Onde comer em Mendoza – vinícolas, restaurantes e comidinhas

Quando começamos a montar o roteiro do destino campeão do vinho argentino logo me foquei na pesquisa: “onde comer em Mendoza “. Comer e beber bem em ambientes fantásticos e, quem sabe, emoldurados pela Cordilheira dos Andes e vinhedos de Mendoza, era o meu maior desejo e também do grupo de amigos que viajou comigo. Queríamos brindar à amizade, à boa mesa e ao Malbec. Mesmo com uma grande e faminta expectativa, Mendoza não decepcionou. A experiência enogastronômica é sem dúvida o carro-chefe do destino. Difícil comer e beber tão bem quanto em Mendoza.

Onde comer em Mendoza: restaurantes e vinícolas

Abaixo, listo experiências gastronômicas que tive em Mendoza. Saiba que a cidade tem inúmeras rotas gastronômicas e oferece cozinha de autor, cozinha de montanha, cozinha de bodegas, cozinha regional, além de wine bars e doces.

onde comer em Mendoza

PS: na imagem acima, mesa ao ar livre da  bodega Andeluna e o incrível almoço harmonizado da Bodega La Azul!

As experiências mais autênticas e imperdíveis, ao meu ver, estão presentes nas refeições harmonizadas das vinícolas. Contudo, à noite o centro também reserva boas surpresas em ambientes para lá de inspiradores, tanto em cafés e bistrôs quanto em restaurantes. A cozinha do famoso chef argentino Francis Mallmann fazia sucesso entre os turistas brasileiros (atualmente o restaurante encontra-se fechado). Mas atualmente quem está no topo da lista dos lugares imperdíveis para comer é a Casa El Enemigo, que certamente merece todos os elogios.

Tanta coisa boa para comer, tanto vinho bom para brindar. Mendoza é o paraíso dos famintos por viagem, apaixonados por vinho

 

O QUE COMER EM MENDOZA

Antes de sugerir os lugares, eis alguns ingredientes pratos que indico. Sabores especiais para provar nessa terra onde tudo harmoniza tão bem com o vinho nacional.

onde comer em Mendoza
tanta coisa boa para provar em Mendoza na Argentina: empanadas, doce de leite, parrilla e muuuuito vinho

Parrillas

As carnes  e as parrillas são um clássico argentino. E estão presentes com toda a força em Mendoza. Não deixe de provar as verduras assadas na parrilla, são o grande diferencial do churrasco argentino. E ainda: chimichurri (molho que acompanha a parrilla), as saladas sempre divinas e muito bem temperadas,a molleja (timo do boi) e as salsichas parrilleras.

Empandas

As empanadas são outro clássico da cozinha local. Uma espécie de pastel assado no forno, mas em várias versões de recheio com carne, azeitonas, ovos e até passas. Em muitas parrillas em Mendoza, as empanadas são servidas como entrada.

Doces em Compota

Um dos doces mais típicos de Mendoza são as compotas, como marmeladas, geleias e outras frutas cristalizadas (algumas estranhas como a alcayota, fruta típica da região). Os mendocinos comem os doces de compota com queijos.

Doce de leite

O doce de leite, assim como em toda a Argentina, também é outro doce marcante. A grande dica é provar o doce de leite e os alfajores da marca local e artesanal de Mendoza: Entre Dos. É possível comprar o doce de leite em vários estabalecimentos como o da loja de vinhos no centro da cidade, a Sol y Vino.

Azeites

A produção artesanal de azeites em Mendoza está crescendo. Muitas bodegas já produzem também o seu próprio azeite (como Zuccardi e Achaval Ferrer). Há inclusive ponto turístico para degustação de azeites aromatizados, a Olivícola Pasrai

Malbec

É o varietal ícone da região e não pode faltar para harmonizar com os pratos e restaurantes que você vai provar. Mas a dica é se deliciar também outros da região como Bonarda, Cabernet Sauvignon, Syrah e Tempranillo.

Prove também…

os embutidos, os queijos e o flan con dulce de leche

onde comer em Mendoza
Será que a gente comeu e bebeu bem em Mendoza ? Na foto: a parrilla na Susana Balbo (Espaço Crios), o prato do restaurante de Francis Mallmann, o sorvete incrível da Perin e o almoço harmonizado da El Enemigo

ONDE COMER EM MENDOZA: VINÍCOLAS


1. Casa El Enemigo

Bodega e casa de Alejandro Vigil, enólogo da Catena Zapata e considerado o atual Messi dos vinhos na Argentina. Alejandro foi eleito uns dos 30 melhores enólogos do mundo pela revista Decanter. É uma experiência im-per-dí-vel, tanto pela degustação dos vinhos (que são mais do que divinos) como também pela cozinha exemplar do chef Santiago Maestri que serve um menu em quatro passos de comer ajoelhado: com couvert, entrada, prato principal e sobremesa. Fantástico. Reserve. Não é por menos que é o número 1 em restaurantes para comer em Mendoza na avaliação dos internautas no TripAdvisor.

Videla Aranda, 7008 Maipu, Mendoza
facebook.com/casaElEnemigo
Site enemigowines.com

>> Leia aqui o post do blog sobre o almoço harmonizado da El Enemigo 

2. Susana Balbo Wines (Dominio del Plata)

Susana Balbo é a grande personalidade feminina do vinho argentino. Seus vinhos tem um frescor maravilhoso. A vinícola oferece um restaurante (Osadía de Crear ) e um espaço gourmet especial para grupos ( Espacio Crios ) entre o jardim e os vinhedos da vinícola.  No restaurante é oferecido um menu da cozinha tradicional e mediterrânea.

O ambiente da bodega é lindo demais e quem recebe os comensais é a filha de Susana Balbo. Como estávamos em 10 pessoas foi feito uma parrilla argentina no Epacio Crios. O assado foi harmonizado com os vinhos da bodega. Vale a pena. Experiência nota 10!

Cochabamba 7801 Agrelo – Lujan de Cuyo, Mendoza
Site: www.susanabalbowines.com.ar
Contato: [email protected]  e  +54 261 4 989231
>> Leia aqui o post do blog sobre o almoço harmonizado na Susana Balbo

3. Bodega La Azul

A La Azul é outra bodega da região do Valle de Uco. Uma bodega-boutique, pequena e familiar, toda charmosinha e rústica. O restaurante tem um ar jovem e despojado, com cores vibrantes nos objetos contrastando com o azul e branco que impera no ambiente e na paisagem aos pés do imponente Cordón del Plata.  A cozinha impressiona, foi um almoço harmonizado tão especial quanto o que tivemos na El Enemigo.

O menu em 5 passos é fantástico e os vinhos, idem. Após a refeição o proprietário e enólogo da casa, Ezequiel,  faz um breve tour pela propriedade e pelas barricas da La Azul. O cultivo de uvas e a produção de vinhos da família é uma tradição há mais de 70 anos.

Dica:

a La Azul fica bem próxima da vinícola Salentein que vale uma visita pela incrível arquitetura!!

Ruta 89, Camino a Tupungato, Tupungato
Tel.: +54 02622 423 593
Site:  bodegalaazul.com

>>  Leia aqui o post completo da nosso almoço na Bodega La Azul em Mendoza

4. Andeluna

Na Bodega Andeluna, o visual e decoração são mais interessante do que a comida (que é ok). Mas o astral da vinícola é incrível. Eu fiz a degustação e me apaixonei pela paisagem. O restaurante serve a tradicional parrilla argentina.  Os ingredientes são em grande parte orgânicos. O menu harmonizado pode ser servido de 6 ou 3 passos.

De quebra,  tem o destaque desse visual arrebatedor da Cordilheira no Valle de Uco. Porém, vale ressaltar: as bodegas do Valle de Uco são bem  mais distantes. Mas a paisagem vale o trajeto até lá.

RP89, 5561 Tupungato, Mendoza
Site: www.andeluna.com.ar

Outras bodegas com almoço harmonizado e campeãs no TripAdvisor

– Casarena (Lujan de Cuyo) – junto com a El Enimigo, a Casarena vem disputando o título de melhores refeições em bodegas de Mendoza, sendo destaque no TripAdvisor na avaliação dos internautas. www.casarena.com

-Bodega Zuccardi – um dos almoços que já foi um dos mais populares de Mendoza na região de Maipú. O restaurante tem decoração rústica-chique.  www.familiazuccardi.com

-Bodega VistaAlba (Lujan de Cuyo)

-Bodega Renascer (Lujan de Cuyo)

-Bodega Largarde  (Lujan de Cuyo) – oferece menu de 3 a 6 passos, muito elogiada por quem fez.  www.lagarde.com.ar

ONDE COMER EM MENDOZA: RESTAURANTES 

5. 1884 Restaurante Francis Mallmann 

O restaurante do mais famosos chef argentino e mestre do fogo alto. Está situado dentro de uma das mais antigas bodegas em funcionamento de Mendoza, a Escorihuela Gascón. Não fica bem no centro de Mendoza, mas não é distante. Em 1993 a bodega foi aquirida por Nicolas Catena (dona da Catena Zapata) que investiu na modernização da Escorihuela Gascón e chamou o seu amigo Francis Mallmann para liderar esse incrível espaço gastronômico de Mendoza.  É um ambiente mais sofisticado com decoração bem ao estilo dos outros restauarantes de Francis Mallmann.

Há mesas ao ar livre próximas dos 3 fogos onde alguns pratos são elaborados e mesas no salão interno. Certamente, um must-go para quem é fã do chef. Meninas, provem a salada com figos!!!

 Belgrano 1188, 5501 Godoy Cruz, Mendoza
Telefone: +54 261 424-3336
Site: 
1884.meitre.com

6. Azafran Restó

O Azafrán combina decoração charmosa, boa gastronomia e adega  com uma localização bem central em Mendoza. Perfeito para um jantar romântico. Faz uma interpretação mais elaborada da cozinha regional. É um dos queridinhos para comer à noite. Importante fazer reservas. Eu experimentei uma massa de berinjela defumada, mas o prato de carne recebeu muuitos elogios à mesa dos amigos, bem com as entradas.

Sarmiento, 765 centro, quase com avenida Belgrano
Site: azafranresto.com 

7. Cordillera Vinos y Fuegos

Situado bem bem no centro de Mendoza.  O ambiente não tem nada de mais. Mas a comida é top, tanto que é um dos restaurantes mais bem avaliados de Mendoza no TripAdvisor. O carro-chefe são os assados e pratos com massas artesanais. Só abre à noite.

Avenida Belgrano Esquina de Liniers | Esquina de Liniers, Mendoza

Site: www.cordilleramendoza.com

Outras dicas de restaurantes: melhores Tripadvisor 2023

 Martino Wines

 Caché Bistró

Zonda Cocina De Paisaje

Carolino, cocina de estación

Abrasado Restaurante

Bodega Renacer – Restaurante

Centauro

ONDE COMER EM MENDOZA: SORVETE

Famiglia Perin Helados

Estamos na Argentina, terra do doce de leite e dos maravilhosos helados (sorvetes). E Mendoza tem uma sorveteria artesanal que parece saída de um túnel do tempo, a Perin. Do uniforme dos funcionários à decoração da casa, tudo remete ao passado. E a sorveteria é mesmo antiga de 1947, além de linda e muito saborosa. Amei esse lugar! Detalhe: a Perin fecha somente na madrugada! Ou seja, se bater uma ressaca de vinho, corre pra lá!

Sarmiento 799 esquina Belgrano
Abre às 10h e fecha às 3:00
Site: www.facebook.com/FamigliaPerinHelados

onde comer em Mendoza: dica de restaurantes

Para levar na mala:

Para comprar azeites, vinhos e doce leite, entre outros produtos locais, visite a loja no centro de Mendoza, a Sol y Vino  www.facebook.com/solyvino.  A loja  também vendem caixas especiais para levar as garrafas de vinho no avião!!

PS: não esqueça que o máximo permitido para se levar na bagagem do avião é de 6 garrafas por passageiro!

NÃO PERCA. TEM + DICAS DE MENDOZA NO BLOG:

POST ÍNDICE: tudo sbore Mendoza para você montar o seu roteiro

ONDE FICAR EM MENDOZA:  Veja 10 hotéis selecionados  no centro e vinhedos

QUEM LEVA : dica de transporte e guia para passeios vinícolas Mendoza

ROTEIRO MENDOZA ENTRE AMIGOS : nosso roteiro completo de vinícolas, restaurantes, passeios e hotel

ROTEIRO MENDOZA A DOIS – roteiro feito no inverno

VINÍCOLAS: 

SUSANA BALBO – visita e almoço harmonizado 

PULENTA ESTATE – degustação sensorial

ANDELUNA

BODEGA LA AZUL – visita e almoço harmonizado no Valle de Uco 

NORTON – a experiência de enólogo por um dia

EL ENEMIGO – refeição imperdível em Mendoza na casa de Alejandro Vigil

Vinícola LA AZUL – almoço harmonizado neste lugar apaixonante no Valle de Uco

CATENA ZAPATA – visita e degustação vinícola do “pai” do Malbec argentino  

ACHAVAL FERRER visita e degustação top

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Silvana Gallo disse:

Olá Alexandra!

Primeiramente, grata por compartilhar suas experiências e lindo blog com a gente!

Estamos Indo para Mendoza (e depois Santiago e Lagos Andinos) no dia 01/04/2018. Li que você foi na mesma época para Mendoza e fez basicamente as mesmas coisas que estanos querendo fazer por lá,, por isso gostaria de tirar algumas dúvidas. Agradeço se puder me ajudar.

Sobre clima, roupas, frio/calor: Pelas fotos vi que vocês pegaram uma época amena, típica de outono? Roupas leves e um casaquinho para uma eventual noite mais fresca, bastam?

Vamos ficar no Diplomatic as 3 primeiras noites e no Villa Mansa as últimas 3. Vocês gostaram do Villa Mansa?

Sabe me dizer se tem algum restaurante de VINICOLA que abre a noite para jantar?

