Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Roteiro Enoturismo em Punta del Este – vinícolas para brindar

Enoturismo em Punta del Este: conheça as vinícolas para visitar perto de Punta del Este

Atualizado em fevereiro 2020 – O enoturismo em Punta del Este (Uruguai) vem se desenvolvendo cada vez mais. Em fevereiro deste ano, fomos a Punta del Este e fiz um tour pelas vinícolas nos arredores do balneário. Quem curte vinho, vai ficar impressionado com as vinícolas butiques e modernas próximas de Punta del Este, nos departamentos de Maldonado, Rocha e Lavalleja.  

enoturismo em Punta del Este

 

Você confere esta viagem aqui no blog Café Viagem  (em uma série de posts) e na matéria que escrevi para o Caderno Viagem do Jornal Zero Hora (link matéria no final deste post). A seguir, uma sugestão de roteiro, que pode ser feito em qualquer época do ano, e dicas de vinícolas para conhecer perto de Punta del Este (resumo da matéria que escrevi para Zero Hora). Essa área do Uruguai é considerada a mais jovem no setor da vitinicultura do país, e também a que mais recebe investimentos milionários (muitos vindos da Argentina e do Brasil). 

Alexandra Aranovich - blog Café Viagem

A matéria que escrevi para o Jornal Zero Hora sobre o tema que você também pode ler neste artigo do Café Viagem

O tannat do Uruguai

O Uruguai é famoso por seu Tannat, cepa-emblema do país de origem francesa (Mardiran, sul da França). Em solo uruguaio, a uva foi “domesticada” e produz vinhos premiados no mundo todo. O Tannat uruguaio é uma celebridade com carnes, churrasco e parrillas.

A região sudeste do Uruguai (Maldonado, Rocha e Lavelleja) é uma área de solos pedregosos e com influências do encontro do Oceano Atlântico com o Rio da Prata. A mineralidade está presente nos vinhos dessa área que tem variedades de uva que vão além do Tannat. Também se destacam: Albariño, Cabernet Franc, Syrah, Viogner e Sauvignon Blanc.

provando e degustando a uva tannat nos vinhedos da Garzón

 

 As vinícolas próximas de Punta del Este

As principais vinícolas para visitar próximas de Punta del Este e abertas a visitação com degustações e experiências são: Alto de la Ballena, Viña Edén, Bodega Garzón , Bodega Oceánica José Inácio e Viñedo Los Vientos.

A bodega Narbona de Carmelo no Uruguai também tem uma filial boutique em Punta del Este (La Barra), porém só abre para visitação, refeições e degustações na alta temporada e na Semana Santa da Páscoa. 

A partir de 2020, dois wine lodge chamaram a atenção oferecendo espaço luxuoso para hospedagem e eventos gastronômicos entre vinhedos perto de Punta del Este: Sacramonte e Aguarde (veja no final deste post).

—— Roteiro de enoturismo em Punta del Este

Para curtir Punta del Este e as vinícolas nos arredores o ideal é planejar pelo menos 4 dias para este roteiro. Não esqueça que todas as experiências nas vinícolas precisam ser pré-agendadas por e-mail ou telefone (veja abaixo os contatos).

Essa é  uma viagem perfeita a dois (romântica) ou com um grupo de amigos. A dica é ficar hospedado em Punta del Este e alugar um carro para conferir as vinícolas mais próximas. No caso das vinícolas mais distantes, como a Garzón, o mais confortável é pegar o transfer oferecido pela bodega.

PROCURANDO DICAS DE HOTEL EM PUNTA ESTE? 
Neste post do blog selecionei boas dicas de
onde ficar em Punta del Este
 – hotéis por regiões e estilo !


DIA 1 – enoturismo em Punta del Este

No primeiro dia de viagem, curta as atrações principais em Punta del Este: visite o Porto pela manhã, caminhe pelo calçadão da Península (lado da Praia Mansa e de Brava), tirei fotos no monumento dos Dedos, aproveite a boa gastronomia e faça compras na Gorlero e na Calle 20. À noite, inicie os brindes na melhor parrilla de Punta, o El Palenque (o mesmo restaurante do mercado de Montevidéu). Por lá, peça um bife ancho com osso e um bom Tannat uruguaio. A adega do restaurante é supercompleta (visite!) e tem grandes ícones uruguaios.

DIA 2 – enoturismo em Punta del Este

No segundo dia, pegue o carro em direção à Casapueblo e Portezuelo, pela Ruta Interbalnearia. Se ainda não conhece, visite a Casapueblo pela manhã. Volte para a Ruta Interbalnearia e, logo ao chegar na altura da entrada para a praia de Portezuelo, dobre no sentido contrário da praia e siga pela Ruta 12 para visitar a Viña Edén (35 km de Punta). Você pode almoçar na Edén ou fazer apenas uma degustação e fazer uma refeição no Pueblo Edén – um charmoso povoado de apenas 85 habitantes. No Pueblo Edén, procure a La Casita de Chocolate ou restaurante La Posta de Vaimaca (que só atende sob reserva por telefone). No caminho, você ainda vai encontrar a Granja La Orgânica (com venda de produção orgânica), a Capela San Isidro Labrador e o sítio do Azeite de Oliva Lote 8 (o mesmo servido no restaurante da Éden).

Se quiser ir um pouco mais adiante, pode visitar a Sacramonte Wine Lodge. Na volta, reserve o fim de tarde para visitar a vinícola Alto de La Ballena, também na Ruta 12 e brindar no deque com um lindo pôr do sol. A Alto de la Ballena é a vinícola mais próxima de Punta del Este.

DIA 3 – enoturismo em Punta del Este

No terceiro dia, reserve o dia todo para visitar a, Bodega Garzón . Você pode contratar o transfer da vinícola ou ir de carro, mas aviso que demora 1 hora e 30 para chegar lá. Quem estiver de carro pode programar, após a visita à bodega Garzón, um tour pelo pacato povoado de Pueblo Garzón ou um fim de tarde em grande estilo reservando antecipadamente uma jantar no charmoso La Huella de Jose Ignácio. Aviso: na baixa temporada os horários do La Huella são mais restritos. Consulte e reserve antecipadamente.

DIA 4 – enoturismo em Punta del Este

Opção 1:
No quarto dia, siga a estrada como se estivesse indo para Montevidéu e visite a Viñedo Los Vientos na praia de Atlántida (80 km do centro de Punta e a 35 km de Montevidéu). A vinícola oferece almoço e/ou degustação. Você pode aproveitar o dia para conhecer Piriápolis ou dar um pulinho em Montevidéu (veja aqui um roteiro de bate e volta a Montevidéu a partir de Punta).

Opção 2:
Caso queira ficar em Punta del Este e não dirigir muito longe, dirija no sentido de la Barra e José Ignacio. Em La Barra, tente visitar o novo Wine Lodge Aguaverde. Antes de chegar ao wine lodge Aguaberde, dê um pulo na Narbona de la Barra e se apaixone pela decoração desse lugar que é restaurante e loja de vinhos e produtos da Narbona de Carmelo. Mas detalhe: só abre na Páscoa e na alta temporada de verão. 

A caminho de José Ignácio, visite a Bodega Oceánica, mas não esqueça de agendar sua experiência.

 

 6 vinícolas para visitar perto de  Punta del Este

visita à Bodega Garzón do Uruguai


1. BODEGA ALTO DE LA BALLENA

Pequena e autêntica, fundada por volta do ano 2000 e com a primeira colheita em 2005.  Está localizada a 25 km do centro de Punta del Este na panorâmica Ruta 12. A degustação acontece em deque rústico onde é possível apreciar a paisagem singular do Cerro Pan de Azúcar (Morro Pão de Açúcar) com os vinhedos e a Laguna Del Sauce. A Alta de la Ballena tem grandes vinhos tinto Syrah e o branco Viognier. Mas o meu preferido é o romance do Tannat (90%) com o Viogner (10%), vinho Reserva que finaliza a degustação na bodega.

—> LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA SOBRE A ALTO DE LA BALENA  NO BLOG

ANOTE:
Alto de la Ballena
Ruta 12 km 16400 |Sierra de la Ballena – Maldonado
Agende sua visita :  www.altodelaballena.com ou visitas@altodelaballena.com. A degustação deve ser paga em dinheiro (peso ou dólar). Já a compra dos vinhos na bodega pode ser com cartão de crédito.
Valores: degustações entre USD 32 a 50. Vinhos entre USD 15 a 20.

Alto de La Ballena Vinicola mais proxima de Punta del Este

 

2. VIÑA EDÉN

Uma experiência imperdível e muito perto de Punta del Este. Vinícola jovem, moderna e que harmoniza arquitetura, gastronomia e um cenário esplendoroso. Você vai se surpreender !  A vinícola tem sócio majoritário brasileiro. Tem restaurante, degustações e experiências como piqueniques, tours nos vinhedos de segway, a pé, bicicleta ou veículos off Road.

 

—> LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA DA VIÑA EDÉN NO BLOG

ANOTE
Viña Edén
Ruta 12 km 26 Pueblo Éden – Maldonado
Agende sua visita:  www.vinaeden.com ou pelo email: info@vinaeden.com
Tel.: +598 44103841
Aberto de segunda a domingo das 12h às 18h. Na alta temporada, o horário do fim de semana é até as 19h.
Degustação a partir de USD 25.

 

Viña Edén

3. BODEGA GARZÓN

A Garzón uma vinícola com  proprietários argentinos bilionários do ramo do petróleo. Sua nova sede foi inaugurada em março de 2016 e parece mais um cenário de filme. Arranca muitos suspiros. Praticamente, a “Disneylândia do vinho” com restaurante sob o comando do argentino Francis Mallmann. A Garzón esta sitauda a 76 km de distância de Punta del Este pela Ruta 9 no sentido Rocha.

—> LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA DA BODEGA GARZÓN NO BLOG

ANOTE
Bodega Garzón
Ruta 9 km 175 – Garzón | Uruguai
Distância do centro de Punta del Este: 76,3 km (1h30 minutos de viagem de carro)
Agende sua visita: reservas@experienciasgarzon.com ou pelo site www.bodegagarzon.com/
Tel.: +598 4224 4040
Valores: Tour Reserva – de quartas a domingos. 1200 pesos por pessoa.
Paquetes con Traslado (pacotes com translado a partir de Punta del Este) somente disponíveis nas quartas e sábados e sob solicitação por email . Valores a partir de 3950 pesos por pessoa (Tour Estate + Almoço Garzón Estate de 4 passos + transporte ).

visita à Bodega Garzón do Uruguai

a nova sede, desde 2016, da Bodega Garzón

4. VIÑEDO DE LOS VIENTOS

O uruguaio Pablo Fallabrino herdou uma propriedade em Atlántida (85 km de Punta del Este no sentido Montevidéu) e começou a produzir vinhos desde 1998 junto com sua esposa Mariana Cerutti. O avó de Pablo foi um dos maiores produtores de vinho e uvas do Uruguai. A visita à bodega, que oferece degustação ou almoço harmonizado, é perfeita para quem planeja passar o dia em Montevidéu (a partir de Punta) ou mesmo turistar pelas praias vizinhas de Punta del Este: Piriápolis e Atlántida.

A vinícola se destaca pela liberdade de “brincar e experimentar” no mundo do vinho. E as “brincadeiras” dão tão certo que os vinhos recebem altas pontuações pelos experts no assunto. É o caso do Anarkía, um Tannat cem por cento, puro, feito apenas com uvas. Esse já é um dos meus rótulos uruguaios favoritos. Não deixe de provar e levar na mala com todo o cuidado para não sacudir e estragar.

Atenção para os rótulos dos vinhos da Los Vientos, tão criativos e instigantes quantos os vinhos da bodega.

ANOTE:
VIÑEDO LOS VIENTOS
Ruta 11 km 162
Estación Atlántida, Uruguai
Distância do centro de Montevidéu:  48km
Visitas : info@vinedodelosvientos.com e www.vinedodelosvientos.com
Tel.: + 598 43721622  e 9937 2723

enotursimo em Punta del Este

um tannat de respeito da Los Vientos

5. NARBONA

A Granja e bodega Narbona de Carmelo no Uruguai tem uma filial butique na área rural de La Barra. Apesar da bela paisagem dos vinhedos, a propriedade de La Barra não produz vinhos, apenas funciona como uma “amostra” de uma das bodegas mais charmosas do Uruguai. Infelizmente, o espaço só abre durante o verão e Semana Santa. Tem restaurante e parrilla, café com muitas delícias, além da venda de vinhos e de produtos da granja Narbona, como queijos, geleias e o famoso doce de leite Narbona. No local, os vinhos também são vendidos em taças. Contudo, quem quiser uma experiência mais completa pode agendar uma degustação com a simpática sommelier, Cecília Maquieira. A degustação dos vinhos harmonizada com os queijos maravilhosos da Narbona custa 50 dólares e precisa ser agendada com antecedência

ANOTE:
NARBONA PUNTA DEL ESTE
Camino del Golf – entre Ruta 104 e Camini Eguzquiza (pegar a mesma estrada que leva ao Museu do Mar em La Barra e seguir em direção ao hotel Fasano)
Tel.: +598  44103982
Agende sua visita:  puntadeleste@narbona.com.uy ou www.narbona.com.uy
Aberto somente no verão e Semana Santa

6. BODEGA OCEÁNICA JOSÉ IGNACIO

O local que produzia apenas azeites introduziu o vinho e já recebe para visitação oferecendo tours e experiências, a Finca ou Bodega Oceánica José Ignácio. É a única da lista que ainda não conheço mas já degustei o rótulo Merlot e adorei. Também tem vinho Pinot rosé, Chardonnay, Pinot Noir, Albariño e Tannat. Louca pra conhecer. A Bodega Oceánica fica no caminho de Jose Ignácio. Para visitar é preciso reservar com no mínimo 24 horas de antecedência.

ANOTE:
Finca José Ignacio
Ruta 9, km 156
José Ignacio, Maldonado, Uruguai
Tel. (+598) 4486 2820.  | Site: ojoseignacio.com
Instagram @bodegajoseignacio

azeitas e vinhos na Bodega Oceanica Jose Ignacio – foto site da vinícola

Festival de Gastronomia de Gramado

Vinho merlot da Bodega Oceánica Jose Ignacio que degustei em Festival de Gastronomia de Gramado onde o Uruguai era o país convidado

 

Outras dicas para brindar:
Wine Lodge e Gastronomia em Punta del Este

1. Aguaverde Wine Lodge

Nos vinhedos da Familia Deicas e Bodega Juanicó, está situado um wine lodge com hotel boutique e restaurante próximo ao hotel Fasano no município de San Carlos, balneário La Barra. O espaço luxuoso e repleto de charme e requinte rural já está aberto para hóspedes e realiza eventos. O local não pertence à Familia Deicas, apenas tem acordo com o grupo para servir os vinhos da marca e estar entre os vinhedos. O blog Viajante Maduro este lá e fez um post, veja aqui!).

Site: www.aguaverde.uy

enoturismo em Punta del Este

Aguaverde Wine Lodge – foto site Aguaverde

2. Sacramonte 

A Sacramonte é um novo ponto para brindar e se hospedar perto de Punta de Este entre vinhedos. Segundo Revista americana Time, Sacromonte é um dos melhores lugares do mundo na lista de 2019 que destacou 100 destinos inovadores no mundo liderando as tendências do setor e oferecendo aos visitantes uma experiência extraordinária. O local também oferece almoço a partir das 13h30. O preço por pessoa é USD 60. O vinho é cobrado separadamente. Crianças menores de 10 anos pagam metade e crianças menores de 4 anos não pagam.

Cno. La Guillermina Km 7 Sierra de Carapé
Maldonado, Uruguai – Site: sacromonte.com
Reservas em + (598) 95910150

Sacramonte Ladscape Hotel – hospedagem entre vinhos e boa gastronomia. Foto divulgação Sacramonte

Eventos de enoturismo em Punta del Este

No início de junho, algumas vinícolas do Uruguai celebram o Festival del Tannat e Cordeiro. Um evento enogastronômico do casamento entre os vinhos da emblemática cepa uruguaia e a carne de cordeiro.

o vinho de destaque na Alto de la Ballena: tannat e viognier

Onde comprar vinho em Punta del Este

Por fim, para comprar vinhos, dê um pulo no Punta Shopping e procure pela loja Iberpark Boutique Gourmet que tem excelentes rótulos dos vinhos da região por preços bons, inclusive o excelente Anarkía da Los Vientos. Os supermercados Tienda Inglesa, Devoto e Disco também vendem azeites da região (Garzón, Lote 8 e Jose Ignácio) e vinhos.

 

Planejar a sua viagem


Tudo para Planejar a sua viagem para Punta del Este

Booking.com: tarifas Hotéis em Punta del Este com até 50% de desconto e possibilidade de cancelamento gratuito

RentCars: site com ofertas de aluguel de carro  que faz cotação entre principais locadoras

Seguro Viagem: busca por melhores ofertas de seguradoras de confiança

Ingressos e Tours: pacotes , transporte e ingressos em Punta del Este

Passagens Aéreas em Promoção – encontre seu voo para o Uruguai

Viaje Conectado: chip celular com internet 

 

Vinícolas perto de Montevidéu para visitar no Uruguai

Bodega Bouza – nossa experiência com degustação na garagem-museu

Juanicó e Familia Deicas – almoço , degustação e passeio

Artesana- uma experiência entre mulheres e vinhos

 

Veja mais dicas do Uruguai e Punta no Café Viagem

Visita à Bodega Garzón – como chegar, degustação e tour

Visita à Viña Edén – como chegar, degustação e restaurante

Uruguai for Lovers  | roteiro romântico resumido pela rota do Rio da Prata (Montevideú, Colônia e Carmelo)

Alto de la Ballena – a vinícola mais próxima de Punta del Este para visitar num bate e volta

Melhores Hotéis no Uruguai  | uma seleção de hotéis luxuosos ou charmosos que recomendamos aos leitores

10 Programas com Crianças em Punta del Este – uma seleção de dicas especiais para curtir com a garotada

Parador La Huella em José Ignacio uma celebridade gourmet pé na areia – imperdível!

Onde Comer em Punta | seleção de bons restaurantes, doces, cafés e outras gostosuras

Matéria que escrevi no Jornal Zero Hora sobre vinícolas para visitar perto de Punta del Este

 

Guia Punta del Este
POST ÍNDICE

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Oi alexandra! TuDo bem? Por acaso voce conhece algum guia/motorista particular que faca os passeios nas vinicolas?
    Como que e a questao da fiscalozacao na estrada?
    Obrigada. Abrack

DEIXE SEU COMENTÁRIO