Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!

Roteiro centro de Montevidéu: dicas para caminhar pela Cidade Velha

Um roteiro pelo centro de Montevidéu é algo que não pode faltar na sua viagem. Já visitei algumas vezes a capital uruguaia, porém nunca tinha feito um tour guiado pelo centro. Fiz na última visita à cidade e recomendo. Ainda mais se for a sua primeira vez em Montevidéu. Aliás, nesse caso, sugiro começar a viagem com o tour guiado (city tour) pelo centro de Montevidéu (chamado de Ciudad Vieja – Cidade Velha). Foi nessa área que a cidade começou e onde estão situados os prédios e praças históricas e o famoso Mercado del Puerto.

Eu fiz o tour com a guia Graziela da empresa Buemes DMC (contatos no final do post). A indicação da guia foi feita pelo hotel Hyatt Centric . Abaixo descrevo a nossa caminhada pelo centro de Montevidéu, na ordem em que visitamos. Sábado é um dia gostoso de turistar pela Cidade Velha de Montevidéu pois o comércio está aberto. Já domingo, o centro fica um pouco abandonado, mas há turistas passeando principalmente na áerea do Mercado del Puerto.

+ Para outros tours e pacotes de passeios em Montevidéu e arredores, consulte este link !

caminhada pelo centro de Montevidéu, do Mercado del Puerto até a avenida 18 de julho

Principais atrações para visitar na Ciudad Vieja

ROTEIRO CENTRO MONTEVIDÉU

 

 

1. MERCADO DEL PUERTO

Comece ou termine o seu passeio no centro de Montevidéu no MERCADO DEL PUERTO, o coração da Capital uruguaia. Não é exatamente um mercado gastronômico com produtos locais. Na verdade, está mais para um mercado de lojas com produtos bem turísticos, restaurantes de parrilla (o churrasco uruguaio e argentino) e alguns quiosques como o do famoso Carolina de empanadas. Faça como os uruguaios e sente no balcão das parrilla (la barra).  A construção do mercado é de 1855 com materiais trazidos da Inglaterra – observe o relógio que é original.

Dois restaurantes de parrilla que já provei e indico por lá são: o El Palenque e o El Peregrino.

No entorno do Mercado del Puerto não perca:

Loja Boutique de Alfajores e Sabores do Uruguai
Uma loja e café repleta de delícias do Uruguai. Bem próximo ao Mercado del Puerto, na Perez Castellanos 1600 esquina Rambla 25 de Agosto. Site www.alfajoresdeluruguay.com.uy

Mercado de Los Artesanos  
Um mercado que é uma galeria com artesanato original e local. Para quem quer levar produtos típicos e autênticos do Uruguai. Site www.mercadodelosartesanos.com.uy

Ônibus Turístico de Montevidéu
A parada do ônibus vermelhinho turístico de Montevidéu está a uma quadra do Mercado del Puerto na Rio Branco, 1389. Além do passeio pelos principais pontos turísticos de Montevidéu, a empresa oferece tour para Vinícola Bouza, Punta del Este e Colonia del Sacramento.

>> Clique aqui para ver preços e reservar  o tour do ônibus Turístico!

Terminal Buquebus
Próximo ao Mercado del Puerto está o Terminal do barco que leva a Buenos Aires, Argentina.

 

+ Onde comer no Centro de Montevidéu: veja aqui a lista de restaurantes por bairros no Café Viagem

2. PRAÇA ZABALA

Saia caminhando do Mercado del Puerto rumo à pequena e simpática praça Zabala com monumento em homenagem ao fundador da cidade, Bruno Mauricio de Zabala.  Pertinho da praça está a Catedral de Montevidéu (ou Igreja Matriz). 

 

3. PEATONAL SARANDÍ

A Peatonal Sarandí é a rua de pedestres, com lojas e restaurantes. Uma delícia caminhar pela Sarandí que vai da Praça Independencia ao Mercado do Porto. Quem gosta de arte, pode fazer uma parada no MUSEU GURVICH com obras do artista (Sarandí 524). Site: www2.museogurvich.org

tour Centro de Montevidéu

Club Uruguay na Sarandí

4. PLAZA DE LA CONSTITUICIÓN E CATEDRAL

Caminhe pela Sarandi até a PLAZA DE LA CONSTITUICIÓN (Praça Constituição), a praça mais antiga da capital uruguaia, também conhecida como Praça Matriz. Está rodeada por bancos, Ministérios, restaurantes, escritórios e prédio históricos. A praça está coladinha à Catedral de Montevidéu (Igreja Matriz) e ao Museu Histórico Cabildo. O Cabildo, prédio de 1808, já foi centro de importantes decisões políticas. Atualmente é o museu com arquivo histórico de Montevidéu e abre de terça a domingo das 12h30 às 17h30. 

Nos arredores da praça, observe também o Club Uruguay na Sarandí 584, uma construção de 1886/ 1888. Clube privado, estilo inglês, com salões elegantes que foi símbolo da alta burguesia de Montevidéu no final do século XIX e início do século XX. E ainda, ao redor da Praça, está a Casa Antígua – uma casa de 1850.

SE LIGA: aos sábados, tem uma feira de antiguidades nesta Praça!

roteiro centro de Montevidéu

 

5. CAFE BRASILEIRO

Um café pequeno que merece uma visita bem próximo da praça é o histórico CAFE BRASILEIRO. O Café foi fundado em 1877 e é um dos lugares mais tradicionais do Uruguai. O prédio, onde está situado o café, é patrimônio arquitetônico. Fica na rua Ituzaingó, 1447. Site  www.cafebrasilero.com.uy 

+ 6 cafés em Montevidéu para curtir na viagem

Cafe Brasileiro Montevideu

Café Brasileiro , o pequeno notável no centro de Montevidéu

6. TEATRO SOLIS

Antes de seguir caminhando até a Plaza Independencia, faça um desvio para visitar o TEATRO SOLÍS, inaugurado em 1956. Mas é bom saber antes de ir: se quiser fazer uma visita guiada ao teatro confira os horários no site. As visitas guiadas duram em torno de 50 minutos e são realizadas de terça a domingo, entre 11h e 16h. Tem custo entre 40 a 60 pesos por pessoa e podem ser em espanhol, português, inglês ou francês.

Dica: nas quartas-feiras a visita ao Teatro Solís é gratuita! Site: www.teatrosolis.org.uy

Dica 2: bem próximo ao Teatro está o Bar Fun Fun que os brasileiros adoram, ponto de shows e tango (Ciudadela 1229). www.facebook.com/bar.funfun

Solís roteiro centro de Montevidéu

Procurando hotel em Montevidéu?

Vejas aqui as indicações de hotel em Montevidéu do Café Viagem

Teatro Solís

Tour guiado no Teatro Solís, família de boca aberto com o lustre cristal Baccarat no centro da plateia de 500 quilos

7. LIVRARIA MÁS PURO VERSO

Volte para a rua Sarandi rumo à Plaza Independencia. Mas antes, visite a LIBRERÍA MÁS PURO VERSO. A livraria não é antiga, mas o prédio, sim. Está situada no Edifício Pablo Ferrando, tombado pelo Patrimônio Histórico. Construído em 1917, o prédio foi restaurado apenas em 2008, quando a Más Puro Verso inaugurou. A arquitetura tem estilo art nouveau. Observe o belo do vitral no centro. A livraria também tem um café.

Livraria no centro de Montevidéu

Prédio da livraria para visitar no Centro de Montevidéu

8. PUERTA DE LA CIUDADELA

Após a Livraria Más Puro Verso, você está literalmente a passos da PUERTA DE LA CIUDADELA, ou seja, a entrada da Cidade Velha (Ciudad Vieja). Uma construção do período colonial quando Montevidéu era cercada por muralhas. Prepare a câmera ou o celular. O local rende boas fotos e é a porta de entrada também para a Plaza Independencia.

9. PLAZA INDEPENDENCIA:

PLAZA INDEPENDENCIA é a praça mais importante de Montevidéu pois honra o grande herói do país, o General Artigas. A praça fica no final da Avenida 18 de Julio e também abriga o mausoléu com os restos mortais do homem que proclamou a Independência do Uruguai. Observe ao redor da praça e veja dois marcos importantes e cartões postais de Montevidéu: o Palácio Salvo e a Puerta de la Ciudadela. Ao redor da Praça também estão os prédios do Governo do Uruguai: Torre Executiva (escritório de presidente) e Palacio Estévez.


10. PALACIO SALVO

Visto em várias fotos, o PALACIO SALVO é uma das construções mais emblemáticas de Montevidéu de 1928. Acredite, já foi o prédio mais alto da América do Sul. Atualmente, é o segundo prédio mais alto de Montevidéu e tem 100 metros de altura.

É possível conhecer o prédio por dentro em visita paga e guiada.
Datas e horários das visitas em https://www.facebook.com/visitasguiadasalPalacioSalvo/

roteiro centro de Montevidéu


DICA EXTRA PARA DOMINGO EM MONTEVIDÉU

FEIRA TRISTÁN NARVAJA

A Feira Tristán Narvaja não fica exatamente no centro, mas bem próxima no bairro Cordón. No entanto, como faz parte da lista do ‘tem que ir‘, entrou para a lista deste post de dicas das principais atrações no centro de Montevidéu. É uma enorme mercado de pulgas, feira clássica da cidade que acontece há mais de 100 anos. E realmente vende de tudo, de antiguidades a verduras. Somente aos domingos ( entre 9h-15h) na rua Tristán Narvaja e transversais. Visite se quiser viver uma experiência bem autêntica, de raiz!

 

Clube Brasileiro Montevidéu

Após a Plaza Independencia, um prédio lindo do Clube Brasileiro na
Av. 18 de Julio 990

 

GOSTOU DO ROTEIRO A PÉ PELO CENTRO DE MONTEVIDÉU?  

Se achou o roteiro útil, uma forma de retribuir é escrevendo na caixa de comentários abaixo. Outra maneira, é fazendo suas reservas através dos links do blog sem pagar nada a mais por isso (ganhamos uma pequena comissão através deles). É um jeito de agradecer e motivar o Café Viagem a seguir dando boas dicas por aqui. Agradeço de coração!

CONTATO CITY TOUR

Graziela da empresa Buemes DMC
www.buemes.com.uy
Instagram @buemesdmc
Colonia 979 – Montevidéu

 

 Organize sua viagem para Montevidéu com o Café Viagem

Booking.com: consulte melhores tarifas Hotéis em Montevidéu com a facilidade do cancelamento gratuito

Airbnb: aluguel de temporada  pelo mundo

RentalCars: site que faz cotação entre principais locadoras e oferece ofertas para Aluguel de Carro

RentCars: outro site com ofertas de aluguel de carro  que faz cotação entre principais locadoras

Real Seguro Viagem: busca por melhores ofertas de seguradoras de confiança

Ingressos e Tours em Montevidéu: pacotes , transporte e ingressos em Montevidéu

Chip Celular: Chip Celular EasySim4U – EUA, Canadá e + de 140 países

Zarpo:  site que oferece pacotes e melhores hotéis e pousada com até 50% de desconto

ESPECIAL URUGUAI  – página com todas as dicas do URUGUAI no Café Viagem

 

ONDE FICAR EM MONTEVIDÉU

Veja algumas dicas de hotéis em Montevidéu que recomendo para sua pesquisa de disponibilidade e valores:

Hyatt Centric Montevideo

Sofitel Montevideo Casino – Carrasco 

AXSUR Design Hotel

Palladium Business Hotel

Calla di Volpe

Hotel Cottage

Alma Histórica

Esplendor

 

+ DICAS DE MONTEVIDÉU NO CAFÉVIAGEM

 

Onde comer em Montevidéu :  + de 12 restaurantes por bairros

Guia Montevidéu – todos as dicas de Montevidéu num único post

Melhores Hotéis em Montevidéu

Melhores Hotéis no Uruguai  | uma seleção de hotéis luxuosos ou charmosos que recomendamos aos leitores

Roteiro Montevidéu – 10 programas em 1 dia 

10 lugares para curtir Carrasco | um roteiro completo para um fim de semana no bairro nobre de Carrasco em Montevidéu

6 cafés em Montevidéu para curtir na viagem

Uruguai for Lovers  | roteiro romântico resumido pela rota do Rio da Prata (Montevidéu, Colônia e Carmelo)

Hyatt Centric Montevideo – um hotel para se apaixonar na capital uruguaia

Sofitel Montevideo
| uma experiência única no hotel histórico e renovado de Carrasco

GUIA URUGUAI  post índice com melhores dicas do Uruguai do Café Viagem

GUIA PUNTA DEL ESTE:  post índice com melhores dicas de Punta del Este e arredores

 

PARA SALVAR NO PINTEREST

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Oi, Alexandra . Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

  • Oi Alexandra, tudo bem?
    Sigo voce faz tempo e adoro suas dicas e post.
    Me inspirei na sua viagem de carro para Punta e vou fazer em outubro.
    Voce poderia tirar umas duvidas sobre esse passeio?

DEIXE SEU COMENTÁRIO