura folclórica de Jeri, autora da famosa torta de banana da aldeia

Eu e Dona Angelita, figura folclórica de Jeri, autora da famosa torta de banana da aldeia

Aviso na parede de um dos restaurantes dá a letra... desconectar é a palavra de ordem em Jeri

Aviso na parede de um dos restaurantes dá a letra… desconectar é a palavra de ordem em Jeri

1. BISTROGÔNOFF

O nome pode parecer estranho, mas os pratos são deliciosos e o ambiente é animado. Ah, e tem preços no menu para todos os bolsos. Os frutos do mar são o carro-chefe. Ao meio-dia, tem um PF que faz a alegria de quem viaja com filhos. Saboroso, honesto e gostoso, o PF tem peixe fresco, arroz e feijão.
Travessa Edvar Esmerindo da Silva, 50 (próximo ao Beco do Forró)
Das 12h às 23h, fecha somente às terças-feiras.

Bistrogonoff Jeri

meu prato de salmão estava maravilhosooo

meu prato de salmão estava maravilhosooo

 

2. FREDDYSSIMO

Em frente ao Bistrôgonoff, em um beco animado de Jeri. O local é minúsculo, mas vem ganhando fama com a cozinha da jovem Chef  filha de um italiano que se mudou muito cedo para Jeri. E é essa mistura italiana com a culinária de raiz do nordeste que faz o restaurante ser tão atraente. Por favor, não deixe de provar o antepasto, é divino.
Travessa Edvar Esmerindo , 65-B (Beco do Guaxelo)
Terça a domingo, das 17h às 23h (fecha sempre no último domingo do mês)

este antepasto do Fredyssimo é IMPERDÍVELLL

este antepasto do Freddyssimo é IMPERDÍVEL

A jovem Chef e suas obras primas

A jovem Chef e suas obras primas

Freddyssimo, pequeno e delicioso, em frente ao Bistrogonoff num beco animado de Jeri

Freddyssimo, pequeno e delicioso, em frente ao Bistrogonoff num beco animado de Jeri

3. RÚSTICO E ACÚSTICO

Mesas coloridas e um ambiente superalegre. Foi a minha primeira refeição em Jeri. A Chef e proprietária Lilian Thaller apresenta uma cozinha de raiz e com afeto: lagosta, pescados, arraia, pirão, baião de dois, tudo uma delícia. Torça para encontrar a sobremesa nova da casa: torta de cupuaçu com base de farinha de tapioca e castanha de caju, um arrasoooo. Certamente um lugar para comer o clássico camarão no abacaxi de Jeri. Ah, os pratos tem nomes de músicas.
Rua Principal, 109
Segunda a sábado, das 11h às 23h

O colorido e de-li-ci-o-so Rústico e Acústico

O colorido e de-li-ci-o-so Rústico e Acústico

Jeri Rustico e Acustio

 

4. TIA ANGELITA

Para um lanche bem tradicional, Dona Angelita é uma personalidade famosa na aldeia. Sua torta de banana sai quentinha do forno e é um ícone da comida afetiva de Jeri. Afora os doces, há tapiocas em vários sabores.
Rua Principal, s/n (bem no final da rua principal)

um clássico de Jeri, a torta de banana

um clássico de Jeri, a torta de banana da Tia Angelita

Jeri Tia Angelita

 

5. NA CASA DELA

Mulheres, preparem-se para se derreter de amores pela decoração romântica do restaurante. Além dos pratos da culinária local e das receitas da família que a proprietária Mariela trouxe da cidade de Natal, há pescados feitos na brasa em uma churrasqueira. As mesas são todas ao ar livre
Rua Principal (quase chegando na praia, do lado esquerdo).

Na Casa Dela Jeri
CasaDela

 

6. LEONARDO DA VINCI

Com ambiente e pratos mais sofisticados, o restaurante tem Chef e proprietário italiano (Roberto Brotini). Tem boa carta de vinhos. Não provei, mas meu amigo Maurício do Trilhas e Aventuras fez elogios (veja aqui o post dele!). O ambiente é mais romântico com mesas , velas e flores.
Rua Principal, 40
Diariamente, das 18h às 00h

Leonardo da Vinci Jeri

7. ALCHYMIST BEACH CLUB

O restaurante está situado literalmente no paraíso, ou seja, na Lagoa do Paraíso, uma das grandes atrações turísticas de Jeri. A estrutura da Lagoa foi renovada recentemente, e isso inclui o restaurante. Do pastel de camarão à lagosta grelhada, tudo tudo ganha o sabor  único do visual da lagoa com suas redes dentro da água.
Lagoa do Paraíso (20 minutos de buggy de Jeri)

Lagosta grelhada para lamber os dedos, literalmente

Lagosta grelhada para lamber os dedos, literalmente

O restaurante em frente à Lagoa

O restaurante em frente à Lagoa

Jeri gastronomia

 

8. AZUL DO MAR fechou!!

Um restaurante com um deck dentro da praia do Preá. Além do ambiente, a comida é deliciosa. Tivemos uns petiscos de camarão maravilhosos por lá.
Av. Beira Mar, Preá. Diariamente, a partir das 10h.

Azul do Mar Prea

O visual da mesa dentro da praia

Azul do Mar

Azul do Mar Prea

 

9. SORVETERIAS

As duas sorveterias da vila são bem próximas e perto da praia. São elas: Gelato & Grano e Casa de Pedra . Ambas deliciosas.Jeri Casa de Pedra

Humm, depois de um dia de passeio de buggy, nada como atacar um sorvetinho antes do pôr do sol, não é Roberta e Maurício?

Humm, depois de um dia de passeio de buggy, nada como atacar um sorvetinho antes do pôr do sol, não é Roberta e Maurício?

 

10. TAMARINDO

Um restaurante de cozinha internacional, bem conceituado, ao lado do hotel My Blue. À noite, é outra boa pedida para um clima romântico, cheio de charme e com pouca luz.
Travessa Ismael (na Praça Central)
Diariamente das 18h às 23h

 

Veja + Dicas de Jericoacoara no Café Viagem 

Post índice: nossas melhores dicas  de Jeriacoacoara

ONDE COMER EM JERI  restaurantes e comidinhas

ONDE SE HOSPEDAR: NOSSA DICA DE POUSADA

DUNA DO PÔR DO SOL – O CARTÃO POSTAL DE JERI

LAGOA DO PARAÍSO –  atração imperdível em Jeri

O PASSEIO DE BUGGY : Pedra Furada, Lagoas, Preá

HOSPEDAGEM DE  CHARME E LUXO: 2 PARAÍSOS DO KITESURF E HOSPEDAGEM NA ROTA DAS EMOÇÕES: pousada em Jericoacoara (CE) e Barra Grande (PI)

⇒  ROTEIRO –  o roteiro completo de Jericoacoara e da Rota das Emoções : Ceará, Piauí e Maranhão


SAIBA MAIS

 

JERICOACOARA | CEARÁ
Jericoacora é uma praia com dunas e lagoas. Uma aldeia paradisíaca no Ceará, a 300 km de Fortaleza. Faz parte da Rota das Emoções. Um roteiro que integra as principais atrações turísticas do Ceará, Piauí e Maranhão. E tem como ponto alto o Parque Nacional de Jericoacara (Ceará), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (Piauí) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (no Maranhão). MAPA

ONDE FICAR EM JERI
Fiquei hospedada na Maxitalia , pousada que recomendo fortemente. Apesar de não estar na beira da praia, oferece piscina, estrutura charmosa e quartos confortáveis. E ainda, por um excelente custo-benefício. Com crianças, sugiro a estrutura da  My Blue Hotel, situada na beira da praia. Para quem procura luxo (com certo ar rústico e autêntico), indico oRancho do Peixe,Essenza Hotel, Casa de Areia, Chili Beach Boutiqueou aJeribá

 


⊗  SITES PARA PLANEJAR A SUA VIAGEM

RESERVE O SEU HOTEL OU POUSADA EM JERI PELO BOOKING.COM | Cancelamento grátis 

SEGURO VIAGEM   | Site que busca as melhores ofertas de grandes marcas

ALUGUEL DE CARRO COM A RENTAL CARS |  busca por grandes empresas e o melhor preço

* A viagem pela Rota das Emoções foi um convite do Sebrae em conjunto com empresários de turismo da Rota. Entretanto, as dicas e opiniões expressas aqui são de livre expressão da autora.

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Adorei as dicas!!! Estou indo para Jeri em junho e vou conferir alguns dos restaurantes que você listou aqui. Parabéns pelo blog.

  • Estamos indo nesta semana
    Seguirei as tuas dicas!!!
    Bjs
    Saionara

DEIXE SEU COMENTÁRIO