Vocês pagaram em torno de 1600,00 reais por pessoa por todos os passeios?

Li no site da Receita Federal que cada passageiro pode entrar no Brasil com 12 litros, ou seja, 16 garrafas de vinho. Você comenta que a restrição é de 6 garrafas? Foram todas despachadas? Puderam trazer alguma na bagagem de mão?

Grata se puder me ajudar nessas questões

Abraços
Silvana Gallo

Oi Silvana

Tudo bem? Na época da nossa viagem (grupo de 10 pessoas). Pagamos 1600 reais por pessoa (deggustações, almoços, transporte e Leo – pacote que fechamos com ele). Eu gostei do Villa Mansa, mas achei distante para uma primeira vez em Mendoza. Jantamos no próprio hotel no primeiro dia. Os vinhos da vinícola vizinha ao hotel são muito bons. Próximo ao Diplomatic vai encontrar mais opções para jantar à noite. Sobre as garrafas, ano passado eram apenas 6 por passageiro. Só se alteraram a regra na Receita Federal. Nós despachamos em uma caixa especial que compramos próximo ao hotel Diplomatic por indicação do nosso guia e amigo Leonardo.
Ah, sobre o tempo: leve um bom casaco que faz frio!
Beijos e boa viagem. Adorei Mendozo e pretendo voltar logo.
Alexandra do Café Viagem
https://cafeviagem.com

Silvana Gallo disse:

Quando fsleinsobre pagar 1600.00 reais por pessoa, me referia ao guia LEO.

Grata

camila disse:

Boa tarde, alexandra

adorei todas as dicas e gostaria de saber com qual agência vocês fecharam os passeios.

Pesquisei algumas, porém achei bem caro– media de 150dolares só o translado fora entradas das vinicolas e os almoços.

Obrigada

rosalia disse:

Olá, Alexandra! Apaixonada pelos posts de mendoza. tenho uma dúvida: vocês descartaram piedra infinita (zuccardi) ou quando foram ela ainda não estava recebendo visitação?

OI ROSALIA
Obrigada. Tu tá falando do restaurante da Zuccardi? A gente descartou por recomendação de um amigo que falou que já não era tão bom. E também porque dois amigos do meu grupo já tinha feito a visita.
Mas enfim, pode ter melhorado. É uma grande vinícola.
Abraços

Alexandra do https://cafeviagem.com/

rosalia adao disse:

sIM, A VINICOLA NOVA DELES EM VALE DO UCO, FINCA PIEDRA INFINITA. COMO É RELATIVAMENTE NOVA VI POUCAS POSTAGENS, MAS FIQUEI CURIOSA, RESOLVEMOS EXPERIMENTAR. dEPOIS RELATO A EXPERIÊNCIA. aBRAÇOS!

Boa dica, não sabia da novidade. Depois conta como foi e se vale a pena.
Abraços
Alexandra

karolina disse:

oi aLEXANDRA, VAMOS A MENDOZA NO COMEÇO DO PRÓXIMO MÊS E ESTOU AMANDO AS DICAS DE VOCÊS.
poDERIA ME PASSAR O PREÇO DO MENU DEGUSTAÇÃO QUE FIZERAM NO EL INIMIGO E NA Susana Balbo (OSADÍA DE CREAR)?
abS, karolina

Oi Karolina
Tudo bem? Na verdade pagamos um pacote para o nosso guia onde já estava incluso almoço harmonizado. Sei que tem que reservar com boa antecedência, tipo já. El Enemigo está sempre cheio
Abs
Alexandra do https://cafeviagem.com

Ana Paula disse:

Não vejo a hora de poder ir pra mendoza e aproveitar a cidade e suas vinícolas!

Oscar disse:

Anna bistro es un lugar maravilloso.. puede recomendá-lo que no te van a degradar.

Katia Reichmann disse:

Amo as dicas de viagem de vocês
São sempre dicas ótimas e praticas !
Fui para PUGLIA em junho
deste ano com minha filha e as dicas de vocês foram ÓTIMAS
OBRIGADA

Oi Katia
MUUITO obrigada. Sempre bom esse retorno! Fico feliz de terem aproveitado, adorei a Puglia
abs
Alexandra do Café Viagem

Marcia pinto disse:

Bom dia, seu post e’ ótimo, com dicas perfeitas.
O que eu gostaria de saber é se voce poderia confirmar essas dicas para hoje, novembro de 2023, onde encontro os preços e se voce tem alguma dica para o ano novo divertido em Mendoza. Agradeço

Olá Márcia

Tudo bem? Eu tenho o hábito de atualizar os posts do blog Café Viagem. Mas não consigo te ajudar com ano novo pois nunca estive neste período em Mendoza. O guia Leonardo que indico nos posts do blog pode te ajudar.
Abs
Alexandra