Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Ristorante Donatello, um templo gourmet e centenário em Bologna

No roteiro gourmet de uma viagem, existem aqueles restaurantes que você pesquisa ou recebe a dica de amigos. E, aqueles que você passa em frente, simpatiza e resolve arriscar. O Ristorante Dontello faz parte desta categoria “fora de lista e pesquisas” que cruzaram o nosso caminho em Bologna na Itália. É preciso dar o mérito ao maridex. Foi ideia dele experimentar o Donatello: “tá sempre cheio, deve ser bom”- comentou o Mojo, meu bom parceiro de boa mesa!Donatello  Bologna

A história desse restaurante centenário está espalhada pelas belas fotografias e autógrafos dos fregueses famosos nas paredes. O próprio proprietário e sua esposa atendem os clientes, passam de mesa em mesa e sorriem para a clientela curiosa e faminta.

Donatello (2)
Donatello (19)

Um livro exposto em uma prateleira confirma que esses 100 anos renderam até muitas linhas e fotos para a posteridade.Ristorante Donatello

A cozinha é tradicional e fiel a sua localização no mapa da Itália: bolognese.

invadimos a cozinha para dar um "Ciau" aos cozinheiros!

invadimos a cozinha para dar um “Ciau” aos cozinheiros!

O ambiente também tem ares clássicos e tradicionais. Depois de um jantar espetacular, minha vontade era dar um abraço no Seu Donatello (abaixo na foto de pé e conversando com o cliente). Mas o cumprimentei de longe, admirando sua dedicação ao restaurante.

Sr. Donatello de pé e cabelos brancos!

Sr. Donatello de pé e cabelos brancos!

Donatello Bologna
A especialidade da casa são: tortellini al brodo (nossa sopa de capeletti!), tortelloni, lasanha e a deliciosa cotoletta (costela de vitela), o prato que pedi e comi de joelhos. Na sobremesa, experimentamos um doce típico italiano, recomendação de um amigo chef (ele  fez uma lista de pratos e ingredientes que eu deveria provar na Itália): a zuppa inglese.

tortellini al brodo (em português, nossa sopa de capeletti!)

tortellini al brodo (em português, nossa sopa de capeletti!)

Uma das estrelas da casa: a cotoletta!!

Uma das estrelas da casa: a cotoletta!!

Chef Cesar, segui sua dica e experimentei a zuppa inglese de sobremesa

Chef Cesar, segui sua dica e experimentei a zuppa inglese de sobremesa

Mais tarde, lendo um pouco mais sobre o restaurante na web, descobri que o Donatello é um dos preferidos de artistas e cantores quando visitam Bologna (ahã, por isso a galeria nas paredes!). Para a nossa sorte, nosso apartamento em Bologna (no projeto Blog Ville) ficava a 3 quadras desse templo gastronômico. Valeu a pena conhecer, principalmente pela cotoletta!

Vinho que leva o nome do restaurante, sublime!

Vinho que leva o nome do restaurante, sublime!

Não é barato, mas tem o preço justo para a qualidade do ambiente e da refeição que oferece (e da simpatia do proprietário!). Pagamos 66 euros por nosso jantar com um vinho divino (que leva o nome do restaurante), duas entradas e dois pratos principais com carne e a sobremesa.

RISTORANTE DONATELLO
Via Augusto Righi, 8
Tel./Fax 051 235438
Bologna, Emilia Romagna | Itália
www.ristorantedonatello.it
 info@ristorantedonatello.it
Donatello no Tripadvisor
Donatello no Bologna Welcome

Mais sobre BOLONHA no Café Viagem, leia aqui.
Todos os posts da Itália no Café Viagem
O que comer e provar em Emilia Romagna 
Saiba mais sobre Emilia Romagna: 
www.emiliaromagnaturismo.com/en

EMILIA-ROMAGNA-BLOG-VILLE

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO