Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

De bicicleta na orla do Guaíba revitalizada em Porto Alegre

De bicicleta na orla do Guaíba revitalizada em Porto Alegre

Aproveitei um fim de semana ensolarado e fui pedalar pela orla do Guaíba revitalizada em Porto Alegre (RS). A obra ainda não está concluída, mas foi entregue este ano o primeiro trecho revitalizado que tem 1,3 quilômetro. A primeira área revitalizada vai da Usina do Gasômetro até a Rótula das Cuia. E está linda. Um passeio imperdível nos fins de semana e feriados, quando a avenida Beira Rio (ao lado da orla do Guaíba) fecha para trânsito de veículos, na pista Centro-bairro.

orla do Guaíba revitalizada Porto Alegre

De bicicleta na orla do Guaíba revitalizada

Fui de bicicleta com meus filhos e cheguei ao local às 11 horas da manhã na orla do Guaíba. Fazia um tempinho que não escrevia sobre a cidade onde vivo no Café Viagem. Contudo, encontrei nesse dia um grande motivo para voltar a escrever sobre Porto Alegre no blog. Ou melhor, neste fim de semana encontrei motivos para aproveitar o fim de semana na Capital dos Gaúchos sem escapar para a serra gaúcha. Reencontrei o céu azul e vida na orla do Guaíba. Enfim, algo imperdível de lazer para curtir em Porto Alegre. E de graça.

Procurando hotéis em Porto Alegre? 
Clique aqui e confira as tarifas promocionais do Booking.com

Parque Moacyr Scliar – o trecho revitalizado

A primeira etapa do trecho revitalizado da orla do Guaíba recebeu o nome de Parque Moacyr Scliar, em homenagem ao escritor e médico gaúcho . Senti falta de melhores opções gastronômicas, mas acredito que isso é uma questão de tempo. Afinal,  vai inaugurar em breve um restaurante panorâmico e bares. Por enquanto, os comes e bebes ficam por conta das barraquinhas instaladas ao longo do percurso e dos Food Trucks.

orla do Guaíba revitalizada Porto Alegre


A arquitetura e infraestrutura da orla do Guaíba revitalizada

O projeto arquitetônico surpreende. Finalmente, valorizaram o cartão postal de Porto Alegre: o Guaíba e o pôr do sol. Há ciclovias, bancos, agradáveis decks de madeira, passarelas, sanitários, quadras esportivas, enfim, tudo em harmonia com a paisagem. O projeto de paisagismo é do arquiteto Jaime Lerner. Prepare a câmera pois rende várias fotos ao longo do percurso. Ótimo programa para família e esportistas. A orla revitalizada do Guaíba está perfeita para caminhar, tomar um chimarrão, correr ou pedalar. Nos dois dias que pedalei pela orla encontrei bom policiamento e vi câmeras de monitoramento.

orla do Guaíba revitalizada Porto Alegre


Trajeto de bicicleta pela orla do Guaíba

Pedalar pela orla revitalizada do Guaíba está uma delícia, apesar do grande movimento de pedestres. A dica do Café Viagem para pedalar com mais tranquilidade é o horário da manhã, principalmente aos sábados. O horário do pôr do sol é o mais concorrido e fica complicado andar de bicicleta com o grande número de pedestre que passam pelas pistas.orla do Guaíba revitalizada Porto Alegre

Da Usina do Gasômetro ao Pontal do Estaleiro

Pedalei com meus filhos da Usina do Gasômetro ao Pontal do Estaleiro, passando pelo Gigante da Beira Rio (estádio de futebol do Internacional) e pela Fundação Iberê Camargo. Bem tranquilo. Ida e volta deve dar em torno de 1 hora.

Dica

Vale a pena conferir o espaço aberto ao público e gratuito criado por uma construtora de Porto Alegre no Pontal do Estaleiro, logo após o museu da Fundação Iberê Camargo. A área, chamada de Pontal, é temporária e tem uma estrutura de lazer ao ar livre sensacional, com música, empréstimo de bolas, quadra de beach tênis, bebidinhas e Food trucks. Tão sensacional que dá pena saber que um dia vai acabar já que neste local haverá um futuro empreendimento. Aproveite enquanto é tempo!

orla do Guaíba revitalizada Porto Alegre

Pontal do Estaleiro na Orla do Guaíba

Aluguel de bicicletas na orla do Guaíba

Há estações de bicicletas do Itaú disponíveis no Gasômetro e em um  ponto em frente à Fundação Iberê Camargo. Além disso, vi pessoas alugando bicicletas na área do novo trecho revitalizado.

Site bikes Itaú : bikeitau.com.br/bikepoa/

Orla do Guaíba bicicletas

Então, fica a dica para aproveitar um dia de sol no fim de semana em Porto Alegre. Enfim, nosso cartão postal sendo valorizado. Adorei e recomendo o programa.

 

SAIBA MAIS

Orla do Guaíba – Gasômetro ao Pontal
Porto Alegre RS

Dicas de onde ficar em Porto Alegre – hotéis e hostel

Para se hospedar no Centro e Praia de Belas (próximo à orla do Guaíba), as dicas de hotel em Porto Alegre são:
SÃO RAFAEL HOTEL 
HOTEL INTERCITY PORTO ALEGRE
BLUE TREE TOWERS MILLENIUM
HOTEL PRAÇA DA MATRIZ

Para se hospedar na Cidade Baixa, bairro boêmio e jovem de Porto Alegre:
HOSTEL CASA AZUL
HOSTEL BRICK HOSTEL
INTERCITY CIDADE BAIXA

Para se hospedar no Moinhos de Vento, bairro elegante e gastronômico de Porto Alegre, as dicas são:
>> HOTEL SHERATON PORTO ALEGRE (5 estrelas)
>>HOTEL LAGHETTO VIVERONE MOINHOS
IBIS MOINHOS
RADISSON BELA VISTA (5 estrelas)

Hotel próximo ao Aeroporto e Arena do Grêmio em  Porto Alegre
HOTEL DEVILLE
INTERCITY
NOVOTEL AEROPORTO PORTO ALEGRE

Conheça nosso guia ROTA FARROUPILHA – com capítulo só de dicas de Porto Alegre

Guia do Rio Grande do Sul

Veja + dicas de Porto Alegre no Café Viagem

6 LUGARES PARA COMER CHURRASCO EM Porto Alegre

8 PASSEIOS TURÍSTICOS PARA CURTIR EM PORTO ALEGRE

Restaurante Koh Pee Pee – a Tailândia em Porto Alegre

AGRIDOCE CAFÉ – nem parece Porto Alegre

ACAMPAMENTO FARROUPILHA ( FESTA GAÚCHA DE SETEMBRO)

UM CAFÉ NO COFRE NO CENTRO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE

10 CAFÉS PARA CURTIR EM PORTO ALEGRE

A FEIRA ORGÂNICA DA REDENÇÃO (PARQUE FARROUPILHA)

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO