Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Onde ficar em Pelotas: Pousada Charqueada Santa Rita

A Pousada Charqueada Santa Rita em Pelotas no Rio Grande do Sul  é uma opção de hospedagem diferenciada, histórica e de charme. Perfeita a dois ou em família. Passamos apenas 24 horas em Pelotas com nossos filhos e aproveitamos muito. A ideia era deixar a viagem de carro de Porto Alegre até Punta del Este mais tranquila e menos cansativa. Por isso, planejamos uma parada em Pelotas na ida a Punta. Adoramos!CharqCharqueada Santa Rita Pelotas

qCharqCharqueada Santa Rita Pelotas

——— O Charque e Pelotas

Para contar sobre a Charqueada Santa Rita é preciso apresentar, mesmo que brevemente, um pouco da história da cidade. Pelotas é a terra que foi do sal ao açúcar. Se hoje ela é conhecida por seus doces, antigamente era pelo charque, a carne que era conservada com sal e pendurada em varais. O charque faz parte da identidade do Rio Grande do Sul. E Pelotas era o centro do charque no século XIX.  A primeira Charqueada (propriedades que produziam o charque) iniciou por volta de 1780.

Charqueadas Pelotas

Uma das Charqueadas de Pelotas

Mais tarde, a economia da cidade se desenvolveu através do ciclo do charque com grandes exportações. A riqueza cultural e arquitetônica de Pelotas, com seus belos prédios históricos no centro da cidade (mercado, teatro, etc), tem origem nesse período marcado também por uma longa batalha, a Revolução Farroupilha (1835-1845). A guerra que durou 10 anos foi resultado da revolta dos produtores gaúchos contra a alta tributação do charque imposta pelo governo brasileiro.

Turismo em Pelotas

Catedral de Pelotas – uma das belezas arquitetônicas da cidade

visitando o Mercado Central de Pelotas

——— A Rota das Charqueadas de Pelotas

A Atualmente, Pelotas tem quatro Charqueadas abertas a visitação dos turistas. Fazem parte da Rota das Charqueadas de Pelotas: a Charqueada Costa do Abolengo, a Charqueada Santa Rita, a Charqueada São João e a Charqueada Boa Vista. Cada uma das charqueadas oferece algum serviço como visitação guiada, passeio de barco e, no caso da Charqueada Santa Rita, hospedagem e espaço para eventos.

Passeio de barco pelo Arroio Pelotas na Rota das Charqueadas – uma das atrações turísticas de Pelotas

Charqueada Santa Rita

portão de entrada da Charqueada Santa Rita

——— A Pousada Charqueada Santa Rita

A Charqueada Santa Rita, onde ficamos hospedados em família, é uma opção de charme em Pelotas a 6 km do centro. No TripAdvisor, tem classificação como a número 1 em pousadas de Pelotas. Em uma construção histórica à beira do Arroio Pelotas, a pousada tem ares de cenário de novela. Também pudera, foi nessa região, na vizinha Charqueada São João (de 1810), onde foram gravadas cenas da minisérie A Casa das Sete Mulheres e O Tempo e o Vento. Enquanto a São João servia de locação para as gravações, a Santa Rita hospedou alguns artistas famosos.

CharqCharqueada Santa Rita Pelotas

A Charqueada Santa Rita fica à beira do Arroio Pelotas

——— Estrutura da Pousada Charqueada Santa Rita

Atualmente, a pousada Charqueada Santa Rita oferece 12 quartos. Nos instalamos num dos quartos grandes do hotel (que acomoda até 4 pessoas) e fomos curtir o jardim. Passamos a tarde jogando ping-pong e admirando a vista do arroio.Charqueada Santa Rita

A Charqueada Santa Rita tem bicicletas para os hóspedes, piscina, sala de jogos, sala com lareira, animais de fazenda, redes ao ar livre e restaurante.

Mas o que encanta mesmo é o casarão azul de 1826 em estilo colonial, onde estão os melhores quartos da pousada.

É neste casarão, com quartos recentemente reformados e mobílias antigas impecáveis, que ficamos hospedados em família: casal e 2 crianças.

O quarto era bem amplo e superconfortável.

O café da manhã da Charqueada Santa Rita tem o charme da louça antiga desemparelhada, linda!

Na propriedade há também um pequeno museu sobre o charque, mas estava fechado quando estivemos por lá. Também tentei visitar a Charqueada São João, ao lado da Santa Rita, mas estava fechada pois é preciso agendar a visita.

 

——— Nosso roteiro 24 horas em família em Pelotas

Meus filhos, que já estão na “aborrescência”, reclamaram muito da minha ideia de parar em Pelotas no caminho para Punta del Este. Mas depois de conhecerem a Charqueda Santa Rita provarem as delícias do café Imperatriz no Mercado Central e as comidinhas dos restaurantes Chu e Bistrô Pelotense afirmaram que nossa passagem por lá foi um dos melhores momentos dessa viagem. Por isso, deixo aqui o nosso roteiro resumido para quem quiser aproveitar e fazer uma paradinha especial em família como esta em Pelotas a caminho de Punta del Este. 

Roteiro 1 dia em Pelotas em Família 

8h Partida de carro Porto Alegre Pelotas – 260 km de distância
11h Tour pelo centro de Pelotas para admirar os prédios históricos do centro (veja neste post um roteiro mais detalhado)
11h30 Parada no Mercado Central para compra de doces pelotenses no Café Imperatriz
13h Almoço Bistrô Pelotense
14h Check in na Pousada Charqueada Santa Rita
Tarde curtindo a pousada
20h30 Jantar no restaurante Chu
No dia seguinte partimos por volta das 10h30 para o Chuy (fronteira) e, logo após, Punta del Este no Uruguai.

 


SAIBA MAIS

 

Charqueada Santa Rita

Endereço: Estrada da Costa 200 Areal Pelotas RS Brasil
(6 km do centro de Pelotas)
Site www.charqueadasantarita.com.br
Tarifas a partir de R$ 350

RESERVAS E TARIFAS:
A CHARQUEADA SANTA RITA ESTÁ NO BOOKING.COM.
CONSULTE AQUI OFERTAS E TARIFAS DA POUSADA !

 

VEJA MAIS DICAS DE PELOTAS NO BLOG

O que fazer em Pelotas – dicas e roteiro

Onde comer em Pelotas 

Post índice do Rio Grande do Sul com todas as dicas e roteiros do Café Viagem

Viagem Rota Farroupilha

 

PROCURANDO HOTEL EM PELOTAS?

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS OPÇÕES EM OFERTA NO BOOKING
E COM A FACILIDADE DO CANCELAMENTO GRATUITO NA MAIORIA DOS QUARTOS

*O Café Viagem se hospedou em família na Charqueada Santa Rita a convite do hotel. Agradecemos a oportunidade. A viagem e despesas extras de alimentação foram todas do nosso bolso.

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO