Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Onde ficar na Puglia: dicas de hotéis para roteiro romântico

Onde ficar na Puglia: dicas de hotéis, B&B e masserias

Depois de muito pesquisar sobre onde ficar na Puglia na Itália, tanto dicas de hotéis como localização, escolhi três tipos de hospedagem em três cidades distintas. Foram alguns meses antes da viagem reservando e cancelando no site do Booking.com (fiz somente reservas canceláveis). No final, a decisão acabou sendo certeira e facilitou muito nosso deslocamento de carro no roteiro romântico no Sul da Itália de 12 dias onde fizemos 5 dias na Puglia.

dica de hotel Puglia

vinhedos na masseria na Puglia, Nina Trulli Resort

Sobre Hospedagem na era do Covid-19

Vou ter que abrir este parênteses: Fiz a minha viagem para a Puglia antes da pandemia do coronavírus. Tenho certeza que, depois que tudo isso passar, os viajantes vão priorizar mais do que nunca a segurança que o hotel oferece. Este é o primeiro post de hospedagem no blog que escrevo durante a minha quarentena. Por isso, destaco que hotéis menores, na minha opinião, serão uma boa opção quando tudo passar. E todos os hotéis da Puglia citados neste post (que me hospedei), ficaria novamente!

Sobre onde ficar na Puglia

Basicamente, existem algumas categorias mais comuns de hospedagem na Puglia,são elas:
as masserias (hotéis-fazenda) boutique ou de luxo
e as pousadas estilo Bed & Breakfast (chamados de B&B).

onde ficar na Puglia

café da manhã no Bed & Breakfast (B&B) boutique em Monopoli: Hotel Palazzo Bregante

Sim, há hotéis para todos os bolsos, mas difícil encontrar coisa boa por menos de 100 euros por dia, ainda mais para um roteiro romântico como foi o nosso. Eu procurava pelo menos uma noite em um hotel que fosse diferenciado e muito charmoso, mas que não fosse um absurdo de caro. Também queria ter a experiência de ficar em uma cidade com praia e em um hotel no centro de tudo. Ou seja, minhas pesquisas partiram a partir desses pontos citados e, de quebra, programando um roteiro de 5 dias visitando Monopoli, Polignano a Mare, Bari, Ostuni, Alberobello e Locorotondo.

Olhei as hospedagens em Puglia de celebridades do Instagram como Silvia Braz e Daniela Filomeno (do Viagens e Gastronomia), mas era um pouco demais para o nosso bolso pois já tínhamos gasto muitas “fichas” no hotel da Costa Amalfitana que por sinal, valeu cada centavo. Ambas se hospedaram no luxuoso hotel da rede Rocco Forte  que tem Beach Club privado.

hotel luxo Puglia

Hotel de luxo com Beach Club privado na Puglia

1. Onde ficar na Puglia Itália: Bed & Breakfast e pousadas

Primeiramente, fiz a reserva mais em conta em um charmoso Bed & Breakfast (B&B) em um prédio histórico e muito bem localizado em Monopoli, perto de tudo e da praia: Hotel Palazzo Bregante.  A hospedagem é muito bem avaliada no Booking pelos hóspedes (fantástico) com nota acima de 9, o que me surpreendeu bastante.

Além de ser uma cidade incrível e com excelente opções de restaurantes, Monopoli foi a nossa base para conhecer Polignano a Mare e outras pequenas preciosidades da costa da região. Achamos o quarto do Palazzo Bregante muito confortável, amamos nossa varanda e o café da manhã. A localização não podia ser mais perfeita, ao lado da praça central de Monopoli, dos bares e restaurantes.

onde ficar na Puglia

nosso B&B em Monopoli Puglia a passos da praça central

Quanto custa um B&B na Puglia

Pagamos em torno de 160 euros a noite para o casal com café da manhã no Palazzo Bregante. No entanto, já vou avisando alguns pontos que podem ser negativos para alguns hóspedes:  tem escadas para subir as malas (é um prédio de 2 andares em um edifício do século XVII , sem elevador) e o estacionamento (uma garagem próxima que deve ser solicitado na reserva) é bem complicado de estacionar (vagas apertadinhas). Mas de uma forma geral, acho que nossa experiência por lá foi nota 10!

Monopoli também está próximo da Capital de Puglia, Bari, em torno de 1 hora de distância de carro.

onde ficar na Puglia

nossa dica de hotel B&B na Puglia em Monopoli

2. Onde ficar na Puglia Itália: masserias

Depois de “tentar” fazer economia em Monopoli, nós resolvemos nos presentear com uma noite em uma masseria. O casal merecia, afinal a viagem era para comemorar os nossos 20 anos de casados. E o que é afinal uma masseira? Muitos amigos nos sugeriram a experiência das masserias na Puglia que são antigas fazendas, muitas com os trulli (casas históricas com telhados em cone típicos da Puglia). Aliás, muitos hotéis de luxo e charme na Puglia estão situados em masserias reformadas que, normalmente, ficam mais distantes dos centros urbanos e vilarejos.

onde ficar na Puglia melhores hotéis

nosso quarto na Puglia em uma masseira no trulli do Nina Resort

O meu achado na Puglia: Nina Trulli

Pesquisei, pesquisei, pesquisei e encontrei um achado: Nina Trulli Resort. Puuuro charme. Pensa num lugar romântico e muito original! Reserve sem medo de errar. Esse hotel-fazenda restaurou a propriedade antiga de forma impecável. Tem um conceito orgânico, gastronômico e boutique. Apaixonei e indico fortemente a hospedagem aos casais. E não deixem de agendar a refeição no restaurante do hotel ao fazer o check in.  Ah, e relaxarem no espaço da piscina.

Nina Trulli Puglia hotel

café maravilhoso no Nina Trulli Resort

Quanto custa se hospedar em masseria na Puglia

A diária para o casal com café da manhã no Nina Trulli foi em torno 250 euros. São poucos quartos, apenas 7. Fica a 20 minutos de carro de Monopoli e a 55 km de Bari.

Veja aqui o nosso roteiro romântico na Puglia 5 dias!

3. Onde ficar na Puglia Itália: B&B + masseria

Depois de reservar 1 noite em uma masseria boutique e 2 noites no Bed & Breakfast de Monopoli, deixei para decidir onde ficaríamos hospedados na primeira noite na Puglia após fechar o roteiro completo da viagem. Na verdade, não foi uma boa opção pois, conforme os dias se aproximavam da nossa viagem, as diárias foram aumentando de valor no Booking.com.

De qualquer forma, achei um outro Bed & Breakfast muito charmoso e mais em conta em uma área mais rural, entre Alberobello e Locorotondo, cidades com vilarejos históricos e trulli. O La Corticella Bed & Breakfast acabou sendo uma boa opção para a nossa chegada na Puglia de carro. O café da manhã foi bem gostoso e ainda recebemos meia garrafa de vinho da região no check in. Sem falar do lindo entardecer sobre os telhados de truli.

A partir do hotel La Corticella Bed & Breakfast visitamos Ostuni, Alberobello e Locortondo, todos próximos.

Os Hotéis na Puglia no nosso Roteiro

Nosso roteiro na Puglia ficou o seguinte por dia:

1 – Costa Amalfitana rumo a Matera de carro e chegada na Puglia no fim do dia com jantar em Martina Franca (Hotel La Corticella Bed & Breakfast )
2 –  Visita a Alberobello e Ostuni (troca para Hotel Nina Trulli Resort )
3 –  Visita Locorotondo e Monopoli (troca para Hotel Palazzo Bregante)
4 – Monopoli, Polignano a Mare e Porta Contessa (Hotel Palazzo Bregante)
5 – Bari – tour pela manhã de bike e, fim de tarde, pegamos voo e trem para Roma!

onde ficar na Puglia

café da manhã no La Corticella Bed & Breakfast

4. Mais dicas de Hotéis na Puglia

Outros hotéis que me indicaram, pesquisei e até cheguei a reservar alguns, mas acabei cancelando por localização ou valor

MONOPOLI
A c-caste – B&B com preço bom em Monopoli e bem localizado no centro histórico de Monopoli.


BARI
Bed & Breakfast Zuppeta – mais descolado, em conta e muito bem localizado. Mas concorrido, reserve com muita antecedência.


ALBEROBELLO

Casa Relax Isabelle no Booking o hotel parecia ótimo, o melhor preço de todos. Mas achei que poderia ser mais distante e também não gostei das fotos do quarto. Mas deixo a dica aqui para quem quiser fazer economia.

Le Alcove – no centro de Alberobello, hotel boutique nos trulli


POLIGNANO A MARE

B&B Calaporto – hotel boutique de luxo com uma vista surreal e bem localizado na praia de Polignano a Mare – a mesma praia do famoso restaurante que fica em uma gruta

Borgobianco Resort & Spa


LUXO

Rocco Forte Masseria Torre Maizza – o hotel 5 estrelas das influenciadores chiques como Silvia Braz. 

La Sommitá Relais – hotel em Ostuni que tem até restaurante com estrela Michelin

 

OTRANTO
Le Cale D’Otranto Beach Resort – um beach resort com localização sem igual na praia em Otranto

E vocês, conhecem sul da Itália ?  Tem dica boa de onde ficar na Puglia?
Comente, compartilhe seu achado e dica de hotel

Onde ficar na Puglia luxo

La Sommitá Relais em Ostuni- hospedagem de luxo na Puglia,  Foto Booking.com

+ Dicas Roteiros Sul da Itália no Café Viagem

+ ROTEIRO ROMÂNTICO:
Capri, Costa Amalfitana, Matera e Puglia

Vinhos da Puglia e Campânia para provar na viagem

+ PUGLIA:

Onde ficar na Puglia Itália: dicas de hotéis

Roteiro Puglia 5 dias: como chegar, o que fazer

Vinhos da Puglia 

+ CAPRI:
Passeio de barco ao redor da ilha de Capri

Tudo sobre a visita a GRUTA AZUL
O que fazer em Capri – principais atrações
Praias em Capri – principais Beach Clubs e praias públicas
Dica de hotel em Capri bem localizado

+ COSTA AMALFITANA
Tudo para planejar a viagem dos sonhos pela Costa Amalfitana

+ NÁPOLES:
onde provar la vera pizza napolitana

+ Dicas e Roteiros da Itália no Café Viagem

Roteiro Ligúria para viagem romântica na Itália – o post índice

Cinque Terre na Itália – 2 dias românticos

O melhor de Emilia Romagna na Itália – post índice com todas as nossas dicas

Roteiro 1 dia em Parma na Itália

O que fazer em Bologna

Modena – principais atrações

Pilotando uma Ferrari no Autódromo de Modena

Todos os Posts da Itália no Café Viagem

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO