City Tour Gastronômico 2: Puerto Madero e San Telmo

Por Alexandra Aranovich

Os turistas elegeram Puerto Madero como o local para comer bem em Buenos Aires. A região tem mais brasileiros, europeus e americanos do que argentinos. O point é a CABAÑA LAS LILAS, onde o assado de tiras e o couvert diferenciado são o “must eat” a qualquer hora da tarde ou da noite. Não tem erro! Ah, mas deixe o café e a sobremesa para o magnífico HOTEL FAENA, assim dá para conferir a decoração “Uau” de Philippe Starck.

Assado de tiras do Las Lilas em Puerto Madero

Os galpões e feiras de antiguidades de San Telmo ficam próximos do Puerto Madero. Sendo assim, a sugestão é pegar um táxi e dar um pulo no bairro considerado o mais boêmio da cidade. É lá que está localizado o LA BRIGADA, um clássico dos clássicos da parrilla argentina. A fama fez o restaurante dobrar (acho até que triplicar!) de tamanho. Importante: aos domingos – dia de feira –  é sempre mais difícil conseguir uma mesa em qualquer restaurante da região. Aos sábados, combine uma boa refeição com as lojas de antiguidades do bairro.

Carnes argentinas no tradicional La Brigada

Ainda em San Telmo, li bons comentários sobre o CAFE SAN JUAN e seus pratos portenhos antes de entrar para a fila de espera das pouquíssimas mesas espremidas do restaurante em julho deste ano. A minúscula cozinha é aberta sendo possível observar o jovem Chef e sua equipe administrando as panelas. O cardápio muda constantemente e é descrito em quadros negros entregues pelas garçonetes à mesa. Não sei se foi o dia em que fui, mas confesso que nenhum prato me impressionou, afora o polpo español. Uma aviso para a sua carteira: o ambiente é simples, porém “$$$$$” para os padrões argentinos.

Escolhe aí: cardápio pratos Cafe San Juan

Sobremesa?

Minha experiência mais surpreendente em San Telmo foi o BRASSERIE PENTAQUE e sua culinária com toque francês (mas com pratos bem servidos, ok?). O ambiente é uma delícia. Prepare a câmera fotográfica.

 Ambiente charmoso do Brasserie Pentaque

Entradas magníficas do Brasserie Pentaque

Dá pra passar a tarde aqui?

Da série “ainda quero conhecer”, o LA VINERIA DE GUALTERIO BOLÍVAR, restaurante do festejado Chef Alejandro Digilo está na minha lista. Alejandro, que já passou pela cozinha do prestigiado El Bulli de Ferran Adrià, oferece um menu degustação que mistura  técnicas da culinária molecular aplicadas a cozinha contemporânea. Leia mais sobre o local no post do Destemperados.
Por fim, um cortado com medialunas fecha todas. Minha amiga Paola Barbieri – também colaboradora do blog – indica o ORIGEN como um bom “pit-stop cafeína” antes ou depois da caminhada gostosa pelo bairro. Buenas, buen viaje!

Antiguidades em um dos galpões de San Telmo

Endereços do restaurantes citados neste post:

Cabaña Las Lilas – A.M. de Justo, 516 Puerto Madero www.laslilas.com

Hotel Faena – Martha Salotti 445 (C1107CMB) Puerto Madero www.faena.com

La Brigada – Estados Unidos, 465 San Telmo www.parrillalabrigada.com.ar

Café San Juan – Av. San Juan, 450 Avaliação Tripadvisor San Juan

Brasserie Pentaque – Defensa, 596  www.brasseriepetanque.com

La Vineria de Gualterio Bolivar – Bolívar 865 www.lavineriadegualteriobolivar.com

Origen – Humberto Primo, 599 Leia mais no Guia Oleo

LEIA TAMBÉM:
CITY TOUR GASTRONÔMICO PALERMO SOHO E HOLLYWOOD
CITY TOUR GASTRONÔMICA LA BOCA
DICAS DE BUENOS AIRES, RESTAURANTES

 Mais sobre Buenos Aires no Café Viagem, leia aqui!

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
22
ago
12
Deixe o seu comentário!
  1. Clarissa Donda22/08/2012 - 14:43

    Adorei! Belíssimas fotos e dicas! Estive conhecendo a clássica feirinha, mas não deu tempo de desbravar mais estes restaurantes! Ficou a dica (ainda melhor guardada por mérito das fotos – dá quase para sentir o cheiro da comida daqui!)!

    Adoro o blog, mas dou um pulinho vez ou outra aqui em silêncio. Mas essas fotos me obrigaram a comentar! ;) Parabéns pelo trabalho!

  2. Ana10/08/2013 - 21:22

    Adorei as dicas e as fotos, mas o café do Las Lilas não da para deixar de pedir. É incrível!!! Parece caro mas vale cada centavo, já que vem acompanhado de um prato de pequenas delicias. Vale mais que uma sobremesa.
    Beijo,
    Ana

  3. Alexandra Aranovich11/08/2013 - 11:43

    Oi Ana
    Tens toda a razão. CAFÉ NO LAS LILAS, tem que pedir!!!! Obrigada pela contribuição.
    Beijos
    Ale