Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Além dos Lençóis: o passeio pelo Rio Preguiças no litoral maranhense

O passeio pelo Rio Preguiças no litoral do Maranhão é uma das atrações imperdíveis para quem visita a região dos Lençóis. Fica próximo da cidade de BARREIRINHAS , uma das principais portas de entrada para quem visita o Parque Nacional Lençóis Maranhenses, Patrimônio Natural da Humanidade. Barreirinhas é uma espécie de capital e coração dos Lençóis. A cidade tem boas opções de pousadas, hotéis e restaurantes. E é um bom ponto de partida para visitar tanto os Lençóis Maranhenses como fazer o passeio pelo Rio Preguiças (que faz parte da área chamada de Pequenos Lençóis, com dunas e lagoas menores mas igualmente apaixonantes).

Rio Preguicas passeios

Procurando hotéis e pousadas em Barreirinhas? 

Clique aqui e confira no Booking
ofertas de hospedagem com a facilidade de cancelamento gratuito !

 Pode ter certeza, a visita a Barreirinhas fica ainda melhor se você incluir não só o Parque Nacional dos Lençóis no seu roteiro como também os passeios que fiz e indico abaixo neste post. Dica: nessa região a praia mais gostosa é a de rio. Portanto, prepare-se para navegar na imensidão do Preguiças e seus vilarejos de gente simples e autêntica. No final desse post, indico empresas que fazem o transporte e passeio.

 

Chegando em Barreirinhas no Maranhão

No roteiro que fiz pela Rota das Emoções, chegamos em Barreirinhas vindo de Tutóia (uma das portas de entrada do Delta do Parnaíba no Maranhão). De van, partimos de Tutóia para Paulino Neves onde trocamos o veículo e motorista. De toyoteiro (ou jardineira – carro 4×4 que leva os turistas pelas areias) fizemos parte da estrada pela beira da praia até chegar à Praia de Caburé. E foi em Caburé que pegamos o barco para o passeio pelo Rio Preguiças.

De 4x4 (jardineira) pela praia, passando pelos Pequenos Lençóis até chegar na Praia de Caburé

De 4×4 (jardineira) pela praia, o motorista passa com total desenvoltura pelos Pequenos Lençóis até chegar à Praia de Caburé

 

1. PASSEIO RIO PREGUIÇAS :  PRAIA DE CABURÉ

A Praia de Caburé foi a largada para um dia de passeio pelo Rio Preguiças. Aliás, a lancha voadeira parte do rio que fica de costas para o mar. É na Praia de Caburé que os dois (rio e mar) se encontram. Por lá, afora as lanchas, há alguns casebres de pescadores e lanches. A praia é deserta. O cenário do rio era convidativo para um banho, mas estávamos com o tempo curto e, por isso, seguimos nosso roteiro rumo a primeira parada do dia em Mandacaru.

Trocando o carro pelo barco e embarcando na lancha voaderia em Caburé para os passeios no Rio Preguiças

Trocando o carro pelo barco e embarcando na lancha voaderia em Caburé para os passeios no Rio Preguiças

praia cabure lancha 3

muito prazer e até mais Caburé!!

muito prazer e até mais Caburé!!

 

2. PASSEIO RIO PREGUIÇAS :  MANDACARU

De lancha voadeira, vento no rosto e sol brilhando, na maior preguiça pelo Rio Preguiças (impossível não fazer o trocadilho, era mais forte do que eu!) chegamos ao povoado de Mandacaru. O local é famoso principalmente por dois motivos: pelo Farol de Mandacaru (também conhecido como Farol de Preguiças ) e pelas típicas (e exóticas!!) cachacinhas que são vendidas e degustadas logo na chegada de barco.

 

Farol de Mandacaru (3) copy

As cachacinhas recebem os turistas no desembarque

As cachacinhas recebem os turistas no desembarque

Comentam que de cima do Farol é possível ter uma vista panorâmica para Mandacaru, Atins, Caburé, Lençóis Maranhenses, manguezais e do Rio. No calor do sol, acabei não subindo com o meu grupo os 160 degraus do Farol (que preguiça!!) e fiquei curtindo minha água de coco bem gelada na venda em frente à atração (eu sei, nem parece uma curiosa e aventureira blogueira de viagens!!). Fiquei ligado: o farol, que é administrado pela Marinha do Brasil, tem horário para visitação.

Farol de Mandacaru (1)

Todo mundo aguardando o farol abrir e tomando uma água de coco

Todo mundo aguardando o farol abrir e tomando uma água de coco

Farol Mandacaru

Embarcando novamente na lancha para um almoço antes de conhecer Vassouras

Embarcando novamente na lancha para um almoço antes de conhecer Vassouras

 

3. PASSEIO RIO PREGUIÇAS : VASSOURAS

Depois de Mandacaru, teve parada para almoço em Barreirinhas. E logo voltamos para a lancha que nos levou ao Porto dos Macacos (ou Povoado de Vassouras). Lá é o local ideal para descansar na rede, curtir a macacada que fica solta (sério, tem macacos!), fazer um lanche na Tenda dos Macacos, visitar as dunas e dar um mergulho no rio.

Vassouras copy

Vassouras Porto dos Macacos

Vassouras Maranhao

Nesse povoado encontramos um artesanato bem interessante

Nesse povoado encontramos um artesanato bem interessante

 

4. PASSEIO RIO PREGUIÇAS : IGARAPÉS

Após a macacada e dunas de Vassouras, foi a vez do barco seguir rumo ao túnel de igarapés. Lindoooo. Silêncio mágico. Como entrar em uma caverna verde e cheia de galhos cravados na água. O visual foi se misturando aos manguezais, palmeiras de buriti e açaí e cajueiros, uma riqueza sem fim.

rio preguicas Barreirinhas copy

Um labirinto verde...

Um labirinto verde…

IGARAPES barrerinhas

 

5. PASSEIO RIO PREGUIÇAS : CASA DA FARINHA

A última parada antes de apreciar o pôr do sol no rio foi na Casa da Farinha onde a Comunidade Tapuio produz artesanalmente a farinha. No local vivem por volta de 200 famílias que se sustentam da produção do produto. Tivemos uma aula de como é feita essa iguaria tão brasileira, tão nordestina. Fiz comprinhas, é claro, pois a farinha é vendida no local.

Casa da Farinha d

Aprendendo o passo a passo da formar artesanal de fazer a farinha de mandioca

Aprendendo o passo a passo da formar artesanal de fazer a farinha de mandioca

Casa da Farinha 1

Este é o ponto para comprar farinha da Comunidade de Tapuio que se sustenta com a produção

Não deixe de comprar farinha da Comunidade de Tapuio!

Se sobrar tempo, um banho de rio da prainha da Comunidade que também te restaurante e lancheria

Se sobrar tempo, um banho de rio da prainha da Comunidade de Tapuio que também tem restaurante e lancheria

6. PASSEIO RIO PREGUIÇAS : PÔR-DO-SOL E CHECK IN NA POUSADA

O passeio de lancha finalizou com um pôr do sol no Rio inacreditável. E a surpresa: nossa pousada ficava às margens do Rio Preguiças (veja aqui o post!). Bora se atirar, mergulhar e agradecer por esse dia espetacular abençoado por um Rio que tem nome de preguiça mas tem energia e vivacidade de sobra. Não chegamos a visitar Atins, que também  é considerada uma atração especial para quem está nessa região. No dia seguinte, tivemos mais emoções no passeio dos Lençóis Maranhenses .

IMG_0538

Rio Preguica Lancha cafe viagem

Essa nariguda aí sou eu, curtindo o meu dia abençoado abraçando o Rio. A foto é do Luiz Jr. Fernandes do blog Boa Viagem

Essa nariguda aí sou eu, curtindo o meu dia abençoado abraçando o Rio. A foto é do Luiz Jr. Fernandes do blog Boa Viagem

 


SABIA MAIS


BARREIRINHAS
Cidade porta de entrada para visitar os Lençóis. Conhecida também pelos passeios que oferece pelo Rio Preguiças e Pequenos Lençóis
MARANHÃO | BRASIL

——   SOBRE A ROTA DAS EMOÇÕES ——  
Rota que integra as principais atrações turísticas do Ceará, Piauí e Maranhão. Ponto alto: : o Parque Nacional de Jericoacara (Ceará), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (Piauí) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (no Maranhão).  As cidades de TUTÓIA, PAULINO NEVES E BARREIRINHAS  no MARANHÃO são vizinhas e fazem parte do circuito de belezas da Rota das Emoções. De Tutóia à Barreirinhas são 70 km de distância.

 

+ DICAS DO MARANHÃO E ROTA DAS EMOÇÕES NO CAFÉ VIAGEM

⇒ Roteiro completo do Café Viagem da Rota das Emoções : Ceará, Piauí e Maranhão

⇒  Como é o passeio aos Lençóis Maranhenses – Circuito Lagoa Azul

⇒ Murici, a nossa dica de Pousada em Barreirinhas MA

Dica de restaurante delicioso e charmoso: Deck Bistrô

Passeios de lancha pelo Rio Preguiças

⇒ Tutóia –  dica de hospedagem na praia do Maranhão considerada uma das portas de entrada para o Delta do Paranaíba

 

——  ONDE FICAR ——

Recomendações de hospedagem em Barreirinhas
Nossas indicações: Pousada MuriciPorto Preguiças Resort e Encantes do Nordeste
No Booking você encontra ofertas e várias indicações de hospedagem com a facilidade de cancelamento gratuito >> veja aqui!

——  TRANSPORTE E PASSEIOS——

A ajuda de uma boa operadora local é fundamental para reservar transportes e passeios na região dos Lençóis. Os passeios descritos acima (transporte, lancha e guias) foram feito com empresas credenciadas pelo SEBRAE como:  São Paulo Ecoturismo | Lençóis Ecoturismo |  Ponto a Ponto Tur Natur | Tropical Adventure | Lobotur  |  Danceliz Adventure |  Santos Turismo |

*A autora viajou para a Rota das Emoções a convite do SEBRAE em parceria com empresários de turismo da Rota. Apesar do convite, as dicas e opiniões expressas no relato dessa experiência são totalmente pessoais e isentas.



Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO