Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Onde comer em Kreuzberg – o epicentro gastronômico hipster de Berlim

Onde comer em Kreuzberg Berlim (Alemanha) é um post para famintos por aventuras gastronômicas. Gosta de comer bem e em lugares descolados? O bairro de Kreuzberg é o paraíso dos foodies. Kreuzberg é a área vibrante, jovem e alternativa de Berlim. Desde 1989 o bairro se transformou no queridinho dos imigrantes e dos jovens criativos. Mercados, street food e cozinhas com temperos do mundo inteiro são uma das características fortes de Kreuzberg, um prato cheio para provar em Berlim.

Sobre comer em Kreuzberg – Berlim

Dois motivos são essenciais para uma aventura gastronômica  em Kreuzberg,  Berlim:
1. é super em conta!
2. une vários saobres deliciosos do mundo inteiro em uma só área, a rua Bergmannstrasse (ou Bergmannstraße) e arredores.Onde comer em Kreuzberg Berlim4

Peguei essa dica de onde comer em Kreuzberg com minha guia brasileira em Berlim, jornalista que vive na cidade desde 1988, a Fatima Lacerda (para contato: cariocadagema74@gmail.com). Pedi para Fátima uma recomendação de um lugar astral para jantar em Berlim e a Fátima me indicou a rua Bergmannstrasse e seus arredores em Kreuzberg. Bravo! Dica certeira. Amei.

Onde comer em Kreuzberg Berlim

Chamada “Bergmannkiez”, a região é uma área vibrante com muitos restaurantes, lojas, cafés e lojinhas em torno da agitada rua Bergmannstrasse. Abaixo, selecionei endereços que provei em uma só noite, dividindo pratos e lanches com meu marido.

Onde comer em Kreuzberg Berlim

Como chegar à Bergmannstrasse em Kreuzberg

No fim de tarde, pegamos o metrô e descemos na estação U-Bhf Mehringdamm. Caminhamos duas quadras longas até a  rua Bergmannstrasse. Outra opção é descer na estação Bhf Gneisenaustrasse (perto do mercado citado abaixo).

Onde comer em Kreuzberg Berlim

Onde comer em Kreuzberg 

 


1. Knofi

No início da caminhada pela rua Bergmannstrasse , a delicatessen turca Knofi me chamou a atenção. Um colorido lindo nos produtos da parede e nas comidinhas prontas com antepastos que pareciam divinos. Vale a pena conferir a atmosfera incrível desse templo gourmet considerado um dos melhores locais de café e deli em Berlim.

Deli Knofi 
Bermannstrasse 11, Kreuzberg
www.knofi.de

Onde comer em Kreuzberg Berlim

onde comer em Kreuzberg Berlim -
2. Pagode Thai Kitchen

O Pagode é um restaurante tailandês muuuuito simples e sem frescuras na rua Bergmannstrasse. Foi dica da Fátima que adora o local. Você escolhe o prato e ele é elaborado na sua frente. Apenas um balcão divide a cozinha do cliente.  Eu e meu marido provamos juntos um prato tailandês com uma cerveja e pagamos 10 euros.

Pagode
Bergmannstrasse 88, Kreuzberg
www.pagode-thaifood.de

Onde comer em Kreuzberg Berlim

Onde comer em Kreuzberg Berlim

3. Umami

Restaurante vietnamita. Saímos do Pagode e nos sentamos na calçada em uma mesinha simpática desse restaurante movimentado e bem decorado. Por lá, nos arriscamos em mais uma experiência gourmet. Pedimos apenas um prato (o menos apimentado do cardápio). Mojo tomou uma cerveja e eu pedi um cálice de vinho pinot grigio. Perfeito, mas aviso: mesmo o prato menos apimentado da casa é bem forte, viu?
A conta deu 19 euros com a gorjeta da atendente.

Umami
Bergmannstrasse 97, Kreuzberg
www.umami-restaurant.de
 
de comer em Kreuzberg Berlim -

4. Marheineke Markthalle (mercado)

Depois de encontrar vários restaurantes ótimos, ainda topamos com esse mercado lindo, também situado na Bergmannstrasse. Flores, cafés, frutas, pães e outras comidinhas locais, orientais e orgânicas.  Há uma área gastronômica com lanches e restaurantes. Super astrallll!

Nos fins de semana, próximo do Marheineke Markthalle tem um feira de antiguidades.

Marheineke Markthalle
De segunda à sexta-feira,  das 8h às 20h. Sábados das 8h às 18hs.

Marheinekeplatz 15 (estação de metrô mais próxima: Gneisenaustrasse, da linha U7).
meine-markthalle.de

Em Kreuzberg há outro mercado gourmet imperdível para um almoço, o Markthalle Neun !
 

5. Curry 36

Em pleno mês de maio, começou a escurecer às nove da noite. Nesse horário, a Bergmannstrasse estava ainda mais movimentada e alegre. Seguimos nossas provas pela rua e deu tempo de passar em um supermercado por ali para comprar uma garrafa de água. Quando achamos que já era hora de partir, no caminho para a estação de metrô de Mehringdamm, encontramos duas filas grandes de dois ícones do fast food de Berlim, um em frente ao outro. Claro que provamos os dois: Curry 36 e Mustafa.

O primeiro que provamos foi o Curry 36, clássico do currywurst, a salsicha alemã com o molho famoso com curry e ketchup. Um lanche lendário. E a mais de 30 anos, o Curry 36 é um dos locais principais de Berlim para provar este ícone gourmet. Vai por mim. De lamber os dedos. Preço de lanche, nem lembro o valor. Mas é em conta.

Curry 36
Mehringdamm 36 Berlim
Aberto cedo pela manhã até a madrugada, por volta das 5h am
 Onde comer em Kreuzberg Berlim
Onde comer em Kreuzberg Berlim

6. Mustafa’s Gemüse Kebap

O segundo ponto para provar um dos lanches mais famosos de Berlim é o Mustafa’s Gemüse Kebap. Prepare-se pois a fila é imensa. Aliás, Kebab é um dos pratos clássicos de Berlim, tradição alemã assim como a currywurst ou o chucrute. E o Kebab do Mustafa supera todas as expectativas. Não é por menos que é super bem avaliado por internautas como um dos melhores kebab de Berlim. Em agosto de 2017 abriu filial em Munique.

Mustafa’s Gemüse Kebap
Mehringdamm 32
www.mustafas.de

Onde comer em Kreuzberg Berlim

Onde comer em Kreuzberg Berlim

A fila do kebab

Por fim, diria para ir com fome de aventuras gourmets étnicas por essa região de Kreuzerberg. É um prato cheio.
E você, tem alguma dica dessa região para compartilhar e deixar nos comentários deste post? 

Mapa com onde comer em Kreuzberg

 

PROCURANDO HOTEL EM BERLIM ?

Nós nos hospedamos no AMANO HOTEL GRAND CENTRAL e adoramos. Contamos nossa experiência neste post aqui! Mas se quiser você pode PESQUISAR E RESERVAR OUTROS HOTÉS EM BERLIM, CLICANDO AQUI. O site tem a facilidade de cancelamento gratuito na maioria dos quartos e  sem taxas de reserva. Minha dica é reservar um hotel próximo da Ilha dos Museus ou da estação Central.

NEM PENSE EM VIAJAR SEM SEGURO PARA EUROPA. PESQUISE AQUI MELHORES PREÇOS EM VÁRIOS PLANOS DE SEGURO VIAGEM


PARA INGRESSOS E PASSEIOS EM BERLIM, CONSULTE AQUI
OPÇÕES DE ATIVIDADES, EXCURSÕES E BILHETES COM DESCONTOS

 

Veja mais dicas de Berlim no Café Viagem

 

ONDE FICAR EM BERLIM – dica de hotel em Berlim , 3 estrelas com design

MURO DE BERLIM: onde ver o Muro de Berlim – curiosidades, história e os principais pontos turísticos

CITY TOUR EM BERLIM: City tour Berlim – roteiro de passeio guiado em português

TOUR DE BIKE EM BERLIM : dica de empresa que faz roteiro de biclicleta em Berlim

ONDE COMER EM KREUZBERG – 6 dicas TOP no bairro  hipster e gastronômico de Berlim

REICHSTAGComo agendar a visita à cúpula do Parlamento Alemão em Berlim

OUTROS:  Roteiro gourmet BERLIN, DRESDEN E PRAGA

 

VEJA O POST GUIA : TODOS OS ROTEIROS E DICAS DE VIAGEM NA ALEMANHA   

SAIBA MAIS

Site oficial de turismo em Berlim: WWW.VISITBERLIN.DE/EN

Site oficial do Turismo alemão em português: WWW.GERMANY.TRAVEL/PT

Onde comer em Kreuzberg Berlim

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO