Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Pousada Estância das Flores: muito prazer, Bom Jesus e São José dos Ausentes

Pousada Estância das Flores: aventuras no campo, cânions e cachoeiras em Campos de Cima da Serra

*Textos e fotos Criz Azevedo, jornalista e colaboradora do Café Viagem,
com fotos divulgação da Estância

A Pousada Estância das Flores está situada em um dos lugares mais belos do Rio Grande do Sul, na cidade de Bom Jesus, quase na divisa com São José dos Ausentes região dos Campos de Cima da Serra. Daqueles lugares encantadores para quem busca o clima de fazenda com conforto, em uma área de 200 hectares.

Próxima a um antigo caminho de tropeiros que transportava alimentos para Lages (SC) e que até hoje mantém taipas (muros baixos em pedras) históricas bicentenárias, a Pousada Estância das Flores é daquelas hospedagens marcantes pela sua localização, estrutura e serviços.

Pousada Estância das Flores

Leve as câmeras, os smartphones, as GoPros, e a vontade de contemplar uma paisagem única que também reserva outras atrações de tirar o fôlego dali a alguns bons quilômetros: cachoeiras, cascatas e cânions.

Pousada Estância das Flores

Antigo caminho de tropeiros

 

Como chegar à Pousada Estância das Flores 

A Pousada Estância das Flores fica entre os municípios de Bom Jesus (RS) e São José dos Ausentes (RS). São 25 quilômetros de estrada de chão a partir da BR 285. Há serviço de transfer, valor sob consulta.

Distâncias 

Porto Alegre (RS) – 307 Km

Vacaria (RS) – 114 Km

Caxias do Sul (RS) – 182 Km

Florianópolis (SC) – 282 Km

Cambará do Sul (RS) 84 km

Um dos cartões postais e passeios da região: Fazenda Potreirinhos, onde está o desnível dos rios Silveira e Divisa

Pousada Estância das Flores: acomodações

Todos os dez quartos contam com sacadas, de onde se avistam campos, cerros e coxilhas, sendo que alguns deles são voltados para o lago. Além disso, estão equipados com cama king size, banheira de hidromassagem, calefação, Wi-Fi, entre outros itens. A região dos Campos de Cima da Serra caracteriza-se pelo clima ameno nas noites de verão. Então, não se surpreenda se você sentir a necessidade de puxar um cobertor leve na hora de dormir.

Pousada Estância das Flores

Pousada Estância das Flores – foto divulgação

Para quem ama assistir ao nascer do sol com cavalos circulando pelo campo, a paisagem é perfeita (em janeiro, assisti à cena às 5h50 do quarto).

Quem sabe você prefira um ângulo na hora do pôr do sol, com aquele aquarelado rosa dourado no céu refletido no lago com vista da sacada!

Pousada Estância das Flores: estrutura

No que se refere a estrutura, a Pousada Estância das Flores oferece salas de jogos, sala de TV, ambiente kids, grande lareira central, restaurante, piscina, lago com caiaque, cavalos, piqueniques, trilhas e pesca, uma autêntica experiência no campo.

Durante nossa estadia, nas noites de verão com clima de final de outono, tivemos bons momentos com lareira acesa, acompanhada de vinhos Zanotto da Vinícola Campestre e boa prosa com os proprietários e hóspedes.

Casal de proprietários que recebem tão bem

Inaugurada em julho de 2018, a Pousada nasceu da paixão dos pais e avós dos proprietários pelos Campos de Cima da Serra. Nos anos 1970, a família Flores deu início à ideia de desbravar a região, conhecida, também, pelo gado, cultivo de batatas, maçãs, brócolis e araucária.

Para minha surpresa, “guria de apartamento”, eu não sabia que o batatal gerava um charmoso campo de flores da própria planta. E claro que teve cliques.

eu não sabia que o batatal gerava um charmoso campo de flores da própria planta, vocês sabiam?

Gastronomia Estância das Flores: comida de fazenda

Todas as refeições estão inclusas na hospedagem da Pousada Estância das Flores. A geleia de mirtilo colhido no pomar da vizinha, a omelete preparada com ovos de galinha feliz, o pão de forma caseiro amassado pelas mãos de Dona Iberaci Flores, mãe do proprietário. Nosso café da manhã foi assim, com muitos ingredientes locais, principalmente o queijo serrano, que faz parte da identidade da região há alguns séculos. Café, leite, sucos, pães, bolo. Agora imagine tudo isso com uma vista para o lago.

Em nossos almoços e jantares, brócolis e batata sempre presentes, bem como o pinhão em alguma das receitas, já que há centenas de hectares de pinheiros nas duas cidades. Tudo saudável, sendo vários itens de procedência de cultivo orgânico, preparados em panelas de ferro que dão um sabor inigualável.

almoço Estancia das Flores

comida campeira preparada na panela de ferro

 

Os passeios na Pousada Estância das Flores:

cavalos, piquenique, trilhas, cânions, cascatas e cachoeiras

Todos os passeios são pagos à parte da hospedagem. A pousada indica guias que conhecem a região e com transporte seguro.

Piquenique e Trilha

Uma das atrações que vale muito a pena é a cavalgada, passando por lajeados, rios, coxilhas dentro e fora da área da Pousada. Outra experiência é a trilha até o cerro Coroa de Cristo, onde brindamos com vinhos Zanotto ao pôr do sol, num piquenique preparado pela equipe de hospedagem. Você tem uma visão de 360° da paisagem.

A Pousada Estância das Flores mantém parceria com empresas especializadas em passeios de aventura, tours em carros 4X4 (recomendo muito esse tipo de veículo em São José dos Ausentes devido às estradas de chão batido e muitas pedras), que conduzem a cachoeiras, rios e cânions, com guia acompanhando.

Entre os cânions estão Rocinha, Amola Faca, Monte Negro, Tabuleiro, Três Irmãos, Realengo, Boa Vista, Coxilha e Cruzinha. E são pelo menos oito cachoeiras e quatro cascatas: Boa Vista, Cachoeirão dos Rodrigues, Amola Faca, Escorpião, Cachoeirão Rio Silveira, Sete Mulheres, Perau Branco, Lindaura, Molha Côco, Juvenal e Véu da Noiva e Piscinão. Importante ressaltar que foram mapeadas 127 cachoeiras e cascatas em Bom Jesus e São José dos Ausentes.

piquenique trilha Estancia das Flores

Trilhas das Fazendas, cenários de novelas da Globo

Fizemos longas caminhadas em duas propriedades particulares que fazem parte da Rota das Trilhas das Fazendas. Na Fazenda Potreirinhos, o qual se encontra o desnível dos rios Silveira e Divisa, em São José dos Ausentes, e onde foram gravadas cenas da novela “Além do Tempo” (Rede Globo), atravessamos um dos rios com água cristalina nas canelas antes de subir um cerro.

Na Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues, onde foi gravada a novela “O Profeta” (Globo), assistimos às quedas d’água do alto de uma área de mata fechada. O proprietário, Antonio Sérgio, o Tonico, também produz queijo serrano.

Cachoeirão dos Rodrigues

Cachoeirão dos Rodrigues

trilha Fazenda Potreirinhos

Passeio Cânion Amola Faca 

Conhecemos o Amola Faca, cânion que conta com uma cascata de mesmo nome com mais de 241 m de altura. Como característica dos cânions, é muito comum estarem cobertos de nuvens, o qual pode ser avistado a quilômetros de distância. Se tal fenômeno acontecer, não é possível visualizar os paredões internos. Por isso, a importância do trabalho dos guias que conhecem a área, pois conseguem ter a noção se vale a pena ir até determinado cânion.

Se você for por conta (a estrada para chegar a eles é longa), sem se ater a esse detalhe das nuvens, pode se frustrar quando chegar perto por não conseguir visualizar a beleza do lugar.

Em nossa ida (cerca de 1 hora e dez minutos da Pousada até o Amola Faca de carro), tivemos a sorte de ver sua imensidão e boa parte do horizonte, no entanto, uns 40 minutos após nossa chegada, o cânion ficou coberto de cerração e tivemos que voltar.

Cânion Amola Faca 

Passeio ao Cânion Amola Faca

Cânion Amola Faca 

cascata do Cânion Amola Faca

 

Outras atrações e dicas para quem se hospeda na Pousada

Mirtilo e queijo serrano para vender

Após nosso check-out, fizemos uma parada na casa de Solange Schultz (a vizinha que fica a menos de 1km da pousada), para comprar mirtilos, fruta que gosta de temperaturas baixas e se adaptou muito bem no sul do Brasil, e seu queijo serrano muito apreciado pelos hóspedes e visitantes.

queijo serrano

queijo serrano, iguaria da região de Campos de Cima da Serra

almoço Estância das Flores

Mirtilo, outra iguaria de Campos de Cima da Serra utilizada nas receitas da estância

 

Enoturismo Campos de Cima da Serra: Vinícola Campestre

Vacaria está a 241 km de Porto Alegre. É lá que está localizada a belíssima Vinícola Campestre que acaba de inaugurar roteiro de visitação com degustação, loja e outras experiências. Da Pousada da Estância das Flores –  onde ficamos hospedados – até a Vinícola Campestre são aproximadamente de 120 quilômetros (cerca de 100 quilômetros de estrada asfaltada pela BR 285 e BR 116).

>> Contamos tudo sobre nossa visita neste post do Café Viagem   

A saber: para nossa completa experiência, nos quatro dias que vivenciamos os Campos de Cima da Serra, em nossa estadia na Pousada Estância das Flores, vinhos da Campestre acompanharam todos os momentos.

loja Campestre vinícola

Loja da Vinícola Campestre

Empresas que realizam passeios 4X4

Condor Ecoturismo e Aventura
(48) 99995-6678
IG: @condorecotur
www.facebook.com/condorecotur

Terra Sul Ecoturismo e Aventura
(48) 99932-1180
IG: @terrasulecotur
www.facebook.com/terrasulecotur/

Cachoeira-Rio-Cerquinha em Bom-Jesus -foto divulgação

 Quanto custa se hospedar na Pousada Estância das Flores

As diárias podem variar conforme baixa e alta temporada, ficam entre R$ 680 a 850 reais para casal com as refeições inclusas (café, almoço e jantar). Pesquisando no Booking.com você consegue visualizar ofertas e possibilidade de cancelamento gratuito em algumas datas. Veja aqui!

Pousada Estância das Flores – foto divulgação

SAIBA MAIS  

Pousada Estância das Flores

Estrada da Mangueira Nova, 1610 – Bom Jesus (RS)

Telefone: +55 51 99350.2086 e +55 54 99600.5405

estancia@estanciadasflores-rs.com.br

Site: www.estanciadasflores-rs.com.br

PESQUISE AQUI TARIFAS

FB:  www.facebook.com/estanciadasflorespousadadecharme/

IG: @estancia_das_flores

Futuro Parador das Flores

Casais e famílias são os principais clientes da Pousada Estância das Flores, especialmente aqueles que buscam o sossego associado a belezas naturais. Apostando no crescimento do turismo nos Campos de Cima da Serra, o empresário Paulo Souza, proprietário da Pousada Estância das Flores, adquiriu uma área de 70 hectares junto ao cânion Amola Faca, para dar prosseguimento ao projeto do Parador das Flores, uma pousada que ficará a 450 metros do cânion e terá um condomínio de chácaras de lazer.

Organize sua viagem para Serra Gaúcha

Reserve seu Hotel: consulte tarifas Hotéis em Campos de Cima da Serra com até 50% de desconto e possibilidade de cancelamento gratuito

Alugue um carro:  pesquise aqui ofertas de aluguel de carro no site que faz cotação entre principais locadoras e encontra melhor preço

Passeios: pacotes, transporte e ingressos 

Alugue no Airbnbganhe um crédito de R$ 179 para usar na primeira reserva

+ DICAS DE CAMPOS DE CIMA DA SERRA NO CAFÉ VIAGEM

Enoturismo Vinícola Campestre em Vacaria 

1 dia nos Cânions 3 tours  indicados a partir de Gramado e Canela 

De carro para os Cânions  – Sobre estradas e melhor caminho

O Mirante da Rota do Sol – um vista sem igual entre a estrada da Serra Gaúcha e o Litoral RS

A primeira vez no Cânion Fortaleza

Visitando o Cânion Itaimbezinho

Post índice com todas as nossas dicas da Serra Gaúcha RS

Almoço campeiro no Parador Casa da Montanha

Almoço caseiro e cerveja artesanal no Bolicho Guabiroba

 

O Café Viagem visitou a Vinícola Campestre e se hospedou na Pousada Estância das Flores, ambos na região de Campos de Cima da Serra, a convite da Anelise Zanoni, da Travel Terapia – Way Content. Agradecemos imensamente a oportunidade.

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO