Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!

Pousada dos Capuchinhos e os vinhos Frei Fabiano em Vila Flores

A Pousada dos Capuchinhos em Vila Flores na serra gaúcha me encantou. É vinícola, águas termais e boa gastronomia. Lugar para ir em família, com crianças ou com um grupo de amigos. Como eu nunca tinha ouvido falar desse lugar? Um achado na serra gaúcha. Uma pousada temática inspirada em São Francisco de Assis e com muitos motivos para você querer voltar, quer ver? 

Há mais de 10 anos esse antigo seminário de freis capuchinhos em Vila Flores foi transformado em pousada. Atualmente, ainda vivem e cuidam da pousada um grupo de frades franciscanos envolvidos com várias atividades: da pastoral a vitivinicultura.

Pousada dos Capuchinhos


A história da Pousada dos Capuchinhos em Vila Flores

Os missionários Capuchinhos vieram da França e se estabeleceram primeiro em Garibaldi (RS) em 1896. Depois, em Vila Flores onde construíram o seminário para os estudantes religiosos. Posteriormente, os freis também cultivaram vinhedos para seu auto-sustento e se dedicaram também a promover o ensino e outras atividades agrícolas na comunidade, além, é claro, da pastoral.i

Pousada dos Capuchinhos

Pousada dos CapuchinhosÁguas termais na Pousada dos Capuchinhos

Após um plano de viabilidade de águas termais, a pousada foi toda restaurada para atender todo o setor turístico. Fiquei de queixo caído (de verdade!!) com o capricho em todos os detalhes. São várias piscinas internas e externas com jatos relaxantes de massagem. E bem quentinhas. Amei!  

A estrutura de resort da Pousada dos Capuchinhos

Para mim, o termo “pousada”  é pouco para a experiência incrível oferecida nos Capuchinhos. Brinco que parece um resort pela estrutura, conforto e boa gastronomia que oferece. Veja se você não concorda comigo….

A Pousada dos Capuchinhos tem …

  • piscinas de águas termais cobertas e ao ar livre e com jatos de massagem
  • restaurante para almoço, jantar e café da manhã
  • playground para crianças
  • quadra esportiva
  • trilha
  • vinícola e wine bar
  • área de lazer e convivência com lareira, livros e mesa de sinuca
  • chimarródromo
  • fonte de vinho
  • lancheria
  • capela
  • sala de eventos
  • loja de vinhos e outros produtos elaborados pelos freis (como sucos, mel, etc)

Meu quarto na Pousada dos Capuchinhos

Eu fiquei hospedada em um quarto amplo de categoria luxo superior que tinha cama de casal, uma cama de solteiro e uma sacada maravilhosa para a natureza ao redor da pousada. Veja neste link valores e modalidades de quartos!

Pousada dos Capuchinhos

Dicas Café Viagem para aproveitar a Pousada dos Capuchinhos :

  • Leve o seu roupão na mala  para o banho IMPERDÍVEL nas piscinas de água termal. A pousada só fornece toalha e a gente sente um friozinho na saída da piscina. Você vai se sentir mais aquecido com um roupão.
  • A temperatura da água é maravilhosa, bem quentinha. Não deixe de entrar. Incrivelmente, achei a água da piscina ao ar livre mais quente do que a da piscina interna. E os jatos são mais fortes. Logo, mesmo com frio, não deixe de experimentar a piscina externa, principalmente em dia de sol. Eu tomei banho em um dia de outono que fazia 14°C.
  • Os quartos são adaptados para receber idosos e pessoas com necessidades especiais. A pousada é repleta de cantinhos especiais para refletir, ler, relaxar ou até rezar. Tem pátio, fontes, mesas, jardins floridos.
termas Pousada dos Capuchinhos

14°C graus lá fora e dentro da piscina de água termal bem quentinho e relaxante

Café da manhã na Pousada dos Capuchinhos em Vila Flores

O café da manhã é farto com várias delícias caseiras produzidas pela pousada. Não deixe de provar o mel e o suco de uva maravilhoso dos Capuchinhos.  

A Vinícola Frei Fabiano na Pousada dos Capuchinhos

E o vinho se mistura com a Pousada dos Capuchinhos. A bebida entrou em Vila Flores pelas mãos santas do Frei Fabiano Cavalca que começou a elaborar vinhos a partir de 1950 para o sustento do seminário. Antigamente, o nome da vinícola era Seminário Santo Antônio. Mais tarde, em homenagem ao seu precursor, a vinícola passou a se chamar Frei Fabiano.

Pousada dos Capuchinhos

wine bar na Pousada dos Capuchinhos

Pousada dos Capuchinhos

Vinícola Frei Fabiano

Atualmente, quem cuida de tudo é o Frei Djair Claudio Galvan – enólogo e sommelier pela ABS-RS responsável pela vinícola. Dizem que o Frei até passou por estágio na Itália na região de Udine. E acredite: assim como a pousada, os vinhos também surpreendem.

Vinhos Frei Fabiano degustação

Frei Djair Claudio Galvan em degustação harmonizada do Dia do Vinho

A vinícola Frei Fabiano e o vinho de missa

O vinho mais procurado é o Vinho Santo, ou vinho canônico para missa, utilizado em muitas  igrejas católicas de todo o Brasil.  É possível provar o vinho ou até mesmo levar umas garrafas com você. Trata-se de um vinho rosado licoroso, feito com uva Isabel, estilo vinho do porto, ideal para harmonizar com chocolate amargo ou sobremesas. Tem 16% de álcool (o vinho de missa pode chegar até 18%), mas explico o motivo de tamanha quantidade…

O vinho de missa precisar passar por regras impostas pelo Vaticano. Tem que ser elaborado com uva sã e sem conservantes. E ainda: ter autorização do Bispo. Logo, já que é um vinho mais natural, e, como não leva conservantes, o álcool acima da média é o responsável pela sua conservação.

Degustação Vinhos Frei Fabiano 

São mais de 30 hectares de vinhedos na propriedade dos Freis Franciscanos. A Vinícola está iniciando o trabalho com tours e degustações para visitantes. Durante os eventos do Dia do Vinho Brasileiro promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (que acontece entre maio de junho), participei de um dos grupos que fez visita a nova e moderna área de produção dos padres com tanques de inox. E ainda: uma degustação harmonizada orientada pelo Frei enólogo e sommelier Djair. Onde? No lindo wine bar da Pousada dos Capuchinhos. Nem preciso dizer que foi uma experiência ím-par , sensacional!

Os vinhos Frei Fabiano estão disponíveis para compra na loja ou para degustação no wine bar da pousada! Além do vinho de missa, preste atenção em outros varietais que a Vinícola Frei Fabiano elabora: o branco Moscato (bem aromático e frutado), o leve Merlot sem barrica e com aromas frutados e o Moscatel, perfeito para harmonizar com morangos e chocolate. E o melhor de tudo: os preços do vinho ficam entre R$ 15 a R$ 30 – sérioooo! Saiba mais em  www.freifabiano.com.br

 

Vila Flores na serra gaúcha


Como chegar a Pousada dos Capuchinhos em Vila Flores

Vila Flores é vizinha de Veranópolis. Está a 49km de distância de Bento Gonçalves (RS).  A partir de Porto Alegre, Capital Gaúcha, são em torno de 180 km pela BR 116, RS 240, RS 446 e BR 470 até Vila Flores. A melhor forma de transporte para fazer todos os passeios é o carro. Para quem quiser alugar um veículo na serra gaúcha, indico este link que parcela e tem ótimos preço.
DISTÂNCIAS:
Porto Alegre: 180 Km
Bento Gonçalves: 49 Km
Caxias do Sul: 94 Km
Nova Prata: 12 Km
Passo Fundo: 127 Km

 

Veja Mais Dicas do Roteiro Termas e Longevidade na serra gaúcha

O que fazer em Veranópolis – principais atrações

+ Roteiro  completo sobre Vila Flores no Café Viagem

+ Roteiro Vale do Rio das Antas


SAIBA
MAIS


POUSADA DOS CAPUCHINHOS
Vila Flores, Rio Grande do Sul – Brasil
Rua do Seminário, 290
Reservas: (54) 3447-4700[email protected]
Pousada dos Capuchinhos no Booking.com
Site: www.facebook.com/Pousadacapuchinhos

 

Organize aqui a sua Viagem para  Serra Gaúcha

+ Encontre Hotéis e Pousadas em Vila Flores com até 50% de desconto
+ Alugue carro na Serra Gaúcha em até 12x
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo

+ Acompanhe o @amoserragaucha –  nosso perfil no Instagram só com dicas da serra gaúcha
+ Guia completo de Bento Gonçalves e Garibaldi – post índice com todas as dicas
+ Guia completo de Gramado e Canela – post índice com todas as dicas
+ Guia completo Serra Gaúcha- post índice com todas as dicas
+ Guia completo de Gramado e Canela com Crianças

Agradeço as secretarias de turismo de Veranópolis e Vila Flores que me deram todo o apoio nessa viagem bem como estabelecimentos do Roteiro Termas e Longevidade na Serra Gaúcha. Eu volto, hein! Amei. Amo Serra Gaúcha!

Siga @amoserragaucha e @cafeviagem no Instagram  e acompanhe as dicas da Serra Gaúcha

Veja o post Guia da Serra Gaúcha no Café Viagem:

Post índice com todas as dicas da Serra Gaúcha  
www.vilaflores.rs.gov.br
www.termaselongevidade.com.br

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO