Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Roteiro Brasília em Família – um fim de semana cultural

Minha grande amiga Juliana Jung está virando contribuidora assídua (master!) do Café Viagem, ainda mais quando assunto envolve viagem e família. Veja aqui as suas dicas de SUP em Família e aqui sobre acessibilidade nos Parques de Orlando. Pois ela acaba de aproveitar uma passagem em promoção para Brasília (a partir de Porto Alegre) e voltou cheia de novidades. Aliás, ela e o seu superparceiro, o Jairo –  que faz as fotos lindas do post! Eles gostaram tanto, que compartilharam seu roteiro com a gente.  Obrigada, Casal 20. Ficou demais.

*Texto Juliana Jung e Fotos Jairo Pereira

NEM SÓ DE AVENTURAS VIVE ESTA FAMILIA…

A ideia desta vez era uma viagem educativa. Algo que o meu filho Gui estivesse estudando na escola. Então, aproveitamos um final de semana prolongado para conhecer a capital do nosso País. A cidade de Brasília, diferentemente das demais, tem um custo menor aos finais de semana. Hotéis e passagens são mais baratos, pois os Parlamentares voltam para suas regiões de origem. Brasília fica dentro do Distrito Federal, no estado de Goiás, cerca de duas horas e trinta minutos de voo a partir de Porto Alegre/RS – cidade que embarcamos.Brasilia viagem familia (15)

Brasília não é única apenas por ser planejada, nem só pelas belíssimas formas externas dos prédios desenhados por Oscar Niemeyer. As construções são muito mais interessante por dentro, pelos jardins de Burle Marx, inúmeras obras de artes e pela história viva nos seus corredores. Tudo pode ser visitado. Sessões do Senado, Câmara dos Deputados, sala do Supremo, gabinete da Presidenta e muito mais. É uma aula de arquitetura, política e história, antiga e moderna. Apesar do nosso grande descontentamento político, ainda assim acho que vale muito a pena a viagem.

Brasilia viagem familia (11)

Brasilia viagem familia

Brasilia viagem familia (6)

Deixo aqui para o Café Viagem um roteiro de 3 dias. Se o tempo for curto,  pode ser feito em dois. Contratamos um motorista local que nos levou a todos os passeios e nos buscou no aeroporto. Há ainda a opção de bikes do Itaú, táxi ou mesmo ônibus. Mas de qualquer forma, recomendo com crianças tentar fechar um pacote com um motorista que fica por volta de 160/200 reais por dia. Grande parte das entradas (pontos turísticos) foram gratuitas durante o fim de semana. Único ingresso que pagamos foi no Memorial JK (R$ 10).

Brasilia viagem familia (14)

Brasilia viagem familia (8)

Para bons restaurantes, recomendamos uma visita ao Pontão Lago Sul – tem vários por lá. Bom passeio!

Brasilia viagem familia (13)

 

⇒ ROTEIRO 3 DIAS EM FAMÍLIA EM BRASÍLIA ⇐

⇒ D I A   1   –  S E X T A – F E I R A
AEROPORTO+ CATETINHO + HOTEL + CONGRESSO + CATEDRAL

10:30 CATETINHO: do Aeroporto fomos visitar o Catetinho. Foi a primeira construção feita em Brasília. Era o local em que Juscelino ficava quando ia acompanhar as obras de construção da nova cidade.
Onde fica: Km 0 – BR 040 / Gama – de terça a domingo das 9h às 17h.

12:30 HOTEL E ALMOÇO – O hotel normalmente está liberado ao meio-dia. Fizemos o check in e fomos almoçar. Descansamos um pouco antes de seguir o roteiro. Nosso hotel, Naoum Express Brasília, foi um excelente custo-benefício. Bem novinho e bem localizado (perto da Torre da TV, junto ao Eixo Central). Recomendo.
Fotos, localização, tarifas e reservas do hotel, ver aqui!

14:30 –CONGRESSO: a visita guiada ao Congresso dura em torno de 1 hora. Foi só chegar na recepção e a cada 30 minutos saia um grupo. Não agendamos. Lá tivemos acesso à Câmara dos Deputados, ao Senado e demais salões.
Onde fica: Praça dos Três Poderes

16:30 – CATEDRAL: como fica próximo, ao sair do Congresso fomos caminhando até a Igreja. Externamente foi o único lugar que achamos meio abandonado. Mas o interior é lindo.
Onde fica: Esplanada dos Ministérios, lote 12

17:30 –TORRE TV + ESTÁDIO MANÉ GARRINCHA
No caminho para o hotel, ainda subimos na torre da TV para tirar umas fotos noturnas. Lá de cima pode se ver o formato do plano piloto, com eixo central e suas as asas. O local tem também feiras, ver abaixo. Não visitamos, mas pra quem tiver interesse, perto da Torre dá para visitar o Estádio Mané Garrincha (o “elefante branco” da Copa 2014), As visitas no estádio precisam ser agendadas:  estadio.visitas@gmail.com
Onde fica:
TORRE TV
Eixo Monumental
Mezanino e Mirante: de terça a domingo, da 9h às 20h. 
Feira de Artesanato: de terça a quinta-feira, das 9h às 17h, e de sexta-feira a domingo, das 9h às 18h.
Fonte Luminosa: de segunda-feira a domingo, em três horários: das 7h às 9h, das 11h30 às 14h30 e das 17h às 22h. Site: www.feiradatorredf.com.br
SRPN ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRINCHA: Asa Norte

Primeiro dia do trio, só alegrias!!

Primeiro dia do trio, só alegrias!!


⇒  D I A   2   –   S Á B A D O

MEMORIAL JK-TORRE TV + FEIRA ARTESANATO + VISITA EXTENA DO PALACIO DO ALVORADA +  PÁLACIO DO ITAMARATY  + PONTAO DO LAGO SUL

9:30 –  MEMORIAL JK
É um Museu sobre Juscelino Kubitschek logicamente sobre a construção de Brasília. Calcule 2 horas no mínimo para visita. É o único local em que pagamos entrada (R$ 10 por pessoa). Tudo muito moderno e bacana. Vale muito a pena.
Onde fica: Eixo Monumental – Lado Oeste Praça do Cruzeiro

12:00 FEIRA DE ARTESANATO DA TORRE DA TV
Se tiver disposto vá caminhando até a Feira de artesanato junto a torre da TV. Lá vende se de tudo, muito artesanato do Cerrado e Candangos. É possível almoçar por lá. Nos optamos por almoçar no Bistrô da Torre. As opções são poucas, mas suficientes.
Onde fica: Eixo Monumental
Mezanino e Mirante: de terça a domingo, da 9h às 20h. 
Feira de Artesanato: de terça a quinta-feira, das 9h às 17h, e de sexta-feira a domingo, das 9h às 18h.
Fonte Luminosa: de segunda-feira a domingo, em três horários: das 7h às 9h, das 11h30 às 14h30 e das 17h às 22h. Site: www.feiradatorredf.com.br

15:00 – PALÁCIO DO ITAMARATY
Precisa agendamento prévio para fazer a visita guiada. Se não agendar, corre se o risco de não conseguir entrar. Lindo demais. Muitas obras de artes, e jardins internos incríveis.
Onde fica: Esplanada dos Ministérios | Eixo Monumental, Brasília.
Para agendamento: +55 (61) 2030 8051 ou pelo email visita@itamaraty.gov.br

16:30 – PONTÃO LAGO SUL
No caminho para o Pontão do lago sul, fomos conhecer externamente o Palácio da Alvorada (moradia do Presidente, que só abre para visitantes as quartas -feiras). O Pontão do Lago Sul é lugar muito legal. Tem uma estrutura na beira do lago Paranoa com bares e restaurantes e uma espécie de calçadão. Na área, existem várias opções de passeios de barcos ou lanchas. Ficamos até a noite curtindo o astral do local.
Onde fica:
Palácio da Alvorada: Via Palácio Presidencial
Pontão do Lago Sul: SHIS Ql 10, Lote 1/30, Lago Sul. Horário: domingo e segunda – das 7h às 0h. Terça a quinta – das 7h a 1h. Sexta e sábado – das 7h às 2h. Obs: os restaurantes possuem horários de funcionamento independentes. Consulte aqui.

Brasilia dicas com criancas

 

⇒ D I A   3   –   D O M I N G O
PALÁCIO DO PLANALTO + SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA + MUSEU LUCIO COSTA + ALMOÇO NO CENTRO CULTURA BANCO DO BRASIL

10:00 – PALÁCIO DO PLANALTO
Planalto só abre aos domingos (das 9h às 14h). Não é necessário marcar hora, são formados grupos a cada 30 minutos. A visita guiada é gratuita. Lá conhecemos os salões e o gabinete onde a Presidenta despacha. Visita dura cerca de 1 hora.
Onde fica: Praça dos Três Poderes
Mais informações pelo site  www.brasil.gov.br/brasilia/conteudo/brasilia-em-foco/palacio-do-planalto
Guia pdf para visita

11:30 – SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Na mesma Praça dos Três Poderes, está o Supremo Tribunal Federal. Lá o sistema de visitas guiadas é o mesmo. É só chegar e formar o grupo. De todos, é o mais simples.
Onde fica: Praça dos Três Poderes

12:30 – ESPAÇO LUCIO COSTA
Museu sobre Lucio Costa, arquiteto que projetou o plano piloto. Esse museu fica na Praça dos Três Poderes, meio escondido, pois é subterrâneo. Tem a maquete da cidade, esboços dos projetos e muitas fotos da construção da cidade. É pequeno, mas vale por ser bem na frente ao Supremo.
Onde fica: Praça dos Três Poderes
Horário de visitação: de terça à domingo das 9h às 18h

13:30 – CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
Centro Cultural BB, fica relativamente próximo à Praça dos Três Poderes, por isso é uma boa opção almoçar lá. Tem um bistrô simples, mas bom (eu comi um ótimo risotto caprese). O local é muito astral, calmo e com bastante verde. Tem espaço para as crianças correrem livres e para os adultos descansarem até a hora de pegar o voo de saída. Curtiram? A gente adorou o passeio. Aproveitem.
Onde fica: SCES, Trecho 02, lote 22. Horário: de quarta a segunda, das 9h às 21h. Site: culturabancodobrasil.com.br/distrito-federal

Brasilia com criancas 2

O terceiro e último dia !

 

 

unnamed-1
SAIBA
MAIS

⇒ A dica de hotel em Brasília da Juliana:  Naoum Express Brasília
Fotos, localização, tarifas e reservas do hotel, ver aqui!


Hotel Brasilia

PESQUISE AQUI : outros hotéis indicados no Booking em Brasília, confira aqui

PESQUISE AQUI ALUGUEL DE CARRO EM BRASÍLIA

Mais informações em: visitebrasilia.com.br   e  www.setur.df.gov.br

LEIA TAMBÉM:
viagem_familia

   POST ÍNDICE  MELHORES VIAGENS EM FAMÍLIA NO CAFÉ VIAGEM

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO