Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Seria a Pedra Furada de Jericoacoara uma furada ou vale a pena?

A Pedra Furada de Jericoacoara é uma das atrações principais desse paraíso na Rota das Emoções no nordeste brasileiro. Aliás, é considerada, junto com a Duna do pôr do sol de e a Lagoa do Paraíso,  visita obrigatória para quem desembarca pela primeira vez em Jericoacoara. Tá, mas a Pedra Furada vale a pena? É uma atração legal ou é literalmente uma furada?

A Pedra Furada de Jericoacoara – vale a pena?

Se você faz o tipo preciso carimbar todas as principais atrações turísticas, a Pedra Furada de Jericoacoara é imprescindível. Verdade seja dita: o local é lindo, principalmente durante o horário do pôr do sol. Então qual é o problema?  Bem, primeiro é um trajeto de caminhada longa até o local à beira mar. Mas esse percurso pode ser divertido para muitos, certo? E facilita muito para quem pega o passeio de charrete. O grande inconveniente é que ultimamente a Pedra Furada vem atraindo inúmeros turistas ao local para tirar fotos e mais fotos. A Pedra virou celebridade.  Ou seja, é quase impossível tirar aquela foto perfeita da Pedra Furada sem uma multidão ao seu lado.  É preciso muita paciência.

Pedra Furada de Jericoacoara

Como chegar a Pedra Furada de Jericoacoara

Existem várias maneiras de visitar a Pedra Furada, eis as principais:

  • Caminhando pela praia quando a maré está baixa. Mas é bom ir com guia ou em um grupo – alguns falam que tem perigo de assalto. Melhor previnir, certo?
  • De buggy ou carro. Neste caso, é preciso fazer parte do trajeto caminhando pelas pedras até a atração.
  • De charrete
  • A cavalo

Várias agências no centrinho de Jeri vendem esses passeios.

Pôr do Sol na Pedra Furada – passeio de charrete da Ju e do Jairo

A Juliana e o Jairo, amigos e colaboradores do Café Viagem, estiveram este ano na Pedra Furada de Jericoacoara e fizeram a Pedra Furada de charrete.  Abaixo, veja o relato deles…

Nós não fomos à Pedra Furada de Jeri no passeio de  Buggy como grande parte dos turistas faz. Sabíamos que neste pacote, a caminhada seria longa até a atração. Como estávamos com criança, optamos por fazer este passeio de charrete que vai por cima do morro e tem uma vista linda do entrono. No entanto, é bom avisar que para ver a pedra de perto é preciso descer e subir o morro, certo?

Pedra Furada de Jericoacoara

 Achamos a charrete a maneira mais fácil e prática de conhecer a Pedra Furada de Jericoacoara.

Pedra Furada de Jericoacoara


Melhor época para ver o Pôr do Sol na Pedra Furada

Visitamos a atração no mês de julho, quando sol se encontrava com o ar exatamente no furo da pedra. Em razão disto, o número de turistas é grande nessa hora. E ainda: a falta de educação também. Por conta da falta de educação e número de turistas, o IBAMA desloca nessa época uma pessoa para ajudar a organizar essa multidão de fotógrafos na Pedra Furada. Acredite: no horário do pôr do sol é o maior tumulto ao redor do cartão postal.

Quando faltam uns 10 minutos para o sol entrar no furo da pedra, o “guardinha” (responsável pela organização do tumulto) apita e solicita que todos se desloquem para trás da Pedra Furada fazendo uma linha. Assim ninguém fica em frente ao espetáculo do pôr do sol na pedra e não estraga a foto do colega de viagem.

Pedra Furada de Jericoacoara

A ideia de colocar ordem no ponto turístico é boa. O problema são as pessoas que ficam com  pau de selfie atrapalhando os outros e o empurra-empura para ver quem fica na posição melhor. Chega ser até engraçado tanto esforço por uma foto.

Pedra Furada de Jericoacoara

Por isso tudo, para alguns a visita à Pedra Furada de Jericoacoara pode ser uma furada mesmo. Ainda mais na alta estação. No entanto, é inegável que o lugar é um símbolo de Jericoacoara. Enfim, vale a pena visitar mas sem grandes expectativas. Minha opinião, pelo menos.

Pedra Furada de Jericoacoara

Fora da alta temporada e do horário do Pôr do Sol em julho, o movimento diminui na Pedra Furada

Gostou da dica? Retribua viajando. Veja como…

Esta dica ou qualquer outra do Café Viagem foi útil para você? Sabia que tem um jeito fácil de retribuir a gentileza? Basta realizar suas reservas de viagem pelos nossos links. E você não paga nada a mais por isso. Juro. Cada vez que você reserva algo por algum dos links do Café Viagem, recebemos uma pequena comissão que é forma de monetizar o nosso conteúdo e pagar as contas do site. Agradeço a todos que fazem as reservas com a gente e nos ajudam a manter o Café Viagem online e atualizado. VALEU!

RESERVE  AQUI SEU HOTEL OU POUSADA EM JERICOACOARA
Nosso Parceiro é o Booking.com que faz reserva sem taxas e com facilidade de cancelamento grátis na maioria dos quartos

SEGURO VIAGEM  
Nossos parceiros em seguro são REAL SEGUROS VIAGEM E SEGUROS PROMO – ambos site e empresas de confiança que fazem a cotação dos planos e buscam  melhores valores para você.

ALUGUEL DE CARRO EM JERICOACOARA
Nosso parceiro para aluguel de carros no Brasil é a RentCars. Site que faz a busca entre várias locadoras e encontra os melhores preços para você.

Veja + Dicas de Jericoacoara no Café Viagem 

 

ONDE COMER EM JERI  restaurantes e comidinhas

 DUNA DO PÔR DO SOL – O CARTÃO POSTAL DE JERI

 LAGOA DO PARAÍSO –  atração imperdível em Jeri

DICA DE POUSADA: MAXITÁLIA 

O PASSEIO DE BUGGY : Pedra Furada, Lagoas, Preá

 2 PARAÍSOS DO KITESURF E HOSPEDAGEM NA ROTA DAS EMOÇÕES: pousada em Jericoacoara (CE) e Barra Grande (PI)

 ROTEIRO –  o roteiro completo de Jericoacoara e da Rota das Emoções : Ceará, Piauí e Maranhão

Pedra Furada de Jericoacoara

De repente, você até consegue uma foto sozinha na Pedra Furada, será?

SAIBA MAIS

SOBRE JERICOACOARA – CEARÁ

Jericoacora é uma praia do nordeste com dunas e lagoas. Uma aldeia paradisíaca no Ceará, a 300 km de Fortaleza. Faz parte da Rota das Emoções. Um roteiro que integra as principais atrações turísticas do Ceará, Piauí e Maranhão.

ONDE FICAR  EM JERI

Fiquei hospedada n aMAXITALIA , pousada que RECOMENDO FORTEMENTE. Apesar de não estar na beira da praia, oferece piscina, estrutura charmosa e quartos confortáveis. E ainda, por um excelente custo-benefício. Com crianças, sugiro a estrutura da  MY BLUE HOTEL, situada na beira da praia. Para quem procura luxo (com certo ar rústico e autêntico), indico o RANCHO DO PEIXE,ESSENZA HOTEL, CASA DE AREIA, CHILI BEACH BOUTIQUE ou aJERIBÁ

SOBRE A ROTA DAS EMOÇÕES

Jeri faz parte da Rota das Emoções, um roteiro criado em 2005 para integrar as principais atrações turísticas e belezas naturais de 3 estados do nordeste brasileiro : Ceará, Piauí e Maranhão. O destaque vai para 3 santuários ecológicos: o Parque Nacional de Jericoacara (Ceará), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (Piauí) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (no Maranhão). No total, a rota passa por 14 municípios.

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO