Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

4 Programas para o verão no coração da Suíça

A cidade de Interlaken está situada bem ao centro da Suíça, em meio aos Alpes (Oberland Bernês). A língua oficial é o alemão, mas muita fala inglês e francês. É de lá que partem programas especiais para o verão nessa região do país. Interlaken serve como um espécie de ponto de referência ou de partida para visitar várias vilarejos e montanhas localizados em suas proximidades. A beleza do entorno é fenomenal, une a magnitude dos Alpes (com o trio imponente de montanhas de Eiger, Mönch e Jungfrau), os lagos cristalinos de Thun e Brienz e a ferrovia mais alta da Europa (Jungfrau).

O visual do verão. A região está situada entre os lagos Thun e Brienz, lagos cristalinos, e pelo imponente trio rochoso de Eiger, Mönch e Jungfrau (ao fundo da foto)

O visual do verão visto do Parque de Schaudau (em frente ao castelo) na cidade de Thun. A região está situada entre os lagos Thun e Brienz, lagos cristalinos, e pelo imponente trio rochoso de Eiger, Mönch e Jungfrau (ao fundo da foto).

No inverno, esse pedacinho da Suíça é famoso por sua imensa área esquiavél (considerado o Havaí do ski!). Já no auge do calor europeu (que nem é tão quente assim), no lugar de pistas de esquis encontramos a turma do hiking (é incrível a quantidade de gente equipada – de todas as idades – subindo e descendo as montanhas) e as inúmeras atividades aquáticas nos lagos. Sem falar, é claro, das refeições ao ar livre, das flores nas janelas, das cores, lagos transparentes para banho e da paisagem de tirar o fôlego.

 

Engana-se quem pensa que a neve se vai completamente no verão. Os topos das montanhas mais altas permanecem branquinhos, tornando possível o contato com a neve subindo até Jungfrau.

O contraste do verão no stand up e da neve nas montanhas

O contraste do verão no SUP e da neve nas montanhas

O verão por lá é definitivamente cenário de cartão postal. Lindooo. Abaixo, listei algumas das atrações que fiz (num roteiro de 3 dias nesta região) e considero imperdíveis para quem visita o coração da Suíça no centro de Oberland Bernês durante os meses de maio a setembro. Bom passeio! Se fizer (ou fez) algum deles, compartilhe com a gente as suas impressões nos comentários do final deste post.

 

roteiro suica veraotempo necessário: 2 a 4 horas (dependendo do trajeto e paradas feitas no caminho)
Entre maio e setembro, os passeios de barco são diários e de hora em hora. Assim como nos trens, há um espaço privilegiado reservado para a primeira classe. Os barcos restaurados no modelo a vapor são os mais tradicionais e procurados (Blümlisalp). A grande maioria oferece restaurante e café. Fiz o passeio de barco a vapor pelo Lago de Thun que, aliás, recomendo veemente. O visual do lago verde esmeralda e dos Alpes suíços provoca um suspiro atrás do outro. No verão, os barcos oferecem pacotes com noites românticas, churrascadas e até jantares com pratos da culinária tradicional suíça. Os aventureiros podem consultar o site Interlaken Adventure para atividade no lago como Stand Up Paddle, caiaque, entre outros.

–>  Saiba mais detalhes desta experiência no post do Café Viagem sobre Passeio de Barco em Thun

Site com informações e horários dos tours de barco: bls.ch/e/schifffahrt/schifffahrt.php
Site para aventuras aquáticas e no ar: www.interlaken-adventure.com

Passeio Lago de Thun (15)
Passeio Lago de Thun


roteiro suica verao 2tempo necessário: 2/3 horas
Harder Kulm é a montanha símbolo da cidade de Interlaken. Chega-se ao topo (onde há um mirante com vista sensacional) através de um funicular. São 1322 metros de altura acima do mar e um panorama espetacular dos lagos de Thun e Brienz e das montanhas de Eiger, Mönch e Jungfrau. No verão, o restaurante do mirante abre para jantar até às 21h (sim, janta-se cedo!). A dica é apreciar as cores do fim de tarde e reservar uma mesa ao ar livre coladinha no visual arrebatador do terraço. Ah, leve um agasalho pois ao cair do sol, mesmo no verão, bate um friozinho.

— > Saiba mais detalhes desta experiência no post completo do Café Viagem sobre Harder Kulm.

Sites com informações do mirante e restaurante:
www.jungfrau.ch/restaurantharderkulm

Harder-Kulm-Interlaken-16 copy
Harder-Kulm-Interlaken-13 copy


roteiro suica verao 3
tempo necessário: dia inteiro (manhã e tarde)
Se em pleno verão você quiser ver a paisagem de neve Suíça, suba a 3454 metros de altitude pela estação ferroviária mais alta da Europa. A região de Jungfrau-Aletsch tem beleza tão impressionante que recebeu o título de Patrimônio Mundial Natural da UNESCO. A viagem é um pouco demorada e pode até enjoar pela altitude (são 2 horas e meia de trem de Interlaken a Jungfraujoch). Contudo, vale a pena pelo visual das montanhas, lagos e vilarejos pela janelinha do trem. Leve água para beber a todo instante no caminho e roupas de frio e neve (mesmo quando a temperatura é alta, lá em cima faz muuuito frio). Quando alcançar o pé do monte de Jungfrau (Jungfraujoch) você vai encontrar (além de uma vista fora de série, é claro) mirante aberto e fechado, uma área com restaurantes, lojas (como a da Lindt), área de brincadeiras na neve, exposição de esculturas em gelo, entre outros.

= > Saiba todos os detalhes desta experiência no post do Café Viagem sobre Jungfraujoch.

Sites com informações sobre Jungfrau e ferrovias: 
www.myswitzerland.com/pt/jungfraujoch-topo-da-europa t
www.jungfrau.ch/en/tourism

Sim, isso é verão no alto da montanha com neve!

Sim, isso é verão no alto da montanha com neve!

O visual incrível desde o início do percurso de trem e o último trem por tração em cremelheiras que leva ao topo da montanha

O visual incrível desde o início do percurso de trem e o último trem por tração em cremelheiras que leva ao topo da montanha

 

 

suicao verao dicatempo necessário: turno da manhã e da tarde
Ballenberg Open Air Museum
é mais do que um museu. É praticamente um parque que mostra fielmente como a Suíça costumava ser. A área recria a vida rural do país no século XVIII, tornando possível que cada visitante viva a “experiência de antigamente”através da cultura, história e a arquitetura do país. Um passeio recomendado principalmente para quem viaja com crianças. Só esteja preparado para caminhar bastante. Ballenberg é como se fosse uma fazenda cheia de trilhas e locais a serem descobertos. Ah, a comida é uma atração à parte. Não deixe de almoçar nos restaurantes que servem pratos típicos e levar um souvenirs (artesanato ou produtos típicos)  para casa!

= > Saiba todos os detalhes desta experiência no post do Café Viagem sobre Ballenberg .

End.: Museumsstrasse, 131 3858 Hofstetten (ver localização no mapa)
Site para mais informações:  www.ballenberg.ch

Ballenberg Museu (12) Ballenberg Museu (24) copy

unnamed-1
SAIBA MAIS

INTERLAKEN 
Centro de Informações Turísticas ( Interlaken Tourism)
Höheweg 37 
(tem todas as infos, mapas e contato de guias)
Tel. +41 (0)33 826 53 00
Fax +41 (0)33 826 53 75
[email protected]
www.interlaken.ch


JUNGFRAU E PISTAS DE SKI:  www.jungfrau.ch
Site oficial de turismo da Suíça: www.myswitzerland.ch
BARCOS:  bls.ch/e/schifffahrt/fahrplan.php (horários dos barcos) e  www.interlaken.ch/en/cruises-lake-thun-and-lake-brienz.html
AVENTURAS: www.interlaken-adventure.com

 

unnamed
PESQUISE HOTEL E ALUGUEL DE CARRO


Hotéis e pousadas indicadas em Interlaken, Spiez ou arredores, veja aqui!
Aluguel de carro na Suíça : site que indica as melhores tarifas entre as empresas
Hotéis sugeridos na Suíça  : fotos, avaliações, tarifas e reservas!

Hotel Suica

unnamed
TODOS OS POSTS DO CAFÉ VIAGEM DA SUÍÇA

 

O post índice
Genebra
 | Carouge |  Lausanne | Interlaken | Jungfraujoch |  Zurique |  Lavaux | Montreux
Roteiro Pré-Alpes Fribourg: Trem do Chocolate + Gruyère + Broc + Charmey

Voando de econômica com a Swiss Internacional Air Lines 

Voando de executiva com a  Swiss Internacional Air Lines
A facilidade de viajar pela Suíça com o SWISS PASS

Emoções de um Verão na Suíça

Sobre a  SWISS Experience, leia aqui.
O Roteiro completo de 7 dias pela Suíça francesa (Friburgo e Lago de Genebra)

*Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem, viajou para a Suíça a convite da Swiss International Air Lines com o apoio da Switzerland Tourism no projeto  SWISS Experience.  Contudo, este roteiro de Interlaken foi um convite à parte da Interlaken Tourism e Jungfrau Railway. Agradeço imensamente a oportunidade!

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO