Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Del otro lado: passeio de barco em Punta del Este

Passeio de barco em Punta del Este: del otro lado

O passeio de barco em Punta del Este deste post tem texto de Andrea Nocchi e fotos de Andrea Nocchi, Andrea Costa e do Café Viagem

Punta Del Este faz parte da minha vida desde que me entendo por gente. Desde os meus 7 anos … e agora já são 53. Guardava na memória, com breves e apagadas lembranças, um passeio de barco com meu pai, irmãos, tio e primos, uma pescaria. Numa época em que entre a Península e o Hotel San Rafael, que foi demolido em 2019, o que havia era um bosque de árvores frondosas e cheiro de mato. A lembrança do vento forte, do cheiro de peixe, do sol intenso, sempre volta quando passo pelo Porto de Punta del Este, seus barcos, barracas de peixes, leões marinhos.

Embarcando no Porto de Punta del Este

Embalada por essa lembrança, passei os últimos verões planejando um passeio de barco em Punta del Este que nunca saia. Já tinha encontrado um barco de aluguel no Porto, já tinha o contato, vontade não faltava. Então, o Carnaval de 2020 foi a data. Depois de muitos e muitos carnavais, lá estava eu, novamente, sentindo o vento no rosto, embarcando no Porto de Punta del Este, navegando no mar que é um rio e olhando a península e as praias que chamamos de Mansa de dentro da água.

Essa outra forma de olhar esse lugar que tanto gosto, me trouxe, de longe, a imagem que guardava do bosque. Lá, de dentro da água, se a gente fizer um esforço e “apagar” aqueles enorme prédios de gosto duvidoso, se vê, apenas, o bosque e a ponta da Península, o Farol, suas casas que ficam ainda maiores vistas de lá. O barco, com um comandante e um ajudante, navegou pelas águas tranquilas e geladas e nos levou na Isla Gorriti (ilha Gorriti), para onde partem barquinhos de 30 em 30 minutos saindo do Porto.


Prainha escondida na Isla Gorriti

Na prainha escondida na Isla Gorriti, onde o barco atraca, o banho é calmo e delicioso. Muitas famílias, muitos barcos, aproveitam o lindo dia de águas calmas e sol forte. O sol, quase sempre o único protagonista, vai ficando mais fraco e o barco navega até a altura da Parada 5 da Mansa e ali, entre uma taça de vinho gelado, uma boa música e amigos queridos, esperamos o pôr do sol. Quem já foi ou já ouviu falar de Punta sabe que o pôr do sol é de tirar o folego.

 

Sempre lindo, sempre diferente, nunca o mesmo. Nesse dia, ele estava bonito, mas não tão lindo como poderia estar. Acho que ficou envergonhado de roubar a cena de um dia que já tinha sido tão especial. O dia em que (re)vi Punta “del otro lado del Rio”.

Por Andrea Nocchi

passeio de barco em Punta del Este

Onde alugar barco em Punta del Este e quanto custa

Você pode fazer um passeio privado ou em grupo. No Porto de Punta del Este, próximo aos quiosques de frutos do mar, há locais para compra de bilhete para passeio de barco em Punta del Este e bate e volta até a Isla Gorriti. Os barcos partem pela manhã até as 18h, depende do horário do pôr do sol e condições do mar.

A Andrea Nocchi fez o passeio de barco em Punta del Este agendando previamente, o que ela recomenda. Alugaram com o Silvio um barco bem equipado com capacidade para até 12 pessoas. Escolheram o roteiro e paradas para banho de mar na prainha escondida da Ilha Gorriti ao entardecer. Para esse passeio privado como o do barco do Silvio, o preço foi de 200 dólares a hora do barco (para até 10 ou 12 pessoas).

O contato do Silvio é: silvio.barbano10@gmail.com
+598 99 925194

passeio de barco em Punta del Este

A Isla Gorriti de Punta del Este

A Isla Gorriti (ou Ilha Gorriti) fica a 20 minutos de barco do Porto de Punta del Este. É Patrimônio Histórico Nacional. A ilha tem praia, restaurante (parador que funciona somente na alta temporada), sinalização e pode ser percorrida toda a pé. Muita gente leva cadeira, guarda-sol e lanche para passar o dia na ilha durante o verão.

A visita a ilha custa 350 pesos, com barcos saindo a cada 30 minutos. Afora a praia, tem trilhas que levam aos pontos históricos.

passeio de barco em Punta del Este

Porto de Punta del Este e ao fundo a Ilha Gorriti

Porto de Punta del Este e ao fundo a Ilha Gorrit

Aviso: não confunda Ilha Gorriti com a Ilha dos Lobos, outro passeio turístico procurado no Porto. São ilhas diferentes. A Isla dos Lobos é mais distante e só tem a observação dos lobos marinhos, que por sinal também podem ser vistos de graça pelo Porto de Punta del Este onde aparecem com frequência.

passeio de barco em Punta del Este

Praias na Isla Gorriti 

A Ilha Gorriti tem duas praias: Puerto Jardín e Playa Honda. Na praia Puerto Jardín é possível praticar esportes náuticos. É lá que veleiros e iates aportam em busca de tranquilidade e banho de mar.

+ Leia também: Melhores Praias em Punta del Este: paradores e points

praia Ilha Gorriti Punta del Este

MAIS DICAS DE PUNTA DEL ESTE NO CAFÉ VIAGEM

Onde Ficar em Punta del Este – dicas de hotéis por região

10 Programas com Crianças em Punta del Este – uma seleção de dicas especiais para curtir com a garotada

Melhores medialunas em Punta del Este

6 vinícolas para visitar perto de Punta del Este

Casapueblo
 |  o museu e a experiência imperdível do pôr do sol de camarote

Museu do Mar
 | uma atração com crianças

Museu Ralli | um museu gratuito e belíssimo no bosque de Punta

Visita Bodega Garzón – como chegar, degustação

 Parador e restaurante I’Marangatú na Praia Mansa 

La Huella em José Ignacio

La Susana em Jose Ignacio

GUIA PUNTA DEL ESTE >> todas as dicas do Café Viagem de Punta de Este resumidas neste post

POST ÍNDICE URUGUAI NO CAFÉ VIAGEM – as melhores dicas do Uruguai do blog

 

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO