Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Uma provinha dos pratos gaúchos da Boa Lembrança – edição 2016

No dia 31 de março, o Café Viagem recebeu um convite delicioso: provar os Pratos da Boa Lembrança 2016 do Rio Grande do Sul. O lançamento foi na Casa Destemperados, em Porto Alegre. E vamos contar um pouco do que degustamos a seguir…

O prato da Boa Lembrança divino do La Caceria - Foto divulgação Cibele Peccin

O prato da Boa Lembrança divino do La Caceria – Foto divulgação Cibele Peccin

No camarote vendo o show da cozinha para o lançamento dos Pratos da Boa Lembrança do RS

No camarote vendo o show da cozinha para o lançamento dos Pratos da Boa Lembrança do RS

Bem, o Prato da Boa Lembrança reúne 99 restaurantes de todo o Brasil oferecendo a oportunidade de levar para casa a boa experiência gastronômica que o cliente teve à mesa. Como? Levando um prato pintados à mão que retrata a receita. No evento que reuniu uma galera divertida em Porto Alegre provamos as versões gaúchas do Prato da Boa Lembrança: de Porto Alegre (Sharin e Peppo Cucina) e de Gramado (Nonno Mio e La Caceria). Os quatro restaurantes  apresentaram juntos suas obras-primas gourmets.  Foi interessante presenciar os Chefs elaborando suas receitas e conhecê-los pessoalmente, todos de restaurantes que admiro muito.

A turma da minha mesa ao lados dos Chefs

A turma da minha mesa ao lados dos Chefs

O “Couvert da Montanha” do La Caceria servidas no evento me lembraram que preciso voltar correndo ao restaurante que já foi local de muitas comemorações românticas entre eu e meu marido.
 prato da boa lembranca La Caceria (1)
prato da boa lembranca La Caceria
Já a entrada do “Subzi Malai Kofta” do Sharin (restaurante indiano) me impressionou com seu sabor inigualável. Ainda bem que faz parte do cardápio da casa (assim terei a chance de repetir o prato em breve!)
 prato da boa lembranca La Caceria (6)

 

Mas enfim, vamos ao motivo deste post, apresentar os novos PRATOS DA BOA LEMBRANÇA RS 2016, degustados neste grande dia.

Javali Braseado do La Caceria de Gramado

Arrisco-me a dizer que foi um dos campeões da mesa, divino! Um lombo de javali preparado por 8 horas no forno, ao molho  de brie e gorgonzola, batata dominó e peras caramelizadas. Exatamente o meu número!!  A receita inédita do La Caceria foi servida pela chef Fernanda Fioreze. Sempre buscando referências gastronômicas pelos quatros cantos do mundo, a família Peccin, administradora do Hotel Casa da Montanha, se inspirou no extremo sul da América do Sul,  em uma viagem à Patagônia, para criar o prato com a carne que se desmancha. O La Caceira está situado no Hotel Casa da Montanha em Gramado e tem receitas marcantes e autênticas no seu cardápio, além de um serviço que sempre impressiona.

Restaurante La Caceria – Hotel Casa da Montanha
Aberto de quinta-feira a domingo a partir das 19h.

Av. Borges de Medeiros, 3166 – Gramado/RS
Tel. (54) 3295-7575 – www.hotelcasadamontanha.com.br

 prato da boa lembranca La Caceria (10)
prato da boa lembranca La Caceria (15)

Frango a Caçador do Nonno Mio de Gramado

Infelzimente, foi o único prato que não tive a chance de experimentar no evento. Trata-se de uma galinha caipira confitada e finalizada no forno, sobre molho de cogumelos frescos, alcaparras e azeitonas, polenta cremosa em casca de provolone e redução de vinho do porto. E parecia ótima!
Restaurante Nonno Mio
Avenida Borges de Medeiros, 2070  – Gramado/RS
Site: www.nonnomio.com.br

prato da boa lembranca La Caceria (9)

prato da boa lembranca La Caceria (16)

Medaglioni Profumato do Peppo Cicina de Porto Alegre

Outro prato que merece muitos elogios. São medalhões de filé ao molho escuro com cogumelos frescos laminados, risoto de cogumelos com amêndoas e um toque de azeite trufado.

prato da boa lembranca La Caceria (11)

prato da boa lembranca La Caceria (18)

 

Jhinga Birani do Sharin de Porto Alegre

Camarões com tomates, especiarias e arroz Basmati. Muito gostoso e leve, sem os sabores marcantes que normalmente são típicos da cozinha indiana

Restaurante Sharin
Rua Felipe Neri, 332 – Auxiliadora, Porto Alegre /RS
Tel. (51) 3333-8596
Almoço e jantar

Site: www.facebook.com/restaurantesharin

prato da boa lembranca La Caceria (12)

prato da boa lembranca La Caceria (17)

 

Vale destacar também a leve sobremesa de Gelato Di Formaggi servida pelo Peppo Cucina: sorvete artesanal de queijo com calda de goiabada quente.

Abaixo algumas fotos divulgação do evento de Lisa Roos

 

Bem, fica a dica para os famintos e colecionadores de experiências e pratos.

unnamed
SAIBA MAIS
O Café Viagem participou como blog convidado do Lançamento da edição do RS dos Pratos da Boa Lembrança 2016. Agrademos a oportunidade de degustar essas iguarias preparadas pelos Chefs!

Pratos da Boa Lembrança

O Prato da Boa Lembrança apresenta um grupo de restaurantes (99 em todo o Brasil) que oferece  uma vez por ano uma receita exclusiva juntamente com a vantagem  de levar de recordação um prato de porcelana pintado a mão em alusão ao restaurante e à receita degustada. De uma certa forma, o feito estimula uma divertida febre entre os comensais colecionadores de pratos de Norte a Sul do Brasil. Muitas vezes, a receita faz tanto sucesso que acaba até sendo incluída no cardápio oficial do restaurante.
Site: boalembranca.com.br
Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO