Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Região da Uva e Vinho na serra gaúcha – a Itália no mapa do Brasil

A Região da Uva e Vinho – a Europa brasileira na Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul tem destinos turísticos imperdíveis, entre eles a Região da Uva e Vinho. Uma área linda que apresenta cenários que lembram imagens europeia. A região une em torno de 30 municípios que tem como principal característica a produção da uva e do vinho e a preservação dos legados da imigração italiana. A Uva, o vinho, o espumante e a diversificada gastronomia são encontrados nos hotéis, pousadas, restaurantes, cantinas, vinícolas e adegas de toda a região.

Uva e Vinho na Serra Gaúcha

Região da Uva e Vinho na serra gaúcha: quando ir

Todas as estações na Região da Uva e Vinho na serra gaúcha, Rio Grande do Sul, são especiais. No outono, a paisagem e a luz da estação deixam os vinhedos em tons de ouro lindo. Já no inverno, o clima frio e europeu encanta turistas de outras partes do Brasil onde só existe o verão. Com a chegada da primavera, os eventos ao ar livre animam as programações. No entanto, é durante o verão – janeiro a início de março – que acontece a festa da colheita da uva, chamada de temporada da Vindima. E é justo nesse período mais quente do ano que acontece a pisa e a colheita da uva junto a várias programações inesquecíveis aos turistas.

Vindima na Rota do Vale do Rio das Antas (Tuity) na Vinícola Cainelli

Como chegar

Quem chega de avião à Região da Uva e Vinho na serra gaúcha, desembarca no Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre (capital do RS) ou no aeroporto de Caxias do Sul. Em ambos os aeroportos, é preciso alugar um carro, pegar um ônibus ou contratar um serviço de translado até as cidades da Região da Uva e do Vinho. 

De carro, a partir de Porto Alegre, são em torno de uma hora a duas horas e meia de distância, dependendo do destino desejado. Porto Alegre a Bento Gonçalves, principal destino da Região da Uva e do Vinho, são em torno de 120 km de distância pelas estradas BR 116, RS 240 e ERS-122.

Uma viagem para degustar sem pressa e brindar bons momentos entre paisagens únicas de uma Itália perdida no mapa do Brasil 

roteiro Vale dos Vinhedos de carro

Desvio na estrada para Garibaldi, Bento Gonçalves  e Carlos Barbosa

Principais Distâncias a partir de Porto Alegre RS:

Caxias do Sul 120km
Bento Gonçalves 115km
Farroupilha 105km
Flores da Cunha 137km
Garibaldi 105km

Vindima Garibaldi

Vindima Garibaldi na Vinícola Vaccaro na Estrada do Sabor

O que fazer na Região da Uva e Vinho na serra gaúcha 

A região apresenta cenários que lembram imagens europeias e une em torno de 30 municípios que têm como principal característica a produção da uva e do vinho e os legados da imigração italiana.  A seguir, algumas atrações principais da região.

Região Uva e Vinho Serra Gaúcha

Filó em Vila Flores – resgate da cultura dos imigrantes com dança, teatro e gastronomia


1. Vale dos Vinhedos

É o principal roteiro de enoturismo do Brasil, onde estão situadas vinícolas de respeito como Miolo, Valduga, Pizzato, Almaúnica, Lídio Carraro, Vallontano, entre outras. A região pertence a três municípios: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Certamente, é a porta de entrada para visitar a Região da Uva e do Vinho. Dica: não deixe de visitar a pequena cidade de Monte Belo do Sul no final do roteiro do Vale dos Vinhedos para se surpreender.

+ Leia também: 10 vinícolas da serra gaúcha que você precisa conhecer

Vale dos Vinhedos tours

2. Roteiros de Bento Gonçalves

Além do Vale dos Vinhedos, a cidade de Bento Gonçalves tem mais quatro roteiros turísticos imperdíveis visitar, são eles: Caminhos de Pedra, Vale do Rio das Antes, Cantinas Históricas e Caminhos de Eulália.

>> conheça neste post do Café Viagem todos os roteiros turísticos de Bento Gonçalves

♥ 26 hotéis e pousadas para namorar na Serra Gaúcha

Vindima Cristofoli

Vinícola Cristofoli na Rota das Cantinas Históricas de Bento Gonçalves


3. Garibaldi

A Capital Brasileira do Espumante é vizinha da charmosa de Bento Gonçalves. Todo mundo que visita a cidade se encanta com a preservação dos casarios, principalmente na rua Buarque de Macedo. Além disso, Garibaldi tem excelentes restaurantes como Hostaria Casacurta, Primo Camilo e Tabacaria Benvenuto. Para uma hospedagem com história, charme e enogastronomia, o Hotel Casacurta é grande pedida.

>> Leia aqui o post com 20 motivos para se apaixonar por Garibaldi!

Vinícola Peterlongo

A história do espumante brasileiro na centenária Vinícola Peterlongo no centro de Garibaldi

4. Caminhos de Pedra

A 6 km do centro da cidade de Bento Gonçalves, em direção à Pinto Bandeira, o Caminhos de Pedra é um trajeto de 12 km com casas antigas de pedra e restaurantes. As principais atrações são: Casa do Tomate, Casa da Tecelagem, Casa das Cucas, Casa da Erva-Mate Restaurante Casa Vanni, Restaurante Nona Ludia, Cantina Strapazzon , Parque Casa da Ovelha, Salumeria e Parque de Aventuras, Vinícola Salvati & Sirena e Lovara Vinhas e Vinho.  

> Leia também: Roteiro completo Caminhos de Pedra no Café Viagem

o que vistar no Caminhos de Pedra

5. Espumantes de Pinto Bandeira

Pinto Bandeira é – acima de tudo – o terroir do espumante de qualidade, com uma geografia de altitude, relevo ondulado e solo de origem vulcânica. Não é a toa que tem Indicação de Procedência (IP) do vinho – certificação concedida pelo INPI que destaca e confere valor, localidade e identidade ao produto.  No passeio, viste as vinícolas Cave Geisse, Don Giovani, Valmarino e o Mirante da Cascata dos Amores. Para almoçar, o Champenoise Bistrô tem um menu degustação de pratos elaborados, ingredientes orgânicos e boa carta de vinho. 

> Leia também: Roteiro Pinto Bandeira no Café Viagem

o que fazer em Pinto Bandeira

 

6. Casarios de Antônio Prado

Os casarios de madeira alvenaria, construído pelo imigrantes italianos, no final do século XIX em Antônio Prado, foi declarado patrimônio histórico e artístico, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, em 1989. São em torno de quarenta e oito edificações nas ruas do centro da cidade.

Uva e Vinho Serra Gaucha

Antônio Prado na Região Uva e Vinho na Serra Gaúcha – foto Facebook Turismo Antônio Prado

 

7. Flores da Cunha

Vizinha da cidade de Caxias do Sul, Flores da Cunha é considerada o berço da cultura italiana na Serra Gaúcha. É o município maior produtor uvas e vinhos do Brasil. A vinícola mais famosa é a Luiz Argenta, com bela arquitetura e restaurante. Outras vinícolas que também merecem a visita são: Salvattore, Viappiana, Venturini, Boscato e Gazzaro. Não deixe de percorrer a área mais rural em Otávio Rocha.

Região Uva e vinho serra gaúcha

8. Veranópolis e Vila Flores

Duas cidade vizinhas que fazem parte do Roteiro Termas e LongevidadeL Veranópolis e Vila Flores. Vale a pena se hospedar na Pousada dos Capuchinhos (em Vila Flores) que mais parece um resort e tem piscinas com águas termais. Aproveite e agende um Filó em Vila Flores e prove as delícias do restaurante giratório de Veranópolis.

+Veja as dicas desta região no Café Viagem:

O que fazer em Veranópolis – principais atrações

Pousada dos Capuchinhos 

Roteiro  completo sobre Vila Flores no Café Viagem

o que fazer em Veranópolis

Ponte Ernesto Dornelles que divide Bento Gonçalves de Veranópolis

9. Farroupilha

Capital do Moscatel, das malharias, da empresa Grendene, do Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio e da beleza cênica da Cascata do Salto Ventoso. A cidade é responsável pela maior produção de uvas moscato no Brasil (que faz o espumante Moscatel, método Asti, que consiste em uma única fermentação e elabora uma bebida mais adocicada). Segundo dados do IBGE de 2019, é considerada a terceira maior cidade da serra gaúcha com uma população estimada de 72 331 habitantes.

> Leia também no Café Viagem sobre Farroupilha:

Caravaggio e o restaurante Real Brunetta

Parque e Cascata do Salto Ventoso

Vinícola Casa Perini


Alugue um carro para conhecer as atrações da Serra Gaúcha!
Compare várias locadoras ao mesmo tempo no site da  RentCars e encontre o melhor preço!
Faça sua cotação e reserve!


vinícola Perini

a bela estrada do Vale Trentino até a Casa Perini em Farroupilha

10. Caxias do Sul

É a segunda cidade gaúcha mais populosa, atrás apenas da capital Porto Alegre.  A cidade tem fama de bons restaurantes, pratos fartos. Anote alguns nomes: Alvorada, Andrea, Milano, Gelain e Danúbio. A Igreja São Pelegrino merece uma visita. Na área rural de Caxias, em Ana Rech, não deixe de visitar o Barlavento Rio do Vento, paraíso dos morangos e do relax.

>Leia também no Café Viagem

Rio do Vento Barlavento, fim de semana entre morangos e amigos

Região Uva e vinho serra gaúcha

Outras cidades que também merecem visita na Região da Uva e do Vinho da serra gaúcha:

Nova Pádua, Santa Tereza, Cotiporã, Nova Roma do Sul

Tour Trem e Vinho

visita vinícola Salton no Vale do Rio das Antas, um dos 5 roteiros turísticos de Bento Gonçalves

Onde ficar na Região da Uva e Vinho na serra gaúcha: hotéis e pousadas

Bento Gonçalves, Vale dos Vinhedos e Garibaldi concentram as principais e mais charmosas hospedagens na região. Mas há pequenos achados pelo interior de pequenas cidades, como Pinto Bandeira e Vila Flores. A seguir, algumas dicas:

HOTEL CASACURTA
Um hotel boutique repleto de alma e história em Garibaldi. Inaugurado em 1953, foi restaurado sem perde a sua autenticidade. Oferece piscina aquecida, restaurante, refeições harmonizadas e adega para degustação de vinhos e venda.

SPA DO VINHO
Com localização ímpar, no coração do Vale dos Vinhedos, é um dos hotéis preferidos dos casais. Tem uma vista excepcional e terapias que são pagas à parte da diária.

VILLA MICHELLON
Um hotel situado em uma área linda e inspiradora no Vale dos Vinhedos. Ideal para quem tem filhos pequenos pois tem uma boa área tanto interna quanto ao ar livre.

POUSADA DOS CAPUCHINHOS
Uma pousada que mais parece um resort em uma cidade de dois mil habitantes. Tem hospedagem, vinícola, águas termais, capela, boa gastronomia e muita paz. O projeto é temático inspirada em São Francisco de Assis. E as piscinas com águas termais e jatos de massagens são imperdíveis. As reservas precisam ser feitas com muita antecedência.

Para mais dicas de hotéis na Região da Uva e do Vinho na serra gaucha, consulte os posts abaixo:

Melhores  hotéis e pousadas em Bento Gonçalves, Vale dos Vinhedos e arredores

26 hotéis e pousadas para namorar na Serra Gaúcha

hotéis isolados na serra gaúcha


COMPARE AQUI MELHORES HOTÉIS E POUSADAS DA SERRA E RESERVE  

 

Principais Centros de Informações Turísticas na Região da Uva e do Vinho

BENTO GONÇALVES
Via Del Vino
Aberto diariamente das 9h às 19h

APROVALE – Vale dos Vinhedos
RS 444 – Km 14, nº 85
Aberto diariamente das 9h às 19h

GARIBALDI
RST 470, Km 228 – S/N T
Aberto diariamente das 9h às 16h

ORGANIZE SUA VIAGEM PARA SERRA GAÚCHA

—– RESERVE O SEU HOTEL

Pesquise aqui  o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito pague em até 12x sem juros e sem IOF

—– ALUGUE SEU CARRO

Compare valores em 100 locadoras e alugue um carro na Serra Gaúcha na RentCars sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário

—– PASSAGENS AÉREAS PROMO

Encontre aqui o seu voo para Rio Grande do Sul em promoção

—– ALUGUEL DE TEMPORADA

GANHE até 179 REAIS de desconto na sua primeira reserva usando nosso link do AIRBNB

—– GUIA GRAMADO COM CRIANÇAS

+ Acompanhe o @amoserragaucha –  nosso perfil no Instagram só com dicas da serra gaúcha

+
Post Índice Bento Gonçalves e Garibaldi – todas as dicas do Café Vigem

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO