Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Garopaba e arredores com crianças

Na revista Crescer de outubro de 2012 tem uma contribuição nossa para a matéria “Rumo ao Sol” – dicas de 6 blogueiros que viajam com filhos e contam suas experiências pelas areias do Brasil. Na página 107, estão meus filhotes e a nossa praia preferida: Silveira | SC.
Esta é a página da matéria…


E o texto abaixo é o que enviei e foi resumido pela revista.
Segue o texto original e completinho para os leitores do blog. Boa praia!!

GAROPABA E ARREDORES COM CRIANÇAS
Nossa praia preferida para ir em família no Brasil (entre as que conhecemos, é claro) fica em Santa Catarina na região de Garopaba – a 80 km de Florianópolis. Minha filha tinha 28 dias quando passou a sua primeira temporada de mar, sombra e água fresca por lá. É claro que nessa época ela nem pisou na areia, mas curtiu a brisa, a paz e o ar puro que, inclusive, foram um santo remédio para diminuir as cólicas dos primeiros meses.

matias nanando na praia no guarda-sol!

Para quem não conhece, vale uma explicação sobre o local: há várias praias no entorno de Garopaba, como o Siriú, a Vigia, a Silveira, a Ferrugem, a Barrinha, o Ouvidor, a Vermelha, o Rosa e a Ibiraquera. Cada uma com a sua beleza particular e públicos distintos. Mesmo próximas, é preciso estar de carro para se deslocar de uma praia para a outra. A praia de Garopaba e a da Barrinha são as mais procuradas por famílias com crianças de todas as idades. Garopaba tem um mar calmo e é a praia mais central e urbanizada de todas, com bons supermercados, restaurantes, lojas e serviços.

praia de Garopaba

A Barrinha se caracteriza por ter apenas casas de veraneio e um canal (ligação do mar e da lagoa) que forma uma gostosa piscina natural onde a criançada se diverte o dia inteiro no verão. A facilidade de estacionar o carro com toda a tralha por lá é uma verdadeira mão na roda (até na hora de trocar as fraldas!).

piscina natural entre Barrinha e Ferrugem

Praia da Barrinha

Ondas próprias para o surf, dunas, morros, baleias (no inverno) e pesca são atrativos que movimentam a região. É preciso ser uma família descolada à procura de tranquilidade e de natureza para aproveitar bem o estilo de diversão que estas praias proporcionam. Digo isso porque a área não apresenta grandes resorts (ainda!) ou megaestruturas. O que encanta e atrai turistas é a beleza natural e o astral zen daquela vidinha de praia de antigamente: “da rede para o mar, do mar para a casa do vizinho, da casa do vizinho para um churrasquinho, do churrasquinho para outra praia no fim de tarde”.

Praia da Silveira

E onde ficar?
Bem, a dica certeira é alugar uma casa com boa estrutura. A oferta é grande e vai desde casas com um visual fantástico da praia (Morrinhos, Vigia, Rosa e Silveira) a pequenos condomínios como o da Moradas da Barra (na Barrinha). As pousadas também são uma excelente opção para quem tem criança de colo. Na Praia do Rosa, duas pousadas dividem a preferência das famílias: a Fazenda Verde e o Village Rosa – ambas com estrutura para quem tem pitocos pequenos a tiracolo.

Onde comer?
Alguém falou em alimentação? Esse é o item que mais gosto de desbravar em família. O Supermercado Silveira em Garopaba supre as necessidades básicas além de oferecer uma padaria maravilhosa e comidinhas prontas. Ainda em Garopaba, o restaurante Zanoni – de carnes, frutos do mar e sushi – é o mais kids friendly da região. Afora a pracinha e o tradicional arroz com caldinho de feijão, coloca à disposição um berço ao lado da mesa para o bebê descansar ou pipocar enquanto os pais almoçam ou jantam tranquilos (se é que isso é possível). Para doces, procure a sorveteria Gelomel ou a confeitaria Karamelu’s. Por último, para opções mais elaboradas, porém family friendly, visite a Praia do Rosa e conheça o Urucum (na pousada Solar Mirador) e o Lua Marinha. 

Camarão no Zanoni

A praia é o grande playground. Entretanto, algumas atividades enriquecem a viagem como: o sandboard nas dunas do Siriú, aulas de surf na Vento Sul em Garopaba, um piquenique na cachoeira do Macacú e, quem sabe, uma volta na ilha de Florianópolis para quem procura shopping center, cinemas, gastronomia e outras belas praias do litoral catarinense.
Boa viagem, boas férias em família!

 

unnamed-1
SAIBA MAIS


Do Siriú a Ibiraquera – as praias mais gaúchas do litoral catarinense

Todos os posts de Santa Catarina no Café Viagem

= > PESQUISE AQUI E RESERVE SEU HOTEL EM GAROPABA E ARREDORES

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO