Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Restaurantes usam calçadas e estacionamentos para refeições ao ar livre nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, restaurantes invadem calçadas e estacionamentos para refeições ao ar livre mais seguras

O post de hoje é para inspirar e ajudar nossos restaurantes. Trata-se de uma boa ideia que podemos importar em tempos de pandemia e restrições do COVID-19. Tudo com o objetivo de facilitar abertura de restaurantes com refeições ao ar livre. Desde maio, prefeituras – como a de Los Angeles na Califórnia – permitem que as calçadas e estacionamentos sejam usados como áreas de refeições. Em Los Angeles, existe até um programa temporário chamado de LA Al Fresco que tem o objetivo de reduzir o número de pessoas em ambientes fechados de restaurantes e lanchonetes e, de quebra, aumentar a segurança. Para isso, a prefeitura de LA facilitou o processo de aprovação para uso das mesas nas calçadas e estacionamentos. Veja em: corona-virus.la/laalfresco

LA Al Fresco – programa de incentivo aos restaurantes de Los Angeles

A medida usada por Los Angeles (Califórnia) colabora para que os restaurantes possam ter lucro mesmo com a capacidade reduzida de mesas, pois oferecem o atrativo (e segurança) do ambiente ao ar livre e de maior distanciamento entre mesas e pessoas. Dentro desta iniciativa, algumas ruas com bares e restaurantes da cidade  também foram fechadas para que houvesse mais espaço para colocação de mesas ao ar livre.

São Diego, assim como outras cidades da Califórnia, também entrou nessa onda, permitindo que pequenas empresas expandam suas operações fora de suas portas da frente. 

Restaurante Republique LA

 

Nesse momento, infelizmente a Califórnia passou a ser o epicentro da pandemia e, segundo a mídia, os restaurantes estão levando “outro soco na cara” pois lutam para sobreviver quando o segundo bloqueio se aproxima. Nesse final de julho, os estabelecimentos gastronômicos ainda têm a opção de fazer refeições ao ar livre (não podem servir em espaços fechados), e muitos tentaram se adaptar a este modelo e ao de delivery e take away. Soluções encontradas para sobreviver!

restaurantes em Los Angeles são autorizados a usarem calçadas e estacionamentos. Foto Instagram Dama Restaurant Los Angeles

Exemplo para o Brasil? 

No Sul do Brasil, ainda estamos no inverno. Ou seja, a temperatura não é muito atrativa ainda para colocação de mesas ao ar livre. No entanto, logo entraremos na primavera e acho que esse programa de Los Angeles é um excelente exemplo para todas as prefeituras possam incentivar os restaurantes e estabelecimentos gastronômicos em geral. Menos burocracia, mais distanciamento e boas experiências ao ar livre. 

+ Dica de 6 restaurantes na Serra Gaúcha para experiência ao ar livre

Eu sei, nós aqui no Brasil também dependemos de algo essencial para que as mesas ao livre sejam seguras: o povo precisa respeitar regras de distanciamento e uso de máscara para que não se repita o que houve no Rio de Janeiro nos primeiros dias de liberação dos bares e restaurantes (lembra das imagens de aglomeração ?).

Enfim, a sobrevivência dos restaurantes brasileiros depende de boas iniciativas como a da prefeitura de Los Angeles, mas também da educação e respeito de seus clientes. Por favor, galera, vamos colaborar! Na minha opinião, acho que não deveriam permitir e nem servir pessoas em pé, somente quem estivesse sentado em uma mesa. Aliás, acho que só deveriam deixar sentar o cliente que chega com a máscara.  E de preferência, usando a máscara de forma correta.

O que vocês acham??

Comente uma experiência ao ar livre que você acha apropriada e mais segura em tempos de panemia.

restaurantes ao livre na serra gaúcha

refeição ao ar livre na vinícola Cristofoli na zona rural de Bento Gonçalves

 

+  o que está aberto na Serra Gaúcha – com atualização de bandeiras

+  Viaje pelo RS: 19 influenciadores gaúchos apoiando o turismo local

+ Conheça o Guia Redescobrindo Nosso Brasil 

 

Leia também no Café Viagem:


5 experiências gastronômicas ao ar livre na serra gaúcha 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Oi, Alexandra! Aqui no Rio isso sempre aconteceu, mas agora com a covid-19, aumentou bastante o numero de bares e restaurantes servindo refeições ao ar livre. Infelizmente, ainda não temos o charme de LA, mas vamos chegar lá!

DEIXE SEU COMENTÁRIO