Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Penedo, um pedacinho da Finlândia no Brasil

 *Post Patrocinado

Roteiro de Turismo, nosso parceiro no Café Viagem, indica mais um destino repleto de encantos e história no estado do Rio de Janeiro: o distrito de PENEDO. Com grande influência dos imigrantes finlandeses, o vilarejo é um dos três destinos de inverno mais procurados no Brasil. Penedo atrai turistas das duas maiores cidades brasileiras (fica quase no meio do caminho entre o Rio e São Paulo) tanto pelas suas belezas naturais quanto pela riqueza cultural do país escandinavo. A cidade é pequena e autêntica. Sua principal rua concentra pousadas e boa gastronomia. Uma curiosidade: a sauna, uma tradição finlandesa apreciada no Brasil inteiro, foi introduzida no país por esses imigrantes. A  sauna finlandesa orginal é feita com troncos, pedras rústicas e fornalha à lenha. Ou seja, uma dica para aproveitar a cidade é apreciar uma boa sauna disponível em grande parte dos hotéis da região.

Penedo. Foto : Roteiro de Turismo

Penedo. Foto crédito : Julio Marcelo

Museu Finlandês da Dona Eva ( Avenida das Mangueiras, 2.601) é o ponto de partida para conhecer um pouco mais sobre a trajetória da colônia de imigrantes finlandeses no país. O local conta com mais mil objetos da Finlândia do século XX, obras trazidas em viagens ou doadas por visitantes, além de muitas peças modernas apreciadas pelos turistas. Outro endereço de destaque na região, e responsável por guardar a memória da colônia, é o Clube Finlândia. Há mais de 70 anos, o Clube realiza eventos e projetos a fim de levar cultura a todos os turistas e moradores da região. E é por lá que acontece o Baile Finlandês, aos sábados a partir das 21 horas, com dança pitoresca tradicional e músicas variadas para toda a família.

Foto: Roteiro de Turismo

Foto crédito: Julio Marcello

A Galeria da Eila (Travessa da Galeria, 55) é mais um exemplo da cultura local e está aberta diariamente das 9h às 17h. No local você encontrará à venda as famosas tapeçarias finlandesa feitas em teares no próprio ateliê.

Até sorvete é da Finlândia! Foto: Roteiro de Turismo

Até sorvete é da Finlândia! Foto: Julio Marcello

Para compra se lazer, vale a pena um passeio pelo Shopping Pequena Finlândia (R. das Velas, 100). O local é um conjunto de lojas a céu aberto e um dos pontos mais movimentado da cidade. Possui uma réplica da casa do Papai Noel com direito à trenó e tudo. Não é por menos que  é conhecido como o Shopping do Papai Noel ou “Casa do Papai Noel”.

Foto crédito: Roteiro de Turismo

Foto crédito: Julio Marcello

Foto crédito: Roteiro de Turismo

Foto crédito: Julio Marcello

Por fim, as apresentações do grupo de Danças Folclóricas chamam a atenção em Penedo. Afora os bailes, são realizadas apresentações de teatro, música, exposições de arte sobre a cultura finlandesa. Todos os atrativos turísticos de Penedo mostram que o tempo passa, mas a cultura sempre irá permanecer na região.

 


SAIBA MAIS

PENEDO | RJ
Colônia finlandesa no Brasil
Para quem vem do Rio são 150km. De São Paulo, 260km.
Para maiores informações sobre pousadas em Penedo acesse:  www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/rio-de-janeiro/penedo/

Leia também:
Roteiro de Turismo em Camburi | SP. Leia aqui!
Roteiro de Turismo em Monte Verde | MG. Leia aqui!

Post-patrocinado

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Comentário Recente
  • Muito legal saber que estão desenvolvendo o turismo em Penedo! Aliás, a região de Itatiaia inteira é muito bonita! E poder ver de Penedo a cadeia montanhosa que forma o Nariz da Índia é sempre muito especial pra mim!

DEIXE SEU COMENTÁRIO