Onde ver o muro de Berlim – principais pontos turísticos

Por Alexandra Aranovich

A pergunta que todo o turista faz ao visitar a capital e maior cidade da Alemanha é: onde ver o muro de Berlim na Alemanha ?  Difícil quem não visite Berlim e não queira ver de perto esse ícone histórico. No texto abaixo, destaquei 3 pontos essenciais para ver e até “sentir” como era o Muro de Berlim. E ainda: um pouco sobre a história do muro de Berlim e dica para ficar ligado quando você estiver passeando por Berlim e quiser ver onde ficava o muro e a divisão de Berlim Oriental e a Berlim Ocidental.

onde ver o muro de Berlim

onde ver o muro de Berlim

BERLIM ANTES DA QUEDA DO MURO

Ao término da 2ª Guerra Mundial, em maio de 1945, o mundo se dividia em capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o socialista, regime liderado pela antiga União Soviética (URSS). O Muro de Berlim foi construído pele República Democrática Alemã (RDA) a partir de 1961 pois mais de 3 milhões de cidadãos fugiram da Alemanha Oriental para escapar do regime comunista. O muro foi o freio da fuga em massa, separando famílias e amigos por anos (triste, triste!).

Dividia ao meio não só as “duas Berlins” como a Europa Ocidental e o Bloco Leste (União Soviética e seus países aliados). A fronteira alemã era conhecida como “Cortina de Ferro”.  O muro foi um marco no capítulo da história mundial da Guerra Fria.

Durante 28 anos, a cidade de Berlim Ocidental (capitalista) ficou isolada de Berlim Oriental (socialista) pelo um muro. O famoso Portão de Brandemburgo (principal ponto turístico de Berlim) marcou a divisão entre o leste e o oeste de Berlim. Entre 1961 e 1989, o Portão era inacessível a qualquer pessoa comum.  Só podia ser apreciado de longe (veja a foto inédita que consegui abaixo). Atualmente, o Portão (ou Porta) de Brandemburgo é símbolo da reunificação.

A incrível imagem abaixo foi enviada por minha prima e leitora do blog (Magda Brossard). A foto do muro em frente ao Portão de Brandemburgo representa bem como a fronteira era antes da queda do Muro. Na foto você pode observar os pais da Magda (Lúcia e o advogado e político brasileiro Paulo Brossard) dando uma espiadinha do alto quando visitaram Berlim 18 anos após o fim da segunda guerra. A Alemanha estava se reerguendo mesmo com todas as cicatrizes deixadas pelo nazismo.

onde ver o muro de Berlim

Lúcia e Paulo Brossard visitando o Muro de Berlim em frente ao Portão de Brandemburgo 18 anos após a Segunda Guerra. Foto cedida por Magda Brossard

DICAS
1. na estação de metrô U-Brandenburger Tor (em frente do Portão de Brandenburgo) é possível admirar uma exposição sobre a história do Portão de Brandemburgo!

2. é interessante ouvir relatos de quem viveu em Berlim nesse período do muro. Fizemos um tour guiado em Berlim ( de 4 horas) com uma brasileira e jornalista considerada testemunha de época da queda do muro: Fatima Lacerda. Nossa guia vive em Berlim desde 1988 (tente imaginar tudo que ela sabe, vive e respira de Berlim!!). Fátima relatou (além das dicas turísticas) parte de sua convivência diária com o muro logo que chegou como estudante na Alemanha.
Para quem quiser ler os textos e dicas da Fátima, ela escreve o blog Todos os Caminhos Levam a Berlim (Estadão). Nosso tour foi feito através do contato com VisitBerlin (no próximo post vou contar sobre nosso roteiro com Fátima!)

 

A QUEDA DO MURO DE BERLIM

Em 9 de novembro de 1989 cai o Muro de Berlim.  Após um comunicado de um porta-voz da Alemanha Oriental, a população foi às ruas e começou a festejar destruindo o muro com martelos. Demorou meses para tudo vir abaixo. O mundo comemorou e Berlim foi se transformando em outra, sem divisórias mas com algumas cicatrizes.  Muitos anos depois milhares de turistas visitam Berlim em busca do muro.

E a verdade é que a vontade de destruí-lo (e tudo de ruim que ele significava) era tão grande que pouca coisa sobrou.

Mas calma: ainda dá para ver o muro de Berlim que é sem dúvida uma das principais atrações turísticas e históricas da capital da Alemanha. Saiba que em alguns  locais o muro foi reconstruído, não é original.

O vestígio mais extenso e original do muro de Berlim (2 km) está em Kreuzberg no East Side Gallery. Mas as visitas mais impactantes e interessantes sobre muro de Berlim , ao meu ver, estão na Topografia do Terror e no Berlin Wall Memorial

A seguir, um roteiro dos principais pontos turísticos para ver o Muro de Berlim.  Todos gratuitos.
É possível conhecer quase todos eles em uma caminhada pela cidade. O mais distante (pegue o metrô!) é o East Side Gallery.


Onde ver o muro de Berlim

 

 

1. Memorial do Muro de Berlim
(Berlin Wall Memorial)

Gedenkstätte Berliner Mauer
Bernauer Strasse
Localização no mapa
Site:  www.berliner-mauer-gedenkstaette.de/en/
Transporte:
desça na estação de Bernauer Strasse (que tem parada de metrô, tram ou ônibus). Eu fui de bike, recomendo !

Situado na Bernauer Strasse, esquina com a Ackerstrasse. Esse, ao meu ver, é o local mais impressionante para ver e sentir como era o Muro de Berlim de ambos os lados. Aqui foi reconstruída uma parte do muro, inclusive com uma torre de vigilância. Seu entorno (com vários ferros do muro como se fossem esculturas) é muito impactante. Há um mirante e painéis que contam a história do muro de Berlim. O local foge completamente da característica de “armadilha turística” do famoso Checkpoint Charlie.
onde ver o muro de Berlim

onde ver o muro de Berlim

Foi o primeiro local que visitei quando cheguei em Berlim no tour excelente do Berlin on Bike (veja aqui o post).

onde ver o muro de Berlim

 

2. Topografia do Terror

Das 10h às 20h na Niederkirchnerstrasse, 8
Localização no Mapa

Fica próxima da Potsdamer Platz e do Checkpoont Charlie
Site: www.topographie.de/en/

Outro ponto surpreendente para visitar o muro de Berlim. No local, há uma exibição gratuita e permanente sobre a ascensão do nazismo. Em seu entorno, o muro e prédios cinzas de concreto que faziam parte de toda a logística do Partido Nacional Socialista, onde tudo era organizado pelos criminosos nazistas. Lá ficava a sede da Polícia Secreta (Gestabo), onde foram planejados crimes e atrocidades. Prepare-se para o impacto.onde ver o muro de Berlim

onde ver o muro de Berlim

Após a unificação da Alemanha, o governo decidiu preservar alguns prédios e criar ou modificar outros. Grande parte dessa área em frente à Topografia do Terror foi preservada e, por isso, o visual tão fiel e impressionante por trás do muro. Atualmente, o prédio (ex-Ministério da Aeronáutica da Alemanha nazista) é a sede do Ministério das Finanças.
onde ver o muro de Berlim

Da Topografia do Terror dá para ir caminhando até o Checkpoint Charlie, onde você encontra documentos sobre o muro e uma encenação fake mas que atrai muitos turistas.

  

3. East Side Gallery

Friedrichshain-Kreuzberg, às margens do rio Spree
Localização no Mapa
Site : www.eastsidegallery-berlin.de
Transporte:
 o ideal é chegar à East Side Gallery de S-Bahn (metrô) pela estação de Ostbahnhof e ir caminhando por todo o muro até chegar na Warschauer Straße (local onde vocie pega o trem de volta para o centro de Berlim)

 

Maior área preservada do muro (por volta de 2 km), situada em uma região alternativa de Berlim, onde há baladas famosa. Lá encontra-se a East Side Gallery, famosa galeria a céu aberto com pinturas sobre a mais extensa área do que restou do muro de Berlim de pé. São por volta de 106 murais pintados em 1990 e, pasmem, repintados novamente devido aos estragos do tempo e das pessoas sem noção (uns idiotas) que destroem as pinturas riscando ou pichando por cima.

onde ver o muro de Berlim

Atualmente, há  uma cerca (que não existia antes) em frente ao muro para proteger as obras .

Uma das obras mais famosas do East Side Gallery de Berlim, o “Beijo Fraterno”(em alemão, Bruderkuss) entre o presidente República Democrática da Alemanha, Erich Honecker, e Leonid Brejnev, líder na época da União Soviética

A East Side Gallery é considerada a maior galeria de arte ao ar livre de maior duração do mundo.

As cercas , novidade recente no East Side Gallery de Berlim para evitar o vandalismo

onde ver o muro de Berlim

Limpando as pinturas do muro das pichações e vandalismo

 Curiosidade: uma empresa imobiliária poderosa fez um buraco no muro para construir um prédio de luxo. É estranho ver o prédio interrompendo o final do muro e da galeria. E dizem que, na época de sua construção houve muitos protestos e revoltas. Porém, acabou dando em nada e o prédio tá lá, um estranho no ninho.

Ao fundo, o prédio polêmico que interrompe o muro de Berlim

East Side Gallery fica às margens do rio Spree e tem uma área onde o pessoal toma sol e relaxa

 FIQUE DE OLHO: o muro no chão

Pode não ter sobrado muito do muro em pé, mas há muitos vestígios dele em Berlim. Olhe bem onde você pisa e encontrará marcas  dele no chão por vários cantos de Berlim . As marcas sinalizam o local onde o muro passava e dividia Berlim

onde ver o muro de Berlim

 

 

E o tal Checkpoint Charlie ?

Bem, não é um local para ver o muro de Berlim. Contudo, tem importância histórica pois nessa área havia um posto de fronteira ou ponto de controle de passagem (de membros das forças aliadas, diplomatas, etc). É meio uma armadilha turística pois há uma encenação fake deste posto. De qualquer maneira, vale a pena passar por lá e tirar as suas próprias conclusões. Há um museu curioso no local com documentos sobre as estratégias das pessoas para cruzar o muro e fugir do regime comunista, o Mauer Museum.

Checkpoint Charlie em Berlim

 

+ DICAS DA ALEMANHA BLOG

Dica de roteiro Berlim de Bike – empresa que faz passeios guiados

A tradição do Biergarten na Alemanha – o que é e como funciona

ROTEIRO DE 2 A 4 DIAS EM MUNIQUE COM PRINCIPAIS ATRAÇÕES

Roteiro para 2 ou 3 dias em Colônia  

TODOS OS ROTEIROS E DICAS DE VIAGEM NA ALEMANHA   – post índice

 

SAIBA MAIS

 

 

PROCURANDO HOTEL EM BERLIM ?
Nós nos hospedamos no AMANO Hotel Grand Central  e adoramos. Mas se quiser você pode pesquisar e reservar outros hotés em Berlim  clicando aqui. O site do Booking.com é nosso parceiro e tem a facilidade de cancelamento gratuito na maioria dos quartos e  sem taxas de reserva. Minha dica é reservar um hotel próximo da Ilha dos Museus ou da estação Central.

Ah,  viajar seguro para Europa,  pesquise aqui melhores preços em vários planos de seguro viagem

 No Mapa abaixo, indiquei (em vermelho) os locais citados neste post e outros pontos de Berlim sobre o Muro.

CONSULTE TAMBÉM:
Site oficial de turismo em Berlim: www.visitberlin.de

Site oficial do Turismo alemão em português: Germany.travel

*Alexandra Aranovich, autora do blog Café Viagem, visitou Berlim com a ajuda do Visit Berlin.

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
17
jul
17
Deixe o seu comentário!