Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

15 lugares para comer em Santiago do Chile – por bairros

Comer em Santiago do Chile é uma das grandes atrações da capital chilena. Aproveite!

(post atualizado em agosto de 2018) Comer em Santiago do Chile é um programa que adoro e recomendo. Temos um post no Café Viagem mais antigo sobre ” Onde Comer no Chile”  Entretanto, achei que, após mais três viagens ao Chile,  já estava mais do que na hora de dar uma renovada na lista. Um dos melhores programas em Santiago do Chile é se aventurar à mesa. E a lista de lugares legais e deliciosos é grande.

onde comer santiago chile d

Nos melhores restaurante latinos

Só para se ter uma ideia de como comer bem é um programão, em 2017 quatro restaurantes chilenos se destacaram como um dos melhores da América Latina. A indicação foi conferida pela revista Restaurant que selecionou os 50 melhores restaurantes do continente latino. Os chilenos da lista foram: o aclamado Boragó (com o 5º lugar!), o 99 (em 14º), o Ambrosía (em 33º), Restaurante 040 (em 38º). Contudo, não se preocupe pois a lista a seguir do Café Viagem não é feita só de restaurantes estrelados e premiados. Tem um pouco de tudo e para todos os bolsos. 

O mercado Central de Santiago do Chile

Primeiramente, uma dica: mergulhar nos pratos típicos da região, principalmente os que levam peixes frescos, é a pedida certeira em qualquer restaurante de Santiago do Chile. O país é o paraíso dos frutos do mar. Vale a pena visitar o Mercado Central de Santiago para conferir bem de perto a fartura do mar, as pérolas do oceano Pacífico. Contudo, não recomendo os restaurantes do Mercado pois são caros e fazem o estilo “pega turista”.

vá ao Mercado Central ver de perto as pérolas do Pacífico

vá ao Mercado Central ver de perto as pérolas do Pacífico

Vinhos no Chile

Abaixo, selecionei, por bairros de Santiago, apenas lugares que fui e recomendo de olhos fechados. Para harmonizar com a refeição (e as dicas de restaurante) não deixe de ler também o nosso post  “DEGUSTANDO O CHILE NA TAÇA” – sobre vinhos e vinícolas do Chile

 

Anote as comidinhas para provar no Chile:

Salmão, congrio, centolla, jaiba (caranguejo), machas, merluza negra, pastel de choclo, sanduíche Barros Luco, ceviche, empanadas, sucos de frutas locais (como o jugo de chirimoya), mote con huesillos, cerveja nacional Escudo e Austral, além dos drinks pisco e terremoto !

O famoso sanduíche chileno, o Barros Luco. Na foto, o sanduíche do Liguria

O famoso sanduíche chileno, o Barros Luco. Na foto, o sanduíche do Liguria

Machas - prove!!!

Machas – prove!!!

Empanadas, peça sempre para acompanhar o pisco

Empanadas, peça sempre para acompanhar o pisco

  

— COMER EM VITACURA E LAS CONDES 

 

1. Mestizo

Junto com o Liguria, é um dos meus lugares favoritos. Apesar de não ser nenhuma novidade em Santiago, segue impressionando tanto no preparo dos pratos quanto no visual já que está situado dentro do belíssimo Parque Bicentenário no elegante bairro Vitacura. É pura poesia em todos os sentidos. Vá sem pressa, de preferência durante o dia, e reserve um tempo para explorar o parque. Comece a refeição com um pisco e entradinhas como as empanadas sortidas, o trio de ceviches e as incríveis machas a la parmesana. Por favor, não dispense o prato principal. Vá de pastel de jaiba (que de pastel não tem nada, viu! É uma espécie de souflê de carangueijo ) com um bom Sauvignon Blanc.
—> Leia aqui o post sobre o Mestizo no Café Viagem

ONDE FICA:
Av. Bicentenario 4050 – Vitacura
Tel: (56 9) 7 – 477 60 93 / (56 9) 6 – 843 7146
Site: mestizorestaurant.cl

pastel de jaiba dos Deuses !!

pastel de jaiba dos Deuses !!

 

Chile

2. Coquinaria

Embaixo do prédio do hotel badalado W Santiago e ao lado do Mundo do Vinho (loja). Este local é uma espécie de armazém gourmet boutique frequentado pelos executivos descoladinhos que trabalham na região durante o horário de almoço. Por lá eu comi um dos melhores ceviches da minha vida. Recomendo para um almoço mais descontraído, café ou um lanche. Aproveite e vá também conferir o hotel W e a sua paisagem incrível da cobertura da piscina.

ONDE FICA:
Isidora Goyenechea 3000, Local S101  ·  Las Condes
segunda a sexta  8h30 às 23h
Sábado, domingo das 9h300 às 23h
Site: www.coquinaria.cl

coquinaria santiago


3. Ambrosia 

O premiado Ambrosia surpreende. Foi o eleito da turma dos Rolling Stones e Mick Jagger em 2016 para jantar em Santiago. Sentiu a fama?  Pois é, se for é bom reservar antes. A chef Carolina Balzán, tem oferece o toque refinado da cozinha francesa com produtos chilenos . Essa mistura foi possível graças a experiência que Carolina teve enquanto morou na França. O restaurante tem um ambiente muito acolhedor, boa música e um belo jardim.

ONDE FICA
Pamplona 78, Santiago, Vitacura
Tel.: 22173075
Site: www.ambrosia.cl

—  COMER EM LASTARRIA  


4. Bocanáriz Vino Bar

Uma vitrine do vinho chileno. Uma pequena jóia cravada na minúscula e charmosa rua José Victorino Lastarria, bairro boêmio e próximo do incrível Parque Forestal. A casa oferece uma gastronomia chilena criativa. É certamente o melhor destino para conhecer e apreciar o vinho chileno. Há uma carta de vinhos premiados do país que situa o turista por região. São por volta de 400 rótulos. Uma dica? Comece a experiência pedindo oceviche com um sauvignon Blanc 2013 da vinícola orgânica Miguel Torres. A tábua de carnes para acompanhar um tinto também é perfeita. Para quem quer algo mais descompromissado, vale pedir uma taça de vinho com a porção de empanadas.

—> Leia aqui o post sobre o Bocanáriz no Café Viagem

ONDE FICA
José Victorino Lastarria, 276 –Lastarria.
Horário: de segunda a sábado das 12h às 00h. Domingo das 19h às 23h.
Site: www.bocanariz.cl

Onde comer Santiago do chile (21) 

5. Panko

Um lugar minúsculo, com apenas 9 lugares e que, primeiramente, surpreende já ter se destacado anteriormente (em 2015) entres os primeiros na lista de restaurante em Santigo do Chile do TripAdvisor (site colaborativo com avaliações dos viajantes) . O Chef chileno Danielle Rondanelli comanda tudo atrás do balcão e faz arte com a sua cozinha Nikkei (fusão entre as culinárias peruana e japonesa). E mais: sugere uma taça de Pinot Noir para acentuar os sabores muy ricos de seus pratos coloridos. Vale experimentar também o restaurante vizinho (na mesma rua), o TAMBO.
—> Leia aqui o post sobre o Panko no Café Viagem

ONDE FICA
Jose Victorino Lastarria 53
Tel.: (+56) 2 2664 8280
Site: www.panko.cl
Horários: todos os dias, das 13h às 23h (domingo somente até às 17h)Panko-restaurante-Santiago-Chile-16


Booking.com


 

6. Tambo

Com seu ambiente descontraído e pequeno, o Tambo oferece comida peruana de qualidade por um preço bem atraente e convidativo. O pisco é excelente, assim como o ceviche. Além de Lastarria, há uma filial também no bairro Bellavista. Não lembro o nome, mas tem uma opção no cardápio onde é possível degustar um pouco de cada especialidade da casa (de carnes a frutos do mar!).


ONDE FICA
José Victorino Lastarria, 65
Site: www.tambochile.cl

Onde comer Santiago do chile (9)

 

7. Emporio La Rosa


Não é restaurante, é lanche e sobremesa. Um sorvete (helado!) que é a cara de Santiago do Chile. Apesar das misturas e sabores exóticos (banana com mel de palma, chocolate com manjericão) eu gosto e indico os sabores tradicionais. Há duas sorveterias Empório La Rosa em Lastarria. Vá na que fica em frente ao Parque Forestal para curtir o cenário lindo nas mesinhas da rua. Se não quiser sorvete, peça um café. É um point pra lá de charmoso. Bom para curtir a tarde

ONDE FICA
Merced, 291 – Lastarria
Abre todos os dias das 9h às 22h.
Site: www.emporiolarosa.com

Onde comer Santiago do chile (22)

 

8. Sur Patagonico

É um restaurante que conquista, primeiramente, pelo ambiente. Em uma esquina da simpática rua José Victorino Lastarria. A cozinha é inspirada na Patagônia e tem parrilla e pescados. Além dos vinhos, tem cervejas artesanais. É um pouco caro para o que oferece, mas uma boa opção para curtir em Lastarria, bairro que particularmente a-do-ro! Bom para almoço ou jantar!

ONDE FICA
José Victorino Lastarria, 92
Segunda a domingo até a 1h da manhã
 Onde comer Santiago do chile

 

 

— COMER EM BELLAVISTA 

 

9. Galindo

Bellavista tem vários restaurantes. Os brasileiros adoram comer no Pátio Bellavista, um centro comercial com vários bares e restaurantes. Outros dois queridinhos entre os brasileiros são o Como Água para Chocolate e o Azul Profundo. Mas o boteco mais tradicional, histórico e amado da região é o Galindo. Em uma esquina, sempre lotado, é o point pra beber uma cerveja e se jogar na cozinha chilena : empanada de pino, pastel de choclo, machas ou até com um bife (lomo ).

ONDE FICA
Dardignac, 98 (esquina Consituicion)
Site: galindo.cl

Galindo

 

10. Peumayen Ancestral Food

Gosta de aventuras à mesa? Quer algo diferente? Esse é o lugar. O Peumayen vem surpreendendo desde 2013 quando inaugurou no bairro Bellavista. Na lista de melhores restaurante de Santiago do Tripadvisor , aparece em primeiro lugar. A proposta da casa é oferecer uma culinária ancestral chilena. Alimentos e produtos que fizeram parte da vida dos primeiros habitantes do Chile. Uma cozinha moderna e criativa com toques regionais e históricos. Uma busca pela identidade do país através da comida. É como viajar pelo Chile de outros tempos. A dica é pedir uma entrada degustação de seis porções incríveis com polvo, língua de cordeiro, atum, entre outras delícias. Reservas são imprescindíveis.
—> Leia aqui o post sobre o Peymayen no Café Viagem

ONDE FICA
Constitucion 136, Barrio Bellavista.
Site: www.peumayenchile.cl
Tel.: + (56)2247 3060
De terça a sábado, somente jantar. Domingo, apenas almoço.

Peumayen-16

 

— COMER EM PROVIDENCIA 

 

11. Liguria

Todo o amigo que vai viajar pela primeira vez para Santiago eu indico o Liguria. E todos amam! É meio os bares da Vila Madalena de São Paulo, versão Santiago. Um local querido por locais e turistas e que tem 3 filiais. A com a decor mais interessante e DJ é a da Luis Thayer Ojeda. No menu, pratos da culinária chilena e italiana, além de lanches. Sugiro ficar apenas nos petiscos que são a especialidade da casa: sanduíche Barros Luco (pão, carne e queijo), pastel de choclo e a salada com queijo de cabra quente.

ONDE FICA
Luis Thayer Ojeda , 019
 –Bairro Providencia.
Tel: 56 + 2 231 1393
Site:  
www.liguria.cl

DICA

Acaba de abrir em julho de 2018 uma nova filial do Liguria bem legal em Lastarria na Merced 298 

Adoro o Liguria!

Adoro o Liguria!

12. Aqui esta Coco

Para quem curte os clássicos, esse é um restaurante de fama internacional que segue se destacando. Em 2010, foi totalmente repaginado após sofrer um incêndio. O projeto arquitetônico levou a sustentabilidade a sério. Foi um dos primeiros “restaurantes verdes” da América Latina. Sua adega é uma das melhores da cidade. Peça um bom vinho e, a seguir, umas empanadas de mariscos e o Mixto al Pil-Pil (uma cumbuquinha quentinha com frutos do mar frescos e grelhados). Como prato principal a sugestão é o Congrio Mai-Mai ou o Turbot Mediterrâneo. Por favor, não ouse dispensar a sobremesa. A torta de lúcuma é um escândalo. Ah, antes do vinho, peça o pisco da casa.
—-> Leia aqui o post sobre o Aqui esta Coco no Café Viagem

ONDE FICA
La Concepción, 236
Tel.: (56) 02 235 8649
Site:  www.aquiestacoco.cl

aqui esta coco82

 

 

— COMER NO CENTRO 


13. Confitería Torres

Não é pela comida que você irá até este local, é pela sua história. Existe desde 1879, um café que também serve refeições. Dizem que foi lá que nasceu o famoso sanduíche Barros Luco em homenagem a Don Ramón Barros Luco (presidente do Chile entre 1910  e 1915). Aliás, o sanduíche tem até dia para ser celebrado no país: 9 de junho
—>  Leia aqui o post sobre a Confiteria Torres no Café Viagem

ONDE FICA
Alameda, 1.570
Tel.: 00/xx/56/2/ 688-0751
Site: confiteriatorres.cl

 

Confeitaria-Torres-2

 

14. Bar Nacional

Uma instituição da capital. Há mais de 55 anos serve os pratos regionais e amados do Chile. Trabalhadores freqüentam o local em busca da comida farta. Os sucos das frutas chilenas e as empanadas fazem sucesso.

ONDE FICA:
Huérfanos 1151, Centro
Site www.barnacional1.cl

—  COMER PRÓXIMO À ESTAÇÃO CENTRAL DO METRÔ

 

15. El Hoyo

O El Hoyo é mais distante, uma taberna, comida para macho, para os fortes. Ficou famoso entre os turistas depois que recebeu a célebre visita do chef Anthony Bordain em sua viagem ao Chile. Um local bem simples, com pratos da  autêntica culinária chilena. Lugar meio perdido no tempo. Como é longe do Centro, indico apenas para os viajantes que realmente querem se aprofundar no lado gastronômico da cidade.
—> Leia aqui o post do El Hoyo no Café Viagem

ONDE FICA
San Vicente, 375 (esq. Gorbea)
Descer na Estação Central do Metrô e caminhar umas 3 quadras.
Tel (562) 689-0339
Site www.elhoyo.cl

O famoso drink chileno no El Hoyo: o terremoto.

O famoso drink chileno no El Hoyo: o terremoto.

 

OUTROS QUE ESTÃO NA MINHA LISTA PARA UMA PRÓXIMA VIAGEM

LA MAR
BORAGÓ
OSAKA


CAMPEÕES DO TRIPADVISOR 2018

Latin Grill
Holy Moly
Lorenza Bistró
Bao Bar
Carrer Nou
Peumayen Ancestral Food


CAMPEÕES DO TRIPADVISOR 2017 QUE FORAM CITADOS NESTE POST:

Peuyamn
Panko
Bocanáriz
Osaka
Mestizo
Ambrosia
Aqui esta Coco


Hotéis em Santiago do Chile – onde ficar

Outros hotéis que recomendamos em Santiago do Chile…

CHARMOSOS
Hotel Cumbres Lastarria–  hotel boutique novo próximo de tudo, a passos do parque Forestal e dos restaurantes.
The Aubrey
Cumbres Vitacura
W Santigo
Noi

CUSTO-BENEFÍCIO
Atton Vitacura
Atton Las Condes
Hyatt Place
Best Western

Novotel Vitacura

LUXO
Grand Hyatt

+ Dicas de Santiago do Chile no Blog

Post índice com tudo sobre Santiago do Chile no Café Viagem

Neve no Chile no Café Viagem

 

PLANEJE SUA VIAGEM PARA SANTIAGO DO CHILE

ONDE FICAR
PESQUISE E RESERVEHOSPEDAGEM  SANTIAGO DO CHILE NO BOOKING
site que oferece ofertas e a facilidade de cancelamento grátis.

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO !!
FAÇA AQUI A SUA COTAÇÃO
site parceiro que faz uma busca entre as melhores seguradoras e oferece o melhor preço. E ainda: 5% de desconto para leitores do blog com o código CAFEVIAGEM5

ALUGUEL DE CARRO
PESQUISE AQUI MELHORES TARIFAS PARA ALUGUEL DE CARRO NO CHILE NA RENTCARS
site que faz uma busca entre as principais locadoras e oferece o melhor preço

CHIP CELULAR
Internet liberada para viajar tranquilo saindo do Brasil com chip da EasySim4U

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Olá Alexandra! adorei suas dicas, estou indo no final de abril pra Santiago com uma amiga, é meu aniversário, gostaria de ir num lugar legal, o que sugere? Deu ótimas dicas, nao posso errar, rsss..

      • Eu to bem!
        incrível, todos que indicou estão no meu roteiro, tinha pensado almoçar no El Giratório, mas não vi você falar dele! rs.. você chegou a conhecer p Ky restaurante Tailandês? Estou ansiosa! obrigada

  • Olá!
    Um dos melhores hamburgueres que já comi na vida: Uncle Fletch, no Bella Vista. Pra quem é Burger Lover é indispensável conhecer!

  • Olá, você tem alguma dica para vegetarianos no Chile. É a primeira vez que vamos para Santiago, somos dois casais e não comemos nem carne, aves ou peixes. Obrigada!

  • Olá fui no giratório e achei ótimo , comida Boa atendimento excelente. Além de ter uma vista incrível .

  • Gostaria de dicas onde comer com preço razoável uma centolla no centro de Santiago

  • OLá Alexandra,
    Como o Gladstone, acima, também gostaria saber bons restaurantes, sem ser pega turistão, para comer uma CENTOLLA, pode ser em outros bairros. obrigada!

  • Oi Alexandra.

    Estou indo para Santiago dia 12/10 e vou conferir suas dicas.

    Bjs,

  • Oi Alexandra.

    Estou indo para Santiago dia 12/10 com marido e filha (26 anos), queria mesmo umas dicas de restaurantes.

    Bjs,

  • Incrivel! Obrigada pela paciencia e detalhes:)

    Vou agora no dia 14, na volta conto como foi!!!

    Obrigada!

  • Hola! Acabo de voltar de Santiago e muitas coisas vi que não são exatamente como pensamos…
    O real está com poder de compra muito baixo, então programas como comer e beber se tornaram mais caros do que costumavam ser! Pagamos cerca de R$250,00 por jantar e em nenhum deles bebemos de fato!!
    Fomos ao Como Água Para Chocolate e provamos as fajitas, uma delicia, acompanhadas de pisco sour e cerveja. Ah, inclusive pisco sour é uma coisa que tem que provar!
    Fomos ao Puerto Mariscos, no belíssimo bairro de Las Condes e comemos uma Paella Espanhola maravilhosa (cerca de R$150,00 para dois e serve muito bem).
    Almoçamos no Mercado Central, mas escolhemos um restaurante com mais cara de “nativo”. Provamos os pratos mais típicos e gastamos pouco! E ainda bebemos cerveja gelada (cerveja gelada não é algo que vão encontrar tão fácil!)
    Visitamos também a Confiteria Torres, onde vale a pena provar o sanduíche Barros Luco – o preço é um pouco salgado, mas o lugar é belíssimo e bem tradicional.
    O Bar Nacional foi uma ótima escolha também, tem cara de “buteco do centro” e se prova as comidas típicas de forma simples, autêntica e mais baratas.
    Por fim, para comer e beber quando não se tem mais nada aberto (as coisas fecham muito cedo), o Pátio Bella vista é uma opção. Apesar de ser muito mais caro do que a média da cidade, ele tem várias opções de restaurantes (o lugar é uma espécie de “shopping gastronômico”) dos mais diversos tipos de comida!
    Enfim, a maior dica é: não seja facilmente fisgado pelos papas turistas e procurem os lugares autênticos pela cidade e peça os pratos locais. A viagem se torna mais deliciosa!

  • Oi, Alexandra!

    Estão ótimas as informações dos restaurantes. Há quase trinta anos fã e frequentadora do Chile (sempre que tenho chance!!), encontrei ótimas informações aqui para nossa próxima viagem. Vou dar uma viajada pelo Café Viagem mais uma vez. Aqui sempre encontro ótimas dicas.

    Um abraço,

    Adriana

  • Olá . Onde sugere comer a centolla, já comi no mercado central . E o carneiro patagônico ? Obrigado

  • Adorei o post! Com certeza conhecerei alguns do restaurantes indicados aqui!
    Obrigada pelas dicas e parabéns pelo blog!

DEIXE SEU COMENTÁRIO